O Amor E A Alegria - Doc Ep. 3
O Amor E A Alegria - Doc Ep. 1
No primeiro episódio do documentário, Orlando Macedo Conceição, o Vovô Saramanda, começa a reconstruir sua história Nascido no Pelourinho, em Salvador, neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”
O Amor E A Alegria - Doc Ep. 2
O segundo episódio reconstrói a história do artista e sua relação com a música, da tenra infância à chegada ao Canadá E é daí que a segunda parte do documentário se inicia: da adaptação ao clima, à língua e à cultura do Canadá, Vovô Saramanda conta como a escuta e a observação que aprendeu com o candomblé foram importantes neste processo de mudança Os novos encontros e experiências em um ambiente tão diferente o levaram a fundar um grupo de samba em terras canadenses, antes de um breve retorno ao Brasil, onde então criou a banda de afrojazz Buscapé “Composição que tem contexto espiritual, musical e humano: pra mim a música é isso”, afirma De volta ao Canadá, o grupo Saramanda nasceu da evolução natural de tantas bagagens É nele que a “marca sonora” da música deste artista se manifesta
Trechos de uma completa entrevista em que Saramanda descreve suas experiências, com detalhes de uma memória impressionante e aparição de nomes fundamentais das culturas baiana e brasileira, são mesclados com cenas de estúdio, com parceiros da gravação do disco
Cota Não É Esmola
Em o Império determinou mais um caminho de exclusão para as crianças e adolescentes afro-brasileiros que foram proibidos de estudar Fenômeno que só seria parcialmente corrigido anos depois com a lei da política de cotas
Paraná Afro - Mestre Bacico
Mestre Bacico - Neste episódio, falamos sobre o trabalho do Mestre Bacico que há anos vem desenvolvendo o trabalho na litoral do Paraná
Povo da Mata
Indígenas da etnia Fulni-ô participaram da Festa Awurê - Povo da Mata Os Fulni-ô, também conhecidos como carnijó e formió, habitam próximo ao rio Ipanema, no município de Águas Belas, no estado de Pernambuco
Ministereo Público Saúda Yemanjá
Pelo º ano a Festa de Yemanjá recebeu a potência do Ministereo Público Sound System, que apresentou seu misto de sons jamaicanos e afrobaianos com convidados como BNegão
Zumbi dos Palmares
O historiador Flavio Gomes desenvolveu um pensamento sobre a saga de Zumb para Festival Ori, realizado em de novemmbro de
Urubu Aterrado
Mãe e filho abrem um baú de memórias enterradas e decidem voltar à praia onde foram despejados anos antes e confrontar seu passado
Quem Ela Pensa Que É? - Dorot Ruanne
No º episódio da série, conheça Dorot Ruanne, a travesti do fim do mundo Multiartista, produtora de moda, educadora social e escritora
MÃES DA TERRA - EP 03 - FEITA DA CARNE
Em torno da falida Usina do Engenho Central de Quissamã, mulheres trabalhadoras criam seus filhos de forma comunitária, e lembram do tempo em que a medicina que alcançava o quilombo era a do mato Um tempo atravessado pelo trabalho infantil, pela violência e pela religiosidade Com Flávia Rios, Carolina Rocha, Priscilla Bastos e Raquel Barreto
Festival Chic Show - Luizão
Conheça os anos de história do festival com ninguém menos que o próprio criador do evento, Luizão
MÃES DA TERRA - EP 01 - EU ERA UM RELÂMPAGO
As práticas de maternidade como amamentação cruzada e adoção reproduzem vidas marcadas pela migração e pela vulnerabilidade social Conhecemos as mulheres da favela da Rocinha entrando em suas casas e ouvindo suas histórias de parto e de vida Com Morgana Eneile, Patrícia Felix, Cristina Fernandes, Fabíola Oliveira e Maria do Carmo Leal
A Vitória é Certa
Documentário que vai transportar você para dentro dos movimentos clandestinos que conquistaram a independência de Angola
Vinil Brasil - Hora do Show!
Rolou muita música na festa de anos da Vinil Brasil Confira as apresentações de KL Jay , MC X do Cãmbio Negro, Thaíde e Djs da Fábrica de Djs
Eu Amo Black Music - Baile no Teatro Rival
Celebrando a música preta brasileira o baile homenageou os anos da chegada da black music ao Brasil, exaltando os ritmos símbolos de resistência e identidade cultural para a população negra? soul, funk, charme e hip-hop
Tributo a Januário Garcia
Na minha geração ninguém vai poder falar que o negro não tem memória, porque vai ter Eu vou fazer essa memória - Januário Garcia
Awurê na Bahia
Nossa viagem pela Rota do Samba de Roda nos presenteou com incríveis encontros, profundos saberes e inesquecíveis histórias, mas sobretudo nos nutriu de aprendizados que levaremos por toda vida
TP 01 - EP 03 - 26 min - 2025
Trechos de uma completa entrevista em que Saramanda descreve suas experiências, com detalhes de uma memória impressionante e aparição de nomes fundamentais das culturas baiana e brasileira, são mesclados com cenas de estúdio, com parceiros da gravação do disco.
-
-
-
TP 01 - EP 03