Eu Sou Nair Jane - A Luta das Trabalhadoras Domésticas

Zumbi dos Palmares: uma voz para o mundo

O documentário do diretor Carlos Pronzato reconstrói, a partir de relatos da militância negra alagoana e pesquisadores da área, a trajetória da maior liderança quilombola brasileira

Quem Ela Pensa que É? - Idiane Crudzá

No º e último episódio da primeira temporada, a professora do Povo Kariri-Xocó Alagoas , planta sementes para um futuro, mantendo viva a tradição oral da comunidade

Racismo Estrutural

A maioria das pessoas não sabe ou nunca se deu conta do racismo encravado nas instituições e na vida familiar do brasileiro que mantém o privilégio das pessoas brancas

Mulheres e Legislativo

A Pisada é Delas - Mulheres do Coração Nazareno

O documentário reúne histórias de vida de três mulheres do único maracatu rural exclusivamente feminino, o Coração Nazareno, folguedo popular da cidade de Nazaré da Mata, Pernambuco

Noitada de Samba

A história da Noitada de Samba, um dos movimentos musicais e culturais dos mais importantes do país, virou filme

Noite dos Tambores

Em dezembro de as Lentes Malungas registraram um pouco dessa noite encantada que é a Noite dos Tambores com a participação de Carlos Caçapava, Spirito Santo, Luiz Poeira e Mestra Ana

Cota Não É Esmola

Em o Império determinou mais um caminho de exclusão para as crianças e adolescentes afro-brasileiros que foram proibidos de estudar Fenômeno que só seria parcialmente corrigido anos depois com a lei da política de cotas

Mulheres e Legislativo

Nesse º episódio do WebDocumentário - mulheres e Legislativo: Histórias que se cruzam, trazemos o tema: Eleições Mais mulheres nos espaços de poder Participam deste episódio: Tainah Pereira – Coordenação do Mulheres Negras Decidem – MND Fabiana Santos – Secretária Estadual de mulheres do PT/RJ Ana Rocha – Secretária Estadual de mulheres do PCdo B/RJ Clátia Vieira – Coordenação do Fórum Estadual de mulheres negras – FMN/RJ Luísa Zansavio – Coordenadora Adjunta da Aliança Nacional LGBTI+ no Paraná e Ativista Política e Loreny Mayara – Secretária Nacional da Mulher – Solidariedade

África no horizonte; etnicidade, música e juventude

O filme retrata a travessia de Alexandre Garnizé pelo Oceano Atlântico, rumo ao sonho de buscar suas raízes musicais e culturais, através do encontro com seu mestre senegalês Doudou Ndiaye Rose

Tributo a Januário Garcia

Na minha geração ninguém vai poder falar que o negro não tem memória, porque vai ter Eu vou fazer essa memória - Januário Garcia

O Amor E A Alegria - Doc Ep. 1

No primeiro episódio do documentário, Orlando Macedo Conceição, o Vovô Saramanda, começa a reconstruir sua história Nascido no Pelourinho, em Salvador, neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”

Do Navio Negreiro à Abolição

Do primeiro navio negreiro à assinatura da Lei Áurea, o Brasil viveu anos de escravidão, uma história de caminhos tortos e mal contados

Zumbi dos Palmares

O historiador Flavio Gomes desenvolveu um pensamento sobre a saga de Zumb para Festival Ori, realizado em de novemmbro de

Empretecer - A Narrativa

André Rodrigues e Jader Moraes explicam a concepção do desfile da Beija-Flor de Nilópolis de sob o tema Empretecer , num encontro reunindo intelectuais e personalidades negras no Barracão da escola  

Memórias e Saberes

O documentário conta a origem do Ilê Omolu Oxum, tradicional terreiro de candomblé do Rio de Janeiro liderado por Mãe Meninazinha de Oxum História essa que se mistura com a própria história do candomblé no Rio
Seu vídeo começa em

Eu Sou Nair Jane - A Luta das Trabalhadoras Domésticas

55 min - 2023
10
Documentários - Biografia, Sociais

O doumentário homenageia e conta uma parte da trajetória de Nair Jane de Castro Lima, de 91 anos, mulher com um importante legado social e político como defensora dos direitos humanos.

Conteúdos Relacionados