Licenciamento

Se você trabalha com produção audiovisual de cultura negra e tem interesse em distribuir suas obras finalizadas, sem necessidade de ineditismo, de maneira não exclusiva e não onerosa, envie seu material e faça parte de nossa rede de produtores negres. Seus filmes, documentários, séries, shows, videoclipes, videocasts ou jornalismo podem entrar em nossa grade de programação, devidamente creditados e com comunicação institucional. Queremos que esse espaço seja de todes.

Distribuição

Estamos no mercado de TV conectada (FAST TV) com distribuição nas plataformas Samsung TV Plus, Pluto TV e TCL Channel, gratuitamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para uma base total mensal com mais de 15 milhões de aparelhos de televisão no Brasil. Além disso, nossa plataforma de VOD também está disponível gratuitamente no browser, em app para Android e Amazon Fire TV.

Quem Somos

Sejam bem-vindes à Cultne.tv, a primeira televisão brasileira 100% dedicada à cultura negra. Uma conquista que começou a ser trilhada em 1980 e que permanece forte até hoje, graças ao poder da coletividade. Ao longo desses mais de 40 anos, incontáveis personalidades se juntaram a este movimento e ajudaram a recontar a história do povo negro em nosso país.

Hoje, abrigamos o maior acervo audiovisual de cultura negra da América Latina, reconhecido como Patrimônio Cultural Material do Município do Rio de Janeiro. São mais de 3 mil horas de conteúdo que aumentam diariamente, voltadas para nossa produção televisiva. Reunimos uma programação com entretenimento, filmes, séries, música, esporte, educação, documentários, movimentos sociais, humor, religião, comunicação, saúde e jornalismo. Conteúdo negro, produzido majoritariamente por pessoas negras, para todos aqueles que se interessam por valores negros.

Nós por Nós

O produtor e diretor Dom Filó dedica sua vida inteira ao audiovisual negro, alcançando o sonho de lançar a Cultne.tv. Segundo ele, “as grandes televisões e produtoras audiovisuais no Brasil estão investindo no movimento de inclusão e reparação racial, por isso vemos, cada vez mais, atores e atrizes negras em papéis que antes só eram ocupados por atores brancos. Isso é bom, mas é muito pouco. Enquanto não ocuparmos todas as etapas da cadeia de produção, incluindo roteiro, edição, filmagem, direção e distribuição, estaremos subjugados ao modelo vigente, que é estruturalmente racista.”

É por isso que a Cultne.tv quer abrir espaço para produções que incluam pessoas negras, exaltando as personalidades e comunidades envolvidas. Acreditamos que somente através da pluralidade de agentes, personagens e narrativas negras, Brasil afora, teremos um legítimo espaço de inclusão nas telas.

É Fato

De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ), em 2022, 56,1% dos brasileiros são negros.

EM 2016, uma pesquisa da Ancine (Agência Nacional de Cinema) denominada Informe Diversidade de Gênero e Raça nos Lançamentos Brasileiros analisou 142 filmes brasileiros, que equivalem ao total de longas-metragens lançados comercialmente em salas de exibição, a partir das informações extraídas do SADIS. Dos filmes analisados, 97 são obras de ficção, 44 são documentários e um é uma animação. A pesquisa revelou que:

97,2% dos filmes brasileiros foram dirigidos por pessoas brancas, sendo 80,3% por homens, 2,1% por homens negros. Nenhum filme em 2016 foi dirigido ou roteirizado por uma mulher negra. 59,9% das equipes de roteiro são formadas exclusivamente por homens brancos, enquanto 2,1% possuem apenas homens negros em sua composição.