O Amor E A Alegria - Doc Ep. 1

No primeiro episódio do documentário, Orlando Macedo Conceição, o Vovô Saramanda, começa a reconstruir sua história Nascido no Pelourinho, em Salvador, neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”

O Amor E A Alegria - Doc Ep. 2

O segundo episódio reconstrói a história do artista e sua relação com a música, da tenra infância à chegada ao Canadá E é daí que a segunda parte do documentário se inicia: da adaptação ao clima, à língua e à cultura do Canadá, Vovô Saramanda conta como a escuta e a observação que aprendeu com o candomblé foram importantes neste processo de mudança Os novos encontros e experiências em um ambiente tão diferente o levaram a fundar um grupo de samba em terras canadenses, antes de um breve retorno ao Brasil, onde então criou a banda de afrojazz Buscapé “Composição que tem contexto espiritual, musical e humano: pra mim a música é isso”, afirma De volta ao Canadá, o grupo Saramanda nasceu da evolução natural de tantas bagagens É nele que a “marca sonora” da música deste artista se manifesta

O Amor E A Alegria - Doc Ep. 3

Trechos de uma completa entrevista em que Saramanda descreve suas experiências, com detalhes de uma memória impressionante e aparição de nomes fundamentais das culturas baiana e brasileira, são mesclados com cenas de estúdio, com parceiros da gravação do disco

Noite dos Tambores

Em dezembro de as Lentes Malungas registraram um pouco dessa noite encantada que é a Noite dos Tambores com a participação de Carlos Caçapava, Spirito Santo, Luiz Poeira e Mestra Ana

Racismo Estrutural

A maioria das pessoas não sabe ou nunca se deu conta do racismo encravado nas instituições e na vida familiar do brasileiro que mantém o privilégio das pessoas brancas

Mulheres e Legislativo

Nesse º episódio do WebDocumentário - mulheres e Legislativo: Histórias que se cruzam, trazemos o tema: A participação feminista na Constituição Federal de : vitórias e desafios Participam deste episódio: Dep Federal Benedita da Silva PT/RJ Jacqueline Pintaguy – Presidente do CNDM em e Coordenadora executiva da ONG CEPIA Leila Linhares – Militante feminista em e Diretora da ONG CEPIA Anna Maria Rattes – Dep Constituinte - e militante feminista e Hildete Pereira de Melo – Conselheira do CNDM/ e Professora da UFF

Festival Chic Show 50 Anos

Aniversário de existência da história dos bailes de música negra surgidos em São Paulo Para marcar essa celebração, o festival trouxe grandes artistas que protagonizam um papel importante na cena black

Mulheres e Legislativo

Nesse º episódio do WebDocumentário - mulheres e Legislativo: Histórias que se cruzam, trazemos o tema: Violência de gênero e raça na política Participam deste episódio: Vereadora Tainá de Paula PT/RJ Vereadora Verônica Lima PT/Niterói Dep Estadual Marta Rocha PDT/RJ Dep Estadual Mônica Francisco PSOL/RJ e a Vereadora Benny Briolli PSOL/Niteroi

Festival Chic Show - Lauren Hill

Confira como foi o show da Lauren Hill no Festival Chic Show

Emerenciana

Ela teve nome, sobrenome e uma história, mas por ser negra e pobre teve sua identidade apagada Emerenciana Cardoso Neves

EMPRETECER - EMPRETECER É

O episódio fala sobre a importância de reconhecermos a intelectualidade e contribuição do povo negro e o legado que Empretecer deixa pras próximas gerações

A Vitória é Certa

Documentário que vai transportar você para dentro dos movimentos clandestinos que conquistaram a independência de Angola

Serra da Barriga

Uma viagem de volta a subida da Serra da Barriga Uma ação emblemática do Movimento Negro

Festival Chic Show - Rael

Confira como foi o show do Rael no Festival Chic Show

Brota, Meus Crias - MiniDoc #1 #EstudeOFunk | Vivência 100% dedicada a cultura Funk

Saudações nação funkeira, você tem uns minutinhos para ouvir as palavras do estudeofunk ? Então se liga neste projeto incrível que reúne uma galera que movimenta a cena do funk e está revolucionando a forma que consumimos a cultura Confira neste MiniDoc um pouco mais sobre o que é o projeto estudeofunk e quem se entrega para fazer essa história acontecer

Eu Amo Black Music - Baile no Teatro Rival

Celebrando a música preta brasileira o baile homenageou os anos da chegada da black music ao Brasil, exaltando os ritmos símbolos de resistência e identidade cultural para a população negra? soul, funk, charme e hip-hop

Do Navio Negreiro à Abolição

Do primeiro navio negreiro à assinatura da Lei Áurea, o Brasil viveu anos de escravidão, uma história de caminhos tortos e mal contados

Empretecer - A Narrativa

André Rodrigues e Jader Moraes explicam a concepção do desfile da Beija-Flor de Nilópolis de sob o tema Empretecer , num encontro reunindo intelectuais e personalidades negras no Barracão da escola  
Seu vídeo começa em

TP 01 - EP 01 - 18 min - 2025
L
Documentários - Biografia, Música

No primeiro episódio do documentário, Orlando Macedo Conceição, o Vovô Saramanda, começa a reconstruir sua história. Nascido no Pelourinho, em Salvador, neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé. “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”.

1ª Temporada

Conteúdos Relacionados