O Amor E A Alegria - Doc Ep. 1
No primeiro episódio do documentário, Orlando Macedo Conceição, o Vovô Saramanda, começa a reconstruir sua história Nascido no Pelourinho, em Salvador, neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”
O Amor E A Alegria - Doc Ep. 2
O segundo episódio reconstrói a história do artista e sua relação com a música, da tenra infância à chegada ao Canadá E é daí que a segunda parte do documentário se inicia: da adaptação ao clima, à língua e à cultura do Canadá, Vovô Saramanda conta como a escuta e a observação que aprendeu com o candomblé foram importantes neste processo de mudança Os novos encontros e experiências em um ambiente tão diferente o levaram a fundar um grupo de samba em terras canadenses, antes de um breve retorno ao Brasil, onde então criou a banda de afrojazz Buscapé “Composição que tem contexto espiritual, musical e humano: pra mim a música é isso”, afirma De volta ao Canadá, o grupo Saramanda nasceu da evolução natural de tantas bagagens É nele que a “marca sonora” da música deste artista se manifesta
O Amor E A Alegria - Doc Ep. 3
Trechos de uma completa entrevista em que Saramanda descreve suas experiências, com detalhes de uma memória impressionante e aparição de nomes fundamentais das culturas baiana e brasileira, são mesclados com cenas de estúdio, com parceiros da gravação do disco
Ministereo Público Saúda Yemanjá
Pelo º ano a Festa de Yemanjá recebeu a potência do Ministereo Público Sound System, que apresentou seu misto de sons jamaicanos e afrobaianos com convidados como BNegão
Tributo a Januário Garcia
Na minha geração ninguém vai poder falar que o negro não tem memória, porque vai ter Eu vou fazer essa memória - Januário Garcia
Filme - Lélia Gonzalez 90 anos
O documentário é uma homenagem a intelectual, filósofa, antropóloga, ativista e uma das principais pensadoras do país, que completaria anos de idade no dia de fevereiro de
Povo da Mata
Indígenas da etnia Fulni-ô participaram da Festa Awurê - Povo da Mata Os Fulni-ô, também conhecidos como carnijó e formió, habitam próximo ao rio Ipanema, no município de Águas Belas, no estado de Pernambuco
Empretecer - A História
Helena Theodoro e Rubem Confete narram o processo histórico da chegada do samba no Rio de Janeiro, as mudanças culturais e econômicas a partir dessa nova forma de aquilombamento e o surgimento das escolas de samba
Festival Chic Show - Jimy Be Hone
Confira como foi o show do Jimy Be Hone no Festival Chic Show
Manifesto Roda de Samba
O curta documenta a cultura de ocupação pública das rodas de samba do Rio de Janeiro Frequentando, curtindo e estudando rodas do circuito carioca
Mulheres e Legislativo
Nesse º episódio do WebDocumentário - mulheres e Legislativo: Histórias que se cruzam, trazemos o tema: Violência de gênero e raça na política
Participam deste episódio: Vereadora Tainá de Paula PT/RJ Vereadora Verônica Lima PT/Niterói Dep Estadual Marta Rocha PDT/RJ Dep Estadual Mônica Francisco PSOL/RJ e a Vereadora Benny Briolli PSOL/Niteroi
Awurê na Bahia
Nossa viagem pela Rota do Samba de Roda nos presenteou com incríveis encontros, profundos saberes e inesquecíveis histórias, mas sobretudo nos nutriu de aprendizados que levaremos por toda vida
MÃES DA TERRA - EP 04 - É LUTA DEMAIS
Na aldeia de Panambizinho, próxima a Dourados, no Mato Grosso do Sul, mulheres lutam pelo manejo da cultura e da vida em um contexto de vulnerabilidade social apesar da homologação da conquista da terra Com Sandra Benites, Rosicleide Vilhalva, Fabiana Fernandes, Rita Segato, Simone Becker e Graciela Chamorro
Festival Chic Show 50 Anos
Aniversário de existência da história dos bailes de música negra surgidos em São Paulo Para marcar essa celebração, o festival trouxe grandes artistas que protagonizam um papel importante na cena black
EXU REI - ABDIAS NASCIMENTO
O curta dialoga com a influência desse arquétipo pela cultura negra a e sua assimilação pela arte brasileira O filme homenageia um de nossos grandes ativistas da causa negra o ator, poeta, dramaturgo e político Abdias Nascimento
Igualdade Já
Um tributo a Carlos Alberto Caó
Urubu Aterrado
Mãe e filho abrem um baú de memórias enterradas e decidem voltar à praia onde foram despejados anos antes e confrontar seu passado
Mulheres e Legislativo
MÃES DA TERRA - EP 02 - BICHOS SÃO ELES
O encarceramento atravessa a vida das mulheres periféricas com violência Mas como é o cárcere? Como é ter um parente encarcerado? O que passam as mulheres que tem a vida atravessada pela prisão? Com Juliana Borges, Adriana Vianna, Joyce Gravano, Ana Tonini, Eliene Vieira, Vilma Diuana, Patricia Oliveira, Flavia Nascimento e Thula Pires
TP 01 - EP 01 - 18 min - 2025
No primeiro episódio do documentário, Orlando Macedo Conceição, o Vovô Saramanda, começa a reconstruir sua história. Nascido no Pelourinho, em Salvador, neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé. “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”.
-
TP 01 - EP 01
-
-