O Amor E A Alegria - Doc Ep. 1
No primeiro episódio do documentário, Orlando Macedo Conceição, o Vovô Saramanda, começa a reconstruir sua história Nascido no Pelourinho, em Salvador, neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”
O Amor E A Alegria - Doc Ep. 2
O segundo episódio reconstrói a história do artista e sua relação com a música, da tenra infância à chegada ao Canadá E é daí que a segunda parte do documentário se inicia: da adaptação ao clima, à língua e à cultura do Canadá, Vovô Saramanda conta como a escuta e a observação que aprendeu com o candomblé foram importantes neste processo de mudança Os novos encontros e experiências em um ambiente tão diferente o levaram a fundar um grupo de samba em terras canadenses, antes de um breve retorno ao Brasil, onde então criou a banda de afrojazz Buscapé “Composição que tem contexto espiritual, musical e humano: pra mim a música é isso”, afirma De volta ao Canadá, o grupo Saramanda nasceu da evolução natural de tantas bagagens É nele que a “marca sonora” da música deste artista se manifesta
O Amor E A Alegria - Doc Ep. 3
Trechos de uma completa entrevista em que Saramanda descreve suas experiências, com detalhes de uma memória impressionante e aparição de nomes fundamentais das culturas baiana e brasileira, são mesclados com cenas de estúdio, com parceiros da gravação do disco
Quem Ela Pensa que É? - Mestra Joana
No segundo episódio da série, conheça Mejstra Joana Cavalcante, que é Yalorixá Mãe Joana da Osum e idealizadora Movimento de Empoderamento Feminino Feministas do Baque Virado
Salvador, a Roma Negra
Cais do Valongo
Porta principal de entrada de escravos no Brasil entre os anos de e e redescoberto entre e durante as obras de revitalização da zona portuária carioca
Marielle Presente - Eu sou porque nós somos
Muitas Marielles nasceram após a sua morte, transformando em realidade o respeito aos direitos humanos e abrindo novos caminhos para o combate as desigualdades em nosso país
Emerenciana
Ela teve nome, sobrenome e uma história, mas por ser negra e pobre teve sua identidade apagada Emerenciana Cardoso Neves
Luta Sagrada
Episódio - Há uma infinidade de religiões e de convívio com o sagrado permeando a existência humana , assim como o materialismo, o ateísmo, tem o seu lugar histórico
Paraná Afro - Mestre Bacico
Mestre Bacico - Neste episódio, falamos sobre o trabalho do Mestre Bacico que há anos vem desenvolvendo o trabalho na litoral do Paraná
Black Market
O Movimento Black Money é o fomento do letramento identitário ao ecossistema afroempreendedor
Raça, Trabalho e Direitos
No século XXI, a maioria das vagas nas boas escolas e faculdades privadas são preenchidas por estudantes brancos, como também os postos de comando são reservados aos brancos
Mulheres e Legislativo
Festival Chic Show - Luizão
Conheça os anos de história do festival com ninguém menos que o próprio criador do evento, Luizão
Festival Chic Show - Mano Brown
Confira como foi o show do Mano Brown no Festival Chic Show
Embarque nesse trem!
estações de trem separam a Central do Brasil, no Rio de Janeiro, do bairro de Oswaldo Cruz Nesse caminho é possível percorrer, entre batuques e alegres cantorias, a história do samba
Manifesto Roda de Samba
O curta documenta a cultura de ocupação pública das rodas de samba do Rio de Janeiro Frequentando, curtindo e estudando rodas do circuito carioca
MÃES DA TERRA - EP 02 - BICHOS SÃO ELES
O encarceramento atravessa a vida das mulheres periféricas com violência Mas como é o cárcere? Como é ter um parente encarcerado? O que passam as mulheres que tem a vida atravessada pela prisão? Com Juliana Borges, Adriana Vianna, Joyce Gravano, Ana Tonini, Eliene Vieira, Vilma Diuana, Patricia Oliveira, Flavia Nascimento e Thula Pires
Ivan Camargo
Ivan Camargo - A história do único caso de racismo denunciado dentro da instituição da Polícia Militar do Paraná Gravado em , veja o retrato do antes e depois da história do soldado Camargo Agradecimento ao Diretor Luciano Coelho pelas imagens cedidas do filme documentário Preto no Branco - Negros em Curitiba
TP 01 - EP 01 - 18 min - 2025
No primeiro episódio do documentário, Orlando Macedo Conceição, o Vovô Saramanda, começa a reconstruir sua história. Nascido no Pelourinho, em Salvador, neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé. “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”.
-
TP 01 - EP 01
-
-