Ricardo Graça é um multifacetado Professor, Literato, Ilustrador e Cineasta, com uma carreira dedicada à produção criativa e educação. Atuando como diretor no Surto Coletivo Filmes, Ricardo Graça é autor tanto no campo literário quanto no cinematográfico, com uma destacada expertise na criação de curtas-metragens de animação. Sua contribuição para o audiovisual inclui a produção de conteúdos publicitários projetados para mais de doze países.
Na televisão, Graça colaborou com a criação de artes e animações para séries como Minha Rua (2017-2019), Sob Traçantes (2018), Quem mandou me convidar (2018), e Futuro em Movimento (2019), através das produtoras: Jabuti Filmes e Cinema Nosso.
Graça também imprime sua marca no cinema, participando de diversos festivais com seus curtas-metragens. Em sua filmografia como autor e diretor incluem: Nós Somos Assim (2007), O Buraco (2023), Caminho das Alturas (2024) e Nos Trilhos da História (2024). Na direção de O Buraco, juntamente com Victor Lima, rendeu-lhe o prêmio de melhor filme pelo júri técnico no festival Hell de Janeiro 2023.
Além do trabalho criativo, Ricardo Graça se dedica ao ensino, criando projetos educacionais através de ONGs e do SESC. Sua abordagem pedagógica foca em transmitir conhecimentos sobre escrita de roteiros, animação, ilustração, arte e tecnologia sustentável, refletindo sua formação acadêmica em Letras e especialização em produção audiovisual.
Atualmente, cursa nova licenciatura em Artes Visuais, enquanto continua suas pesquisas em Narratologia, Literatura, Cinema e Filosofia, áreas que enriquecem seu trabalho criativo e educativo.