Brasiliense, Noemia Colonna é jornalista e mestre em Mídia e Cinema pela Universidade de Copenhague, mas se considera mesmo uma comunicadora.
No jornalismo, atuou principalmente em televisão, passando pelas redações e estúdios da TV Justiça, SBT Brasília, TV Brasília e TV Banco do Brasil.
No digital, foi freelancer para a BBC News Brasil se destacando em uma série de reportagens sobre a vida de negros no 1% mais rico do país.
Ela também foi editora de vários websites no governo federal e no Poder Judiciário, produzindo conteúdos sobre diversidade e direitos humanos.
Como jornalista na comunicação da Justiça, cobriu posses de vários presidentes do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior do Trabalho, além de realizar grandes reportagens como o Bicentenário da Justiça no Brasil, e importantes decisões jurídicas no mundo do trabalho que repercutiram em todo o país.
Versátil, saiu do hardnews e migrou para conteúdo criando, apresentando e dirigindo documentários e talk-shows sobre temáticas jurídicas, tendo como pano de fundo a música, o cinema e o mundo do trabalho. Se orgulha de ter entrevistado grandes nomes da música preta brasileira como Dona Ivone Lara, Délcio Carvalho, Teresa Cristina, Sandra de Sá, Naná Vasconcelos, Mart’nália, Mombaça, e muitos outros.
Também atuou em agência de publicidade como analista e planejadora de mídias sociais. Nessa função, foi planner executiva da campanha internacional BeBrasil pela agência de apoio e fomento a exportações do governo federal, Apex Brasil, lançada nas Paralimpíadas Rio 2016.
No mundo acadêmico, foi professora de jornalismo e publicidade.
Atualmente, Noemia vive entre Berlim e Rio de Janeiro viajando pelo mundo enquanto trabalha na indústria da música e tecnologia alemã, além de ficar de olho em histórias de mulheres negras que, como ela, são brigonas e criam casos para o sucesso.
Essas histórias estão sendo coletadas e serão futuramente contadas no podcast em produção Criadora de Casos, de sua autoria.