13
Movimento Negro Contem... 01:15
EP13 - ADACI Brasil - Edna Rodrigues

ADACI Brasil - Edna Rodrigues

ADACI - African Diaspora Ancestral Commemoration Institute - é uma Organização sem fins lucrativos, localizada na Capital Norte Americana, Washington, D.C desde 19 de junho de 1992. A comemoração no Brasil aconteceu em 11 de Maio DE 2016 na Ocupação do Palácio Capanema, com mural histórico dos trajetos dos Navios Negreiros, reflexão e debates sobre o racismo que desde a ancestralidade ainda está fortemente presente no Brasil , em como da outorga de premiação de Fazendo Avançar a Raça a Asfilófio de Oliveira e Carlos Alberto Medeiros.
12
Movimento Negro Contem... 07:35
EP12 - Tributo a Sebastiana Arruda

Tributo a Sebastiana Arruda

Cultne presta homenagem a Dra. Sebastiana Arruda com imagens de Ras Adauto e Filó Filho; fotos de Marcos Romão, Ierê Ferreira, Zezinho Andrade e Luis Mendes; e reportagens de Vik Birkbeck e Carlos Medeiros.
11
Movimento Negro Contem... 09:20
EP11 - Tributo ao Grupo Luminosidade Negra

Tributo ao Grupo Luminosidade Negra

Em 1987, aconteceu a festa Cor da Pele promovida por Dom Filó no Renascença Clube que apresentava um mixer de cultura negra, envolvendo principalmente a música negra como o soul, o charme, o samba, o afro, o jongo, entre outras manifestações. Lá estava o grupo Luminosidade Negra composto por modelos e manequins negros sob o comando da Prof. Anailda Charmite que desfilaram triunfantemente para o público presente.
10
Movimento Negro Contem... 03:41
EP10 - Tributo a Martin Luther King

Tributo a Martin Luther King

Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
9
Movimento Negro Contem... 09:41
EP9 - Meninas do Rio 3 - Carioquíssimas

Meninas do Rio 3 - Carioquíssimas

Cultne registrou com imagens, reportagem e edição de Alexandre Dias, Pedro Oliveira e Filó Filho a 16ª. Deusa do Ébano Orunmilá realizada em 15 de novembro de 2012 na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Lá estiveram as candidatas ao título e mais as apresentações do grupo Soul +Samba, as Meninas do Rio, entre outras atrações. Na Oportunidade as Meninas do Rio fizeram uma performance pela segunda vez consecutiva na festa do Bloco Afro Orunmilá desde de 2011.
8
Movimento Negro Contem... 02:42
EP8 - Ediléia Silvério - Renascença Clube

Ediléia Silvério - Renascença Clube

O Cultne ouviu Ediléia Silvério na abertura das comemorações à Zumbi dos Palmares no Renascença Clube em novembro de 2010. O Renascença Clube sempre foi o palco das transformações da sociedade negra carioca, chegando a ter visibilidade internacional sendo matéria no jornal americano New York Times. Um dos eventos marcante foi o primeiro Festival de Fundo de Quintal em 1985, que revelou grandes artistas do mundo do samba como Bruno Maia, Marquinhos Sathan, Só Preto Sem Preconceito, entre outros.
7
Movimento Negro Contem... 01:23
EP7 - Carlos Medeiros - Zumbi 2010

Carlos Medeiros - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de Carlos Medeiros, coordenador da Ceppir-RJ no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
6
Movimento Negro Contem... 00:38
EP6 - Berenice Aguiar - Renascença Clube

Berenice Aguiar - Renascença Clube

O Cultne ouviu Berenice Aguiar na abertura das comemorações à Zumbi dos Palmares no Renascença Clube em novembro de 2010. O Renascença Clube sempre foi o palco das transformações da sociedade negra carioca, chegando a ter visibilidade internacional sendo matéria no jornal americano New York Times. Um dos eventos marcante foi o primeiro Festival de Fundo de Quintal em 1985, que revelou grandes artistas do mundo do samba como Bruno Maia, Marquinhos Sathan, Só Preto Sem Preconceito, entre outros.

Semana de Descolonização e Contemporaneidade Negra - Makulelê

Evento "Semana de Descolonização e Contemporaneidade Negra" foi realizado na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema no Rio de Janeiro com palestras, exposições, exibição de vídeos e shows diversos. O comitê de organização reuniu as organizações IPCN - Instituto de Pesquisa da Cultura Negra, o grupo Luminosidade Negra, bloco Afro Alafin Aiyê, grupo cultural Ilana Aiyê e o Cor da Pele - CP Produção e Vídeo em 19 de julho de 1987.
4
Movimento Negro Contem... 04:11
EP4 - Vanda Ferreira - 20 de Novembro

Vanda Ferreira - 20 de Novembro

Com imagens e edição de Filó Filho e Delanyr Siqueira, Cultne registrou o Dia da Consciência Negra no Renascença Clube. Na oportunidade os amigos e família celebraram o aniversário da ativista e militante Vanda Ferreira.
3
Movimento Negro Contem... 12:49
EP3 - TV Alerj - Filó Filho - Pt 2

TV Alerj - Filó Filho - Pt 2

A jornalista Fernanda Pedroza entrevista Filó Filho no programa Entrelinhas da TV Alerj que vai ao ar no Canal 12 da NET. A emissora pertence a ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
2
Movimento Negro Contem... 13:16
EP2 - TV Alerj - Filó Filho - Pt 1

TV Alerj - Filó Filho - Pt 1

A jornalista Fernanda Pedroza entrevista Filó Filho no programa Entrelinhas da TV Alerj que vai ao ar no Canal 12 da NET. A emissora pertence a ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
1
Movimento Negro Contem... 04:42
EP1 - Zulu Araujo - Fundação Palmares

Zulu Araujo - Fundação Palmares

O Presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araujo falou ao Cultne na festa de celebração dos 22 anos da Fundação Palmares no Rio de Janeiro.

VAMOS TIRAR AS CRIANÇAS DA RUA, CORRENDO - MANGUEIRA 1987

Video institucional do projeto Vamos Tirar as Crianças da Rua Correndo gravado em 1987 pela Cor da Pele -CP Video.
19
Movimento Negro Contem... 02:46
EP19 - Movimento Negro 1983 - Jurema Batista

Movimento Negro 1983 - Jurema Batista

No dia 19 de novembro de 1983 o Movimento Negro marchou pelas ruas do centro do Rio, combatendo o racismo e as desigualdades raciais. A frente da manifestações lideranças negras como Jurema Batista, na época militava no Coletivo Amigos Negros de Favela e Periferia.
18
Movimento Negro Contem... 03:25
EP18 - Movimento Negro 1983 - Marcos Romão

Movimento Negro 1983 - Marcos Romão

No dia 20 de novembro de 1983 o Movimento Negro marchou pelas ruas do centro do Rio, combatendo o racismo e as desigualdades raciais. A frente da manifestações lideranças negras como Marcos Romão, na época militava no IPCN - Instituto de Pesquisas da s Culturas Negras.
17
Movimento Negro Contem... 03:57
EP17 - SUPIR RJ - Marcelo Dias

SUPIR RJ - Marcelo Dias

Marcelo Dias falou ao Cultne, que o acompanhou em audiência entre a Ministra da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, E o presidente do Cedine, Paulo Roberto Santos e o Governador Sergio Cabral. Na oportunidade nos revela os desdobramentos da reunião e o caminhao a ser seguido por su superintendência (SUPIR-RJ). Marcelo Dias assumiu ao órgão a partir de 01 de março de 2011, como Superintendente, da Superintendência de Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, anteriormente ocupado por Maria José Mota ( Zezé Mota).
16
Movimento Negro Contem... 14:13
EP16 - SOS Racismo - Lançamento

SOS Racismo - Lançamento

Cor da Pele registrou o lançamento do Programa SOS Racismo em 10 de dezembro de 1987 na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Marcos Româo e Wilson Prudente, juntamente com outros companheiros comandaram o evento que contou com shows dos artistas Vissungo, Macdonis e Alberto Jahsie.
15
Movimento Negro Contem... 07:53
EP15 - Sônia Giacomini - Renascença Clube

Sônia Giacomini - Renascença Clube

A antropóloga e professora Sônia Maria Giacomini fala ao Cultne durante as comemorações a Zumbi dos Palmares no Renascença Clube, é de sua autoria o livro A alma da festa: Família, etnicidade e projetos num clube social da Zona Norte do Rio de Janeiro -- o Renascença Clube. Belo Horizonte: Editora UFMG Rio de Janeiro: IUPERJ, 2006.

Seminário & Exposição - MAC Niterói - Pt2

Cultne registrou o Seminário “Negra presença: arte, política, estética e curadoria” com os convidados debatedores Haroldo Costa, Carmen Luz e Filó Filho, sob o comando de Júlio Cesar Tavares. O evento aconteceu no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em 16 de agosto de 2019 onde foi realizada a Exposição "Abdias Nascimento: um espírito libertador". A exposição conta com 36 obras criadas nas décadas de 1960 a 1990, dedicada a produção artística de Abdias Nascimento (1914-2011), pintor, poeta, dramaturgo e um dos maiores ativistas dos direitos da população negra brasileira.

Seminário & Exposição - MAC Niterói - Pt1

Cultne com imagens e edição e entrevistas com Carlos Medeiros, Mario Elena e Filó Filho registraram o Seminário “Negra presença: arte, política, estética e curadoria” com os convidados debatedores Haroldo Costa, Carmen Luz e Filó Filho, sob o comando de Julio Cesar Tavares. O evento aconteceu no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em 16 de agosto de 2019 onde foi realizada a Exposição "Abdias Nascimento: um espírito libertador". A exposição conta com 36 obras criadas nas décadas de 1960 a 1990, dedicada a produção artística de Abdias Nascimento (1914-2011), pintor, poeta, dramaturgo e um dos maiores ativistas dos direitos da população negra brasileira.
12
Movimento Negro Contem... 03:31
EP12 - Secretário Rodrigo Neves

Secretário Rodrigo Neves

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves falou ao Cultne, durante a audiência onde recebeu em seu gabinete a Ministra da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o presidente do Cedine, Paulo Roberto Santos e Marcelo Dias, superintendente da SEEPPIR-RJ, na oportunidade falou da importância da nomeação de Marcelo Dias para a SEPPIR-RJ nos revelou os desdobramentos da reunião e o caminhão a ser seguido por sua secretaria.

Santa Rita Pretos Novos - Linha 3 - VLT Carioca

Cultne registrou em 11 de dezembro de 2018, a viagem-teste na linha 3 do sistema, oficializando os nomes das novas paradas do VLT Carioca, entre os convidados os membros da Comissão Pequena África. Os testes na linha 3 do VLT ganharam um novo significado na noite desta segunda-feira (10), quando foram oficializados os nomes das novas paradas do percurso, que além das referências geográficas terão homenagens à cultura africana em seus nomes.

Ruth de Souza - Centenário da Abolição 1988

Vídeo institucional veiculado pela televisão em rede nacional na ocasião do lançamento do Centenário da Abolição de 1988 e a criação da Fundação Palmares - Ministério da Cultura - Governo Jose Sarney.
9
Movimento Negro Contem... 09:14
EP9 - Rubem Confete - Zumbi 2010

Rubem Confete - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem do jornalista, compositor, cantor, ativista, gráfico e estudioso das questões dos afrobrasileiros Rubem Confete no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro.
8
Movimento Negro Contem... 03:36
EP8 - Revista Acervo - Arquivo Nacional

Revista Acervo - Arquivo Nacional

Registro do evento que contemplou o lançamento da 22ª edição da revista Acervo - O Negro na Sociedade Contemporânea em 12 de novembro de 2010, foi lançada a Revista Acervo - O negro na sociedade contemporâneas, uma publicação do Arquivo Nacional que visa contribuir para todos aqueles que buscam material bibliográfico para implementar a Lei nº 10.639 de 2003. A proposta do evento foi promover um debate com alguns dos articulistas que colaboraram com essa publicação e uma reflexão nos campos da arte, do ativismo político e da religião.
7
Movimento Negro Contem... 09:45
EP7 - Reparações - Movimento Negro Parte 3

Reparações - Movimento Negro Parte 3

Movimento por Reparações lança cartilha e comitê no Rio no Centro Afro Carioca. Zezinho Andrade registrou para o Cultne o evento que contou com as presenças de Iedo Ferreira, idelaizador da cartilha e Zózimo Bulbul, idealizador do Centro Afro Carioca.
6
Movimento Negro Contem... 09:45
EP6 - Reparações - Movimento Negro Parte 2

Reparações - Movimento Negro Parte 2

Movimento por Reparações lança cartilha e comitê no Rio no Centro Afro Carioca. Zezinho Andrade registrou para o Cultne o evento que contou com as presenças de Iedo Ferreira, idealizador da cartilha e Zózimo Bulbul, idealizador do Centro Afro Carioca.
5
Movimento Negro Contem... 14:53
EP5 - Reparações - Movimento Negro - Parte 1

Reparações - Movimento Negro - Parte 1

Movimento por Reparações lança cartilha e comitê no Rio no Centro Afro Carioca. Zezinho Andrade registrou para o Cultne o evento que contou com as presenças de Iedo Ferreira, idealizador da cartilha e Zózimo Bulbul, idealizador do Centro Afro Carioca.
4
Movimento Negro Contem... 02:30
EP4 - Batepapo cultural

Batepapo cultural

O Renascença Clube, celebrando os seus 60 anos de resistência cultural em 2011, apresentou o espetáculo teatral O Cheiro da Feijoada após realizar a 38 anos atrás o espetáculo Orfeu Negro de Vinicius de Moraes. Na oportunidade membros da comunidade negra presente bateram um papo sobre o trabalho cultural que o clube vem realizando ao longo de todos estes anos. Lá estiveram Jurema Batista, Jorge Coutinho e Luiz Antonio.
3
Movimento Negro Contem... 15:37
EP3 - Renascença Clube - 61 anos

Renascença Clube - 61 anos

Cultne registrou co imagens e edição de Alexandre Dias, Pedro Oliveira e Filó Filho o aniversário de 61 anos do Renascença Clube, realizada na sede da agremiação. Na ocasião, lá estiveram o Presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira; Vó Maria, viúva do compositor Donga; ekedi Maria Moura; Ruth Pinheiro, presidente do CADON - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves; Bira Presidente, do grupo musical Fundo de Quintal; o jornalista e radialista Rubem Confete e Paulo Roberto dos Santos, presidente do CEDINE - Conselho Estadual dos Direitos do Negro, entre outros.

Renascença - Semana da Consciência Negra

Semana da Consciência Negra realizada no Renascença Clube em 20 de novembro de 2010.
1
Movimento Negro Contem... 04:22
EP1 - Rena Cine Escolar 2016

Rena Cine Escolar 2016

O RenaCine Escolar entra em seu segundo ano de sucesso entre o público das escolas municipais da 2ª Coordenadoria Regional de Educação. O projeto RenaCine Escolar é uma iniciativa que faz parte de convênio firmado entre o Renascença Clube e a Secretaria Municipal de Educação, em cumprimento da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.934 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Base da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Relatório da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil - RJ

A Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil entregou no último dia 9 de dezembro de 2015 o relatório parcial de suas atividades e investigações, trazendo como propostas cobrar do governo federal reconhecimento público de seu envolvimento nesta atividade e a ratificação pelo Estado de convenção internacional contra o racismo.

Refletindo os 125 da Abolição - Elisa Larkin - IPEAFRO

Cultne com imagens e edição de Filó Filho registrou a fala da professora, doutora e diretora do IPEAFRO, Elisa Larkin Nascimento com referência aos 125 Anos da Abolição da Escravatura (1888-2013).
18
Movimento Negro Contem... 04:12
EP18 - Rafael Almada - Assessor MEC

Rafael Almada - Assessor MEC

Em visita ao Centro de Midia Renascença/Cultne em 27 de fevereiro de 2016, Rafael Almada concebeu uma entrevista ao Cultne sobre a educação na ótica das diretrizes curriculares brasileiras relacionadas as relações etnico-raciais. Imagens e edição de Alexandre Dias, Vitor Dias e Filó Filho.
17

Racismo: Vamos falar sobre isso? - CEPPIR

Racismo: Vamos falar sobre isso? Este vídeo foi feito com a participação de pessoas envolvidas na luta pela igualdade racial, oriundas de diferentes grupos étnicos presentes na cidade do Rio de Janeiro. Elas fazem de suas experiências pessoais um exemplo de força e enfrentamento do racismo cotidiano, através da arte, da política, de seus sites, levando adiante a importância de se falar sobre o racismo como o primeiro passo para erradicá-lo.
16
Movimento Negro Contem... 04:01
EP16 - Quilombo PCD: Pretxs com deficiência

Quilombo PCD: Pretxs com deficiência

Video da campanha do Quilombo PCD 21 de setembro de 2020 - Dia da Conscientização e Luta da Pessoa com Deficiência. O Quilombo PCD é falar de ancestralidade, é lançar mão da nossa ancestralidade na reedição do território de luta, resistência, acolhimento, reconhecimento e identidade.
15
Movimento Negro Contem... 13:41
EP15 - Visões do morro 2011

Visões do morro 2011

Cultne registrou mais um evento promovido pelo fotojornalista Carlos Junior. A segunda edição de Visões do Morro - Cultura visual em Comunidades rolou na comunidade da rua Quiririm, na Praça Seca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
14
Movimento Negro Contem... 06:40
EP14 - Projeto Diálogos - Alexandra Loras

Projeto Diálogos - Alexandra Loras

Projeto Diálogos realizado pelo Coletivo Justiça Negra - Luiz Gama, uma organização sem fins lucrativos que pretende à promoção intelectual e econômico da Juventude Negra, tem como missão o empoderamento intelectual e econômico da Juventude Negra, bem como influência no sistema de Justiça.
13
Movimento Negro Contem... 02:02
EP13 - Prof. José Flavio Pessoa

Prof. José Flavio Pessoa

O Professor José Flávio Pessoa falou ao Cultne no evento realizado em 12 de novembro no Arquivo Nacional, na oportunidade foi lançada a Revista Acervo - O negro na sociedade contemporâneas, uma publicação do Arquivo Nacional que visa contribuir para todos aqueles que buscam material bibliográfico para implementar a Lei nº 10.639 de 2003. A proposta do evento foi promover um debate com alguns dos articulistas que colaboraram com essa publicação e uma reflexão nos campos da arte, do ativismo político e da religião.

Pré-Vestibular Para Negros e Carentes - Parte 3

Delanir Cerqueira produziu o documentário sobre o Movumento PVCN - Pré-Vestibular para negros e carentes. O PVNC surgiu na Baixada Fluminense em 1993, em função do descontentamento de educadores com as dificuldades de acesso ao ensino superior, principalmente dos estudantes de grupos populares e discriminados. O PVNC também surgiu visando a articulação de setores excluídos da sociedade para uma luta mais ampla contra a discriminação racial e pela democratização da educação, em especial no âmbito do ensino superior.

Pré-Vestibular Para Negros e Carentes - Parte 2

Ras Delanyr Cerqueira produziu o documentário sobre o Movimento PVCN - Pré-Vestibular para negros e carentes. O PVNC surgiu na Baixada Fluminense em 1993, em função do descontentamento de educadores com as dificuldades de acesso ao ensino superior, principalmente dos estudantes de grupos populares e discriminados. O PVNC também surgiu visando a articulação de setores excluídos da sociedade para uma luta mais ampla contra a discriminação racial e pela democratização da educação, em especial no âmbito do ensino superior.

Pré-Vestibular Para Negros e Carentes - Parte 1

Delanyr Cerqueira e produziu o documentário sobre o Movimento PVCN - Pré-Vestibular para negros e carentes. O PVNC surgiu na Baixada Fluminense em 1993, em função do descontentamento de educadores com as dificuldades de acesso ao ensino superior, principalmente dos estudantes de grupos populares e discriminados. O PVNC também surgiu visando a articulação de setores excluídos da sociedade para uma luta mais ampla contra a discriminação racial e pela democratização da educação, em especial no âmbito do ensino superior.

Prêmio Dandara - ALERJ - Década da Afrodescendência

O Prêmio Dandara foi entregue pelo deputado André Ciciliano no plenário da Casa que leva o nome da líder negra do Quilombo dos Palmares e esposa do herói Zumbi para Maria do Nascimento, Mãe Meninazinha de Oxum e para Rute Patrício Chagas da Oxum, Ekedi Ruth de Oxum, consideradas duas das mais importantes representantes religiosas do candomblé no Brasil.

Polêmica Monteiro Lobato - Programa Atualidades - Parte 2

Polêmica sobre o parecer n°.15/2010 do Conselho Nacional de Educação. O parecer trata do uso em sala de aula - ensino básico - o livro " Caçadas de Pedrinho" de Monteiro Lobato. No dia 1º de setembro de 2010 o CNE aprovou por unanimidade o parecer. Em novembro matérias veiculadas pela imprensa acusaram o parecer de promover a censura do livro, o que não consta do texto original.

Polêmica Monteiro Lobato - Programa Atualidades - Parte 1

Polêmica sobre o parecer n°.15/2010 do Conselho Nacional de Educação. O parecer trata do uso em sala de aula - ensino básico - o livro " Caçadas de Pedrinho" de Monteiro Lobato. No dia 1º de setembro de 2010 o CNE aprovou por unanimidade o parecer. Em novembro matérias veiculadas pela imprensa acusaram o parecer de promover a censura do livro, o que não consta do texto original.

Polêmica Monteiro Lobato - Prof. Ana Gomes

Cultne registrou com imagens de Filó Filho o depoimento da professora Ana Gomes do Fórum Permanente de Mulheres Negras Cristãs e coordenadora pedagógica da da Escola Municipal Alberto Rangel na Cidade de Deus, Rio de Janeiro. durante o programa Atualidades da Rádio MEC que debateu sobre a polémica em torno do parecer n°.15/2010 do Conselho Nacional de Educação. O parecer trata do uso em sala de aula - ensino básico - o livro " Caçadas de Pedrinho" de Monteiro Lobato. No dia 1º de setembro de 2010 o CNE aprovou por unanimidade o parecer. Em novembro matérias veiculadas pela imprensa acusaram o parecer de promover a censura do livro, o que não consta do texto original.

Polêmica Monteiro Lobato - Carlos Medeiros

Cultne registrou com imagens de Filó Filho o depoimento de Carlos Alberto Medeiros, coordenador da CEPPIR/RJ - Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro durante o programa Atualidades da Rádio MEC que debateu sobre a polémica em torno do parecer n°.15/2010 do Conselho Nacional de Educação. O parecer trata do uso em sala de aula - ensino básico - o livro " Caçadas de Pedrinho" de Monteiro Lobato. No dia 1º de setembro de 2010 o CNE aprovou por unanimidade o parecer. Em novembro matérias veiculadas pela imprensa acusaram o parecer de promover a censura do livro, o que não consta do texto original.
4
Movimento Negro Contem... 08:50
EP4 - Posse de Marcelo Dias na SUPIR - RJ

Posse de Marcelo Dias na SUPIR - RJ

CULTNE registrou toda a movimentação da posse de Marcelo Dias na Superintendência de Promoção da Igualdade Racial ligada a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A solenidade contou com a participação da Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, personalidades e artistas como Mombaça, Jurema Batista, Alberto Cantalice que prestaram seu depoimento de apoio ao novo superintendente que substitui Zeze Mota no cargo, o secretário Rodrigo Neves recepcionou a ministra Luiza Bairros juntamente com o governador Sergio Cabral.
3
Movimento Negro Contem... 04:43
EP3 - Paulo Roberto Santos - Zumbi 2010

Paulo Roberto Santos - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de Paulo Roberto dos Santos " Paulão" do CEDINE - Conselho Estadual dos Direitos do Negro no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro.
2
Movimento Negro Contem... 14:09
EP2 - Paulo Paim - Cidadão Carioca

Paulo Paim - Cidadão Carioca

Por indicação do líder do governo na Câmara, vereador Adilson Pires (PT), entidades e ativistas do Movimento Negro ganharam homenagem e o senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto de lei do Estatuto da Igualdade Racial, recebeu o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro no último dia 6 de outubro de 2010.
1
Movimento Negro Contem... 05:06
EP1 - Parabéns Renascença Clube - 66 anos

Parabéns Renascença Clube - 66 anos

Artistas gravados pelo Acervo Cultne reverenciaram o Renascença Clube na passagem dos seus 66 anos de existência. O Renascença Clube completa 66 anos resgatando a sua origem de ser um clube voltado para as raízes da cultura negra, aberto a todas as manifestações culturais que promovam a consciência e a importância da luta contra qualquer tipo de discriminação.
20
Movimento Negro Contem... 02:40
EP20 - Pai Ricardo D'Oxum - Zumbi 2010

Pai Ricardo D'Oxum - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de Pai Ricardo no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. O dia 20 de novembro é um símbolo para todo o movimento negro do Brasil. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1695, ícone da resistência a escravidão e marca maior de liberdade. Embora o feriado não seja obrigatório, 262 cidades definiram, através de suas administrações municipais, o dia 20 como marco das comemorações do Dia da Consciência Negra.
19
Movimento Negro Contem... 09:52
EP19 - O que é Cultne?

O que é Cultne?

Os idealizadores do projeto Cultne falam sobre o projeto onde no início da década de 80, apareceram produtores atentos à toda esta movimentação e capacitados para registrar essa efervescência: Ras Adauto e Vik Birkbeck fundaram a Enúgbarijo Comunicações, que levou o nome do exú messageiro, a Boca Coletiva. Filó Filho e Carlos Alberto Medeiros fundaram a Cor da Pele Produções, além do conceito Griot, via Quilombo Eletrônico. Com o advento das primeiras câmeras de vídeo portáteis e independentes, percorreram toda cidade do Rio de Janeiro, onde eram facilmente avistados pelas ruas, morros, avenidas, salões, além de passarem pelo Clube Palmares de Volta Redonda e filmarem os agitos nas cidades de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. O resultado é um gigantesco acervo de material em vídeo.
18
Movimento Negro Contem... 05:44
EP18 - Nigerian Connection - 3/3

Nigerian Connection - 3/3

Encontro no restaurante Sol e Mar em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, entre a movimento negro e o embaixador nigeriano no Brasil Patrick Dele Cole com vistas a conexão Brasil-Nigéria.
17
Movimento Negro Contem... 04:54
EP17 - Nigerian Connection - 2/3

Nigerian Connection - 2/3

Encontro no restaurante Sol e Mar em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, entre a movimento negro e o embaixador nigeriano no Brasil Patrick Dele Cole com vistas a conexão Brasil-Nigér
16
Movimento Negro Contem... 03:30
EP16 - Nigerian Connection - 1/3

Nigerian Connection - 1/3

Encontro no restaurante Sol e Mar em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, entre a movimento negro e o embaixador nigeriano no Brasil Patrick Dele Cole com vistas a conexão Brasil-Nigéria.
15
Movimento Negro Contem... 01:31
EP15 - Netinho de Paula

Netinho de Paula

Cultne ouviu o vereador Netinho de Paula durante o seminário "O papel da cultura negra na superação da miséria" promovido pela Fundação Cultural Palmares em 26 de novembro de 2011 no auditório da Bolsa de valores do Rio de Janeiro, abordou a importância da mídia na comunidade e ausência de afro-brasileiros no comando de programas da TV brasileira.

Não deixe o seu concurso passar em branco - exija os seus direitos

Seminário NÃO DEIXE O SEU CONCURSO PASSAR EM BRANCO – EXIJA OS SEUS DIREITOS Nos últimos quinze anos, a sociedade brasileira viveu intenso debate sobre políticas de ação afirmativa destinadas à população afro-brasileira. Nessa trajetória foi possível apreciar os detalhes e o histórico das desigualdades e discriminações que permeiam as relações raciais no país. Como resultado, é inegável constatar os avanços obtidos nesse terreno. Entre as conquistas observadas registra-se, por exemplo, a implementação e a aprovação de políticas públicas e legislações especialmente destinadas a corrigir o perfil da citada desigualdade e, dessa forma, contribuir a superação das situações de discriminação racial.
13

Muniz Sodré - Conjuntura Política 2016

Entrevista de Muniz Sodré a Carlos Alberto Medeiros realizada em 28 de Abril de 2016 na UFRJ, no bairro da Urca. Cultne Acervo registrou com imagens e edição de Alexandre Dias e Filó Filho. Muniz Sodré de Araújo Cabral é um jornalista, sociólogo e tradutor brasileiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação.

MNU - Movimento Negro Unificado - Exposição em Madeira

Exposição em Madeira com artistas do MNU - Movimento Negro Unificado realizada no SESC em 1985. O MNU-MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO, surgiu em 07 de julho de 1978, com ato público em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, em protesto contra as manifestações de racismo: O Assassinato de Robson Silveira da Luz, por policiais, dentro do distrito de Guaianazes - Capital, e a segregação de atletas negros, cestobolistas, do Clube de regatas Tietê, também na Capital-SP, por diretores, que os impediam de entrar na piscina do clube.
11
Movimento Negro Contem... 01:25
EP11 - Ministro Eloi Ferreira - Zumbi 2010

Ministro Eloi Ferreira - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de Eloí Ferreira de Araujo, ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - Seppir no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro.

Ministra da Cultura e Produtores Negros e Negras - Pt1

Cultne registrou o Encontro de Artistas e Produtores negros e negras com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy e o Presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra no auditório do Centro Cultural banco do Brasil (CCBB) no último dia 9 de julho de 2013 no centro do Rio de Janeiro.

Militantes do Movimento Negro na Funabem - 1986

Cor da Pele registrou em 18 de novembro de 1986 a presença dos militantes do Movimento Negro carioca, Amauri Pereira, Iedo Ferreira e Adélia Azevedo na Semana da Consciência Negra na antiga FUNABEM - Fundação do Bem Estar do Menor, onde o produtor cultural Marquinhos New Charme realizou várias ações culturais paras as crianças ali internadas. O Grupo Filhos de Zumbi utilizavam a música e a arte como elementos de conscientização racial.
8
Movimento Negro Contem... 05:13
EP8 - Messias do Nascimento - Zumbi 2010

Messias do Nascimento - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de Messias do Nascimento no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
7
Movimento Negro Contem... 04:15
EP7 - Meninos de Rua - Anos 80

Meninos de Rua - Anos 80

Este novo documentário da Cor da Pele Produções foi gravado em setembro de 1987 e re-editado em 2011 pelo Cultne. As imagens fazem parte do vídeo institucional do projeto "Vamos Tirar as Crianças da Rua, Correndo". A produtora sob o comando de Filó Filho contou com o apoio de Tia Alice, saudosa incentivadora do atletismo da Estação Primeira de Mangueira; o presidente Celby Rodrigues, na época a frente da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro; a dinâmica fotógrafa Maria de Souza Lima ( Marinha); e os câmeras Reinaldo e Sergio. O grande diferencial do projeto foi dar a voz aos meninos de rua, utilizando eles próprios a iniciativa, o microfone e o discurso.
6
Movimento Negro Contem... 09:41
EP6 - Meninas não entram - A polêmica

Meninas não entram - A polêmica

Cultne registrou o IV Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras envolvendo a promoção da cultura afro-brasileira, realizado de 25 a 30 de janeiro de 2011, com entrada franca para o seminário, espetáculos de música e dança e oficinas culturais.

Membros da Diretoria do Clube Renascença

Entrevista com o presidente Jorge Alberto e o diretor Haroldo de Oliveira na festa a família Arruda realizada no Renascença Clube em 9 de julho de 1987.
4
Movimento Negro Contem... 03:36
EP4 - Medalha Tiradentes - Raimundo Santa Rosa

Medalha Tiradentes - Raimundo Santa Rosa

Raimundo Santa Rosa recebeu a Medalha Tiradentes a das mãos da Deputada Tia Ju no último dia 2 de setembro na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Raimundo Santa Rosa é compositor, fotografo, pedagogo e gestor na empresa Light no Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores dos blocos Alafin Aiyê e Agbara Dudu nos anos 80. Imagens da TV Alerj
3
Movimento Negro Contem... 04:45
EP3 - Maria Julia - Designer Gráfica

Maria Julia - Designer Gráfica

Cultne registrou o depoimento da designer gráfica e têxtil Maria Julia Ferreira na semana de comemoração da consciência negra no Renascença Clube em novembro de 2011 em seu blog (mariajuliadesigner.blogspot.com) declara: "Programação visual é arte que comunica com formas, cores e textos...e o que me fascina é este encontro da imagem com as letras" .

Margarida Barbara na Cruzada São Sebastião

Em 1988, A equipe Cor da Pele- CP Produção e Vídeo registrou o evento marcou um dos momentos mais importantes na luta do Movimento Negro em conceber a memória a Zumbi dos Palmares, na oportunidade a comunidade negra reconhecia a luta de Palmares como mais importante do que a Abolição da escravatura comemorada no 13 de maio.
1
Movimento Negro Contem... 09:07
EP1 - Marcos Romão - Movimento Negro

Marcos Romão - Movimento Negro

Cultne ouviu João Marcos Aurore Romão em sua passagem de férias pelo Brasil em 2011. Romão falou sobre a nova e velha geração do movimento negro. O sociólogo, radialista, ativista e jornalista negro, Marcos Romão, 57 anos, uma das mais importantes lideranças negras cariocas nos anos 70 e 80, responsável pela Rádio Mamaterra e pelo Quilombo Brasil - que ele chama de embaixada popular étnica para todos os negros e antiracistas do mundo.
20
Movimento Negro Contem... 09:30
EP20 - MAGRÁCIA - PARTE 2

MAGRÁCIA - PARTE 2

Mulher, negra, atriz e cantora. Magrácia deixou saudade em sua passagem relâmpago pelo movimento negro nos anos 80.
19
Movimento Negro Contem... 08:44
EP19 - MAGRÁCIA - PARTE 1

MAGRÁCIA - PARTE 1

Mulher, negra, atriz e cantora. Magrácia deixou saudade em sua passagem relâmpago pelo movimento negro nos anos 80.

Magrácia - Homenagem à Clementina de Jesus

Evento "Semana de Descolonização e Contemporaneidade Negra" foi realizado na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema no Rio de Janeiro com palestras, exposições, exibição de vídeos e shows diversos. O comitê de organização reuniu as organizações IPCN - Instituto de Pesquisa da Cultura Negra; o grupo Luminosidade Negra; O Bloco Afro Alafin Aiyê.
17
Movimento Negro Contem... 07:34
EP17 - Macedo Griot - CEVENB/OAB-RJ

Macedo Griot - CEVENB/OAB-RJ

Performance de Macedo Griot na apresentação do Relatório da Comissão da Escravidão Negra - OAB/RJ. Imagens e edição de Alexandre Dias e Filó Filho. Macedo Griot é ator, autor teatral, músico-compositor, poeta e Arte Educador que vem desenvolvendo trabalhos nas áreas de cultura e arte educação, em parceria com organizações e movimentos, além de instâncias governamentais de foro estadual e municipal.
16
Movimento Negro Contem... 02:59
EP16 - Macau - Cruzada São Sebastião

Macau - Cruzada São Sebastião

Em 1988, A equipe Cor da Pele- CP Produção e Vídeo registrou o evento que marcou um dos momentos mais importantes na luta do Movimento Negro em conceber a memória a Zumbi dos Palmares, na oportunidade a comunidade negra reconhecia a luta de Palmares como mais importante do que a Abolição da escravatura comemorada no 13 de maio.
15
Movimento Negro Contem... 02:18
EP15 - Luiza Mahim - Guerreiras Brasileiras

Luiza Mahim - Guerreiras Brasileiras

Imagens da TV Gazeta para o documentário " Sem " Anos de Abolição, realizado em 1988, ano do centenário da abolição da escravatura do Brasil. Realização do Depto Musical da TV Gazeta com edição e texto e direção de Fernando Rozo e direção Geral de Pedro Vieira.
14
Movimento Negro Contem... 01:35
EP14 - Luiz Carlos Gá - 20 de Novembro

Luiz Carlos Gá - 20 de Novembro

Com imagens e edição de Filó Filho e Delanyr Siqueira, Cultne registrou o Dia da Consciência Negra no Renascença Clube. Na oportunidade o designer gráfico Luiz Carlos Gá falou do sue novo projeto na web.
13
Movimento Negro Contem... 03:35
EP13 - Luis Carlos Prestes Filho - Zumbi Vive

Luis Carlos Prestes Filho - Zumbi Vive

Cultne registrou o evento Zumbi Vive que rolou no Renascença Clube no dia 28 de novembro de 2012, na oportunidade registramos a entrevista com Luis Carlos Prestes Filho que falou sobre sua participação no projeto Zumbi Vive. Luiz, é especialista em Economia da Cultura e coordenador editorial da revista Inteligência Empresarial, conversou com o Cultne sobre o potencial cultural e econômico de festas populares no Rio de Janeiro.

Lançamento do Projeto Recriança - Renascença Clube - 1987

A Rede Globo de Televisão registrou o lançamento do projeto socio esportivo Recriança na sede do Renascença Clube no ano de 1987. Na oportunidade lá estiveram o ministro Rafael de Almeida Magalhães, o Secretário de Esporte e Lazer, Sergio Cabral e o prefeito da cidade do Rio de janeiro, Saturnino Braga.
11
Movimento Negro Contem... 02:44
EP11 - Lava Zumbi (Filhos de Ghandy)

Lava Zumbi (Filhos de Ghandy)

Cultne registrou a manifestação promovida pelo adeptos da religião de matrizes africanas, em 20 de novembro de 2010, com destaque para as baianas do candomblé e o Afoxé Filhos de Ghandy, na estátua de Zumbi dos Palmares, no Rio de Janeiro.
10

Lançamento do Evento - Slide Show Odeon

Slide Show do lançamento do projeto Cultne. No último dia 23 de março (2010), o projeto Cultne foi lançado em alto estilo na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Personalidades, artistas e membros da comunidade negra se reuniram para acompanhar a mostra de vídeos e debates da noite. Os fotógrafos Carlos Junior e Zezzynho Andraddy registraram o encontro de várias gerações em uma noite de altíssimo astral.
9
Movimento Negro Contem... 08:13
EP9 - Lançamento março 2010

Lançamento março 2010

CULTNE - Acervo Digital de Cultura Negra Brasileira. www.cultne.tv - Aqui você tem a chance de conhecer novos pontos de vista da história do nosso país, através de materiais inéditos em vídeo, em diversos momentos artísticos e políticos, registrados ao longo de décadas.

Lançamento Cultne no Rio de Janeiro - 2010

Lançamento do Acervo Cultne em março de 2010 no Cine Odeon, no Rio de Janeiro. CULTNE - Acervo Digital de Cultura Negra Brasileira. www.cultne.tv - Aqui você tem a chance de conhecer novos pontos de vista da história do nosso país, através de materiais inéditos em vídeo, em diversos momentos artísticos e políticos, registrados ao longo de décadas.
7
Movimento Negro Contem... 02:05
EP7 - Jurema Batista - Zumbi 2010

Jurema Batista - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem do artista plástico Durval no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
6
Movimento Negro Contem... 03:05
EP6 - Julio Cesar Tavares - 20 de Novembro

Julio Cesar Tavares - 20 de Novembro

Com imagens e edição de Filó Filho e Delanyr Siqueira, Cultne registrou o Dia da Consciência Negra no Renascença Clube. Na oportunidade o antropólogo Julio Cesar Tavares traçou um painel dos movimentos sociais durante a festa que reuniu vários convidados e associados do clube.
5
Movimento Negro Contem... 04:58
EP5 - Jorge Aparecido - Zumbi 2010

Jorge Aparecido - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de Jorge Aparecido no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
4
Movimento Negro Contem... 06:55
EP4 - José Carlos Brasileiro - 20 de Novembro

José Carlos Brasileiro - 20 de Novembro

Com imagens e edição de Filó Filho e Delanyr Siqueira, Cultne registrou o Dia da Consciência Negra no Renascença Clube. Na oportunidade o presidente o Instituto Cultural Nelson Mandela, José Carlos Brasileiro lançou o seu livro durante a festa no Dia Nacional da Consciência negra no Renascença Clube. O dia 20 de novembro é um símbolo para todo o movimento negro do Brasil. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1695, ícone da resistência a escravidão e marca maior de liberdade. Embora o feriado não seja obrigatório, 262 cidades definiram, através de suas administrações municipais, o dia 20 como marco das comemorações do Dia da Consciência Negra.
3
Movimento Negro Contem... 02:17
EP3 - Jose Evangelista - Renascença Clube

Jose Evangelista - Renascença Clube

O Cultne ouviu o Presidente Jose Evangelista na celebração de 1 ano da diretoria do Renascença Clube que sempre foi o palco das transformações da sociedade negra carioca, chegando a ter visibilidade internacional sendo matéria no jornal americano New York Times. Um dos eventos marcantes foi o primeiro Festival de Fundo de Quintal em 1985, que revelou grandes artistas do mundo do samba como Bruno Maia, Marquinhos Sathan, Só Preto Sem Preconceito, entre outros.
2
Movimento Negro Contem... 01:15
EP2 - José Evangelista - Renascença Clube

José Evangelista - Renascença Clube

O Cultne ouviu o Presidente Jose Evangelista na abertura das comemorações à Zumbi dos Palmares no Renascença Clube em novembro de 2010.
1
Movimento Negro Contem... 01:44
EP1 - José Reinaldo - Renascença 60 anos

José Reinaldo - Renascença 60 anos

O Cultne registrou o depoimento do jornalista José Reinaldo, associado do Renascença Clube que completa 60 anos de resistência e atuação socio-cultural dentro da comunidade negra.
20
Movimento Negro Contem... 07:50
EP20 - Joel Rufino & Wilson Prudente - 1987

Joel Rufino & Wilson Prudente - 1987

Com imagens da produtora Cor da Pele apresentamos o evento "Semana de Descolonização e Contemporaneidade Negra" realizado em 19 de julho de 1987 na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema no Rio de Janeiro com palestras, exposições, exibição de vídeos e shows diversos. O comitê de organização reuniu as organizações IPCN - Instituto de Pesquisa da Cultura Negra; o grupo Luminosidade Negra; O Bloco Afro Alafin Aiyê; O grupo cultural Ilana Aiyê e o Cor da Pele - CP Produção e Vídeo. Em um das mesas apresentadas, destacamos os pensadores Joel Rufino e Wilson Prudente, Paulo Roberto dos Santos e Jorge Cândido.
19
Movimento Negro Contem... 00:42
EP19 - João Batista - Zumbi 2010

João Batista - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de João Batista no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
18
Movimento Negro Contem... 06:25
EP18 - Incubadora para Egressos - Wilson Cruz

Incubadora para Egressos - Wilson Cruz

Cultne na TV entrevistou na Expo Brasil o egresso Wilson Cruz, um empreendedor que faz um excelente trabalho de ressocialização, no período de 1º a 3 de dezembro, empreendedores da Incubadora de Empreendimentos para Egressos (IEE) participaram da nona edição da Expo Brasil Desenvolvimento Local 2010, no Centro de Convenções SulAmérica, no centro do Rio de Janeiro.
17
Movimento Negro Contem... 08:57
EP17 - Incubadora para Egressos - Luiza Felix

Incubadora para Egressos - Luiza Felix

O quadro "o Povo Fala" do programa "Cultne na TV" esteve na Expo Brasil com Luiza Félix, membro da da Incubadora de Empreendimentos para Egressos que faz um excelente trabalho de ressocialização, no período de 1º a 3 de dezembro, empreendedores da Incubadora de Empreendimentos para Egressos (IEE) participaram da nona edição da Expo Brasil Desenvolvimento Local 2010, no Centro de Convenções SulAmérica, no centro do Rio de Janeiro.
16
Movimento Negro Contem... 03:07
EP16 - Incubadora Afro Brasileira

Incubadora Afro Brasileira

Cultne na TV entrevistou Giovanni Harvey, diretor executivo da Incubadora Afro Brasileira na Expo Brasil. A Incubadora Afro Brasileira é a primeira incubadora de negócios com viés étnico do Brasil e tem como objetivo desenvolver o protagonismo econômico da população negra através da implementação de "Planos de Negócios" - um guia para o empreendedor no desenvolvimento do seu negócio.
15
Movimento Negro Contem... 02:03
EP15 - IPDH - Maria Catarina de Paula

IPDH - Maria Catarina de Paula

Cultne entrevistou a presidente do IPDH - Instituto Palmares de Direitos Humanos, Maria Catarina de Paula durante as comemorações do primeiro aniversário da diretoria do Renascença Clube em 2011.

Irohin - Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-brasileira. - Chamada

Irohin - Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-brasileira. Finalmente, você já pode acessar a coleção digitalizada do Irohin, jornal impresso que circulou, com interrupções, de maio de 1996 a agosto de 2009, e mantém ainda grande atualidade.

Ilê Aiyê - Deusa do Ébano - Fórum Mundial Social

O FSM 2018 ocorreu em Salvador, Bahia no território principal da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de ocupar também pelos espaços públicos, culturais e periferias de Salvador, com marchas, atos, acampamentos e ocupações. Na oportunidade, a Cultne com imagens e edição de Filó Filho e Mario Elena registrou a performance do Bloco Afro Ilê Aiyê no Pelourinho, centro de Salvador.

III Jantar Beneficente pela Igualdade Racial - ID_BR

Em 17 de maio de 2018, aconteceu o III Jantar Beneficente "Sim à Igualdade Racial" no luxuoso Copacabana Palace, com o objetivo de arrecadar fundos para os programas e ações do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). A ex-modelo Luana Génot é a fundadora da ong que luta por igualdade racial, e trabalha para alterar o quadro onde apenas 5% dos cargos executivos das 500 maiores empresas do país são ocupados por negros, sendo 1% mulheres, diz o Instituto Ethos.
11
Movimento Negro Contem... 08:35
EP11 - Ierê Ferreira Fotógrafo - Perfil

Ierê Ferreira Fotógrafo - Perfil

Cultne registrou o papo com Ierê Ferreira, repórter fotográfico. Fotógrafo há 20 anos faz a cobertura dos principais eventos e manifestações da cultura negra e popular do país. Sem qualquer dúvida do valor e da beleza da negritude, que também dá o tom especial da sua pele, Ierê Ferreira idealizou o projeto Negro em Cena, chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

I Grito de Liberdade da Cruzada São Sebastião

O evento marcou um dos momentos mais importantes na luta do Movimento Negro em conceber a memória a Zumbi dos Palmares. Na oportunidade, a comunidade negra reconhecia a luta de Palmares como mais importante do que a Abolição da escravatura comemorada no 13 de maio, no bairro de Ipanema, na Cruzada São Sebastião - considerado um quilombo em meio a zona sul da cidade do Rio de Janeiro foi realizado o evento Zumbi Vive, programação que ocupou o dia 13 de maio no I Grito de Liberdade da Cruzada São Sebastião. Lá estiveram várias lideranças comunitárias, sem participações de políticos que não época se alternavam nas comemorações do ano do Centenário da Abolição da Escravatura.

I Grito de Liberdade da Cruzada São Sebastião

O evento marcou um dos momentos mais importantes na luta do Movimento Negro em conceber a memória a Zumbi dos Palmares. Na oportunidade, a comunidade negra reconhecia a luta de Palmares como mais importante do que a Abolição da escravatura comemorada no 13 de maio. No bairro de Ipanema, na Cruzada São Sebastião - considerado um quilombo em meio a zona sul da cidade do Rio de Janeiro foi realizado o evento Zumbi Vive, programação que ocupou o dia 13 de maio no I Grito de Liberdade da Cruzada São Sebastião. Lá estiveram várias lideranças comunitárias, sem participações de políticos que não época se alternavam nas comemorações do ano do Centenário da Abolição da Escravatura.
8
Movimento Negro Contem... 21:30
EP8 - I Encontro de Associados do IPCN - 1987

I Encontro de Associados do IPCN - 1987

Enugbarijô Produções registraram o I Encontro de Associados do IPCN em 12 de setembro de 1987 no Rio de Janeiro.
7
Movimento Negro Contem... 02:00
EP7 - Helio Santos (Comdedine) - Zumbi 2010

Helio Santos (Comdedine) - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de Hélio Santos do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine) no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares.
6
Movimento Negro Contem... 06:41
EP6 - Helena Theodoro - Renascença 60 anos

Helena Theodoro - Renascença 60 anos

O Renascença comemorou os seus 60 anos com um culto ecumênico com a presença de Helena Theodoro Lopes, professora, escritora, pesquisadora e Doutora em Filosofia.
5
Movimento Negro Contem... 09:46
EP5 - Haroldo Costa - Jornalista e escritor

Haroldo Costa - Jornalista e escritor

Cultne registrou a entrevista com o escritor, produtor e diretor Haroldo Costa durante a exposição de Emanuel Araújo no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro.
4
Movimento Negro Contem... 02:57
EP4 - Hamilton Cardoso - Jornalista e ativista

Hamilton Cardoso - Jornalista e ativista

Cor da Pele registrou em 1987 a entrevista do saudoso jornalista e ativista do Movimento Negro Hamilton Cardoso, durante a festa que elegeu a Miss Negra São Paulo no Clube Piratininga no cidade de São Paulo.
3
Movimento Negro Contem... 08:35
EP3 - Grupo Raciso na Funabem

Grupo Raciso na Funabem

No bairro de Quintino, no Rio de Janeiro funcionou a antiga FUNABEM - Fundação do Bem Estar do Menor, onde o produtor cultural Marquinhos New Charme realizou várias ações culturais paras as crianças ali internadas. Entre elas, as participações dos grupos Raciso e Filhos de Zumbi que utilizavam a música e a arte como elementos de conscientização racial.
2
Movimento Negro Contem... 02:54
EP2 - Grupo Raciso & Madeira

Grupo Raciso & Madeira

Cor da Pele entrevista Madeira, coordenador do Grupo Raciso formado por crianças e jovens de várias comunidades. O grupo se reunia no Ciep Agostinho Neto no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. O grupo realizou um trabalho de dança, de auto-estima, da conscientização, de conhecimento e empreendedorismo com as costureiras dos morros Santa Marta, Coroa, Vidigal e Parque Proletariado da Gávea.
1
Movimento Negro Contem... 05:51
EP1 - Grupo Raciso - Show

Grupo Raciso - Show

O coordenador Madeira se apresenta com o Grupo Raciso formado por crianças e jovens de várias comunidades. O grupo se reunia no Ciep Agostinho Neto no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. O grupo realizou um trabalho de dança, de auto-estima, da conscientização, de conhecimento e empreendedorismo com as costureiras dos morros Santa Marta, Coroa, Vidigal e Parque Proletariado da Gávea.
20
Movimento Negro Contem... 04:10
EP20 - Grupo Raciso

Grupo Raciso

Carlos Alberto Medeiros da Cor da Pele entrevista Eliane de Souza, diretora do Grupo Raciso que se reunia no Ciep Agostinho Neto no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. O grupo realizou um trabalho de dança, de auto-estima, da conscientização, de conhecimento e empreendedorismo com as costureiras dos morros Santa Marta, Coroa, Vidigal e Parque Proletariado da Gávea.

GRANES Quilombo de Candeia no Fantástico - Anos 70

Participação de Candeia e o Grêmio Recreativo de Arte Negra Quilombo no programa Fantástico - Show da Vida na TV Globo nos anos 70. O Acervo Cultne compartilha o clip reconhecendo todos os direitos reservado a TV Globo.
18
Movimento Negro Contem... 02:46
EP18 - Grafiteiras pela Lei Maria da Penha

Grafiteiras pela Lei Maria da Penha

No dia 08 de junho de 2008, as grafiteiras capacitadas como Promotoras Populares da Lei Maria da Penha grafitarão a Delegacia Especial de Atendimento a Mulher DEAM, em Nova Iguaçu, encerrando o projeto Grafiteiras pela Lei Maria da Penha em uma ação aberta a todo público.
17
Movimento Negro Contem... 12:13
EP17 - Gata Preta Plus Size 2013

Gata Preta Plus Size 2013

Cultne com imagens e edição de Filó Filho e Pedro Oliveira registraram no último dia 24 de novembro de 2013 no Renascença Clube o concurso Gata Preta Plus Size 2013 sob o comando do Coletivo Criativo.
16
Movimento Negro Contem... 03:54
EP16 - Gata Preta Plus Size

Gata Preta Plus Size

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho a apresentação das candidatas do Concurso Gata Preta Plus Size durante a I Feira De Gastronomia, Cultura e Arte realizada no Renascença Clube em parceria com a FAETEC.
15
Movimento Negro Contem... 07:57
EP15 - Fundação Palmares - O papel da mídia

Fundação Palmares - O papel da mídia

Cultne registrou em novembro de 2011, o seminário "O papel da cultura negra na superação da miséria" promovido pela Fundação Cultural Palmares no auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, na oportunidade foi discutida a questão da comunicação envolvendo radio e TV junto a comunidade negra brasileira.

Fundação Palmares - Mês da Consciência Negra

Cultne registrou em novembro de 2011, o seminário "O papel da cultura negra na superação da miséria" promovido pela Fundação Cultural Palmares no auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Alinhado aos objetivos do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, o seminário promovido nos dias 25 e 26 de novembro teve por objetivo debater temas relativos à cultura negra, à inclusão social e à cidadania cultural. O evento encerrou um conjunto de atividades realizadas pela Palmares no mês de novembro, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro - uma das datas mais importantes do calendário da cultura negra.

Fórum Mulheres de Axé Mobilizadas Contra a Violência Doméstica e Familiar

Fórum Mulheres de Axé Mobilizadas Contra a Violência Doméstica e Familiar e à promoção dos direitos humanos das mulheres, registrado pelo Acervo Cultne com imagens e edição de Filó Filho em 7 de março de 2015, véspera do Dia Internacional da Mulher na comunidade-terreiro Ilê Omolu Oxum.
12
Movimento Negro Contem... 08:17
EP12 - Filhos de Zumbi na Funabem

Filhos de Zumbi na Funabem

Cor da Pele registrou em 18 de novembro de 1986 a performance de Néa Daniel e os Filhos de Zumbi na antiga FUNABEM - Fundação do Bem Estar do Menor, onde o produtor cultural Marquinhos New Charme realizou várias ações culturais para as crianças ali internadas. O Grupo Filhos de Zumbi utilizavam a música e a arte como elementos de conscientização racial.
11

Festa das Crianças no Renascença Clube

Nos idos dos anos 80, o Renascença Clube curtia a sua geração de jovens que tinham em seus pais, todos oriundos do clube, uma alta criatividade nos projetos desenvolvidos em todas áreas no clube negro do Andarai. Esta festa teve a participação da garotada com a TV Jovem criada para eles, com base no mesmo formato desenvolvido com sucesso nas Festas Cor da Pele e o I Festival de Fundo de Quintal em 1986.

Festa das Crianças 2012 - Renascença Clube

Com imagens e edição de Pedro Oliveira, Alexandre Dias e Filó Filho, Cultne registrou a alegria da garotada na Festa das Crianças do Renascença Clube no ultimo dia 12 de outubro de 2012. O Renascença realiza anualmente esta festa propiciando alegria, diversão e muitos brinquedos doados para distribuição para a alegria da garotada.
9
Movimento Negro Contem... 08:57
EP9 - Favela Fashion Rio - Desfile

Favela Fashion Rio - Desfile

O repórter Paulo Lessa do programa "Cultne na TV" esteve na Expo Brasil entrevistando várias membros de organizações que impulsionam o trabalho sustentável. Ele ouviu representantes do Sebrae no apoio ao desenvolvimento local em vários territórios do Brasil, além de organizações como a Retalho Carioca e a EOSS Consulting, responsáveis pelo desfile do Favela Fashion Rio.

Falas e Pensamentos - I Encontro de Associados do IPCN

Enugbarijô Produções registrou o I Encontro de Associados do IPCN em 12 de setembro de 1987 no Rio de Janeiro, na oportunidade Jurema Batista fez um balanço do evento.
7
Movimento Negro Contem... 02:21
EP7 - Exposição Black Rio 1976 - Lapa RJ

Exposição Black Rio 1976 - Lapa RJ

1976 - MOVIMENTO BLACK RIO 40 ANOS Exposição e livro resgatam o importante movimento social e musical que teve seu auge no Rio de Janeiro nos anos 1970
6
Movimento Negro Contem... 03:07
EP6 - Expo Africa-Brasil - Lançamento Livro

Expo Africa-Brasil - Lançamento Livro

Cultne com imagens e edição de Filó Filho registrou a exposição e o lançamento do livro que homenageou a arte e a cultura afro-brasileira. Abdias Nascimento, figura central da Exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas" pode ser visto na Mostra que reúne trabalhos de Abdias Nascimento e de mais quatro artistas brasileiros, entre eles o nosso entrevistado, o design gráfico carioca Luis Carlos Gä. Em homenagem a memória de Abdias do Nascimento, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (Ipeafro), em parceria com o Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, realizou a exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas". A mostra fez uma abordagem áudio visual da história, tradição e simbologia das civilizações africanas e suas contribuições para o legado cultural brasileiro. Trabalhos de artistas que promovem a valorização da cultura afrobrasileira foram selecionados para compor o acervo da exposição. Integram a mostra: José Heitor da Silva (escultura em madeira), Sebastião Januário (pintura), Luiz Carlos Gá (design gráfico) e Maurício Pestana (cartuns e cartazes). A atriz Iléa Ferraz comparece com o prêmio que ela criou e que foi outorgado a Abdias Nascimento, em 2007. A exposição integra uma ação contínua no campo da educação promovida pelo Ipeafro, e apresenta o acervo de peças criadas pelo Instituto, como a Linha do Tempo dos Povos Africanos, onde está ilustrada como os africanos produziram cultura e conhecimento durante milênios em liberdade e soberania. E também o trabalho das instituições criadas por Abdias -- o Teatro Experimental do Negro, em 1944; Museu de Arte Negra, em 1950 e o próprio Ipeafro criado, em 1981. A Exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas" que homenagea à memória de Abdias Nascimento pode ser vista no Centro Cultural da Justiça Federal no centro do Rio de Janeiro no período de 08 de outubro a 04 de dezembro de 2011 (fonte: Denise Porfírio - Revista Africas)
5
Movimento Negro Contem... 06:10
EP5 - Escola Comunitária do Andaraí

Escola Comunitária do Andaraí

Imagens de Ras SAdauto e Vik Birkbeck na comunidade do Andaraí, zona norte do Rio de Janeiro, com Rosália Lemos e Jurema Batista.
4
Movimento Negro Contem... 03:40
EP4 - EECUN - Mirtes Santos

EECUN - Mirtes Santos

Mirtes Santos, estudante universitária falou ao Cultne sobre o I EECUN durante o I COPENE Sudeste que aconteceu no dia 10 de agosto de 2015 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na baixada fluminense. Cultne registrou o evento com edição e imagens de Filó Filho e os estudantes Jackson e Stefanie da UFRRJ.
3
Movimento Negro Contem... 05:39
EP3 - EECUN - Cátia Regina

EECUN - Cátia Regina

Cátia Regina, estudante universitária falou ao Cultne sobre o I EECUN durante o I COPENE Sudeste que aconteceu no dia 10 de agosto de 2015 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na baixada fluminense. Cultne registrou o evento com edição e imagens de Filó Filho e os estudantes Jackson e Stefanie da UFRRJ.
2
Movimento Negro Contem... 03:51
EP2 - EECUN - Carolina Nascimento

EECUN - Carolina Nascimento

Carolina Nascimento, estudante universitária falou ao Cultne sobre o I EECUN durante o I COPENE Sudeste que aconteceu no dia 10 de agosto de 2015 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na baixada fluminense. Cultne registrou o evento com edição e imagens de Filó Filho e os estudantes Jackson e Stefanie da UFRRJ. A organização do ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES E COLETIVOS UNIVERSITÁRIOS NEGROS - EECUN é um movimento suprapartidário e autônomo construído pelos atores políticos que são ao mesmo tempo protagonistas e alvos das políticas públicas de ações afirmativas no ensino superior com recorte racial para negros(as), a ser realizado no Rio de Janeiro, nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2016.

Carlos Alberto Caó - Prêmio Estrelas Negras

Carlos Alberto CAÓ recebendo o prêmio Estrelas Negras em atividade realizada na cidade de Volta Redonda em 1985. O evento contou com a apresentação de Filó Filho e a atriz Dill Costa.
20
Movimento Negro Contem... 02:52
EP20 - Carla Lopes - Arquivo Nacional

Carla Lopes - Arquivo Nacional

A Coordenadora Carla Lopes, profissional de Referência do Arquivo Nacional, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Professor Sousa da Silveira, mestranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, falou ao Cultne no evento realizado em 12 de novembro no Arquivo Nacional. Na oportunidade foi lançada a Revista Acervo - O negro na sociedade contemporâneas, uma publicação do Arquivo Nacional que visa contribuir para todos aqueles que buscam material bibliográfico para implementar a Lei nº 10.639 de 2003. A proposta do evento foi promover um debate com alguns dos articulistas que colaboraram com essa publicação e uma reflexão nos campos da arte, do ativismo político e da religião.
19
Movimento Negro Contem... 02:16
EP19 - Campanha "Basta de Racismo"

Campanha "Basta de Racismo"

Vídeo da Campanha "BASTA DE RACISMO" produzido em tempos de isolamento social, criado a partir da união de artistas afrodescendentes com o acervo Cultne. Sim, porque mesmo em tempo de isolamento social, o racismo não dá trégua no nosso dia-a-dia.
18
Movimento Negro Contem... 03:16
EP18 - Black Money - Afreektech 2019 - RJ

Black Money - Afreektech 2019 - RJ

Cultne com imagens e edição de Filó Filho registrou em 19 de janeiro de 2019 o curso Afreektech que objetiva trazer o futuro para junto da comunidade negra, democratizando o ensino de tecnologias para empreendedoras, jovens e meninas negras.

Manifestações Negras, Ontem e Hoje - 1988-2020 (legendas em inglês)

Manifestações negras contra o racismo foram registradas pelas câmeras do Arquivo Cultne. Traçamos um paralelo entre a ameaça de violência policial contra ativistas em 1988 e 2020. Apesar de mais de 30 anos de diferença, os discursos dos ativistas são notavelmente semelhantes. Poucas coisas mudaram.

Centenário da Abolição - Fundação Palmares

Vídeo institucional sobre o lançamento do Centenário da Abolição de 1988 e a criação da Fundação Palmares - Ministério da Cultura - Governo Jose Sarney.
15

Centenário da Abolição - Muriaé - MG

Parte 01 - Registro da solenidade que marcou o lançamento do Centenário da Abolição na cidade de Muriaé, em Minas Gerais. Iniciativa do Movimento Negro e a prefeitura de Muriaé- MG.
14
Movimento Negro Contem... 01:03
EP14 - Carlos Osorio - Zumbi 2010

Carlos Osorio - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem do secretário municipal de Conservação dos Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
13
Movimento Negro Contem... 02:09
EP13 - Cesar Orunmilá - Renascença Clube

Cesar Orunmilá - Renascença Clube

César Orunmila na abertura das comemorações à Zumbi dos Palmares no Renascença em novembro de 2010. O Renascença Clube sempre foi o palco das transformações da sociedade negra carioca, chegando a ter visibilidade internacional sendo matéria no jornal americano New York Times. Um dos eventos marcante foi o primeiro Festival de Fundo de Quintal em 1985, que revelou grandes artistas do mundo do samba como Bruno Maia, Marquinhos Sathan, Só Preto Sem Preconceito, entre outros.
12
Movimento Negro Contem... 05:44
EP12 - Clip 20 novembro - Anos 90

Clip 20 novembro - Anos 90

Com seleção de imagens de Osmar Max e Angela Panzu para o projeto Musica, Esporte e Identidade. Pedro Oliveira editou para o Cultne o vídeo que representava a identidade negra no início dos anos 90. Estas imagens eram projetadas nas festas da Cor da Pele no Renascença Clube, comandadas por Filó Filho.
11
Movimento Negro Contem... 04:47
EP11 - Cojira-Rio - Miro Nunes

Cojira-Rio - Miro Nunes

A Cojira-Rio (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial) constituída pelos jornalistas Angélica Basthi, Miro Nunes e Sandra Martins é um órgão consultivo e de execução de atividade específica do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), constituído em junho de 2003. A sua missão principal na entidade sindical é lidar com as questões relacionadas a discriminação racial no mundo do trabalho secundado pela educação como elemento propulsor de acesso e promoção profissional.

Colônia de Férias do Renascença Clube - 2018

Cultne registrou com imagens e edição de Alexandre Dias e Filó Filho a "Colônia de Férias do Renascença Clube" no período de 8 a 12 de Janeiro de 2018. Em sua quinta edição, o Departamento Renascença Infantil (DRI) comemorou dois anos de existência sob o comando da Professora Ana Diogo. Várias crianças se divertiram com as diversas atividades, entre elas o banho de mangueira, Oficina de Xadrez, Corrida de Orientação, Teatro, Contação de histórias, Cinema e Passeio.

Comunicação e Racismo - Prof. Dr. Muniz Sodré

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho em 27 de abril de 2018 a fala do Prof. Dr. Muniz Sodré, abordando o tema "Comunicação e Racismo" . Muniz Sodré de Araújo Cabral é jornalista, sociólogo, tradutor brasileiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação.

Conectando Territórios - Instituto Black Bom

Cultne registrou com imagens e edição de Alexandre "Xandão" Dias e Filho no último dia 29 de agosto de 2107 no Instituto Black Bom no Rio de Janeiro, o evento " Deslocamento do Corpo, Alma e Território" do projeto Conectando Território. Sob o comando de Thais Rosa Pinheiro, tivemos a exibição do filme Ori e uma roda de conversa com Cristiane Santos (Papiõn Karipuna), Alinta Sara e Ximena Soza. O evento tem como objetivo aproximar trajetórias e experiências de deslocamento do corpo e território.
7
Movimento Negro Contem... 53:30
EP7 - Da ditadura à democracia - TV Brasil

Da ditadura à democracia - TV Brasil

O Caminhos da Reportagem “Questão Racial: da ditadura à democracia” é uma pequena contribuição da TV Brasil, a TV pública brasileira, no sentido de abrir espaço aos temas relevantes para a sociedade. Na efervescência cultural dos anos 70, a afirmação da identidade negra ganhou força com a criação do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, e o início do movimento “black power”, sob a influência da “soul music” dos Estados Unidos. O fundador do bloco, Vovô do Ilê, e o produtor cultural Don Filó, da formação original da banda Black Rio, contam estas e outras histórias. Outro foco de resistência foi a chamada imprensa negra, cujo exemplo mostrado no programa é a Revista Tição, do Rio Grande do Sul.

Encontro de Associados do IPCN - Jurema Batista

Enugbarijô Produções, registrou I Encontro de Associados do IPCN em 12 de setembro de 1987 no Rio de Janeiro. Na oportunidade Jurema Batista fez um balanço do evento. O Instituto de Pesquisa e Cultura Negra (IPCN), fundado em 08 de junho de 1975, com sede própria na Av. Mem de Sá nº 208, tem como objetivo principal estudar, pesquisar, denunciar e combater o racismo e todo e qualquer tipo de discriminação racial, representado em suas mais variadas formas, contra quem quer que seja e em todos os locais onde aconteça esse crime de lesahumanidade e lutar pela igualdade de direitos entre as pessoas, independentemente de sua cor, etnia, classe, raça, sexo, religião, ou crença política. Tornou-se uma organização de relevância no quadro do movimento social negro e cuja manutenção devia-se à contribuição de centenas de sócios.

Edmilson Valentim - Prêmio Estrelas Negras

Edmilson Valentim recebendo o prêmio Estrelas Negras em atividade realizada na cidade de Volta Redonda em 1985. O evento contou com a apresentação de Filó Filho e a atriz Dill Costa.
4
Movimento Negro Contem... 03:17
EP4 - Durval Ferro - Zumbi 2010

Durval Ferro - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem do artista plástico Durval Ferro no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
3
Movimento Negro Contem... 05:16
EP3 - Don Filó - Canal Futura

Don Filó - Canal Futura

Seguindo ainda no tempo do regime militar a gente lembra que foi nesse período que surgiu o Movimento Black Rio, que teve a sua referência no Clube Renascença, no bairro do Andaraí. Lá, além dos bailes de carnaval, o movimento realizava os bailes de soul. Foi um momento importante de afirmação da população negra no Rio de Janeiro. Quem nos conta essa história é um dos líderes do movimento: Dom Filó. Programa exibido em fevereiro de 2014 no Canal Futura, com Don Filó concedendo uma entrevista para a jornalista Dani Moura no Renascença Clube.
2
Movimento Negro Contem... 02:55
EP2 - Dr. Jaime Antunes - Arquivo Nacional

Dr. Jaime Antunes - Arquivo Nacional

O diretor-geral do Arquivo Nacional Jaime Antunes, falou sobre a importância do Cultne no evento realizado em 12 de novembro no Arquivo Nacional, na oportunidade foi lançada a Revista Acervo - O negro na sociedade contemporâneas, uma publicação do Arquivo Nacional que visa contribuir para todos aqueles que buscam material bibliográfico para implementar a Lei nº 10.639 de 2003. A proposta do evento foi promover um debate com alguns dos articulistas que colaboraram com essa publicação e uma reflexão nos campos da arte, do ativismo político e da religião.
1
Movimento Negro Contem... 03:43
EP1 - Dra Katleen Conceição

Dra Katleen Conceição

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho o bate-papo com jornalista Livia Caroline Neves e a Dra. Katleen da Cruz Conceição, uma das profissionais mais respeitadas quando o assunto é pele negra durante a I Feira De Gastronomia, Cultura e Arte realizada no Renascença Clube em parceria com a FAETEC. A Dra. Katleen é Chefe do Ambulatório de Dermatologia na Pele Negra do Hospital Federal de Bonsucesso no Rio de Janeiro. Formada pela Faculdade de Teresópolis, e com especialização na UFF, Katleen chega a atender uma média de 500 clientes por mês, e escolheu a carreira, por causa do pai, também dermatologista.
20
Movimento Negro Contem... 02:03
EP20 - Dulce Mendes (Comdedine) - Zumbi 2010

Dulce Mendes (Comdedine) - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de Dulce Mendes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine) no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
19
Movimento Negro Contem... 03:57
EP19 - Deo Garcez - Medalha Pedro Ernesto

Deo Garcez - Medalha Pedro Ernesto

Cultne com edição de Filó Filho, imagens de Pedro Oliveira e TV Câmara registrou no dia 21 de março de 2019 a entrega da Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro ao ator Deo Garcez, numa iniciativa do Vereador Tiãozinho do Jacaré, como reconhecimento dos 42 anos de sua carreira e pelos diversos trabalhos voltados para a temática dos afrodescendentes brasileiros, tanto no teatro quanto na TV. A Medalha Pedro Ernesto é a principal Comenda que o Rio de Janeiro possui. Esta homenagem será extensiva à equipe de “Luiz Gama – Uma Voz pela liberdade” (espetáculo de sua autoria, como Ruth de Souza e Zezé Motta.

Delegação da Southern University no Rio de Janeiro

Em março de 2017, a delegação da Southern University and A&M College veio ao Brasil para estabelecer intercâmbio com universidades brasileiras. A delegação foi recebida por professores, técnicos e alunos de diferentes universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Através do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Em visita oficial a delegação esteve na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde foi assinado um Acordo de Parceria envolvendo diversas áreas. Cultne Mídia registrou a passagem da delegação no Rio de Janeiro com imagens, locução e entrevistas com Carlos Medeiros, Alexandre “ Xandão” Dias e Filó Filho.

Debate Mulher no Afoxé - Olodum 1987 - Circo Voador - RJ

Cultne leva você a uma viagem aos nos 80 com o um dos primeiros shows do Olodum no Circo Voador em 1987, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Enugbarijô Comunicações de Ras Adauto e Vik Birkbeck registraram o evento e na oportunidade no pela manhã aconteceu no mesmo Circo Voador o "Debate da Mulher Negra no Afoxé" com a encontro de ativistas do movimento negro, entre eles representando os blocos afros Olodum e Ilê Aiyê, os baianos João Jorge, Raimundo Bujão, Jair Jorge e ..... E os ativistas cariocas Paulo Roberto dos Santos, Lélia Gonzalez, Ivanir dos Santos, Carlos Negreiros e Isaura de Assis.
16
Movimento Negro Contem... 02:16
EP16 - Benedito Sergio - Fundação Palmares

Benedito Sergio - Fundação Palmares

Responsável pela Representação da Fundação Cultural Palmares, Benedito Sergio falou ao Cultne na festa de celebração dos 22 anos da Fundação Palmares no Rio de Janeiro, na oportunidade a celebração tomou conta da Pedra do Sal, na zona portuária do Rio de Janeiro, reduto onde chegaram os primeiros descendentes africanos.
15
Movimento Negro Contem... 06:11
EP15 - Agenda Afrobrasileira 92

Agenda Afrobrasileira 92

Em 1992 foi lançada a agenda afrobrasileira com a coordenação de Edinho Alevas, produção de Delanir Dias, projeto gráfico do programador visual Sergio Canda no maior estilo no Rio de Janeiro. A festa de lançamento contou com a nata da comunidade negra com a presença ilustre de personalidades como o saudoso Grande Otelo. O som ao vivo ficou por conta da banda afro Orunmilá. A agenda têm um vínculo social e político que ajuda a aumentar a auto-estima da comunidade negra, onde cada dia é ilustrado com fatos e imagens da história e culturas africana e afrodescendente.
14
Movimento Negro Contem... 01:19
EP14 - ADACI BRAZIL by Edna Rodrigues

ADACI BRAZIL by Edna Rodrigues

ADACI WASHINGTON DC - O African Ancestral Diaspora Commemoration Institute é uma organização sem fins lucrativos, localizada na capital da América do Norte, Washington, D.C, desde 19 de junho de 1992. OBJETIVOS: A organização tem como foco principal: A preservação da cultura ancestral, a educação social sobre a história da diáspora, além do fortalecimento, empoderamento e unidade dos comunidades afro dentro e fora dos Estados Unidos.

Edson Santos - VI Fórum Criminal Racismo é Crime!

Solenidade de abertura do VI Fórum Criminal Racismo é Crime! VI Fórum Criminal Racismo é Crime! Aplicabilidade da Lei Penal & Responsabilidade Civil, no período de 25 a 27 de outubro de 2011, na Academia de Polícia Civil Sílvio Terra -- ACADEPOL. Na oportunidade o CULTNE ouviu o deputado Edson Santos. O Fórum ocorreu pelas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente, instituído pela Organização das Nações Unidas que objetivou orientar informar e capacitar os operadores do Direito, os membros do judiciário, advogados, estagiários, promotores de justiça, profissionais e operadores da segurança pública, militantes e ativistas de instituições representativas da Sociedade Civil Organizada, para melhor compreensão da complexidade dos procedimentos judiciais cíveis e criminais das ações provenientes da prática dos crimes de racismos.
12
Movimento Negro Contem... 02:53
EP12 - Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

Com imagens e edição de Filó Filho e Delanyr Siqueira, Cultne registrou o Dia da Consciência Negra no Renascença Clube. Na oportunidade vários participantes falaram ao Cultne sobre o dia 20 de novembro.
11
Movimento Negro Contem... 01:16
EP11 - Convenção Nacional do Negro 1986

Convenção Nacional do Negro 1986

Este vídeo é parte de exposições virtuais "Nossas Histórias: vidas. lutas e saberes do povo negro", em associação entre Rede de Historiadores Negras e Negros, Geledés - Instituto da Mulher Negra e Acervo Cultne. Título: Convenção Nacional do Negro pela Constituinte - 1986 Crédito: Convenção Nacional do Negro pela Constituinte - 1986 Brasília, 26 e 27 de agosto de 1986. Acervo pessoal de Maria Luiza Júnior. Edição de imagens: Bruno Pinheiro - Rede de HistoriadorXs NegrXs
10

Dep. Benedita da Silva - África/Senegal

Presentes na delegação brasileira, as duas produtoras Enugbarijô e Cor da Pele, registraram a inauguração do Memorial Goreé Almadies em Dacar, Senegal no ano de 1986, na oportunidade, a Deputada Federal Benedita da Silva foi entrevistada por Carlos Alberto Medeiros.
9
Movimento Negro Contem... 11:49
EP9 - AfroCriadores na Central do Brasil

AfroCriadores na Central do Brasil

Cultne o lançamento do coletivo AfroCriadores nas dependências da Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. A Intervenção foi um questionamento ao formato excludente e elitista dos desfiles de moda. Como ação inicial os AfroCriadores propõe um desfile performático, irônico, divertido e popular, no epicentro da cidade do Rio de Janeiro, a Central do Brasil.
8
Movimento Negro Contem... 17:55
EP8 - A Universalidade da Música Negra

A Universalidade da Música Negra

Cultne com imagens e edição e Filó Filho registrou a exposição e palestra "A Universalidade da Música Negra" do seu idealizador o comunicólogo, curador musical, diretor artístico, produtor e DJ Marcelo MBGroove no último doa 10 de outubro de 2013 no Espaço H, no centro do Rio de Janeiro. Através de uma minuciosa escolha de 40 capas de LPs de artistas da música negra presentes no continente Africano e nas Américas, o carioca Marcello MBgroove oferece um debate em cima de sua pesquisa musical, juntando dados históricos, mercadológicos, antropológicos, e claro; seu ponto de vista sobre as interseções culturais que unem nações tão diferentes entre si.

A História do Movimento Negro - Mestre Yedo Ferreira

O video apresenta a palestra do Mestre Yedo Ferreira, militante antigo da questão negra em nosso país a mais de meio século. O tema de sua aula foi a "A História do Movimento Negro". Evento da COINTER - UERJ (Coordenadoria de Interação Comunitária) através do trabalho de João Costa Batista que dirigiu em 2004, o III Curso de Atualização em Historia Negra na UERJ. João Batista, é antigo militante na construção de uma ponte entre a universidade e os temas da luta anti-racismo. O curso foi organizado em cinco módulos temáticos abrangendo aspectos culturais, históricos, religiosos e sociais do negro na áfrica e diáspora, passando pela escravidão e movimentos de contestação no Brasil, até a historia do movimento negro brasileiro, incluso aí os quilombolas, e os indicadores sociais da população negra no Brasil. Os módulos foram: Diáspora; Resistência, Cultura e Cidadania.
6
Movimento Negro Contem... 04:36
EP6 - Artes Plásticas - Guilherme Scabin

Artes Plásticas - Guilherme Scabin

O Acervo CULTNE esteve presente mais uma vez em São Paulo em mais uma edição da FEIRA PRETA apresentando seus vídeos contando a história do negro no Brasil marcada por grandes acontecimentos, lutas e resistências. A mostra reuniu os vídeos exibidos na primeira edição do CULTNE NO CINEMA realizado no Cine Odeon BR no centro do Rio de Janeiro.
5
Movimento Negro Contem... 00:53
EP5 - Benedita da Silva - Zumbi 2010

Benedita da Silva - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem da deputada eleita, Benedita da Silva no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995. Várias manifestações foram realizadas durante no dia 20 de novembro em diferentes bairros e regiões do Rio de Janeiro em memória a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, morto em 20 de novembro de 1695, consagrado como Dia da Consciência Negra. O dia 20 de novembro é um símbolo para todo o movimento negro do Brasil. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1695, ícone da resistência a escravidão e marca maior de liberdade. Embora o feriado não seja obrigatório, 262 cidades definiram, através de suas administrações municipais, o dia 20 como marco das comemorações do Dia da Consciência Negra. O Dia da Consciência Negra foi instituído em território nacional para ser comemorado em 20 de novembro pela lei nº 10.639, de janeiro de 2003. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Em 262 cidades, leis municipais determinaram feriado nessa data, segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Os estados com maior número de cidades que aderiram ao dia 20 são Mato Grosso e Rio de Janeiro. Chama atenção o fato da Bahia, estado com maior contigente de população negra no país, não ter em nenhuma cidade a data como feriado. A data de 20 de novembro foi escolhida porque marca a morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi morto em 1695, após ser denunciado por um companheiro e capturado pelos portugueses. O dia também registrou o fim do Quilombo dos Palmares, o maior do país, situado em Alagoas. O local chegou a abrigar mais de 30 mil negros. Na última Assembléia do Congresso de Negros e Negras (Conneb), realizada em São Paulo, inúmeras lideranças, entre elas a que participam da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), propuseram que o 20 de novembro se torne um feriado nacional. Fonte: http://www.contee.org.br
4
Movimento Negro Contem... 01:26
EP4 - Ékede Sara - Zumbi 2010

Ékede Sara - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem de Ékede Sara no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro.
3
Movimento Negro Contem... 04:42
EP3 - Feira Preta 2011 - Aroldo Macedo

Feira Preta 2011 - Aroldo Macedo

O acervo Cultne participou da X FEIRA PRETA na cidade de São Paulo nos últimos dias 18 e 19 de dezembro de 2011. Com uma camera na mão e idéias na cabeça, Filó Filho e Pedro Oliveira registraram e editaram uma série de vídeos que apresentamos como parte da Retrospectiva do acervo Cultne em 2011. Se ligue na entrevista com Aroldo Macedo, autor literário que fala de empreendedorismo e da personagem Luana, a sua heróina negra. A FEIRA PRETA ocorre todos os anos desde 2002, no inicio, com duração de um dia e teve sua primeira edição em espaço público (Praça Benedito Calixto) e reuniu 40 empreendedores de artesanato, moda, bijouterias, entre outros. A partir do formato dinâmico e das atrações diversificadas o evento atua em duas vertentes: estímulo a uma cadeia produtiva inclusiva através do comércio de produtos segmentados realizado por e para negros; promoção da cultura afro-brasileira, tanto no resgate de tradições como nas manifestações artísticas contemporâneas e principalmente na integração racial, a partir do reconhecimento histórico da cultura afro-brasileira. Em dez edições do evento, o público pode acompanhar mas de 500 artistas divididos em exposições de artes plásticas, sarau de literatura, fotografia, artes cênicas, religião, capoeira, Hip Hop, danças afro-brasileiras, teatro, além da mostra de cinema, shows e gastronomia. No espaço de empreendedores, mais de 500 artesãos e micro-empresários já comercializaram seus produtos segmentados, gerando a circulação de cerca de R$ 2.500.000 -- em todas as edições do evento -- gerando trabalho e renda dentro da comunidade negra. A Feira Preta fomenta uma cadeia produtiva que insere o negro em seus diversos elos, como produtor e consumidor. Neste contexto também surge o programa de qualificação, com o intuito de fomentar negócios de empreendedores-- entre micro-empresários e artesãos -- promovendo a inclusão da população negra no ciclo econômico e no mercado de trabalho. Hoje a Feira Preta já representa uma forte conquista neste primeiro processo, de auto-valorização do negro, público junto ao qual se encontra consolidada. A Feira atinge este impacto na medida em que reafirma a identidade dos negros em forma de valorização. Contudo, quando se trata da visão externa-- em relação à apreciação da cultura negra por pessoas de outras raças -- ainda há um longo caminho a ser percorrido. É neste sentido que a Feira Preta planeja atuar no futuro, aproveitando a legitimidade já adquirida junto à comunidade negra para expandir seu público sem perder seu conceito inicial. A partir do momento em que o evento atingir o público não-negro e conseguir difundir essa consciência da diversidade.

Bastidores do Encontro de Produtores Negros - RJ

Encontro de Artistas e Produtores negros e negras com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy e o Presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra no auditório do Centro Cultural banco do Brasil (CCBB), aconteceu em 9 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. Estiveram presentes diversas personalidades: artistas, criadores e agentes de cultura representando grande parte dos profissionais da área da cultura do Brasil.
1
Movimento Negro Contem... 21:20
EP1 - Movimento Negro Contemporâneo

Movimento Negro Contemporâneo

Perfil do movimento negro contemporâneo em 2021sob olhar de militantes históricos da luta negra do Brasil.
12
Abdias do Nascimento 01:42
EP12 - Prêmio Abdias - Internet
20
Shows e eventos 08:59
EP20 - Vissungo - SOS Racismo
19
19
Cultne em Resenha 34:31
EP19 - Programa Thata Alves
17
Eventos e Manifestações 12:15
EP17 - Obìrìn Odara - IIê Omolu Oxum
13
Eventos e Manifestações 22:10
EP13 - Makota Valdina - Ilê Omolu e Oxum
13
Histórias do Pós-Abolição 16:62
EP13 - Amilcar Pereira - UFRJ
11
Histórias do Pós-Abolição 20:48
EP11 - Ynaê Lopes dos Santos - USP
10
Histórias do Pós-Abolição 17:10
EP10 - Wlamyra Ribeiro de Albuquerque - UFBA
9
Histórias do Pós-Abolição 07:56
EP9 - Thomas Holt - Universidade de Chicago
20
No balanço do Reggae 04:19
EP20 - Show Macdonis - Reggae