Salvador, a Roma Negra

Noite dos Tambores

Em dezembro de as Lentes Malungas registraram um pouco dessa noite encantada que é a Noite dos Tambores com a participação de Carlos Caçapava, Spirito Santo, Luiz Poeira e Mestra Ana

Sãos de Meriti - Memória Imaterial e Material de São João de Meriti

O documentário de Marcelo Fritz mostra os terreiros que são patrimônios na cidade e que têm protagonismo em ações, casas e projetos no nosso Estado do Rio de Janeiro

Vim do futuro pra falar que deu certo! - MiniDoc #3 #estudeofunk | Making Of, Cyphers e funk!

Trabalha Y Trabalha, a tropa do primeiro ciclo de residência artística do estudeofunk chegou abrindo caminhos e mostrando muito talento Confira nossa tropa em ação, estudando e fazendo o que nasceram para fazer: Arte, cultura e muito funk Gravação de cyphers, videoclipes, apresentações musicais e muito mais neste mini doc especial

Os trilhos que levam ao samba no Rio de Janeiro

O nosso samba é um ritmo conhecido no mundo todo E, no Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro de Oswaldo Cruz, é o coração de rotas turísticas para quem quer conhecer a história do samba na cidade

MÃES DA TERRA - EP 05 - BENZIDO CORAÇÃO

A voz das mulheres indígenas da bacia do Rio Negro, tão pouco ouvida, ecoa pelas vielas de São Gabriel da Cachoeira e aldeias próximas Seus desafios e suas perspectivas de futuro são ouvidos na porosidade aldeia/ cidade que marca a vida da floresta nesse município Com Francy Baniwa, Eliane Sanches, Aparecida Vilaça e Elizângela Baré

Quem Ela Pensa que É? - Nathê

No primeiro episódio da série, conheça Nathê, uma grafiteira e educadora social da comunidade de pescadores Nossa Senhora do Ó, em Pernambuco  

Tributo a Januário Garcia

Na minha geração ninguém vai poder falar que o negro não tem memória, porque vai ter Eu vou fazer essa memória - Januário Garcia

Serra da Barriga

Uma viagem de volta a subida da Serra da Barriga Uma ação emblemática do Movimento Negro

Do Navio Negreiro à Abolição

Do primeiro navio negreiro à assinatura da Lei Áurea, o Brasil viveu anos de escravidão, uma história de caminhos tortos e mal contados

Cria Não é Criado! - MiniDoc #2 #estudeofunk | Afinal, o funk é ou não é cultura?

Salve nação funkeira, a tropa do estudeofunk está mandando o papo reto neste mini documentário sobre a origens do funk para responder de uma vez por todas se o funk é ou não é cultura Confira agora mesmo os depoimentos dos nossos artistas e convidados mais brabos da cena Você lembra qual foi seu primeiro contato com o funk, meu cria

O Amor E A Alegria - Doc Ep. 1

No primeiro episódio do documentário, Orlando Macedo Conceição, o Vovô Saramanda, começa a reconstruir sua história Nascido no Pelourinho, em Salvador, neto de ialorixá e filho da cantora Claudete Macedo, ele cresceu em meio à musicalidade do candomblé “No ventre de minha mãe, eu já escutava os tambores”

Seletores - Entre o Disco e a Pista

Investigamos a cultura do disco no Brasil com GrandMaster Ney, Vivian Marques e Maurício Rocha Conversamos sobre o ofício de DJ e a influência da cultura disco, desde suas origens até os movimentos contemporâneos

Emerenciana

Ela teve nome, sobrenome e uma história, mas por ser negra e pobre teve sua identidade apagada Emerenciana Cardoso Neves

Luta Sagrada

Episódio - Há uma infinidade de religiões e de convívio com o sagrado permeando a existência humana , assim como o materialismo, o ateísmo, tem o seu lugar histórico

Urbanização Como Apartheid

Em , os soldados que lutaram na Guerra dos Canudos se instalaram em um morro no Centro do Rio de Janeiro enquanto esperavam casas prometidas pelo governo brasileiro, que nunca vieram

Alápini, A Herança Ancestral de Mestre Didi

Conheça a história de Mestre Didi, um dos grandes nomes da cultura brasileira, um sábio, conhecedor profundo do culto aos egungus, do candomblé
Seu vídeo começa em

Salvador, a Roma Negra

00 min - 1969 - Cultne.TV
L
Documentários - História

Conteúdos Relacionados