Homens, Deuses e Santos na Vila de itaúnas

Homens, Deuses e Santos na Vila de Itaúnas" é um etnodocumentário realizado no norte do estado do Espírito Santo, na pequena Vila de Itaúnas. Sua população tradicional de pescadores artesanais guarda forte traço afrodescendente em seu modo de vida. Seus habitantes narram sobre suas raízes ligadas ao Ticumbi e Arte de Curar, suas tradições, fé e devoção a São Benedito e a São Sebastião. Direção e Pesquisa: Maria Aparecida de Sá Xavier Produção Executiva: Lab.Muy Arte e Cultura Digital Direção de Produção: Carol Covre Câmera: Carol Covre e Hugo Reis Som direto: Hugo Reis Edição: Carol Covre Edição de Som e Mixagem: Joceles Bicalho "Em posição crítica à sociedade do espetáculo, o documentárioHomens, Deuses e Santos na Vila de Itaúnas da geógrafa Maria de Sá Xavier é um rico suporte de elementos materiais e simbólicos. Estão em jogo espaço e tempo, objetividade e subjetividade, o pessoal e o coletivo. Saber o mundo é senti-lo: o cheiro, o som e o sabor. Maria traz ao corpo do filme o que é essencial ao homem: a sua natureza, a sua cultura. Ela faz o trânsito do olho, da imagem, das figurações da sociedade do espetáculo – que distanciam – para a experiência empírica do (e com) o homem, que aproxima. A imagem não protagonizou o documentário bem a propósito. Ela despertou também sabores e sons que a acompanharam. Exigências técnicas para um documento de relatos que tem viés antropológico em bom termo, tornam-se, diga-se, desnecessárias. O tom é, aliás, de defesa do artesanal, de acompanhar o tom da cidade de Itaúnas – espaço que tem casinhas de João de Barro feitas em poste de alta tensão. Tensão da modernidade que ameaça a natureza. Ouvindo o filme, as imagens ganharam mais força e sentido. Ouvir os relatos de Tia Aninha, Seu Caboquinho, suas músicas, foi uma experiência que, feita depois de ver, emocionou e nos aproxima da alma dos personagens. Em muitas medidas colocou o olho em descanso e aproximou do sentido de mapa de Adélia Prado - texto que a autora escolheu como epígrafe do filme que conta e canta o Ticumbí de Itaúnas. O ver destacou os planos fechados nos pés, nas estradas, nas árvores, nos santos e artesanatos, e traçou um documentário de detalhes. Despertou os sentidos. A geógrafa no cinema trouxe cheiro de terra. “O mapa guarda sangue e tesouros”, diz Adélia Prado. O mapa da memória, das fotos, dos pés dançantes, dos santos, do sacro e do profano, dos olhos cheios d’agua, dos olhos subjetivos da câmera dirigida por Maria de Sá Xavier convidaram a entrar e desenharam na estrada de terra o mapa cultural que cada relato trouxe consigo." Resenha de Anna Paula Soares Lemos Prof. Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes – UNIGRANRIO

Ilê Axé Opó Afonja - Casa do Alaká

Cultne produziu com a equipe composta por Vanda Ferreira, Alexandre Dias e Filó Filho em 16 de agosto de 2017, a cobertura sobre a Casa do Alaká no Ilê Axé Opó Afonjá no bairro de São Gonçalo na cidade de Salvador - Bahia. onde se produz o pano da costa, apetrecho feminino muito utilizado pelos adeptos do candomblé. Essa produção audiovisual só foi possível graças a parceira entre a Cultne e a Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte da Bahia - SETRE, na gestão da secretária Olivia Santana.

X Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa - 2017

Cultne com imagens e edição de Alexandre Dias, Pedro Oliveira e Filó Filho registraram a no último dia 17 de setembro de 2017 na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro a 10ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa reunindo cerca de 50 mil pessoas reunindo principalmente fiéis de religiões de matriz afro-brasileira, mas também representantes de igrejas cristãs, da comunidade judaica e de outras religiões (Baha'i, wicca, kardecista, budista e Hare Krishna).
Eventos e Manifestações 00:58
EP16 - Tributo à Makota Valdina

Tributo à Makota Valdina

O Acervo Cultne lamenta profundamente o falecimento de Makota Valdina. Grande educadora e umas das maiores lideranças religiosas do país, oriunda do Terreiro Tanuri Junçara no Engenho Velho da Federação. Nos solidarizamos com toda comunidade de religiões de matriz africana, amigos e familiares.

Minha Fé é a minha Cultura - Fotos Carlos Junior

Carlos Alberto da Silva Junior ou Carlos Junior, sempre teve o fotojornalismo como seu foco profissional, trabalha como freelancer desde 2003, quando fechou seu estúdio. Sua sensibilidade vem de sua carreira de repórter fotográfico, uma sensibilidade para questões humanas, isso fica claro nas suas exposições: "Crianças -- Futuro do Brasil" " Carnaval - A oitava maravilha do mundo" "Ícones do Carnaval". Aqui está um pouco da história de Carlos Junior, repórter fotográfico e fotógrafo freelancer, com o seu olhar especial captou através de suas lentes a beleza e a negritude da mulher negra brasileira. Carlos Junior é um dos fotógrafos exclusivos da Liga Urbana de Basquete que tem seu foco voltado para a cultura urbana.
Eventos e Manifestações 03:38
EP14 - Zilmar Duarte - Culto Ecumênico

Zilmar Duarte - Culto Ecumênico

O Renascença comemorou os seus 60 anos com um culto ecumênico com a presença de Zilmar Duarte, Zeladora da Casa de Caridade Pai Benedito D´Angola.
Eventos e Manifestações 03:22
EP13 - Yalorixá Torody - Culto Ecumênico

Yalorixá Torody - Culto Ecumênico

O Renascença comemorou os seus 60 anos com um culto ecumênico com a presença da Yalorixá Torody.

Sergio Barbosa de Souza - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.

Seminário "Respeita a Minha Fé" - RENAFRO

Cultne registrou em 24 de maio de 2019 com imagens, entrevista e edição de Mario Elena, Wania Sant'Anna e Filó Filho no terreiro Ilê Omolu Oxum, comandado por Mãe Meninazinha de Oxum, em São João de Meriti, no RJ, a Oficina RENAFRO Saúde: Intolerância Religiosa como Determinante Social da Saúde do Povo de Terreiro e o Seminário Respeite a Nossa Fé.
Eventos e Manifestações 11:28
EP10 - Vera Passos - Gira & Casa das Pretas

Vera Passos - Gira & Casa das Pretas

Gira - Circularidades de Danças Africanas Diaspóricas com a bailarina Vera Passos na Casa das Pretas. Cultne registrou a oficina de dança com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre Dias. Gira é uma série de atividades no formato de estudos e pesquisas de danças africanas diaspóricas realizadas na Casa das Pretas e tem como objetivo difundir e trabalhar o histórico corporal feminino, identitário e sensorial. Tem como meta despertar a autoestima, em especial das mulheres negras.
Eventos e Manifestações 02:13
EP9 - Salve São Jorge

Salve São Jorge

Dia 23 de abril comemora-se São Jorge, o santo militar venerado por uma legião de devotos. Cultne esteve presente com imagens, edição e entrevista de Filó Filho e Pedro Oliveira que acompanharam a missa na igreja de São Jorge no Campo de Santana, no centro do Rio.
Eventos e Manifestações 07:17
EP8 - Rio Maracatu - Festa para Yemanjá

Rio Maracatu - Festa para Yemanjá

Com imagens e edição de Xandão e Filó Filho, Cultne registrou uma grande festa que celebrou Iemanjá no último dia 5 de fevereiro (2012) no Parque do Flamengo. O Teatro Municipal Carlos Werneck recebeu o Parque Criativo, com a presença de vários artistas entre músicos, atores, estilistas, designers, modelos e poetas.
Eventos e Manifestações 08:15
EP7 - Rio Axé Abdias

Rio Axé Abdias

Participações de Abdias Nascimento e Lea Garcia no Rio Axé no Festival Rio Axé realizado em 20 de fevereiro de 1984 na sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro.

Raga Bhuni Devi Dasi - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.
Eventos e Manifestações 26:09
EP5 - Presente Oxum 2012 - Oxum Rio Ijexá

Presente Oxum 2012 - Oxum Rio Ijexá

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho o segundo presente de Oxum no projeto Oxum Rio Ijexá realizado no Alto da Boa Vista , no Rio de Janeiro no último dia 9 de dezembro de 2012. Lá estiveram a Yalorixás Mãe Iva da Oxum e Mãe Meninazinha da Oxum; o deputado Federal Jean Wylys, o jornalista Alexndre Herderson e as ativistas Vanda Ferreira e Abigail Paschoa, entre outros convidados.
Eventos e Manifestações 09:05
EP4 - Presente de Yemanjá 2012 - Lapa RJ

Presente de Yemanjá 2012 - Lapa RJ

Cultne registrou com imagens e edição de Pedro Oliveira e Filó Filho no dia 2 de fevereiro de 2102 a entrega do presente a Yemanjá organizado pelo Bloco Afoxé Estrela D´Oyá comandado por Atanizia D´Oyá Em homenagem ao Dia de Iemanjá, a comunidade afro-brasileira do Rio realizou mais uma procissão da Federação dos Blocos Afros e Afoxés do estado (Febarj), da Lapa à Praça 15, no centro. O grupo seguiu para a Baía de Guanabara, onde despachou balaios, que representam os orixás e são oferecidos à deusa do mar, com flores, sabonetes e perfumes. Rodas com danças e cantos afro-brasileiros também ocorreram, antes de os blocos retornarem para o almoço de confraternização na Febarj.
Eventos e Manifestações 08:45
EP3 - Presente de Yemanjá - Bahia, 1996

Presente de Yemanjá - Bahia, 1996

Salvador - Bahia, presente de Yemanjá em 02/02/1996

Performance "Bombril" - Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã realizou a primeira edição do Vivências do Tempo que abre com o tema Matriz Africana em suas mais diferentes dimensões, incluindo rodas de conversa, manifestações artísticas, eventos ao ar livre, ações educativas, gastronomia e debates, numa ampla programação, em 25 de julho de 2017 Cultne registrou a performance "Bombril" de Priscila Rezende.

Renascença Clube - Pastor João Carlos

O Renascença comemorou o seu aniversário com a presença do Pastor João Carlos da Igreja Batista do Recreio.

Pastor João Carlos - Culto Ecumênico

O Renascença comemorou os seus 60 anos com um culto ecumênico com a presença do Pastor João Carlos.

Parque Madureira - Oxum Rio Ijexá 2014

O Projeto Oxum Rio Ijexá tem como objetivo homenagear todos os anos a Senhora das Águas Doces — Oxum, com duas atividades distintas: cultural e religiosa. O Oxum Rio Ijexá, surgiu em 2009 em um encontro religioso, seu objetivo é homenagear em dezembro, a Senhora das Águas Doces Oxum.

Papiõn Karipuna - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.
Eventos e Manifestações 04:34
EP18 - Oxossi - Márcia Moura

Oxossi - Márcia Moura

A música Oxóssi do compositor Roque Ferreira foi cantada por Marcia Moura (Abarajé). O evento sob o comando da Ékedi Maria Moura contou com o apoio da Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal- ARQPEDRA do Conselho dos Direitos do Negro- Cedine do Afoxé Filhos de Ghandy e dos adeptos do Terreiro Angola Ilê Inzo Tumbenganga, de Itaboraí-RJ.
Eventos e Manifestações 12:15
EP17 - Obìrìn Odara - IIê Omolu Oxum

Obìrìn Odara - IIê Omolu Oxum

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho em 14 de dezembro de 2013 o evento 'Seminário Nacional Ancestralidade, Memória e Patrimônio Afro-brasileiro" Ilê Omolu Oxum de Mãe Meninazinha da Oxum que contou com debates com diversos convidados e lançamentos de publicações como o catálogo "Obirin Odara - Fazendo Arte com Axé", o guia de Direitos "Mulheres Guerreiras contra a Violência" do Ilê Omolu Oxum e o livro " "Meu Caminhar, Meu Viver" de Makota Valdina. Na oportunidade foi apresentada as realizações no âmbito social abordando as atividades na área do Empreendedorismo por mãe Nilce de Iansã do Ilê Omolu Oxum em São Mateus, São João de Meriti na Baixada Fluminense.

Nelson Rufino - Dia de Yemanjá - Renascença Clube - Pt 2

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e Alvaro Araujo a apresentação do cantor e compositor baiano Nelson Rufino que se apresentou com o grupo Arruda na Feijoada do Renascença Clube no último dia 2 de fevereiro de 2014.

Nelson Rufino - Dia de Yemanjá - Renascença Clube - Pt 1

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e Alvaro Araújo a apresentação do cantor e compositor baiano Nelson Rufino que se apresentou com o grupo Arruda na Feijoada do Renascença Clube no último dia 2 de fevereiro de 2014.

Ministro Nilton de Souza - Culto Ecumênico

O Renascença comemorou os seus 60 anos com um culto ecumênico com a presença do Ministro Nilton de Souza da Igreja Messiânica do Brasil.
Eventos e Manifestações 22:10
EP13 - Makota Valdina - Ilê Omolu e Oxum

Makota Valdina - Ilê Omolu e Oxum

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho em 14 de dezembro de 2013 o evento 'Seminário Nacional Ancestralidade, Memória e Patrimônio Afro-brasileiro" Ilê Omolu Oxum de Mãe Meninazinha da Oxum que contou com debates com diversos convidados e lançamentos de publicações como o .catálogo "Obirin Odara - Fazendo Arte com Axé", o guia de Direitos "Mulheres Guerreiras contra a Violência" do Ilê Omolu Oxum e o livro " "Meu Caminhar, Meu Viver" de Makota Valdina, que foi entrevistada pelo Teólogo e Professor Jayro Pereira para o Acervo Cultne.

Mãe Meninazinha de Oxum - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.

Lançamento do Livro do Ilê Axé Opô Afonjá

Em 30 de abril, o Renascença Clube, através do Departamento Cultural e Artístico, abriu as portas para o lançamento do livro “Ile Asé Opo Afonjá: da Pedra do Sal até Coelho da Rocha”, de Ed Machado.

Jyunsho Yoshikawa - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.
Eventos e Manifestações 02:11
EP9 - Judeus Negros

Judeus Negros

Cultne entrevistou o jovem Rashdton Chelomo Dias Aleixo, um descendente de judeus negros que chegaram ao Brasil no período da escravidão, ele fala sobre a ancestralidade e suas origens na África.
Eventos e Manifestações 15:01
EP8 - III Encontro de Mulheres de Axé

III Encontro de Mulheres de Axé

Nos dias 9 e 10 de março de 2012 aconteceu no Rio de janeiro, o III Encontro Nacional Mulheres de Axé organizado pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Cultne se fez presente como parceiro do projeto, registrando as imagens com Vik Birkbeck e Alexandre "Xandão", finalização Pedro Oliveira e edição e direção de Filó Filho.
Eventos e Manifestações 10:26
EP7 - III Balaio das Yabás

III Balaio das Yabás

O Cultne tendo a frente Vik Birkbeck, registrou a entrega do III Balaio das Yabás promovido pelo povo do santo, sob o comando da Ékèdi Maria Moura. O evento contou com o apoio da Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal -- ARQPEDRA; do Conselho dos Direitos do Negro - Cedine; do Afoxé Filhos de Ghandy; e dos adeptos do Terreiro Angola Ilê Inzo Tumbenganga, de Itaboraí-RJ.

Hossein Khalillo - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.
Eventos e Manifestações 06:43
EP5 - Giras da Zo - ISERJ

Giras da Zo - ISERJ

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho o evento o "Giras da Zo" no dia 25 de outubro de 2017 no ISERJ - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Na oportunidade, registramos as falas do professor Marcelo Paixão, da jornalista Flávia Oliveira e da professora Janete Ribeiro, organizadora do evento que homenageia a saudosa a intelectual e ativista Azoilda Loretto da Trindade.
Eventos e Manifestações 01:13
EP4 - Frei Tata - Culto Ecumênico

Frei Tata - Culto Ecumênico

O Renascença comemorou os seus 60 anos com um culto ecumênico com a presença de Frei Tatá.

Fórum Mulheres de Axé Mobilizadas Contra a Violência Doméstica e Familiar

Fórum Mulheres de Axé Mobilizadas Contra a Violência Doméstica e Familiar e à promoção dos direitos humanos das mulheres, registrado pelo Acervo Cultne com imagens e edição de Filó Filho em 7 de março de 2015, véspera do Dia Internacional da Mulher na comunidade-terreiro Ilê Omolu Oxum.
Eventos e Manifestações 02:03
EP2 - Festa de 40 anos de Ogum - Pai Pedro

Festa de 40 anos de Ogum - Pai Pedro

Cultne registrou em 27/09/2014, a cerimônia religiosa em que O Babalorixá Oyá Delejan celebra os 40 anos de iniciação do Babalorixá Pedro de Paulo de Ogum di ILê Axê Ogum Megê Megê situado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com vários convidados do culto afrobrasileiro.
Eventos e Manifestações 11:49
EP1 - Fala Griot - "Ogãns" - Rubem Confete

Fala Griot - "Ogãns" - Rubem Confete

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e suporte técnico de Zezinho Andrade o projeto cultural Encontro de Ogãns que reuniu seminário, oficina e apresentação musical, difundindo, promovendo e valorizando a cultura musical do candomblé tradicional e sua forte influência hoje e nas futuras gerações. Na oportunidade, Rubem Confete falou ao Cultne iniciando a série Fala Griot.

Exu pelos Yorubas - Ìdòwú Akinrúlí

O Festival Latinidades de 2016 contou com Ìdòwú Akínrúlí, artista nigeriano residente há 5 anos no Brasil, responsável pela organização ÌLÚ AKIN, é percussionista, baterista dançarino e professor de arte e cultura Yorùbá. Dirige o grupo ÌBEJÍ, que, fundado em 2012, tem atuação artística e cultural fundamentada nos ritmos, danças e no drama da mais pura cultura tradicional Yorùbá. Na oportunidade, Ìdòwú ministrou oficina sobre a cultura Yorùbá fornecendo informações sobre sua influência na arte em todo o mundo. Falou também sobre a importância de Exú, o Orixá da Comunicação.
Eventos e Manifestações 27:28
EP19 - Expo Religião 2014

Expo Religião 2014

Feira Inter-Religiosa que aconteceu de 8 a 10 de agosto de 2014 na Estação Leopoldina , no Rio de Janeiro. A EXPO RELIGIÃO trouxe novidades em produtos e serviços das áreas: Religiosa, Esotérica, Filosofias Orientais, Terapias Holísticas, Literatura e Artigos Religiosos entre outros.
Eventos e Manifestações 02:41
EP18 - Carlos Calon - Expo Religião 2015

Carlos Calon - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.

Busto Iyá Davina - Ilê Omolu e Oxum - 50 Anos

Em 7 de julho, Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho as comemorações na sede do Ilê Omolu e Oxum que completou 50 anos de atividades religiosas, sociais, culturais. Na oportunidade foi inaugurado o busto da Iyalorixá do Candomblé Davina Maria Pereira, conhecida como Iyá Davina,(Salvador, 1880 - 1964). Filha de Omolu e Oxalá, Iyá Davina foi iniciada em 1910 por Procópio Xavier de Souza, mais conhecido como Procópio d'Ogum, no Ilê Ogunjá, situado no Baixão, antigo Matatu Grande, em Salvador.
Eventos e Manifestações 01:38
EP16 - Beto Tropeiro - Expo Religião 2015

Beto Tropeiro - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.
Eventos e Manifestações 01:30
EP15 - Cesar Augusto - Expo Religião 2015

Cesar Augusto - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.
Eventos e Manifestações 02:25
EP14 - Elba Ramalho - Expo Religião 2015

Elba Ramalho - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.

EBOMI NICE NA IRMANDADE DE NS. ROSÁRIO E S. BENEDITO DOS HOMENS PRETOS - RJ

Cultne registrou com imagens edição de Filó Filho e Alexandre Dias a Solenidade de Pentecostes na Igreja de N.S do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos no Rio de Janeiro, Na oportunidade a irmã da Irmandade da Boa Morte, Ebomi Nice foi homenageada no dia 4 de junho de 2017.
Eventos e Manifestações 04:31
EP12 - Bembé do Mercado - Olivia Santana

Bembé do Mercado - Olivia Santana

Na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, africanos e crioulos ousaram, em meio à repressão policial e segregação, mostrar seus batuques, cantos, danças e rituais nas ruas. Em 1889, um ano após a extinção legal da escravidão no país, nascia a tradição de celebrar o Bembé do Mercado, Festa de Preto ou Candomblé da Liberdade, registrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (IPAC) como patrimônio cultural do Estado da Bahia.

Anderson Ferreira - Expo Religião 2015

A EXPO RELIGIÃO é uma Feira Inter-Religiosa que acontece anualmente. Em 2013 reuniu 13 segmentos Religiosos e comprovou que a convivência é possível, desde que, haja respeito. Em 2014 foi a Concretização do projeto.
Eventos e Manifestações 07:19
EP10 - Alaafin Aiyê Pt 1 - Semana Axé

Alaafin Aiyê Pt 1 - Semana Axé

O Bloco Afro-brasileiro Allafin Aiyê se apresentou na Semana Axé do Circo Voador em 1987 com imagens da Enugbarijô de Vik e Adauto e Corda Pele de Filó Filho.

Águas de Yemanjá - 1984 - Filhos de Ghandy RJ

Enugbaijrô Comunicações com imagens de Vik Birkbeck e Ras Adauto registraram em 2 de fevereiro de 1984 a entrega dos presentes durante a festa "Águas de Yemanjá" promovida pelo Afoxé Filhos de Ghandy do Rio de Janeiro. o presente saiu da Cinelândia em direção a Baía de Guanabara. Vários adeptos do candomblé incorporam-se aos membros dos Filhos de Ghandy.

Culto Ecumênico - Renascença 60 anos

Palco das transformações sociais da comunidade negra, o Renascença Clube foi fundado por negros de diversas camadas sociais e profissionais, como advogados e engenheiros, aposentados e donas de casa que resolveram dar um basta na discriminação que sofriam ao tentarem viver socialmente em ambientes onde negros não eram bem recebidos. Estamos falando do início dos anos 50, quando um grupo de negros foram impedidos de ingressar em uma festa de um famoso clube carioca, onde a freqüência era exclusivamente de associados brancos da classe média do Rio de Janeiro. Tal fato motivou a criação do Renascença Clube por parte deste grupo composto por 3 negros e suas respectivas esposas em 17 de fevereiro de 1951 no bairro do Méier, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo era fundar um clube próprio onde eles e seus semelhantes pudessem transitar livremente.
Eventos e Manifestações 09:49
EP7 - Desmond Tutu no Rio

Desmond Tutu no Rio

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, importante lider anti-apartheid, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, visitou o Rio de Janeiro em 1987 e foi recebido pelo Movimento Negro, Benedita da Silva, Abdias de Nascimento, Januário Garcia, Zé Miguel, Justo de Carvalho, entre outros.
Eventos e Manifestações 07:17
EP6 - Desfile para Yemanjá - Balaco

Desfile para Yemanjá - Balaco

Cultne registrou com imagens e edição de Xandão e Filó Filho o evento gratuito que abriu a programação de fevereiro de 2012 do recém-lançado Parque Criativo, que contou com moda, teatro, música, artes plásticas, poesia e dança em um só evento. Idealizada pela designer Julia Vidal, da grife Balaco e com curadoria compartilhada com o DJ MAM, a festa Venha Ver Iemanjá em homenagem à Rainha do Mar reunindo mais de 70 artistas. Na programação rolou teatro de marionetes, desfile de moda de Julia Vidal, pintura ao vivo de Artisandro Negroni, compositores do Sarau Criar, como Glad Azevedo e poetas como João do Corujão (da Poesia). A programação segue com os shows do Rio Maracatu e do DJ MAM. O desfile performático foi inspirado na mitologia Yorubá, onde o encontro do rio com o mar, dá vida as sete Iemanjás que representam a superfície das águas salgadas e elementos do mar como a espuma das ondas que quebram na praia. Para esta produção, a Aline Valentim foi convidada para coreografar o desfile e a performista e filha de Iemanjá, Juliana Sansana, irá representar o encontro das águas doces e salgadas. Desta união nascem as demais seis Iemanjás. As criações a serem desfiladas são modelos de moda contemporânea e atemporal, que imbuídos de história e simbologia retratam uma cultura dinâmica, que se alimenta de suas raízes e embelezam a vida cotidiana. Os acessórios serão sustentáveis e ecológicos, produzidos a partir do reaproveitamento de tecidos de coleções anteriores da grife Balaco e de papéis de revistas, panfletos e papel natural, em parceria com a grife Jr Design Sustentável de Julieta Sandoval. Créditos do Desfile Estilo, concepção e direção: Julia Vidal Coreografia: Aline Valentim Cabelo e maquiagem: Daniel Salgado Acessórios sustentáveis de tecido: Silvia Vidal para Balaco Acessórios sustentáveis de papel: Js Design Sustentável Musica: Macumbah de Fábio Santanna Assistente de produção: Tássia Ferreira Modelos: Ana Flávia Bombom Juliana Almeida Juliana Sansana Ludmilla Almeida Maria Martins Tulanih Pereira Sinara Rúbia
Eventos e Manifestações 06:50
EP5 - Salve São Jorge 2015

Salve São Jorge 2015

São Jorge (275 - 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos Catorze santos auxiliares.

Ilê Omolu e Oxum 50 Anos - Pai Celso de Oxaguian

Comemorações na sede do Ilê Omolu e Oxum que completou 50 anos de atividades religiosas, sociais, culturais. Na oportunidade foi inaugurado o busto da Iyalorixá do Candomblé Davina Maria Pereira, conhecida como Iyá Davina, (Salvador, 1880 — 1964). Filha de Omolu e Oxalá, Iyá Davina foi iniciada em 1910 por Procópio Xavier de Souza, mais conhecido como Procópio d'Ogum, no Ilê Ogunjá, situado no Baixão, antigo Matatu Grande, em Salvador. Flavio Costa entrevistou o Pai Celso de Oxaguian presente no evento.

Benção Mâe Meninazinha de Oxum - 50 Anos do Ilê Omolu e Oxum

Inauguração do busto da Iyalorixá do Candomblé Davina Maria Pereira, conhecida como Iyá Davina, (Salvador, 1880 — 1964). Filha de Omolu e Oxalá, Iyá Davina foi iniciada em 1910 por Procópio Xavier de Souza, mais conhecido como Procópio d'Ogum, no Ilê Ogunjá, situado no Baixão, antigo Matatu Grande, em Salvador. Flávio Costa entrevistou o Pai Celso de Oxaguian presente no evento.
Eventos e Manifestações 03:16
EP2 - Bembé do Mercado - 2020

Bembé do Mercado - 2020

Na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, africanos e crioulos ousaram, em meio à repressão policial e segregação, mostrar seus batuques, cantos, danças e rituais nas ruas. Em 1889, um ano após a extinção legal da escravidão no país, nascia a tradição de celebrar o Bembé do Mercado, Festa de Preto ou Candomblé da Liberdade, registrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (IPAC) como patrimônio cultural do Estado da Bahia.

Festa da Boa Morte - Cachoeira - Bahia

Recorte do filme "Luta Sagrada" lançado em 2017 - Festa da Boa Morte em Cachoeira, Bahia. A história da confraria religiosa da Boa Morte se entrelaça com o maciço tráfico de escravos da costa da África para o Recôncavo canavieiro da Bahia, em particular para a cidade de Cachoeira, a segunda em importância econômica na Capitania da Bahia durante três séculos.
Movimento Negro Contem... 02:40
EP20 - Pai Ricardo D'Oxum - Zumbi 2010
TV Alerj 28:22
EP6 - Travis Knoll
Homenagens Especiais 00:58
EP13 - Tributo à Makota Valdina
Quintal de Madureira 03:06
EP7 - Samba de Roda do Awurê
Quintal de Madureira 02:02
EP4 - Awurê - Talento Negro
Quintal de Madureira 05:01
EP2 - O caminho é meu - Awurê