A despedida de Ovídio Brito - Renascença Clube

CULTNE registrou com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre "Xandão" Dias o último pagode do cantor, percussionista, cuiqueiro e panderista Ovídio Brito, realizado no último dia 21 de novembro de 2010, no Renascença Clube. O artista faleceu após o evento, vítima de acidente de trânsito no Rio de Janeiro, na madrugada do dia 22.

Arlindo Cruz - Renascença Clube

Arlindo Cruz encantou a galera no Renascença Clube, cantando seus sucessos como "Madureira".

Arlindo Cruz no Luau do Brown - Pt 1

Cultne registrou em 2016 o Luau do Brown a Roda de samba do Bom Ambiente sob o comando o percussionista "Brown". A roda de samba ocorreu na zona oeste do Rio de Janeiro com as participações de Arlindo Cruz e Arlindo Neto.

Arlindo Cruz e Marcelinho Moreira - Pra bom enté meia pala bá

Cultne registrou em 10 de novembro de 2012 o aniversário do cantor e compositor Marcelinho Moreira que contou com vários convidados. Na oportunidade o parceiro Arlindo Cruz deu uma canja ao lado de Marcelinho Moreira na tradicional roda de samba que rola aos sábados no Renascença Clube.

Arlindo Cruz & Soul Mais Samba - Pt 2/2

Encontro de samba de raiz na roda de samba do Renascença Clube com o consagrado sambista Arlindo Cruz e o grupo Soul Mais Samba no último domingo dia 30 de agosto de 2015. Cultne registrou o show com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre "Xandão" Dias.

Arlindo Cruz & Soul Mais Samba - Pt 1/2

Encontro de samba de raiz na roda de samba do Renascença Clube com o consagrado sambista Arlindo Cruz e o grupo Soul Mais Samba no último domingo dia30 de agosto de 2015.

Arlindo Cruz & Reinaldo - 2015

Cultne registrou em 22 de novembro de 2015 o Pagode do Arlindo Cruz no Renascença Clube, a roda de samba recebeu como convidado o Príncipe do Pagode, Reinaldo.

Arlindo Cruz - Tô no Acervo

A jornalista Angélica Basti apresenta o quadro "Tô no Acervo" do Programa CULTNE NA TV, gravado no dia 21 de novembro de 2010, pós Dia Nacional da Consciência Negra, durante a apresentação de Arlindo Cruz na Roda de Samba do saudoso Ovídio Brito no Renascença Clube. O quadro tem um diferencial que é mostrar ao entrevistado momentos seus vividos em outras épocas. Arlindo Cruz reviu com imagens do acervo Cultne os primórdios do Pagode do Arlindo Cruz na rua Padre Telêmaco em Cascadura, zona norte do Rio de Janeiro, gravado em julho de 1987, com Acyr Marques, Chiquinho Vírgula e Deny de Lima. Arlindo é músico profissional, exímio nas cordas dedilhadas, sobretudo cavaquinho e banjo. Se não fosse compositor e cantor, poderia viver disso. Suas composições, sempre com interessantes soluções harmônicas e melodias trabalhadas, revelam que foram feitas por um músico (o que no samba, cheio de compositores mais intuitivos que técnicos, é um curioso diferencial). Logo aos sete anos, o menino ganhou o primeiro cavaquinho. Empolgado com o instrumento, esperava ansioso o pai chegar do trabalho para aprender a tocar. Aos 12 já tirava muitas músicas de ouvido, e, como seu irmão, Acyr Marques, aprendia violão. Entrou para a escola Flor do Méier, onde estudou teoria, solfejo e violão clássico por dois anos. E já nessa época começou a trabalhar profissionalmente como músico, fazendo rodas de samba com vários artistas, inclusive Candeia, que ele considera seu padrinho musical. Com Candeia, gravou seus primeiros discos, um compacto simples, pela gravadora Odeon, e um LP chamado Roda de Samba (hoje encontrado em CD). Em ambos tocou cavaquinho. Ao completar 15 anos foi estudar em Barbacena MG, na escola preparatória de Cadetes do Ar. Mas não abandonou a música. Cantava no coral da escola. Começava, então, a nascer o compositor Arlindo Cruz, que ganhou festivais em Barbacena e Poços de Caldas. Quando deixou a Aeronáutica, passou a freqüentar a roda de samba do Cacique de Ramos, que já revelava novos talentos. Ia todas as quartas-feiras, curtir e aprender ao lado de Jorge Aragão, Beth Carvalho, Beto sem Braço, Ubirani e Almir Guineto. Outros jovens seguiam o mesmo caminho, entre eles, Zeca Pagodinho e Sombrinha - que viria ser seu parceiro. Os mestres não demoraram a reconhecer em Arlindo Cruz o grande compositor que já se percebia. Logo no primeiro ano de Cacique, teve 12 músicas gravadas por vários intérpretes. A primeira delas foi "Lição de Malandragem". Depois vieram outros sucessos, como "Grande Erro" (Beth Carvalho), "Novo Amor" (Alcione) e tantos outros.

Arlindo Cruz - "O meu lugar"

No dia 14 de Setembro de 1958 nascia Arlindo Domingos da Cruz Filho, 7 anos depois ganhou seu 1º instrumento musical, um cavaquinho, de seu pai (Arlindão) amigo e parceiro de Candeia com quem fundou o Grupo Mensageiros do Samba. Empolgado com aquele instrumento não podia ver seu pai chegar do trabalho que já ia perguntando como aprender à tocar.
Movimento Negro Contem... 00:38
EP6 - Berenice Aguiar - Renascença Clube
Movimento Negro Contem... 04:11
EP4 - Vanda Ferreira - 20 de Novembro
Movimento Negro Contem... 07:53
EP15 - Sônia Giacomini - Renascença Clube
TV Alerj 00:29:01
EP2 - Marcelle Motta
TV Alerj 00:31:10
EP18 - Amanda Amado
Eventos e Manifestações 03:38
EP14 - Zilmar Duarte - Culto Ecumênico
Eventos e Manifestações 03:22
EP13 - Yalorixá Torody - Culto Ecumênico
Festival Ori 06:00
EP12 - Luthuly
Quintal de Madureira 03:06
EP7 - Samba de Roda do Awurê
Mulheres Negras 02:05
EP6 - Léa Garcia
No balanço do Reggae 08:15
EP14 - Gerônimo - Samba Reggae
Cultne Quarentena 1:28:58
EP9 - Negritude - EP 01
Cultne Quarentena 55:48
EP6 - Samba - EP 02