Profissão Passista - Luiz Avelino

Cultne registrou com imagens e e edição de Filó Filho no último dia 26 de abril de 2013 a roda de samba "Um Samba de Malandro", produzida e apresentada pelo cantor Marcelo Negrão. Na oportunidade entrevistou o passista Luiz Avelino que falou do universo dos passistas no mundo do samba. O projeto reúne cantores, sambistas, dançarinos, passistas e amantes da boa música. Realizado no terreiro de bambas do subúrbio carioca, o bairro de Madureira, celeiro de escolas e rodas de sambas tradicionais, Um Samba de Malandro apresenta cantores consagrados, e muitos talentos da música brasileira, que exaltam o samba de raiz.

Prêmio Jabuti 2016 - Nei Lopes & Luiz Antonio Simas

Em 13 de maio de 2017, Cultne com imagens e edição de Mario Elena, Alexandre "Xandão" Dias e Filó Filho registraram a festa do Projeto Criolice no Renascença Clube que contou com o show de Nei Lopes e convidados. Na oportunidade, o parceiro Luiz Antonio Simas entregou a Nei Lopes os Prêmios Jabuti contemplado em duas categorias.
14
Bate papo de samba 08:22
EP14 - Paulinho da Viola

Paulinho da Viola

Cultne registrou a entrevista com o cantor e compositor Paulinho da Viola durante a exposição de Emanuel Araújo no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro.

Partiu Rock in Rio 2019 - Nego Alvaro Festa da Raça

Dois anos depois de sua criação, a Festa da Raça chega ao Rock in Rio na edição 2019. A qualidade e energia da mais incrementada roda de samba da cidade do Rio de Janeiro aterrizará no Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo. O músico, cantor e compositor Nego Álvaro fala de sua participação no festival.
12
Bate papo de samba 05:22
EP12 - Papo Reto com Leci Brandão

Papo Reto com Leci Brandão

Cultne registrou o papo de Leci Brandão com Filó Filho durante sua apresentação no Renascença Clube em 2017.
11
Bate papo de samba 09:26
EP11 - Marquinhos de Oswaldo Cruz

Marquinhos de Oswaldo Cruz

O repórter Paulo Lessa entrevistou no Renascença Clube o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz durante as gravações da série Tias do Samba para o RJ TV da TV Globo.

Mart'nália manda alô no site Ebbano.com

A rede social Ebbano.com foi formada por um grupo de amigos após uma conversa informal, devido a necessidade de trocar informações, na busca do conhecimento e principalmente a auto-estima em torno da comundade afrodescendente. A tecnoclogia e a internet vem permitindo que interação entre a sociedade, em especial no seio da juventude. O desenho da proposta é a socialização produtiva, objetivando não somente estar junto, é sim estar produzindo algo que seja bom para todos.

Marquinho Sathan - Renascença Clube

Na festa Cor da Pele em 1987 no Renascença Clube, Marquinhos Sathan foi entrevistado por Carlos Alberto Medeiros para a Cor da Pele Produções. Na oportunidade ele fala do lançamento do seu LP "Pura Semente".
8
Bate papo de samba 06:09
EP8 - Marquinhos PQD

Marquinhos PQD

Um dos maiores nomes do samba de raiz foi entrevistado pelo Cultne na Cidade do Samba. Marcos de Souza Nunes, o Marquinhos PQD, nasceu em primeiro de janeiro de 1959, no Rio de Janeiro. A exemplo dos compositores da antiga, vive de forma simples, voltado para os amigos e familiares, sem deixar que o sucesso como letrista lhe suba à cabeça. No ano de 1983, o grupo Fundo de Quintal interpretou de sua autoria "Fases do amor", em parceria com Chiquinho e Fernando Piolho.

Padeirinho - Baluartes do Samba

Enugbarijô registrou um encontro de bambas no Paço Imperial no Rio de Janeiro. Naquele momento acontecia a explosão o pagode no Brasil e o reconhecimento do samba de raiz através das velhas guardas.
6
Bate papo de samba 08:30
EP6 - O samba de Denny de Lima

O samba de Denny de Lima

Gravação do LP de Denny de Lima EM 1987, com produção musical de Milton Manhães - Sambista, cantor e compositor que gravou com Zeca Pagodinho. Deni de Lima faleceu dia 13/set/2010, deixando um grande vazio no mundo do samba.

Na Casa do Nego - Episódio 01 Nego Alvaro

Na casa do Nego um novo canal para o mundo do samba. Criado nas artes e manhas da percussão na Vila Catiri, zona oeste do Rio de Janeiro, Nego Alvaro, um especialista em repique de mão, chega ao seu segundo CD, “Nego Alvaro canta Sereno e Moacyr Luz”, pela Biscoito Fino. Sob a benção de dois grandes compositores – Sereno, do Fundo de Quintal, e o próprio Moacyr -, Nego Alvaro desfila uma série de composições com toda a riqueza dos ritmos populares brasileiros.
4
Bate papo de samba 04:02
EP4 - Monarco - Baluartes do Samba

Monarco - Baluartes do Samba

Enugbarijô registrou em 30 de junho de 1986 a festa dos Baluartes do Samba no Paço Imperial, na oportunidade o sociólogo e escritor Ari Araujo entrevistou Monarco, da Velha Guarda da Portela, naquele momento acontecia a explosão o pagode no Brasil e o reconhecimento do samba de raiz através das velhas guardas.

Maricilda Conceição - Tias do Samba

Tia Maricilda da Mangueira fala ao Cultne sobre o segredo da sua gastronomia, os piqueniques na Ilha de Paquetá e o maior samba de todos os tempos da Estação Primeira de Mangueira, durante a gravação do programa Tias do Samba da Globo.
2
Bate papo de samba 22:47
EP2 - Asas que visto - José Jorge

Asas que visto - José Jorge

José Jorge Siqueira é historiador por formação, nunca fez outra coisa. Possui pós-doutorado, algum livro, artigos sobre as áreas a que se dedica publicados em revistas universitárias de várias cidades brasileiras. Recentemente fez apresentação para a XXIII International Conference on Multidisciplinary organizada pela Cambridge University - mas que fecha de cavaco em punho. Em poesia, busca na história a dimensão poética da vida. Músico por dentro desde menino.

Adelzon Alves - Conversa de Samba é Samba

Adelzon Alves falou a o Cultne sobre a raiz do samba na Feijoada do Rena que aconteceu no do dia 6 de março de 2016 no Renascença Clube ao som do grupo Arruda. Aos 19 anos, iniciou seu primeiro trabalho como radialista na rádio de Cornélio Procópio, já com a intenção de prestigiar a cultura brasileira. Em 1962, deixou sua cidade natal indo para Curitiba. Lá, trabalhou na Rádio Guairacá e na Rádio Cruzeiro do Sul, onde conviveu com Euclides Cardoso, outro radialista experiente que também o influenciou na definição da sua visão de trabalho em rádio, pautado na valorização da música brasileira.