Martinho da Vila - "O Nascimento do Samba"

Lançamento do livro O Nascimento do Samba, da autoria de Martinho da Vila, com ilustração do jornalista e cartunista Ikenga. O evento aconteceu em 8 de agosto de 2013 no Centro Cultural João Nogueira, o Imperator no bairro do Méier onde abriga no momento a exposição de 45 anos de carreira artística de Martinho da Vila. O Nascimento do Samba é o 11º livro do autor que tem na literatura uma faceta ainda desconhecida do grande público.

Martinho da Vila - Festa de 80 Anos

Cultne registrou em 15 de fevereiro de 2018, a espontaneidade da festa de aniversário de Martinho José Ferreira, o nosso Martinho da Vila que completou 80 anos.

Martinho da Vila - Doutor Honoris Causa

Cultne registrou em 31 de outubro de 2017 a outorga de doutor honoris causa a Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, cantor, compositor, músico, escritor, poeta e defensor da cultura negra. O título foi concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir de uma proposta apresentada pelo Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras. O título aprovado pelo Conselho Universitário indica que o artista “tornou-se um mediador entre a cultura popular e a erudita, por suas qualidades biculturais de mestre popular e de ídolo da indústria cultural, o que potencializou sua atuação na promoção da cultura popular e na militância contra o racismo na sociedade brasileira”.

Martinho Da Vila - Vidas Negras Importam (Lyric Video)

Lyric Vídeo Música: "Vidas Negras Importam" Cantor e compositor: Martinho da Vila. Direção: Natália Tavares Ilustração e Motion designer: Fábio Teixeira, Victor Scub e Guilherme Vilela

Martinho da Vila - Flisamba 2021

A 4ª edição da Festa Literária do Samba e Resistência Cultural homenageou o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila. O festival teve o formato de revista eletrônica veiculado no ambiente virtual, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro de 2021, com a tradicional mistura de samba, literatura, audiovisual e feira online. Sua missão é valorizar a diversidade da cultura negra, unir samba e outros ritmos tradicionais à produção literária, além de celebrar histórias de protagonismo negro.

Programa Martinho da Vila

Programa exibido em 29 de abril de 2017 na TV Alerj tendo como convidado o cantor e compositor Martinho da Vila. CULTNE NA TV é um programa para TV que utiliza a riqueza do acervo Cultne além de novos conteúdos num mix de leveza e informação sobre cultura negra. O programa Cultne na TV está no ar na TV ALERJ, uma TV a cabo pertencente ao poder legislativo do Estado do Rio de Janeiro. Exibição semanal o Cultne na TV traz para a televisão uma importante contribuição para a diversidade da imagem veiculada na mídia brasileira. O programa vai dar aos telespectadores da TV Alerj a oportunidade de se informar, se emocionar, desconstruir preconceitos, a partir de fatos da história contemporânea do movimento negro no Brasil. O programa é uma parceria da TV Alerj, com o Acervo Digital de Cultura Negra, tendo sido contemplado com os recursos do Edital Viva o Cinema da Rio Filme/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 2015.. CULTNE, site que reúne um grande conteúdo audiovisual de importantes momentos da história recente dos afros brasileiros. São momentos que retratam as manifestações culturais, artísticas e esportivas, um material que contribui para o ineditismo do programa. Divididos em dois blocos e com duração de vinte e oito minutos, o programa tem o formato de entrevista em estúdio. O apresentador Ricardo Brasil, e o convidado, vão ficar cara a cara, num papo envolvente. O apresentador conduz a entrevista tendo como fio condutor, a exibição de vídeos em um tablet. São vídeos onde o convidado aparece atuando em algum episódio histórico, ou de fatos que tenham relevância com história de vida do entrevistado. A ideia é contextualizar a história e aprender com ela. O programa é direcionado a todo e qualquer público, independente de classe social, raça, idade, religião e sexo. É uma atração que vai dar a oportunidade a todos e a todas, de conhecer o passado para repensar o presente.

Aula Magna com Martinho da Vila - IFCS/UFRJ

No dia 21 de março de 2017, dia internacional contra a discriminação racial, o Instituto de História da UFRJ convidou para a Aula Magna do primeiro semestre de 2017, o escritor, cantor e compositor Martinho da Vila, que erecebeu da UFRJ o título de Doutor Honoris Causa. Em debate, o racismo no país e o papel das universidades no combate à discriminação. Em sua aula, Martinho falou sobre o massacre de Shaperville ocorrido em 21 de março de 1960, quando 69 negros foram metralhados pela polícia da África do Sul, na época do apartheid. Atualmente, a data é a definida pela ONU como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Exatos 57 anos depois, na UFRJ, ele falou sobre a importância de lutar contra o racismo todos os dias.

Martinho no Ballet do Senegal no Rio - 1990

Em fevereiro de 1990, o Rio de Janeiro foi palco da apresentação do Ballet do Senegal no Rio de Janeiro, na oportunidade Martinho da Vila recepcionou os convidados com o seu canto. A solenidade fez parte das comemorações do Memorial Goreé Alamadies, localizado na Ilha de Goreé, local de saída dos escravos paras Américas na costa do Senegal.

Vila Isabel no Desfile das Campeães - 2012

Cultne com imagens e edição de Filó Filho, David Obadia e Pedro Oliveira registrou o desfile da Vila Isabel nos Desfile das Campeãs na Sapucaí no carnaval 2012. A Vila Isabel, que ficou em terceiro lugar no Grupo Especial do Rio de Janeiro, foi a quarta escola a se apresentar no Desfile das Campeãs, na madrugada deste domingo (26), na Marquês de Sapucaí.

Martinho da Vila - Kizomba

Em 1987, Martinho da Vila anunciava na Festa Cor da Pele a programação da Unidos de Vila Isabel, que na época não dispunha de quadra para ensaiar. O renascença era o lar da azul e branco da Vila de Noel. Em 1988 ele desfilaria com o enredo "Kizomba, a festa da raça".