Mr. Break - Show no Viaduto de Madureira

Mr. Break fez show em 2005 no Viaduto de Madureira onde apresentou o som que fez para a LUB - Liga Urbana de Basquete, A arte do basquete Espetáculo!! O termo "Streetball" não tem origem apenas no jogo conhecido como Streetbasketball mas também tem uma associação especial com a cultura da juventude. O esporte é conectado à imagem do gueto, que este tem ligação com a música (RAP e HipHop ). Esta associação deve-se provavelmente às raízes do Streetbasketball, encontradas nos quintais de cidades grandes americanas, onde muitos jovens de comunidades mais pobres dos Estados Unidos vêem no esporte e no Streetball uma possibilidade maior e especial para um futuro melhor.

Batalha dos MC'S 2007 - Chapadão X Lepô

A LUB TV registrou o embate entre dos MC's durante a Liga dos MC's de 2007 no Teatro Odisséia na Lapa, centro do Rio de Janeiro. A Liga dos MC´s é o primeiro campeonato de freestyle (rimas improvisadas) do Brasil. A competição nasceu no boêmio bairro da Lapa (RJ), mas este ano vai abraçar vários estados com etapas em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e São Paulo. Nos embates, os MC's atuam em rounds de 45 segundos, demonstrando habilidade de improvisar idéias com criatividade e simpatia. no final é o público é quem define o vencedor de cada batalha.

Terra do Rap - Festival de Hip Hop Lusófono 2013

Cultne registrou o macro evento Terra do Rap que rolou no último dia 21 de Julho de 2013, após 20 dias de muito trabalho do Coletivo de Cultura Urbana RepProdutora, o Festival de Hip Hop lusófono 2013 comemorou o sucesso do projeto com uma linda festa no SESI Centro.

ReFem - A revolta feminina do Hip Hop

Cultne registrou o lançamento do livro " Enraizados - Os Híbridos Glocais" que conta a história do Movimento Enraizados. Na oportunidade a cineasta e rapper ReFem deu seu depoimento sobre o Enraizados.
6
Música Hip Hop 01:11
EP6 - O Hip Hop do menor

O Hip Hop do menor

Em maio de 2007, Dom Filó (LUB TV) marcou presença no evento Cultura Black na Diáspora: Tributo a James Brow, promovido pela Blackitude: Vozes Negras da Bahia, o evento contou com o lançamento do zine especial James Brown, filmes, música, curta metragem, palestras entre outras.

Nelson Triunfo - Soul & Hip Hop

CULTNE com imagens e edição de Don Filó registrou a performance de Nelson Triunfo e Funk Cia no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, dentro projeto " "Um outro olhar sobre ele" - a música das periferias no centro. "O ano era 1970. Enquanto a música 'Sex Machine' arrebentava nas paradas de sucesso norte-americanas, no sertão brasileiro um magrelão de 16 anos, vidrado em zabumba, sanfona e maracatu, deixava o interior de Pernambuco para estudar e trabalhar na cidade baiana de Paulo Afonso. Lá, ouviu pela primeira vez o mestre da black music e nunca mais pensou em outra coisa. Foi o dia em que James Brown e Luiz Gonzaga se fundiram: era a semente do hip-hop nacional. O homem que a plantou -- o tal magrelão já citado -- ganha neste ano uma biografia e um documentário sobre sua trajetória (...)"
4
Música Hip Hop 06:32
EP4 - Grupo Start Rap - Hip Hop

Grupo Start Rap - Hip Hop

Cultne registrou no dia 17 de julho de 2012 na Boate 00 na zona sul do Rio a performance do Grupo Start formado por Sain , Faruck, Shock, e DJ Alves. O grupo vem fazendo desde 2007 um RAP de forma diferente, com influências de grandes gênios da musica brasileira, do Rap, do Funk e do Reggae. Eles criam seus beats e o resultado é uma música bem humorada e engajada com a cultura Hip Hop, que canta a realidade e o cotidiano de forma clara e simples. Start já tocou em vários palco: Circo Voador, Fundição Progresso, Cabaret Kalesa, Viaduto de Madureira, Clandestino, Sarajevo, Recanto da Lapa, Luv entre outros, sempre fazendo barulho e surpreendendo com a atitude nos palcos. Já abriram shows para Marcelo D2, tocaram com Kamau na DUBPLATE, com Max B.O. e Pentagono. Sian já esteve nos palcos com, seu pai, Marcelo D2 na turnê A Procura da Batida Perfeita e no novo disco, A arte do Barulho está de volta com a musica Atividade na Laje, dele em parceria com D2, por sua vez Faruck e Shock formavam o grupo de Rap Black School e já faziam shows nas baladas de Hip Hop. Com a chegada do Dj Alvez o grupo estava formado.

Exquadrilha da Fumaça & Renato da Rocinha

Cultne com imagens e edição de Filó Filho, Alexandre Dias, Jorge Honda e Pedro Oliveira registrou no último dia 22 de outubro de 21 2013, o show "Quintal do Rena" no Teatro Rival Petrobrás em um encontro que reuniu os sambistas Renato Milagres e João Martins e o grupo Exquadrilha da Fumaça, entre outros bambas. O show é um pouco do clima da roda de samba "Encontro de Bambas" que acontece todos os sábados no Renascença Clube no Anadarái, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Na oportunidade o grupo recebeu o convidado Renato da Rocinha.

DJ Malboro e o Hip Hop em 1986

Hip Hop Rio marcou a chegada do Hip Hop nas ruas do centro do Rio de Janeiro com o comando de DJ Marlboro. DJ Malboro Começou sua carreira em 1977, quando fazia festas na época chamadas de hi-fi, ainda amador e interessado se dedicava inteiramente a fazer as festas americanas, 15 anos e qualquer local onde precisasse de Dj, em 1980 se proficionalizou, fez seu primeiro baile em um clube chamado New Saveiro em Lagoinha numa equipe chamada Som 2000 DJ Marlboro começou a se tornar conhecido nacionalmente quando venceu o Campeonato Brasileiro de DJs, em 1989, atualmente já expande seus domínios e colhe críticas positivas no exterior. Em junho de 2003, participou do "Summer Stage"[carece de fontes?], no Central Park, tornando-se o primeiro DJ convidado a tocar na história do festival[carece de fontes?]. Depois disso ainda fez shows em Nova Jersey[carece de fontes?], Chicago[carece de fontes?] e Boston[carece de fontes?]. Um dos pontos altos de sua carreira é a edição de 2003 do "Tim Festival" e do "Nokia Trends" que impulsionou definitivamente sua carreira no Brasil entre a elite - nos subúrbios e favelas do Rio ele já era muito respeitado há bastante tempo. Malboro teve também destaque no maior festival eletrônico da Espanha, o "Sónar", em junho de 2004. Apresentou-se em Londres, durante a mostra "Brasil 40 degrees". Ainda no mesmo ano, Marlboro registra três apresentações pelos Estados Unidos da América, além de passagens por países como França, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Eslovênia, Países Baixos e Colômbia. Ele também foi um dos responsáveis por lançar o grupo de funk Copacabana Beat no inicio da década de 90. Hoje ele mantém bailes nas comunidades e casas de shows do Rio de Janeiro, e apresenta o programa Big Mix, líder de audiência no Brasil desde 2002 na radio FM O Dia (após passagens pela Manchete FM [Onde o programa ainda chamava-se Top Mix], RPC FM, Tropical FM, 94FM e Rádio Popular FM) tendo média de 400 mil ouvintes por minuto. Em 12 de janeiro de 2009, o programa Big Mix estreou na Rádio Beat98, antiga Rádio 98 FM. Ele também escreve uma coluna semanal para o jornal O Dia, e é editor responsável de uma revista mensal. Além disso, lança CDs de grandes nomes do funk por sua própria gravadora, num total de 74 títulos já lançados. Marlboro mora no Rio de Janeiro onde promove eventos beneficentes[carece de fontes?] ao longo do ano com arrecadação voltada para instituições e pessoas carentes, como por exemplo, o "Baile do Material Escolar", o "Baile do Agasalho" e o "Baile do Brinquedo". Marlboro já participou de filmes, videoclipes e minisséries de artistas brasileiros. Sua trajetória está registrada nos livros "Cidade Partida", de Zuenir Ventura "O Mundo Funk Carioca", de Hermano Viana "Abalando os Anos 90", de Michel Herschmann. Além disso, ele também já lançou dois de sua própria autoria: "Funk no Brasil por ele mesmo" e "Aventura do Dj Malboro pela Terra do Funk". Fonte: wikipedia
1
Música Hip Hop 02:17
EP1 - Geração Hip Hop - Pt 1

Geração Hip Hop - Pt 1

A LUB TV registrou o III Encontro Geração Hip Hop no Sesc São Gonçalo em 2006. O projeto Geração Hip Hop, iniciado em novembro de 2004, foi uma realização do SESC Rio em parceria com a FINEP, contando com 20 jovens artistas de diversas comunidades se dedicando aos quatro elementos que compõem a cultura Hip Hop: Rap, Break, Dj e Graffiti. O projeto objetivou a geração de renda para jovens artistas de forma sustentável através da arte ao mesmo tempo em que aprimorou-se suas habilidades artísticas. Numa parceria entre o SESC Rio e o Centro Cultural Châteauvallon em Toulon (França), 9 participantes do projeto foram escolhidos e se apresentaram durante 3 meses (maio a julho 2005) em diversos espaços culturais na França e Tunísia, com o espetáculo "Zona Branca".
18
Cultne na TV 27:17
EP18 - Programa Aza Njeri
11
Movimento Negro Contem... 09:20
EP11 - Tributo ao Grupo Luminosidade Negra
1
Movimento Negro Contem... 04:42
EP1 - Zulu Araujo - Fundação Palmares
8
Movimento Negro Contem... 03:36
EP8 - Revista Acervo - Arquivo Nacional
16
Roda de Samba 02:09
EP16 - Pedra do Sal - RJ
11
3
Cultne cinema 04:47
EP3 - Negritude em Cena
20
Shows e eventos 08:59
EP20 - Vissungo - SOS Racismo
7
Cultura Urbana 16:33
EP7 - Zulu Nation RJ - DJ TR
3
No balanço do Reggae 06:40
EP3 - Tributo à Bob Marley
18
Charme Anos 80 14:06
EP18 - III Festa Charme
18
Eventos de charme 15:19
EP18 - Luau Black 7ª Edição
11
Salve a Malandragem 09:09
EP11 - Amigos do Zé
10
Quintal de Madureira 03:06
EP10 - Andreia Caffe no Awurê
9
Cultne Quarentena 1:28:58
EP9 - Negritude - EP 01
8
Cultne Quarentena 55:07
EP8 - Música Negra EP 01
7
Cultne Quarentena 58:06
EP7 - Samba - EP 03
6
Cultne Quarentena 55:48
EP6 - Samba - EP 02
5
Cultne Quarentena 58:03
EP5 - Samba - EP 01