Noite das Estrelas Negras - Benedita

Benedita da Silva recebendo o prêmio Estrelas Negras realizado na cidade de Volta Redonda em 1985. O evento contou com a apresentação de Filó Filho e a atriz Dill Costa.

Discurso Benedita - Marcha de 1983 - Movimento Negro 1983

Marcha de 83 - Discurso Benedita da Silva - No dia 19 de novembro de 1983 o Movimento Negro foi as ruas do centro do Rio, combatendo o racismo e as desigualdades raciais. A frente da manifestações lideranças negras como a vereadora Benedita da Silva.

Dep. Benedita da Silva - África/Senegal

Presentes na delegação brasileira, as duas produtoras Enugbarijô e Cor da Pele, registraram a inauguração do Memorial Goreé Almadies em Dacar, Senegal no ano de 1986, na oportunidade, a Deputada Federal Benedita da Silva foi entrevistada por Carlos Alberto Medeiros.

Mulher Negra Brasileira - Benedita da Silva

Projeto Mulher Negra Brasileira é uma iniciativa da CULTNE com base na mobilização do dia 8 de março visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, em especial as mulheres negras desse país. A CULTNE traz o poema de Benedita da Silva, gravado em 1987 no Senegal, continente africano. Imagens das produtoras Enugbarijô de Vik & Adauto; e CP-Cor da Pele de Filó Filho e Carlos Medeiros.

Fronteiras de Sangue - Benedita da Silva

Entrevista com a deputada Benedita da Silva no lançamento do filme Fronteiras de Sangue realizado pelo IPCN - Instituto de Pesquisa das Culturas Negras no Cinema Ricamar em Copacabana. Um filme-documentário, com cerca de 1H30M, sobre o esforço pela paz na África Austral, dirigido por Mario Borgneth, da Kanemo Production and Comunication Ltd e realizado entre 1985 e 1986.

Benedita da Silva - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem da deputada eleita, Benedita da Silva no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995. Várias manifestações foram realizadas durante no dia 20 de novembro em diferentes bairros e regiões do Rio de Janeiro em memória a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, morto em 20 de novembro de 1695, consagrado como Dia da Consciência Negra. O dia 20 de novembro é um símbolo para todo o movimento negro do Brasil. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1695, ícone da resistência a escravidão e marca maior de liberdade. Embora o feriado não seja obrigatório, 262 cidades definiram, através de suas administrações municipais, o dia 20 como marco das comemorações do Dia da Consciência Negra. O Dia da Consciência Negra foi instituído em território nacional para ser comemorado em 20 de novembro pela lei nº 10.639, de janeiro de 2003. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Em 262 cidades, leis municipais determinaram feriado nessa data, segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Os estados com maior número de cidades que aderiram ao dia 20 são Mato Grosso e Rio de Janeiro. Chama atenção o fato da Bahia, estado com maior contigente de população negra no país, não ter em nenhuma cidade a data como feriado. A data de 20 de novembro foi escolhida porque marca a morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi morto em 1695, após ser denunciado por um companheiro e capturado pelos portugueses. O dia também registrou o fim do Quilombo dos Palmares, o maior do país, situado em Alagoas. O local chegou a abrigar mais de 30 mil negros. Na última Assembléia do Congresso de Negros e Negras (Conneb), realizada em São Paulo, inúmeras lideranças, entre elas a que participam da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), propuseram que o 20 de novembro se torne um feriado nacional. Fonte: http://www.contee.org.br
4
Benedita da Silva 00:24
EP4 - Benedita da Silva

Benedita da Silva

Depoimento da Deputada Benedita da Silva em 1986 na cidade de Dakar, no Senegal. Benedita liderou a delegação brasileira durante as comemorações do Memorial Gorré-Alamadies, na Ilha de Gorré - Dakar no Senegal.

Benedita da Silva - Câmara dos Vereadores

A Deputada Benedita da Silva discursou em 6 de outubro de 2010 no plenário da Câmara os Vereadores na ocasião da entrega do Título de Cidadão Honorário ao senador Paulo Paim por indicação do líder do governo na Câmara, vereador Adilson Pires (PT). Na oportunidade, entidades e ativistas do Movimento Negro ganharam homenagem e o senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto de lei do Estatuto da Igualdade Racial, recebeu o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.

Benedita da Silva - Centenário da Abolição 1988

Vídeo institucional veiculado pela televisão em rede nacional na ocasião do lançamento do Centenário da Abolição de 1988 e a criação da Fundação Palmares - Ministério da Cultura - Governo Jose Sarney.
1
Benedita da Silva 01:03
EP1 - Benedita da Silva

Benedita da Silva

Benedita Sousa da Silva Sampaio (11 de março de 1942). Atualmente é deputada federal, tendo iniciado sua carreira política ao se eleger vereadora do Rio de Janeiro em 1982, após militância na Associação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro. Em 1986, foi eleita deputada federal, e se reelegeu para este cargo em 1990. Foi a 59ª governadora do Rio de Janeiro em 2002. Foi Ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social do Brasil de 01/01/2003 a 01/01/2007 no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
19
18
Roda de Samba 05:27
EP18 - Dih Ribeiro - Cantora
17
Eventos e Manifestações 12:15
EP17 - Obìrìn Odara - IIê Omolu Oxum
13
Eventos e Manifestações 22:10
EP13 - Makota Valdina - Ilê Omolu e Oxum
5
Quintal de Madureira 02:23
EP5 - Awurê & Teresa Cristina
17
Cena Teatral 02:09
EP17 - Léa Garcia - Atriz
16
CELUB - Centro de Cult... 02:21
EP16 - Garota LUB - Upsla Fernandes
15
CELUB - Centro de Cult... 01:29
EP15 - Garota LUB - Tai Brum
10
8
Gastronomia Afro-Brasi... 03:54
EP8 - Gata Preta Plus Size
4
Saúde da População Negra 05:19
EP4 - Clube da Mama - Câncer de Mama - 2017
1
Clipes de Charme 03:58
EP1 - Rosas Negras