Nelson Mandela no Bras... 09:05
EP8 - Tributo a Nelson Mandela

Tributo a Nelson Mandela

Tributo ao líder Nelson Mandela registradas pelas produtoras Enugbarijô ( Ras Adauto e Vik Birkbeck) e Cor da Pele ( Filó Filho e Carlos Medeiros); e imagens da TV Globo. O lider e estadista Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

"Mandela entre nós" - Caminhos da Reportagem - TV Brasil

No centenário de Mandela, o programa Caminhos da Reportagem, do TV Brasil conta mais do que a história desse homem capaz de materializar mudanças tão profundas na sociedade. O programa mostra como seu exemplo foi, e ainda é, fonte de esperança e inspiração em todo o mundo, especialmente no Brasil, país que sofre com o racismo. Quando esteve aqui, em 1991, ele marcou uma geração.

Mandela - Jornal do SBT - Acervo Cultne

O noticiário televisivo "Jornal do SBT", da televisão brasileira SBT, veiculou no dia 6 de dezembro de 2013 uma reportagem sobre a passagem de Nelson Mandela no Rio de Janeiro. O acervo Cultne contribui com suas imagens exclusivas do evento o Rio Abraça Nelson Mandela ocorrido em 1991 na Praça da Apoteose do Sambódromo no Rio de Janeiro para a matéria do Jornal do SBT. Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.
Nelson Mandela no Bras... 03:59
EP5 - Nelson Mandela no Brasil

Nelson Mandela no Brasil

Imagens registradas por Enugbarijô (Ras Adauto e Vik Birkbeck) e edição de Acervo Cultne durante a visita de Nelson Mandela ao Rio de Janeiro em 2 de agosto de 1991 na Praça da Apoteose. Na oportunidade vários artistas se apresentaram entre eles Martinho da Vila, Tim Maia, Leci Brandão, Cidade Negra, Emílio Santiago, Alcione, Taiguara e Mombaça.
Nelson Mandela no Bras... 22:58
EP4 - Bispo Desmond Tutu na ABI - RJ

Bispo Desmond Tutu na ABI - RJ

Cor da Pele registrou em 01 de maio de 1987 a visita do Bispo sulafricano Desmond Tutu na ABI - Associação Brasileira de Imprensa no Rio de Janeiro. O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, importante lider anti-apartheid, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, visitou o Rio de Janeiro em 1987 e foi recebido pelo Movimento Negro, Benedita da Silva, Abdias de Nascimento, Januário Garcia, Zé Miguel, Justo, entre outros.
Nelson Mandela no Bras... 09:49
EP3 - Desmond Tutu no Rio

Desmond Tutu no Rio

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, importante lider anti-apartheid, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, visitou o Rio de Janeiro em 1987 e foi recebido pelo Movimento Negro, Benedita da Silva, Abdias de Nascimento, Januário Garcia, Zé Miguel, Justo de Carvalho, entre outros.

Apartheid, Vergonha da Humanidade - 1988

A TV Rio produziu para o Programa Radial Filó o clipe "Apartheid Vergonha da Humanidade". São imagens fortes que retratam o regime racista da África do Sul no final dos anos 80. O apartheid (separação) foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

Anti Apharteid - Vamos ser Livres - 21 de março

Evento realizado no dia 21 de março de 1987 - ao ar livre na Praça XV no Rio de Janeiro em celebração pelo dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville.
Nossas Histórias 39:03
EP3 - Amilcar Pereira
No balanço do Reggae 03:01
EP13 - Central Africana - 1987
Cultura Urbana 07:03
EP12 - Tributo a DJ Primo
Cultne Quarentena 1:02:33
EP3 - Violência Urbana