Lançamento Prêmio Abdias Nascimento 2013 - Pt1

Lançamento Prêmio Abdias Nascimento 2013 na sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de janeiro, capitaneado pela COJIRA - Rio.

Festa do I Prêmio Abdias Nascimento

Entrega do 1º Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo, em 2011. Dia 7 de novembro, no Teatro Oi Casa Grande. Rio de Janeiro-RJ. Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável? que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.

Teatro Experimental do Negro - Abdias Nascimento

Resumo: Em outubro de 1944 no Rio de Janeiro foi criado um grupo formado por mulheres e homens negros, tendo como líder o ativista negro Abdias do Nascimento: o Teatro Experimental Negro. O objetivo principal era dar aos atores e atrizes negros condições de levar para o palco personagens livres da visão estereotipada que vinha sendo reproduzida e absorvida principalmente a partir do século XIX. Os negros representados de forma desumana estavam prestes a ser ignorados, para dar lugar ao negro com suas próprias questões e dilemas. O ator branco pintado de preto, tão comum no teatro brasileiro, também seria substituído. De forma ampla, a iniciativa do grupo representou também a recusa de um papel, não só no teatro, mas também na sociedade, que o palco representava com muita clareza. Considerado sujeito de seu próprio destino, o negro era solicitado a assumir grande parte da responsabilidade para consigo mesmo integrado, mas sempre reivindicando reais condições de integração. Esse objetivo foi determinante para o desenvolvimento de uma proposta ampla do grupo. E a investigação de sua trajetória e de sua estratégia de ação mostra como essa importante iniciativa do movimento negro brasileiro estava conectada ao seu contexto.
19

Clip do Prêmio Abdias Nascimento

O Prêmio Abdias Nascimento foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.

Abdias Nascimento - Centenário da Abolição 1988

Video institucional veiculado pela televisão em rede nacional na ocasião do lançamento do Centenário da Abolição de 1988 e a criação da Fundação Palmares - Ministério da Cultura - Governo Jose Sarney.

Movimento Negro 1983 - Abdias Nascimento

No dia 20 de novembro de 1983 o Movimento Negro marchou pelas ruas do centro do Rio, combatendo o racismo e as desigualdades raciais. A frente da manifestações lideranças negras como Abdias Nascimento, na época deputado federal pelo PDT de Leonel Brizola.

Marcelo Dias - I Prêmio Abdias Nascimento

Cultne ouviu Marcelo Dias, o superintendente da SEPPIR durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.

João Batista - I Prêmio Abdias Nascimento

Cultne ouviu o professor João Batista, durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.

Januário Garcia - I Prêmio Abdias Nascimento

Cultne ouviu o fotografo e militante do movimento negro, Januário Garcia, durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ).

Angelica Basthi - I Prêmio Abdias Nascimento

Cultne ouviu Angelica Basthi, coordenadora do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
12
Abdias do Nascimento 01:42
EP12 - Prêmio Abdias - Internet

Prêmio Abdias - Internet

A equipe Cultne ouviu os ganhadores da categoria Internet, à convite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial - Cojira-Rio registrou a festa de premiação do Prêmio Nacional JORNALISTA ABDIAS NASCIMENTO que tem o propósito de estimular a produção de conteúdos jornalísticos que contribuam para a prevenção, o combate e a eliminação de todas as formas de manifestação do racismo e da discriminação racial.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Telejornalismo

Cultne ouviu Vera Valério da TV Educativa - Alagoas, vencedora da categoria Telejornalismo durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Rádio

Cultne ouviu Leandro Lacerda da Rádio CBN - Rio, vencedores da categoria Rádio durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Mídia Impressa

Cultne ouviu Conceição Freitas do Correio Brasiliense, vencedora da categoria Mídia Impressa durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento/Mídia Alternativa

Cultne ouviu Jorge Américo e Eduardo Sales do Jornal Brasil de Fato, vencedores da categoria Midia Alternativa durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento/ Fotografia

Cultne ouviu Domingos Peixoto do Jornal O Globo, vencedor da categoria Fotografia durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Suzana Blass

Em entrevista ao Cultne, a presidente do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, Suzana Blass durante a solenidade de lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou do seu apoio e sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Sandra Martins

Membro da COJIRA-Rio e uma das idealizadoras do Prêmio Nacional Abdias Nascimento, a jornalista Sandra Martins falou ao Cultne sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Paulo Roberto dos Santos

Cultne registrou a mensagem do presidente Paulo Roberto dos Santos " Paulão" do CEDINE - Conselho Estadual dos Direitos do Negro sobre o lançamento do Prêmio Nacional Abdias Nascimento. Entre as atribuiçoes do CEDINE, destaca-se a promoção da cidadania da população negra e a eqüidade nas relações sociais de gênero, prestando assessoria aos órgãos do Poder Público, emitindo parecer e acompanhando a elaboração de programas e projetos desenvolvidos pelo Poder Público, além da promoção da articulação e integração dos programas de governo nas diversas instâncias da administração pública direta e indireta, no que concerne às políticas públicas pela igualdade de direito e oportunidade para o povo negro.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento - Muniz Sodré

O sociólogo e professor Muniz Sodré falou da importância do Prêmio Jornalístico Abdias Nascimento ao Cultne durante o seu lançamento. Muniz Sodré de Araújo Cabral (São Gonçalo dos Campos, 12 de janeiro de 1942) tem duas filhas, três netas e atualmente é casado com a também professora da UFRJ Raquel Paiva. É jornalista, sociólogo e tradutor brasileiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação. Atualmente exerce o cargo de diretor da Biblioteca Nacional. É um pesquisador brasileiro e latino-americano no campo da Comunicação e do Jornalismo. Dirigiu a TV Educativa. Publicou quase uma centena de livros e artigos, na área da comunicação(jornalismo em especial) mas também livros de ficção e um romance (O bicho que chegou a feira) alguns livros o tornaram mais conhecidos na área, como Monopólio da Fala (sobre o discurso da televisão) e Comunicação do Grotesco (sobre programas de TV que exploram escândalos e aberrações). Um dos poucos teóricos brasileiros que tem circulação e respeitabilidade no exterior, por isso é professor e palestrante de diversas instituições em países como Suécia, França, EUA, Espanha, Portugal, Colombia, Bolívia, Uruguai, Peru dentre outros.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Miriam Leitão

Em entrevista ao Cultne, a jornalista Miriam Leitão que participou da solenidade de lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Marcos Romão

Em entrevista ao Cultne, o militante Marcos Romão, presente ao lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento - Luiza Bairros

A Ministra Luiza Bairros em visita ao Rio de Janeiro, falou ao Cultne durante o lançamento do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento - Januário Garcia

Presente ao lançamento do Prêmio Nacional Abdias Nascimento, o fotógrafo Januário Garcia falou ao Cultne sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Ivanir dos Santos

Em entrevista ao Cultne, o militante Ivanir dos Santos, presente ao lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento/Humberto Adami

Presente ao lançamento do Prêmio Nacional Abdias Nascimento, o advogado Humberto Adami falou ao Cultne sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento- Fezinha

Presente ao lançamento do Prêmio Nacional Abdias Nascimento, a coordenadora do Fórum de Mulheres Negras Cristãs, Maria da Fé (Fezinha) Humberto Adami falou ao Cultne sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento - Elisa Larkin Nascimento

A professora, doutora e diretora do IPEAFRO, Elisa Larkin Nascimento falou ao Cultne durante o lançamento do Prêmio Nacional Abdias Nascimento. Elisa Larkin Nascimento é Doutora em psicologia pela USP, autora do livro O sortilégio da cor: Identidade, raça e gênero no Brasil e pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, Rio (IPEAFRO).

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento - Carlos Alberto Caó

Carlos Alberto CAÓ Oliveira dos Santos falou ao Cultne sobre o lançamento do prêmio Jornalista Abdias do Nascimento, ele foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, nos anos 90. A trajetória política de Carlos Alberto CAÓ é marcada por firmes compromissos e engajamentos nas lutas sociais e políticas que o povo brasileiro tem travado, visando construir a convivência social na base dos princípios de justiça social e igualdade.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento/Angelica Basthi

Membro da COJIRA-Rio e uma das idealizadoras do Prêmio Nacional Abdias Nascimento, a jornalista Angelica Basthi falou ao Cultne sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Ana Toni

Em entrevista ao Cultne, Ana Toni, representante da Fundação Ford que apoiou o lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Ana Davis

Em entrevista ao Cultne, a jornalista Angela Davis que apresentou a solenidade de lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Amauri Silva

Em entrevista ao Cultne, o coordenador da SEPPIR-RJ, Amauri Silva durante a solenidade de lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento

A equipe Cultne à convite do Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial - Cojira-Rio apresentou este vídeo no lançamento do Prêmio Nacional JORNALISTA ABDIAS NASCIMENTO que tem o propósito de estimular a produção de conteúdos jornalísticos que contribuam para a prevenção, o combate e a eliminação de todas as formas de manifestação do racismo e da discriminação racial.
8
Abdias do Nascimento 02:03
EP8 - Leão Etíope do Méier - 2016

Leão Etíope do Méier - 2016

A realização foi do coletivo Leão Etíope do Méier em homenagem à vida e obra do grande Abdias do Nascimento, um dos maiores militantes negros da História! O evento contou com momentos intercalados de debates, depoimentos, cinema, performances teatrais e música em celebração. Lá estiveram, Nathalia Grilo, Elisa Larkin Nascimento, Asfilofio (Dom Filó), Carmen Luz, Renato Noguera e Zezé Motta. E mais so shows com o grupo Feijão Coletivo, roda do Grupo Afrolaje, grupo Favela Brass, Guerreiros da Guia, grupo Comanches, Abayomy Afrobeat Orquestra. E mais exibição de filmes e curtas da Cine Giro, grafite ao vivo com Cazé e DJ Rajão.

Leão Etíope - Renato Noguera - 2

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre Xandão o festival "Viva Abdias" no Jardim do Méier em 01 de setembro de 2016. Na oportunidade, registramos a a fala do professor Renato Noguera. A realização foi do coletivo Leão Etíope do Méier em homenagem à vida e obra do grande Abdias do Nascimento, um dos maiores militantes negros da História!
6
Abdias do Nascimento 02:33
EP6 - Leão Etíope - Nathalia Grilo

Leão Etíope - Nathalia Grilo

A realização foi do coletivo Leão Etíope do Méier em homenagem à vida e obra do grande Abdias do Nascimento, um dos maiores militantes negros da História! O evento contou com momentos intercalados de debates, depoimentos, cinema, performances teatrais e música em celebração. Lá estiveram, Nathalia Grilo, Elisa Larkin Nascimento, Asfilofio (Dom Filó), Carmen Luz, Renato Noguera e Zezé Motta. E mais so shows com o grupo Feijão Coletivo, roda do Grupo Afrolaje, grupo Favela Brass, Guerreiros da Guia, grupo Comanches, Abayomy Afrobeat Orquestra. E mais exibição de filmes e curtas da Cine Giro, grafite ao vivo com Cazé e DJ Rajão.

Leão Etíope - Grupo Feijão Coletivo

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre Xandão o festival "Viva Abdias" no Jardim do Méier em 01 de setembro de 2016, na oportunidade, registramos a performance do grupo musical Feijão Coletivo. A realização foi do coletivo Leão Etíope do Méier em homenagem à vida e obra do grande Abdias do Nascimento, um dos maiores militantes negros da História!
4
Abdias do Nascimento 05:34
EP4 - Leão Etíope - Favela Brass

Leão Etíope - Favela Brass

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre Xandão o festival "Viva Abdias" no Jardim do Méier em 01 de setembro de 2016, na oportunidade, entrevistamos a garotada e o músico responsável pelo Projeto Favela Brass que oferece desde de 2014 aulas de música e inglês grátis para as crianças na favela do Pereirão no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. A realização foi do coletivo Leão Etíope do Méier em homenagem à vida e obra do grande Abdias do Nascimento, um dos maiores militantes negros da História!
3
Abdias do Nascimento 02:18
EP3 - Leão Etíope - Emaye Ama Mizani

Leão Etíope - Emaye Ama Mizani

A realização foi do coletivo Leão Etíope do Méier em homenagem à vida e obra do grande Abdias do Nascimento, um dos maiores militantes negros da História! O evento contou com momentos intercalados de debates, depoimentos, cinema, performances teatrais e música em celebração. Lá estiveram, Nathalia Grilo, Elisa Larkin Nascimento, Asfilofio (Dom Filó), Carmen Luz, Renato Noguera e Zezé Motta. E mais so shows com o grupo Feijão Coletivo, roda do Grupo Afrolaje, grupo Favela Brass, Guerreiros da Guia, grupo Comanches, Abayomy Afrobeat Orquestra. E mais exibição de filmes e curtas da Cine Giro, grafite ao vivo com Cazé e DJ Rajão.

Leão Etíope - Elisa Larkin Nascimento

A realização foi do coletivo Leão Etíope do Méier em homenagem à vida e obra do grande Abdias do Nascimento, um dos maiores militantes negros da História! O evento contou com momentos intercalados de debates, depoimentos, cinema, performances teatrais e música em celebração. Lá estiveram, Nathalia Grilo, Elisa Larkin Nascimento, Asfilofio (Dom Filó), Carmen Luz, Renato Noguera e Zezé Motta. E mais so shows com o grupo Feijão Coletivo, roda do Grupo Afrolaje, grupo Favela Brass, Guerreiros da Guia, grupo Comanches, Abayomy Afrobeat Orquestra. E mais exibição de filmes e curtas da Cine Giro, grafite ao vivo com Cazé e DJ Rajão.

Leão Etíope - Aula Pública - Renato Noguera

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre Xandão o festival "Viva Abdias" no jardim do Méier em 01 de setembro de 2016. Na oportunidade, o filósofo e professor Renato Noguera ministrou uma aula pública. A realização foi do coletivo Leão Etíope do Méier em homenagem à vida e obra do grande Abdias do Nascimento, um dos maiores militantes negros da História!

Abdias e Reparação da Escravidão - OAB RJ e Ipeafro

Cultne registrou em 12 de setembro de 2019 na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) no centro do Rio de Janeiro, o evento Abdias e a Reparação da Escravidão, que contou com a parceria entre o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CEVENB-OAB/RJ). Na oportunidade foram lançados os livros "A tradição dos orixás" e "O Quilombismo".

Abdias e Reparação da Escravidão - Milsoul Santos

Cultne registrou em 12 de setembro de 2019 na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) no centro do Rio de Janeiro, o evento Abdias e a Reparação da Escravidão, que contou com a parceria entre o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CEVENB-OAB/RJ). Na oportunidade o poeta e escritor do IPEAFRO, Milsoul Santos falou ao Cultne sobre sua performance no poema "Padê de Exu"de Abdias Nascimento.

Abdias e Reparação da Escravidão - Luiz Claudio Oliveira

Cultne registrou em 12 de setembro de 2019 na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) no centro do Rio de Janeiro, o evento Abdias e a Reparação da Escravidão, que contou com a parceria entre o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CEVENB-OAB/RJ). Na oportunidade o professor doutor e escritor Luiz Claudio de Oliveira.

Abdias e a Reparação da Escravidão - Ivone Caetano

Cultne registrou em 12 de setembro de 2019 na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) no centro do Rio de Janeiro, o evento Abdias e a Reparação da Escravidão, que contou com a parceria entre o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CEVENB-OAB/RJ). Na oportunidade a desembargadora Ivone Caetano falou ao Cultne.

Abdias e a Reparação da Escravidão - Humberto Adami

Cultne registrou em 12 de setembro de 2019 na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) no centro do Rio de Janeiro, o evento Abdias e a Reparação da Escravidão, que contou com a parceria entre o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CEVENB-OAB/RJ). Na oportunidade advogado Humberto Adami, presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil falou ao Cultne.

Abdias e a Reparação da Escravidão - Elisa Larkin

Cultne registrou em 12 de setembro de 2019 na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) no centro do Rio de Janeiro, o evento Abdias e a Reparação da Escravidão, que contou com a parceria entre o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CEVENB-OAB/RJ). Na oportunidade a diretora do Ipeafro, Elisa larkin palestrou sobre "O Quilombismo" de Abdias Nascimento.
14
Abdias do Nascimento 08:21
EP14 - Perfil Abdias Nascimento

Perfil Abdias Nascimento

O vídeo conta a história do TEN - Teatro Experimental do Negro fundado por abdias do nascimento. O próprio abdias em uma entrevista fala dos motivos que o levaram a criação do TEN, de onde sairam diversos atores negros e atrizes negras. O TEN deu oportunidade, deu a chance de que os atores pudessem apreender e se desenvolver. Ao retornar ao Brasil é preso por causa do racismo e de questões políticas. No penitenciária do Carandirú ele cria o teatro do sentenciado, onde mais uma vez ele assume a arte como forma de resistência e tranformação.

Candidato Abdias do Nascimento - Parte 3

Parte do discurso proferido pelo candidato Abdias do Nascimento, à época (1982), candidato a deputado federal pelo PDT em solenidade na Associação Cultura de Frevo Pás Douradas em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Lá estiveram: Deputado José Miguel, Ananias, Paulo Nunes, Chapéu de Couro, Eliza Larkin, entre outros.

Candidato Abdias do Nascimento - Parte 2

Parte do discurso proferido pelo candidato Abdias do Nascimento, à época (1982), candidato a deputado federal pelo PDT em solenidade na Associação Cultura de Frevo Pás Douradas em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Lá estiveram: Deputado José Miguel, Ananias, Paulo Nunes, Chapéu de Couro, Eliza Larkin, entre outros.

Candidato Abdias do Nascimento - Parte 1

Parte do discurso proferido pelo candidato Abdias do Nascimento, à época (1982), candidato a deputado federal pelo PDT em solenidade na Associação Cultura de Frevo Pás Douradas em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Lá estiveram: Deputado José Miguel, Ananias, Paulo Nunes, Chapéu de Couro, Eliza Larkin, entre outros.

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento - Pt 8/8

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento para a coleção "Grandes Vultos Que Honraram o Senado" que aconteceu no último dia 26 de agosto de 2015 em evento realizado pelo IPEAFRO com a presença de personalidades e membros da comunidade afrodescendente carioca.

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento - Pt 7/8

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento para a coleção "Grandes Vultos Que Honraram o Senado" que aconteceu no último dia 26 de agosto de 2015 em evento realizado pelo IPEAFRO com a presença de personalidades e membros da comunidade afrodescendente carioca.

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento - Pt 6/8

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento para a coleção "Grandes Vultos Que Honraram o Senado" que aconteceu no último dia 26 de agosto de 2015 em evento realizado pelo IPEAFRO com a presença de personalidades e membros da comunidade afrodescendente carioca.

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento - Pt 5/8

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento para a coleção "Grandes Vultos Que Honraram o Senado" que aconteceu no último dia 26 de agosto de 2015 em evento realizado pelo IPEAFRO com a presença de personalidades e membros da comunidade afrodescendente carioca.

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento - Pt 4/8

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento para a coleção "Grandes Vultos Que Honraram o Senado" que aconteceu no último dia 26 de agosto de 2015 em evento realizado pelo IPEAFRO com a presença de personalidades e membros da comunidade afrodescendente carioca.

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento - Pt 3/8

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento para a coleção "Grandes Vultos Que Honraram o Senado" que aconteceu no último dia 26 de agosto de 2015 em evento realizado pelo IPEAFRO com a presença de personalidades e membros da comunidade afrodescendente carioca.

Lançamento da biografia de Abdias do Nascimento - EP 02

Lançamento da biografia do grande líder Abdias Nascimento para a coleção "Grandes Vultos Que Honraram o Senado" que aconteceu em agosto de 2015 em evento realizado pelo IPEAFRO com a presença de personalidades e membros da comunidade afrodescendente carioca.

Lançamento da biografia de Abdias Nascimento - Ep 01

Lançamento da biografia do grande líder Abdias Nascimento para a coleção "Grandes Vultos Que Honraram o Senado" que aconteceu em agosto de 2015 em evento realizado pelo IPEAFRO com a presença de personalidades e membros da comunidade afrodescendente carioca.
2
Abdias do Nascimento 08:25
EP2 - Marcha Zumbi Está Vivo - 1983

Marcha Zumbi Está Vivo - 1983

Marcha Zumbi está Vivo de 1983 - Discurso Abdias do Nascimento. No dia 19 de novembro o Movimento Negro foi as ruas do centro do Rio, combatendo o racismo e as desigualdades raciais. A frente da manifestação, lideranças negras como o deputado federal Abdias do Nascimento.
1
Abdias do Nascimento 02:28
EP1 - Abdias do Nascimento

Abdias do Nascimento

Abdias dos Nascimento, o grande Griot brasileiro fala da trajetória da luta negra no Brasil. Abdias do Nascimento foi um ator, diretor e dramaturgo. Militante da luta contra a discriminação racial e pela valorização da cultura negra. É responsável pela criação do Teatro Experimental do Negro, que atua no Rio de Janeiro entre 1944 e 1968 e é a primeira companhia a promover a inclusão do artista afrodescendente no panorama teatral brasileiro.
5
Cultne na TV 27:56
EP5 - Programa Rute Sales
17
2
Movimento Negro Contem... 14:09
EP2 - Paulo Paim - Cidadão Carioca
1
Movimento Negro Contem... 05:06
EP1 - Parabéns Renascença Clube - 66 anos
14
Festival Ori 08:49
EP14 - Narrativas Negras
1
Sala de Aula 06:15
EP1 - Kabengele Munanga
18
Sala de Aula 07:57
EP18 - André Rebouças
5
Dança Afro 05:16
EP5 - Carlos Mutala