Ruth de Souza - Diva da Dramaturgia Negra

Cultne re-editou o filme Divas Negras da Enugbarijô produzido por Vik Birkbeck e Ras Adauto em 1989. Neste vídeo, Filó Filho preparou a montagem para o evento Zumbi Vive que aconteceu no último dia 29 de novembro de 2012 no Renascença Clube.

Ruth de Souza & Igbeyawo

Cultne com imagens e e edição de Filó Filho visitou a atriz Ruth de Souza em sua residência para registrar a homenagem que Thaisa Barros e Felipe fizeram para a atriz, reconhecendo-a como sua inspiradora no projeto afroempreendedor Igbeyawo Feiras Afro.

Ruth de Souza - Zumbi Vive

Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921 no Rio de Janeiro, tornando-se grande diva negra da dramaturgia. Começou a participar do grupo de atores do teatro Experimental Negro, liderado por Abdias do Nascimento. Sua estreia veio na produção O imperador Jones, baseado na obra de Eugene o'Neill, em 1945. Além do teatro e cinema, teve importante participação em minisséries, novelas e teleteatros.

Tributo à Ruth de Souza

Tributo a Ruth de Souza - A diva negra do teatro e cinema brasileiro. No ano de 1944 começa a estudar teatro no Teatro Experimental do Negro. Sua carreira começou a ganhar corpo na década de 1950, tempo em que Ruth estudou teatro nos Estados Unidos. Em 1951 estrelou o filme Sinha Moça, um dos mais marcantes da dramaturgia brasileira. A TV surgiu em sua vida a partir de 1965, tempo que trabalhou na Tupi, Record e mais tarde na TV Globo. Agraciada com o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado, Ruth de Souza é a representação viva da gana e garra das mulheres negras do Brasil. É pioneira, é uma diva da dramaturgia!

O Negro e Publicidade - Ruth de Souza

Com imagens e edição de Filó Filho, no ano do Centenário da Abolição em 1988 na Cave do Empresário, no centro do Rio de janeiro, vários militantes e artistas deram depoimento sobre o Negro e a Publicidade, entre eles o fotógrafo Januário Garcia, o escritor Joel Rufino, o compositor Luis Carlos da Vila, o professor Celby Rodrigues, a atriz Ruth de Souza, o engenheiro Filó Filho e os atores Paulão e Zózimo Bulbul.
Movimento Negro Contem... 07:35
EP12 - Tributo a Sebastiana Arruda
Movimento Negro Contem... 04:11
EP4 - Vanda Ferreira - 20 de Novembro
Quintal de Madureira 02:23
EP5 - Awurê & Teresa Cristina
Literatura Negra 03:44
EP17 - Kitabu - Livraria Negra