Lançamento do livro de Jacques D'Adesky

Cultne TV registrou na Livraria Travessa em Botafogo, RJ o lançamento do livro "Uma breve História do Racismo. Intolerância, Genocídio e Crimes contra a Humanidade", de autoria do antropólogo Jacques d’Adesky, intelectual afro-europeu, que há décadas se dedica ao estudo e à produção acadêmica sobre esse tema no Brasil, deve ser recebido como uma contribuição significativa ao entendimento de um fenômeno demasiado importante para ser relegado à esfera do senso comum. De particular interesse para os estudiosos do racismo, são os tópicos que abordam a evolução desse pensamento, desde a intolerância religiosa em países como Grécia, Império Romano e o antigo Egito, passando pelo antijudaísmo cristão e o proto-racismo árabe e ibérico, que acabam fornecendo as justificativas iniciais para a escravização de africanos, tanto nas Américas quanto no Oriente Médio, e que constituem um capítulo muito pouco – e imerecidamente – conhecido da história. Passa-se daí à construção do racismo científico, com o mito ariano e as bases ideológicas do nazismo, com destaque para o antissemitismo, a eugenia e a sociobiologia, pseudociência recentemente proposta (década de 1970).

Escrevivendo Diálogos com a escola Pública

Cultne registrou em 10 de maio de 2022 no Mercado Casarão, anexo ao Dida Bar no Rio de Janeiro, o lançamento do Livro “Escrevivendo Diálogos com a Escola Pública: Por um projeto de educação antirracista e democrática.” O livro é gratuito e tem ele online no Observatorio de Educação do Instituto Unibanco e no site da Revista Uniperiferias Patrícia dos Santos (@patepsantos) - Organizadora Ana Beatriz da Silva - Organizadora Autoras entrevistadas: Luciana Ribeiro (@luroribeiro) Lady Christina de Almeida Editora: UNIperiferias (@uniperiferias)
Cobertura Cultne 00:04:27
EP15 - Workshop Black Bom

Workshop Black Bom

Resenha Black Bom que rolou no MUHCAB - Museu de História e Cultura Afro-brasileira no dia 11 de junho na Pequena África no bairro da Gamboa, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. O Workshop de charme com o charmdancer Paulo Mello é uma realização da Botacara Produções e Instituto Black Bom. Patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do MUHCAB e da Cultne.

Prêmio Sim a Igualdade Racial

O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) e a Cultne, lançam o documentário “Prêmio Sim à Igualdade Racial”. O filme conta com os bastidores da quinta edição da premiação e entrevistas com personalidades como Preta Gil, Xamã, Jorge Aragão, entre outros grandes nomes do cenário artístico e cultural negro e indígena.
Cobertura Cultne 00:06:49
EP13 - Encerramento do Abril Verde

Encerramento do Abril Verde

Encerramento do Abril Verde
Cobertura Cultne 00:04:20
EP12 - Awurê: Baianidade Nagô

Awurê: Baianidade Nagô

Do Pelourinho com Olodum e Banda Didá A Liberdade no bairro , no coração e no Ritmo do Ilê Aiye e Muzenza Regado a Xinxim de galinha E farofa de dendê Do Afrochefe Jorge Washington Para renovar as energias Curtindo toda essa Baianidade nagô
Cobertura Cultne 00:13:13
EP11 - Procissão do Seu Zé

Procissão do Seu Zé

Cobertura Cultne do evento "Procissão do Seu Zé realizado em abril de 2022 na Lapa, centro do Rio de Janeiro.
Cobertura Cultne 00:06:47
EP10 - Teatro Chica Xavier

Teatro Chica Xavier

Inaugurado em 24 s de abril de 2022, o primeiro teatro negro do Rio de Janeiro, o Teatro Chica Xavier, que faz parte do ‘Terreiro Contemporâneo’, sob o comando da ‘Confraria do Impossível’. Atores, diretores, produtores, figurinistas, dançarinos e toda uma gama de profissionais inseridos no que diz respeito ao setor cultural, agota, têm motivos de sobra para comemorar. O nome dado ao novo teatro é uma homenagem a Francisca Xavier Queiroz de Jesus, conhecida como Chica Xavier, que foi uma grande e consagrada atriz de teatro, cinema e da televisão brasileira. Mesmo sendo mais conhecida pelo grande público por seus trabalhos nas telenovelas, com mais de 50 personagens, ela também atuou no teatro nacional há mais de 60 anos e é uma grande personalidade da representatividade negra na arte do Brasil. Chica Xavier lançou um livro, em 1999, reunindo as cantigas e rezas que compôs ao longo de 30 anos para louvar seus santos de fé. Em 2011 ganhou o Centro Cultural Atriz Chica Xavier no Projeto Social No Palco da Vida, coordenado pelo ator Wal Schneider, onde guarda o acervo contando sua carreira no Teatro, TV e Cinema.

Escola de Formação Política Kátia Tapety

Com iniciativa do Instituto Raça e Igualdade, foi lançada a Escola de Formação Política Kátia Tapety, batizada em homenagem a ex-vereadora Kátia Tapety, a primeira mulher trans negra a ser eleita vereadora no Brasil - e na América Latina. O evento foi realizado no dia 10 de maio de 2022, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e contou com a presença de lideranças negras, indígenas e LGBTQIA+. A iniciativa promovida pelo Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade), tem como objetivo formar mulheres negras e indígenas para a disputa do pleito, independente de partido político, priorizando o protagonismo de mulheres trans, lésbicas e bissexuais.

Cobertura - Festival MITA 2022

Cobertura Cultne no Festival MITA realizado em maio de 2022 no Jockey Club Brasileiro na Zona Sul do Rio de Janeiro, com as participações de Gilberto Gil, Xênia França, Coruja BC1, Marcelo D2, Heavy Baile, Liniker, entre outros artistas nacionais e internacionais.
Cobertura Cultne 00:27:23
EP7 - Cobertura - Baile Black Bom

Cobertura - Baile Black Bom

Cobertura Cultne Especial Baile Black Bom realizado em maio de 2022 na Praça Mauá, Rio de Janeiro Brasil.

Lançamento do Documentário do Awurê

Cobertura Cultne no lançamento do documentário "Na Rota do Samba de Roda" do grupo Awurê no Estação Net Botafogo.
Cobertura Cultne 01:09:29
EP4 - Baianidade Nagô

Baianidade Nagô

Já no clima da folia e sob as irradiações carnavalescas, acionadas pelos tambores e toda a tradição Bantu que se incorpora e predomina na maior festa do mundo, o Awurê trás para vocês, o BAIANIDADE NAGÔ.

Nei Lopes Doutor Honoris Causa

Cultne esteve no dia 28 de março de 2022 na Capela Ecumênica da UERJ, no “campus” Maracanã da Universidade na cerimônia de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao compositor, cantor, escritor e pesquisador Nei Lopes. O artista é, sem dúvida, um dos maiores expoentes de nossa arte popular e da cultura afro-brasileira, com várias obras e dicionários já publicados pelo tema, além da fértil produção musical, com sambas que marcaram época no imaginário musical de nossa gente.
Cobertura Cultne 00:09:37
EP2 - Prêmio Ubuntu

Prêmio Ubuntu

Com o tema "Ancestralidade e pilares da Arte preta brasileira". A segunda edição do Prêmio Ubuntu de Cultura Negra aconteceu no dia 26 de março de 2022 no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento, que tem como missão homenagear o Legado da Nossa Ancestralidade, Pilares da Arte Preta Brasileira, e algumas vítimas do COVID 19, será um dos marcos da programação ANTIRRACISTA promovido pela Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Cobertura Cultne 00:08:20
EP1 - Seu Jorge & Soul + Samba

Seu Jorge & Soul + Samba

Participação de Seu Jorge cantando os seus sucessos na roda de samba do Grupo Soul+Samba no 4 linhas de Bento Ribeiro no último dia 19 de abril de 2015. Com imagens de Filó Filho e Alvaro Araujo; still fotográfico de Zezzynho Andraddy, edição e reportagens de Pedro Oliveira e direção de Filó Filho a equipe registrou o evento para o Acervo Cultne.