São Paulo Fashion Week 2022

A coleção “As Três Graças do Brasil” da estilista Mônica Sampaio, fundadora da marca Santa Resistência homenageia três mulheres protagonistas nos caminhos para independência do Brasil: a indígena Catarina Paraguaçu, a negra Maria Felipa e a branca Maria Quitéria. Em momentos diferentes da história do Brasil, atuaram ao lado dos pobres, dos indígenas, dos agricultores e das mulheres para defenderam a região do Recôncavo. Os três primeiros looks do desfile em verde sintetizam essa tríade, no vestido amazona de crochê e barra de franjas longas, com um cocar de folhagem também de crochê, o longo com muitas faixas de babados e a camisa também cheia de babados na frente usada com bota e boina.

Medida Provisória com Lázaro Ramos

NEAB Sankofa, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da ETE Adolpho Bloch, escola técnica da Rede Faetec, levou seus estudantes para assistir o filme "Medida Provisória" com a presença do seu diretor, Lázaro Ramos, e de outros convidados, como Filó, documentarista criador do Cultne (Acervo Digital de Cultura Negra) e da pesquisadora Kelly Santos. Essa importância se deu, entre outros motivos, por se tratar de uma obra realizada por um diretor e roteirista negro, com trabalho e talento reconhecido e notório como ator que tem importantes participações no cinema e no audiovisual brasileiro, e por contar com elenco majoritariamente negro, incluindo os personagens principais, fato raro no cinema brasileiro. Além disso, um elemento importante para uma abordagem educativa dessa obra está na sua perspectiva da representação da imagem da população negra através da construção de seus personagens, o que tem uma afinidade com o trabalho do NEAB Sankofa no que diz respeito à observação crítica da representação, na mídia e na educação, de culturas, povos, segmentos sociais em sua participação em nossa História, assim como à observação de reprodução de estereótipos na representação e na produção da imagem de personagens negros na Comunicação, em geral, e, especialmente, no contexto educativo.

Pretagosnismos - Lançamento do livro

Programa Gira Cultne! registrou o lançamento do livro Pretagonismos no Rio de Janeiro organizada pelo historiador Jonathan Raymundo e o filósofo e articulador cultural Rodrigo França, autores dessa passagem, aceitaram o desafio de organizar a coletânea lançada pela Agir exalta, em 28 textos, a potência e a pluralidade das narrativas negras. O Gira Cultne! é uma parceria da Cultne e Mundo Negro que vai ao ar toda semana em nossas redes sociais.
Gira, Cultne! 00:08:32
EP7 - Medida Provisória

Medida Provisória

Programa Gira Cultne! registrou a pré-estreia do filme "Medida Provisória" no Rio de Janeiro com as participações de Lázaro Ramos, Thais Araújo, Seu Jorge e grande elenco. Gira Cultne é o mais novo programa da Cultne TV com apresentação de Neide Diniz. O Gira Cultne! é uma parceria da Cultne e Mundo Negro que vai ao ar toda semana em nossas redes sociais.
Gira, Cultne! 00:05:51
EP6 - Emicida

Emicida

Programa Gira Cultne! registrou o show "Amarelo" de Emicida no Circo Voador na Lapa, Rio de Janeiro. O Gira Cultne! é uma parceria da Cultne e Mundo Negro que vai ao ar toda semana em nossas redes sociais.
Gira, Cultne! 00:07:31
EP5 - Elisa Lucinda

Elisa Lucinda

Programa Gira Cultne! registrou o espetáculo "Cuidado com ela" de Elisa Lucianda no Teatro Popular de Noterói. O Gira Cultne! é uma parceria da Cultne e Mundo Negro que vai ao ar toda semana em nossas redes sociais.
Gira, Cultne! 08:20
EP4 - Jéssica Ellen

Jéssica Ellen

O terceiro programa Gira Cultne! registrou o show de Jéssica Ellen no Teatro Prudential. Uma parceria da Cultne e Mundo Negro que vai ao ar todos sábados em nossas redes sociais. Apresentadora Nil Mendonça e equipe registraram a FLUP 2022 no MAR, na cidade do Rio de Janeiro.

Acadêmicos do Salgueiro

Episódo 3 - Acadêmicos do Salgueiro - Gira Cultne é o mais novo programa da Cultne TV com apresentação de Nil Mendonça. O programa aborda os arredores do mundo black.
Gira, Cultne! 04:26
EP2 - Flup 2022

Flup 2022

Segundo programa Gira Cultne!. Uma parceria da Cultne e Mundo Negro que vai ao ar todos sábados em nossas redes sociais. Apresentadora Nil Mendonça e equipe registraram a FLUP 2022 no MAR , na cidade do Rio de Janeiro.
Gira, Cultne! 04:22
EP1 - Ingrid Silva

Ingrid Silva

Pensa numa parceria de conteúdo preta e poderosa. A @Cultne Acervo e eo Mundo Negro estão juntos produzindo e divulgando entrevistas incríveis feitas por e com gente preta com exclusividade para os nossos seguidores. O primeiro papo é com a nossa deusa da dança e mãe da fofíssima Laura, a bailarina @ingridsilva.