Historiadora Mariléa de Almeida

Historiadora Mariléa de Almeida doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em seu doutorado sua pesquisa tem como tema "Devir quilomba e a feminização do conceito de quilombo no Brasil". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Valdenia Menegon

A historiadora Valdenia Menegon, doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), apresenta comentários sobre o artigo "Mulheres Negras e as Eleições de 2020". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora - Luara Santos da Silva

A historiadora Luara Santos da Silva é professora de história da rede pública de ensino no Rio de Janeiro. Ela é mestra em relações étnico raciais, com a pesquisa etimologias preto Emetério José dos Santos e as questões raciais do seu tempo 1888 à 1920. Ela é também doutoranda em história social, com a pesquisa sobre as trajetórias de professoras negras nesse mesmo período.

Historiador José Gomes Junior

O historiador José Gomes Junior, mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta comentários sobre o artigo "40 anos do Adé Dudu: a história do Grupo de Negros Homossexuais" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiador Mairton Celestino

O historiador Mairton Celestino, doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresenta comentários sobre o artigo "Esperança Garcia e os usos do passado e presente: identidade, história pública e o direito a memória" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
3
Nossas Histórias 19:24
EP3 - Historiador Jonatas Ribeiro

Historiador Jonatas Ribeiro

O historiador Jonatas Ribeiro, doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresenta comentários sobre o artigo "Espaço de Liberdade e Autonomias: Os Clubes Negros de Minas Geraes" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Janira Sodré Miranda

A historiadora Janira Sodré Miranda, doutoranda em História pela Universidade de Brasilia (UnB), apresenta comentários sobre o artigo "Leodegária de Jesus: intelectual, negra mulher poeta em Goiás no pós-abolição" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Heloisa Rosa Costa Lima

A historiadora Heloisa Rosa Costa Lima, mestranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresenta comentários sobre o artigo "Os Pretos do Rosário de São Paulo: Um novo olhar sobre a cidade” no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Clecia Maria Miranda

A historiadora Clecia Maria Miranda, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), apresenta comentários sobre o artigo "Aguinaldo Camargo e suas multifaces de um ativista". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto

A historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, doutora em História pela Unicamp e atualmente Professora Adjunta do Departamento de História da UnB, apresenta comentários sobre o artigo " Cidadania e Gente Negra no Brasil – uma incompatibilidade construída", publicado na coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Ana Paula de Oliveira Cruz

A historiadora Ana Paula Oliveira Lima, mestranda em História pela Universidade de Brasília (UnB), apresenta comentários sobre o artigo "José do Patrocínio Marques Tocantis e Abolição em Goiás", publicado na coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés.
17
Nossas Histórias 00:20:25
EP17 - Historiador Itan Cruz

Historiador Itan Cruz

O historiador Itan Cruz, doutorando em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresenta comentários sobre o artigo "A Baronesa "Morena" da Abolição: Amanda Paranaguá Dória, Mãe dos Analfabetos", publicado na coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés.
16

Historiadora Alanna Perônio

Alanna Perônio, apresenta comentários sobre o artigo ""Quem conta um conto, aumenta um ponto: a trajetória da luxuosa senhora baiana, Rita Gomes da Silva".
15
Nossas Histórias 24:00
EP15 - Historiador Marcos Santos

Historiador Marcos Santos

Marcos Santos, apresenta comentários sobre o artigo "Ceilândia - Distrito Federa l - Território Negro na Contra-mão de Brasília"

Historiadora Mariana Vieira de Carvalho

A historiadora Marina Vieira de Carvalho, apresenta suas reflexões a partir do tema "Musas Negras: Raça, gênero e classe na vida e obra de Gilka da Costa Machado". A pesquisadora revela, por exemplo, que Gilka Costa "de(s)coloniza a imaginação erótica, identificando e valorizando outras musas inspiradoras da sociedade brasileira."

Historiadora Jéssica Cristina Rosa

"Imprensa e Cidadania em São Tomé e Príncipe entre 1911 e 1925" é o tema apresentado pela historiadora Jéssica Cristina Rosa. O destaque no cenário é a defesa de uma colonização que garantisse educação a todos, que não segregasse negros e brancos, e garantisse a possibilidade de liberdade.

Historiadora - Maria Emília Vasconcelos

A historiadora Maria Emília Vasconcelos, apresenta os dilemas que mulheres, mães ex-escravisadas percorreram para exercer a maternidade de forma mais plena em Recife no pós-abolição no final do século XIX. Ela fala sobre o tema, "Uma mãe obstinada: maternidade negra no pós-abolição (Recife, 1890)"

Historiadora Stephane Ramos da Costa

A historiadora Stephane Ramos da Costa fala sobre "O patrício Jose Cláudio do Nascimento e as experiências de educação popular". A autora apresenta uma personalidade ainda pouco conhecida entre os/as pesquisadores/as que investem na história do pós-emancipação e da educação brasileira.

Historiador Leonardo Ângelo da Silva

Leonardo Ângelo da Silva, historiador, apresenta seu estudo "Uma cidade e um complexo industrial sob o mito da democracia racial". O cenário é a região do Vale do Paraíba, Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, que inicialmente vivia da produção de café e se industrializa.

Historiador Rafael Rosa da Rocha

O historiador Rafael Rosa da Rocha traz sua análise sobre o "Judiciário brasileiro em preto e branco: os casos de Juvêncio Serafim e Eduardo Silva no Rio de Janeiro do início do século XX". Rafael explicita que o tratamento desigual no âmbito das instituições sempre prejudicou a população negra.

Historiadora Ivangilda Bispo dos Santos

Ivangilda Bispo dos Santos, historiadora, fala sobre "As reações ao mito de democracia racial no contexto moçambicano em meados do século XX". A autora destaca que o mito persiste na atualidade para garantir a manutenção das hierarquias sociais e raciais

Historiadora Bethania Pereira

A historiadora Bethania Pereira traz o tema"O pioneirismo haitiano nas lutas pela liberdade no Atlântico", com destaque para a forma como, apesar do isolamento político e econômico imposto pelas potências ao Haiti, o projeto do país, era mais ambicioso do que se concebia.
6
Nossas Histórias 26:21
EP6 - Historiador Igor Alencar

Historiador Igor Alencar

Igor Fernandes de Alencar, historiador, fala sobre as "Estratégias Coletivas de Liberdade em Goiás do século XIX". O destaque é para as cartas de alforria, dentre a diversidade de dinâmicas, exemplificando as várias estratégias de liberdade desempenhadas pelos escravizados.

Historiador Fabiano Moreira dos Santos

O historiador Fabiano Moreira dos Santos trata do tema “A Mobilização dos Professores Negros na Primeira República na Cidade de Salvador". Dados, fatos, fotos, discursos e textos ilustram a presença negra na luta por melhores condições de trabalho no início do séc. XX, em Salvador/BA.

Historiadora Flaviane Nascimento

Flaviane Nascimento, historiadora, fala sobre “O trânsito para a liberdade e precarização do trabalho livre no final do século XIX". Ela retrata o desmonte gradual do escravismo, a expectativa de controle e disciplina das trabalhadoras e trabalhadores egressos da escravidão, percalços e avanços.
3
Nossas Histórias 23:24
EP3 - Historiador Elson Rabelo

Historiador Elson Rabelo

O historiador Elson Rabelo comenta o tema “Experiências da negritude na fotografia baiana no final do século XX". Um dos destaques do autor é o processo em que "surgiu com maior ênfase um olhar dos negros na fotografia."
2
Nossas Histórias 20:42
EP2 - Historiadora Iracélli Alves

Historiadora Iracélli Alves

"Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano" é o tema da historiadora Iracelli da Cruz Alves. Ela questiona: "E o que isso tem a ver com as fragilidades da democracia no Brasil?"

Historiador Samuel Rocha Ferreira

O historiador Samuel Rocha Ferreira comenta seu estudo “Branqueamento, indígenas e o tráfico de escravos" e ressalta que a "a história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista."
17
Nossas Histórias 09:26
EP17 - Retrospectiva 2020

Retrospectiva 2020

A coluna “Nossas Histórias” fechou 2020 com dezesseis títulos publicados nos formatos de artigos e vídeos sobre a vida da gente negra no Brasil e no mundo, por meio da escrita e das vozes de historiadoras negras e historiadores negros de diversas regiões brasileiras.

Historiadora Edinélia Maria Oliveira

A historiadora Edinélia Maria Oliveira fala sobre o tema “Memórias e resistências em vozes negras no Recôncavo Baiano", com destaque para o apagamento das referências ao passado escravagista da região e dos vínculos dos antepassados dos entrevistados com o cativeiro.
15

Historiador João Paulo Lopes

O historiador João Paulo Lopes traz sua análise “Uma história negra com certeza: A escrita da história nos jornais negros paulistanos". Ele destaca as ações de contra-narrativa em espaços de comunicação que, por meio de pessoas negras, escrevem outras histórias.
14
Nossas Histórias 19:28
EP14 - Historiador William Lucindo

Historiador William Lucindo

O historiador William Lucindo comenta o tema "Respeitabilidade também é de luta: uma história da Sociedade Beneficente 13 de maio de Piracicaba". O autor mostra como associações dessa natureza buscavam apresentar imagem positiva, alcançar a respeitabilidade.
13
Nossas Histórias 24:34
EP13 - Historiadora Tatiane Reis

Historiadora Tatiane Reis

“Protagonismo Feminino: Noções de desenvolvimento e economia solidária na África" é tema da historiadora Tatiane Reis. Para ela, há baixa repercussão de articulações políticas africanas locais/internacionais que fogem do estereótipo de corrupção, violência e manutenção da miséria.

Historiador Vitor Hugo Monteiro Franco

Vitor Hugo Monteiro Franco fala do tema “Escravos da Religião: Como era ser escravizado pela Igreja Católica no séculoo XIX". O historiador nos leva a entender o cenário que combinava religião cristã, violência e escravidão.

Historiadora Gabrielle Oliveira de Abreu

O tema de análise da historiadora Gabrielle Oliveira de Abreu é “Negro tem que ir pro pau: heranças da ditadura no genocídio do povo negro no Brasil hoje". Ela destaca como a narrativa de cunho racista se apresenta no cenário do regime ditatorial entre 1964 e 1985.

Historiador Danilo Luiz Marques

“Quilombo: A Arte da Memória Negra sobre Palmares” é o tema do historiador Danilo Luiz Marques. Ele defende a importância das memórias sobre as experiências quilombolas serem constantes durante e após o período da escravidão.
9
Nossas Histórias 21:22
EP9 - Historiadora Ana Paula Cruz

Historiadora Ana Paula Cruz

Ana Paula Cruz, historiadora, comenta seu artigo “Eu nasci e me criei aqui: o processo de reconhecimento do território quilombola do Vale do Iguape". Para ela, as comunidades quilombolas permanecem, resistem e representam.

Historiador Guilherme Oliveira

O historiador Guilherme Oliveira questiona "Por que é errado dizer que 'os negros escravizaram os negros'". A análise traz reflexões e dados sobre argumentação que o especialista rebate a partir de seus estudos.

Historiadora Angélica Ferrarez

"A mulata trágica: repensando a categoria mulata no Brasil," é o tema da historiadora Angélica Ferrarez. Sua pesquisa é atravessada pelas questões de gênero feminino nos estudos sobre história e cultura africana e afro brasileira.

Historiadora Idalina Maria Almeida de Freitas

Idalina M. Almeida de Freitas, historiadora, apresenta "Sentidos da 'verdadeira liberdade': A Escola Agrícola da Bahia e os destinos da população negra livre do Recôncavo". São Francisco do Conde (BA), no séc. XIX, é o cenário.

Historiador Júlio César Rosa

O historiador Júlio César da Rosa comenta seu estudo "Pretos e Mulatos em Clubes Sociais Negros num Pedacinho da Europa no Brasil", sobre espaços de trocas sócio-culturais em Santa Catarina, no séc. XX.
4
Nossas Histórias 45:49
EP4 - Historiadora Valéria Costa

Historiadora Valéria Costa

Valéria Costa relata meios e estratégias de emancipação entre mulheres negras no estudo que tem como título “Para os alfinetes de Francisca!: laços de solidariedade entre africanas e crioulas no Recife escravista".

Historiadora Aline Najara da Silva Gonçalves

Aline Najara da Silva Gonçalves, historiadora, comenta sobre “O medo do Ventre Livre: O que fazer com os negros?”. Cenário que inclui a posição do Imperador Dom Pedro II e perspectivas sociais.

Historiadora Lucimar Felisberto dos Santos

A historiadora Lucimar Felisberto dos Santos apresenta sua visão sobre “Mulheres de luta: as mães de ingênuos por força da Lei do Ventre Livre” e relações com “Fundo de Emancipação de Escravos”, no séc. XIX.
1
Nossas Histórias 23:46
EP1 - Historiador Lucas Campos

Historiador Lucas Campos

O historiador Lucas Campos fala da “A Sociedade Protetora dos Desvalidos e a Resistência Negra no Brasil”, ressaltando sua importância como espaço de agência coletiva desde o século XIX até hoje.
2
Cultne em Resenha 31:35
EP2 - Programa Ilka Teodoro
19
Cultne em Resenha 34:31
EP19 - Programa Thata Alves
18
Cultne em Resenha 36:43
EP18 - Programa Deise Benedito
17
16
Cultne em Resenha 33:10
EP16 - Programa Flávia Vieira
6
Cultne em Resenha 33:59
EP6 - Programa Angela Guimarães
5
Cultne em Resenha 34:14
EP5 - Programa Valdecir Nascimento
6
5
Lançamento de Livro 09:01
EP5 - Lançamento Livro Jurema Batista
1
Clipes de Charme 03:58
EP1 - Rosas Negras