Historiador Marcus Vinicius de Oliveira

Historiador Marcus Vinicius de Oliveira, Doutorando em História pela UFF e Graduado em História.

Historiadora Patricia Teixeira da Silva

Historiadora Patricia Teixeira Alves, Doutoranda em História pela UNIRIO, Mestra em História – UNICAMP, Graduada e Especialista em História – UNEB.

Historiador Roberto dos Santos

Historiador Roberto dos Santos, Historiador, Doutor em Educação pela Universidade Luterana do Brasil – Rio Grande do Sul (ULBRA/RS).

Programa Noemi dos Santos Silva

Historiadora Noemi dos Santos Silva, Doutoranda em História pela Uneb – Universidade de Campinas - Unicamp. Sua pesquisa tem como tema "Educação: direito negado, razão de lutas negras no século XIX".
3
Nossas Histórias 39:03
EP3 - Historiador Amilcar Pereira

Historiador Amilcar Pereira

Historiador Amilcar Pereira, Doutoranda em História pela UFF – Universidade Federal Fluminense e Pós-doutor pela Columbia University. Sua pesquisa tem como tema “Movimento negro brasileiro e circulação de referenciais paera a luta antirracista".

Historiadora Luana Vanessa Costa Soares

Historiadora Luana Vanessa Costa Soares, Graduada em História e Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Uneb – Universidade do Estado da Bahia. Sua pesquisa tem como tema "Dona Analia - uma curadora contra a repressão do Estado Novo".

Historiador Antonio Carlos Higino da Silva

Historiador Antonio Carlos Higino da Silva, Pós-doutorando em História Comparada pela UFC – Universidade Federal do Ceará. Sua pesquisa tem como tema “André Rebouças e a reforma dos portos brasileiros (1866-1878)".

Historiadora Cleudiza Fernandes de Souza

Historiadora Cleudiza Fernandes de Souza, Doutoranda em História pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua pesquisa tem como tema “Nas tramas da lei: Agência negra e trajetórias da luta no pós-abolição".

Historiadora Renata Ribeiro Francisco

Historiadora Renata Ribeiro Francisco, Pós-doutoranda em História pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Sua pesquisa tem como tema “Uma história escondida: maçons negros no Brasil do século XIX".

Historiadora Claudielle Pavão

Historiadora Claudielle Pavão, Doutoranda em História pela UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sua pesquisa tem como tema “Fora do compasso: estereótipos sobre as passistas na imprensa do Rio de Janeiro nos anos 1980".

Historiadora Ynaê Lopes de Souza

Historiadora Ynaê Lopes de Souza, Doutora em História pela USP – Universidade de São Paulo. Sua pesquisa tem como tema “Um Rio Negro. Escravidão e Liberdade no Rio de Janeiro do século XIX".

Historiadora Marize Conceição

Historiadora Marize Conceição, Doutoranda em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHS_FFP/UERJ). Sua pesquisa tem como tema “O racismo na política externa do governo militar". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Maria Claudia Cardoso Ferreira

Historiadora Maria Claudia Cardoso Ferreira, Doutora em História pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Sua pesquisa tem como tema “Movimentos negros,, educação patrimonial e o direito à cidade". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
14
Nossas Histórias 12:24
EP14 - Historiador Bruno Pinheiro

Historiador Bruno Pinheiro

Historiador Bruno Pinheiro, Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua pesquisa tem como tema “Mãe Preta”: modernismo brasileiro e cultura antirracista. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Taina Silva Santos

Historiadora Taina Silva Santos, Mestranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua pesquisa tem como tema "Mercados de exclusão - racismo e sexismo em propagandas de alimento infantil no século XIX". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
12
Nossas Histórias 51:08
EP12 - Historiadora Monica Lima

Historiadora Monica Lima

Historiadora Monica Lima e Souza, Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua pesquisa tem como tema "Retorno libertos para a África". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiador Carlos da Silva Junior

Historiador Carlos da Silva Junior, doutorando em História pela University of Hull, Reino Unido. Sua pesquisa tem como tema "Monumentos e as memórias da escravidão no Brasil contemporâneo". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiador Francisco Phelipe Cunha Paz

Historiador Francisco Phelipe Cunha Paz, graduando em História, Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. Sua pesquisa tem como tema "A trajetória e a obra do artista Sebastião Mendes de Sousa". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Rosana Falcão Lessa

Historiadora Rosana Falcão Lessa doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em seu doutorado sua pesquisa tem como tema "Fumageiras do Recôncavo Baiano: Sujeitos Fundamentais para a Compreensão da Liberdade". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Mariléa de Almeida

Historiadora Mariléa de Almeida doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em seu doutorado sua pesquisa tem como tema "Devir quilomba e a feminização do conceito de quilombo no Brasil". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Valdenia Menegon

A historiadora Valdenia Menegon, doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), apresenta comentários sobre o artigo "Mulheres Negras e as Eleições de 2020". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora - Luara Santos da Silva

A historiadora Luara Santos da Silva é professora de história da rede pública de ensino no Rio de Janeiro. Ela é mestra em relações étnico raciais, com a pesquisa etimologias preto Emetério José dos Santos e as questões raciais do seu tempo 1888 à 1920. Ela é também doutoranda em história social, com a pesquisa sobre as trajetórias de professoras negras nesse mesmo período.

Historiador José Gomes Junior

O historiador José Gomes Junior, mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta comentários sobre o artigo "40 anos do Adé Dudu: a história do Grupo de Negros Homossexuais" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiador Mairton Celestino

O historiador Mairton Celestino, doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresenta comentários sobre o artigo "Esperança Garcia e os usos do passado e presente: identidade, história pública e o direito a memória" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
3
Nossas Histórias 19:24
EP3 - Historiador Jonatas Ribeiro

Historiador Jonatas Ribeiro

O historiador Jonatas Ribeiro, doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresenta comentários sobre o artigo "Espaço de Liberdade e Autonomias: Os Clubes Negros de Minas Geraes" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Janira Sodré Miranda

A historiadora Janira Sodré Miranda, doutoranda em História pela Universidade de Brasilia (UnB), apresenta comentários sobre o artigo "Leodegária de Jesus: intelectual, negra mulher poeta em Goiás no pós-abolição" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Heloisa Rosa Costa Lima

A historiadora Heloisa Rosa Costa Lima, mestranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresenta comentários sobre o artigo "Os Pretos do Rosário de São Paulo: Um novo olhar sobre a cidade” no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Clecia Maria Miranda

A historiadora Clecia Maria Miranda, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), apresenta comentários sobre o artigo "Aguinaldo Camargo e suas multifaces de um ativista". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto

A historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, doutora em História pela Unicamp e atualmente Professora Adjunta do Departamento de História da UnB, apresenta comentários sobre o artigo " Cidadania e Gente Negra no Brasil – uma incompatibilidade construída", publicado na coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Historiadora Ana Paula de Oliveira Cruz

A historiadora Ana Paula Oliveira Lima, mestranda em História pela Universidade de Brasília (UnB), apresenta comentários sobre o artigo "José do Patrocínio Marques Tocantis e Abolição em Goiás", publicado na coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés.
17
Nossas Histórias 00:20:25
EP17 - Historiador Itan Cruz

Historiador Itan Cruz

O historiador Itan Cruz, doutorando em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresenta comentários sobre o artigo "A Baronesa "Morena" da Abolição: Amanda Paranaguá Dória, Mãe dos Analfabetos", publicado na coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés.
16

Historiadora Alanna Perônio

Alanna Perônio, apresenta comentários sobre o artigo ""Quem conta um conto, aumenta um ponto: a trajetória da luxuosa senhora baiana, Rita Gomes da Silva".
15
Nossas Histórias 24:00
EP15 - Historiador Marcos Santos

Historiador Marcos Santos

Marcos Santos, apresenta comentários sobre o artigo "Ceilândia - Distrito Federa l - Território Negro na Contra-mão de Brasília"

Historiadora Mariana Vieira de Carvalho

A historiadora Marina Vieira de Carvalho, apresenta suas reflexões a partir do tema "Musas Negras: Raça, gênero e classe na vida e obra de Gilka da Costa Machado". A pesquisadora revela, por exemplo, que Gilka Costa "de(s)coloniza a imaginação erótica, identificando e valorizando outras musas inspiradoras da sociedade brasileira."

Historiadora Jéssica Cristina Rosa

"Imprensa e Cidadania em São Tomé e Príncipe entre 1911 e 1925" é o tema apresentado pela historiadora Jéssica Cristina Rosa. O destaque no cenário é a defesa de uma colonização que garantisse educação a todos, que não segregasse negros e brancos, e garantisse a possibilidade de liberdade.

Historiadora - Maria Emília Vasconcelos

A historiadora Maria Emília Vasconcelos, apresenta os dilemas que mulheres, mães ex-escravisadas percorreram para exercer a maternidade de forma mais plena em Recife no pós-abolição no final do século XIX. Ela fala sobre o tema, "Uma mãe obstinada: maternidade negra no pós-abolição (Recife, 1890)"

Historiadora Stephane Ramos da Costa

A historiadora Stephane Ramos da Costa fala sobre "O patrício Jose Cláudio do Nascimento e as experiências de educação popular". A autora apresenta uma personalidade ainda pouco conhecida entre os/as pesquisadores/as que investem na história do pós-emancipação e da educação brasileira.

Historiador Leonardo Ângelo da Silva

Leonardo Ângelo da Silva, historiador, apresenta seu estudo "Uma cidade e um complexo industrial sob o mito da democracia racial". O cenário é a região do Vale do Paraíba, Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, que inicialmente vivia da produção de café e se industrializa.

Historiador Rafael Rosa da Rocha

O historiador Rafael Rosa da Rocha traz sua análise sobre o "Judiciário brasileiro em preto e branco: os casos de Juvêncio Serafim e Eduardo Silva no Rio de Janeiro do início do século XX". Rafael explicita que o tratamento desigual no âmbito das instituições sempre prejudicou a população negra.

Historiadora Ivangilda Bispo dos Santos

Ivangilda Bispo dos Santos, historiadora, fala sobre "As reações ao mito de democracia racial no contexto moçambicano em meados do século XX". A autora destaca que o mito persiste na atualidade para garantir a manutenção das hierarquias sociais e raciais

Historiadora Bethania Pereira

A historiadora Bethania Pereira traz o tema"O pioneirismo haitiano nas lutas pela liberdade no Atlântico", com destaque para a forma como, apesar do isolamento político e econômico imposto pelas potências ao Haiti, o projeto do país, era mais ambicioso do que se concebia.
6
Nossas Histórias 26:21
EP6 - Historiador Igor Alencar

Historiador Igor Alencar

Igor Fernandes de Alencar, historiador, fala sobre as "Estratégias Coletivas de Liberdade em Goiás do século XIX". O destaque é para as cartas de alforria, dentre a diversidade de dinâmicas, exemplificando as várias estratégias de liberdade desempenhadas pelos escravizados.

Historiador Fabiano Moreira dos Santos

O historiador Fabiano Moreira dos Santos trata do tema “A Mobilização dos Professores Negros na Primeira República na Cidade de Salvador". Dados, fatos, fotos, discursos e textos ilustram a presença negra na luta por melhores condições de trabalho no início do séc. XX, em Salvador/BA.

Historiadora Flaviane Nascimento

Flaviane Nascimento, historiadora, fala sobre “O trânsito para a liberdade e precarização do trabalho livre no final do século XIX". Ela retrata o desmonte gradual do escravismo, a expectativa de controle e disciplina das trabalhadoras e trabalhadores egressos da escravidão, percalços e avanços.
3
Nossas Histórias 23:24
EP3 - Historiador Elson Rabelo

Historiador Elson Rabelo

O historiador Elson Rabelo comenta o tema “Experiências da negritude na fotografia baiana no final do século XX". Um dos destaques do autor é o processo em que "surgiu com maior ênfase um olhar dos negros na fotografia."
2
Nossas Histórias 20:42
EP2 - Historiadora Iracélli Alves

Historiadora Iracélli Alves

"Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano" é o tema da historiadora Iracelli da Cruz Alves. Ela questiona: "E o que isso tem a ver com as fragilidades da democracia no Brasil?"

Historiador Samuel Rocha Ferreira

O historiador Samuel Rocha Ferreira comenta seu estudo “Branqueamento, indígenas e o tráfico de escravos" e ressalta que a "a história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista."
17
Nossas Histórias 09:26
EP17 - Retrospectiva 2020

Retrospectiva 2020

A coluna “Nossas Histórias” fechou 2020 com dezesseis títulos publicados nos formatos de artigos e vídeos sobre a vida da gente negra no Brasil e no mundo, por meio da escrita e das vozes de historiadoras negras e historiadores negros de diversas regiões brasileiras.

Historiadora Edinélia Maria Oliveira

A historiadora Edinélia Maria Oliveira fala sobre o tema “Memórias e resistências em vozes negras no Recôncavo Baiano", com destaque para o apagamento das referências ao passado escravagista da região e dos vínculos dos antepassados dos entrevistados com o cativeiro.
15

Historiador João Paulo Lopes

O historiador João Paulo Lopes traz sua análise “Uma história negra com certeza: A escrita da história nos jornais negros paulistanos". Ele destaca as ações de contra-narrativa em espaços de comunicação que, por meio de pessoas negras, escrevem outras histórias.
14
Nossas Histórias 19:28
EP14 - Historiador William Lucindo

Historiador William Lucindo

O historiador William Lucindo comenta o tema "Respeitabilidade também é de luta: uma história da Sociedade Beneficente 13 de maio de Piracicaba". O autor mostra como associações dessa natureza buscavam apresentar imagem positiva, alcançar a respeitabilidade.
13
Nossas Histórias 24:34
EP13 - Historiadora Tatiane Reis

Historiadora Tatiane Reis

“Protagonismo Feminino: Noções de desenvolvimento e economia solidária na África" é tema da historiadora Tatiane Reis. Para ela, há baixa repercussão de articulações políticas africanas locais/internacionais que fogem do estereótipo de corrupção, violência e manutenção da miséria.

Historiador Vitor Hugo Monteiro Franco

Vitor Hugo Monteiro Franco fala do tema “Escravos da Religião: Como era ser escravizado pela Igreja Católica no séculoo XIX". O historiador nos leva a entender o cenário que combinava religião cristã, violência e escravidão.

Historiadora Gabrielle Oliveira de Abreu

O tema de análise da historiadora Gabrielle Oliveira de Abreu é “Negro tem que ir pro pau: heranças da ditadura no genocídio do povo negro no Brasil hoje". Ela destaca como a narrativa de cunho racista se apresenta no cenário do regime ditatorial entre 1964 e 1985.

Historiador Danilo Luiz Marques

“Quilombo: A Arte da Memória Negra sobre Palmares” é o tema do historiador Danilo Luiz Marques. Ele defende a importância das memórias sobre as experiências quilombolas serem constantes durante e após o período da escravidão.
9
Nossas Histórias 21:22
EP9 - Historiadora Ana Paula Cruz

Historiadora Ana Paula Cruz

Ana Paula Cruz, historiadora, comenta seu artigo “Eu nasci e me criei aqui: o processo de reconhecimento do território quilombola do Vale do Iguape". Para ela, as comunidades quilombolas permanecem, resistem e representam.

Historiador Guilherme Oliveira

O historiador Guilherme Oliveira questiona "Por que é errado dizer que 'os negros escravizaram os negros'". A análise traz reflexões e dados sobre argumentação que o especialista rebate a partir de seus estudos.

Historiadora Angélica Ferrarez

"A mulata trágica: repensando a categoria mulata no Brasil," é o tema da historiadora Angélica Ferrarez. Sua pesquisa é atravessada pelas questões de gênero feminino nos estudos sobre história e cultura africana e afro brasileira.

Historiadora Idalina Maria Almeida de Freitas

Idalina M. Almeida de Freitas, historiadora, apresenta "Sentidos da 'verdadeira liberdade': A Escola Agrícola da Bahia e os destinos da população negra livre do Recôncavo". São Francisco do Conde (BA), no séc. XIX, é o cenário.

Historiador Júlio César Rosa

O historiador Júlio César da Rosa comenta seu estudo "Pretos e Mulatos em Clubes Sociais Negros num Pedacinho da Europa no Brasil", sobre espaços de trocas sócio-culturais em Santa Catarina, no séc. XX.
4
Nossas Histórias 45:49
EP4 - Historiadora Valéria Costa

Historiadora Valéria Costa

Valéria Costa relata meios e estratégias de emancipação entre mulheres negras no estudo que tem como título “Para os alfinetes de Francisca!: laços de solidariedade entre africanas e crioulas no Recife escravista".

Historiadora Aline Najara da Silva Gonçalves

Aline Najara da Silva Gonçalves, historiadora, comenta sobre “O medo do Ventre Livre: O que fazer com os negros?”. Cenário que inclui a posição do Imperador Dom Pedro II e perspectivas sociais.

Historiadora Lucimar Felisberto dos Santos

A historiadora Lucimar Felisberto dos Santos apresenta sua visão sobre “Mulheres de luta: as mães de ingênuos por força da Lei do Ventre Livre” e relações com “Fundo de Emancipação de Escravos”, no séc. XIX.
1
Nossas Histórias 23:46
EP1 - Historiador Lucas Campos

Historiador Lucas Campos

O historiador Lucas Campos fala da “A Sociedade Protetora dos Desvalidos e a Resistência Negra no Brasil”, ressaltando sua importância como espaço de agência coletiva desde o século XIX até hoje.