Conversa com cantor Lazzo Matumbi

O cantor e compositor Lazzo Matumbi fala de sua carreira e da importância do samba dentro da música popular brasileira.

O rhumor de Thamirys Borsan

O encontro dos humoristas Serjão Loroza e Thamirys Borsan dialogando com muito humor as questões da comunidade negra.

CULTNE - Festival Ori - Rhumor - Leo Santos

Participação do talentoso baiano Leo Santos com sua personagem sucesso nas redes sociais. Mãe Rita tem o devido destaque para tradicionais blocos afros do Carnaval de Salvador. Leo apresenta referências - por meio do humor - de como nossa beleza, cultura, fazem parte da vida de Salvador, especialmente das pessoas negras.

Isabela Adão entrevista Chris Williams em NY

Vídeo integrante do Festival Ori, uma super live de mais de seis horas de duração exibida no dia 20 de Novembro de 2020, dia Nacional da Consciência Negra. Isabela Adão entrevista diretamente de Nova York o ator Chris Williams para o Festival Ori.

Sergio All - Ceo & Founder da Conta Black - Festival Ori

Sérgio All e a sócia Fernanda Ribeiro, ambos negros, abriram a Conta Black, em São Paulo, há dois anos. - Ideia é oferecer menos burocracia para acesso a serviços bancárias e educação financeira - Abertura da conta pode ser feita por meio do celular, com envio apenas de RG e comprovante de residência - Meta é promover a educação financeira dos clientes, com controle de despesas via app e organização de workshops - Público-alvo são as classes C, D e E; são 5.000 clientes no país

Zumbi dos Palmares - Prof. Flávio Gomes

O historiador Flavio Gomes desenvolveu um pensamento sobre a saga de Zumb para Festival Ori, realizado em 20 de novemmbro de 2020. Em parceria com Open Society Foundations, Ford Foundation e Olabi, Cultne apresentou o Festival Ori: uma programação online envolvendo tecnologia, inovação e cultura negra no dia 20 de novembro de 2020. Na oportunidade, o MC e grafiteiro Airá o Crespo contribui com a sua obra junto ao Festival Ori. Festival ORI - De cabeça na Consciência. 20 de novembro de 2020

Mãe África - Altay Veloso

Vídeo emblemático da abertura do Festival ORI - De cabeça na Consciência. Direção: David Obadia, Mauricio Eiras e Asfilófio Filho; Direção de fotografia e edição: David Obadia; Poesia e trilha sonora: Altay Veloso; Atrizes: Léa Garcia, Cida Moreno e Lilian Amancai; Coprodução Digi2 Filmes / Cultne

Perfil Abdias Nascimento

O vídeo conta a história do TEN - Teatro Experimental do Negro fundado por abdias do nascimento. O próprio abdias em uma entrevista fala dos motivos que o levaram a criação do TEN, de onde sairam diversos atores negros e atrizes negras. O TEN deu oportunidade, deu a chance de que os atores pudessem apreender e se desenvolver. Ao retornar ao Brasil é preso por causa do racismo e de questões políticas. No penitenciária do Carandirú ele cria o teatro do sentenciado, onde mais uma vez ele assume a arte como forma de resistência e tranformação.
18
Festival Ori 06:19
EP18 - AWURE AWURE

AWURE AWURE

Os cantores Ari e Priscila contam um pouco sobre o grupo Awurê. Falam da etmologia da palavra que vem do idioma yorubá e significa de um modo geral "boa sorte e prosperida", coisas boas no geral. Ele nasce no bairro de madureira, berço do samba. Em madureira suas rodas de samba se fixam no quintal do Awurê, local em baixo de uma grande árvore, em contato com a natureza e a energia dos Orixás. O Grupo nasce para ser referência e resistência na luta do povo negro e das religiões de matrizes africanos contra o preconceito e a intolerância.

Beatriz Nascimento - Festival Ori

A historiadora Raquel Barreto fala de sua pesquisa sobre a biografia da também historiadora e professora Beatriz Nascimento. Ela mostra como o pensamento de Beatriz foi altamente revolucionário para sua época, e que ainda hj mostra esse mesmo caráter, mostrando que seus questionamento ainda causam impacto ao pensamento sobre a questão racial e da escravidão no Brasil.

Isabela Adão entrevista Chris Willians

Diretamente de Nova York nos Estados Unidos, a correspondente internacional, Isabela Adão entrevista o ator, escritor e professor Chris Willians. Ele nasceu no Brooklin e começou a se envolver com teatro muito cedo. Ele nos conta como foi a seus primeiros envolvimentos com a arte desde a infância até o seu último trabalho, na série da Netflix she's gotta have do diretor Spike Lee.
15

Entrevista Natara Ney

Natara Ney montadora de filmes nos conta um pouco de sua história e de suas primeiras experiências com montagem de filme, ela fala da sua primeira montagem de filme que foi em o pequeno principe e depois do contato com demais produtores e cineastas negros que mostram diversas coisas que ela não aprendeu em sua formação em cinema. A partir do contato com as pessoas que faziam cinema e teatro negro ela estabelece o seu lugar e onde ela deveria empenhar a sua força de trabalho.
14
Festival Ori 08:49
EP14 - Narrativas Negras

Narrativas Negras

O vídeo Narrativas Negras mostra relatos dos atores, valdinéia Soriano, Alex Melo, Rodrigo França e Déo Garcez, sobre a importância da abertura do teatro experimental do negro de Abdias do Nascimento, onde representou o primeiro momento em que o negro adquire o papel de protagonismo, na intensão de poder se enxergar e se reconhecer na história e vencer as barreiras impostas pelo racimo que estão presentes em igual proporção na arte e na cultura.

Animação Nana e Nilo

A animação Nana e Nilo o tempo de brincar é uma animação infantil, onde os personagens principais são crianças negras. A animação aborda alguns temas importantes do universo infantil negro. Esse vídeo recebeu o apoio da secretaria de políticas de promoção da igualdade racial, do ministério da cultura. O Roteiro é de Renato Noguera, direção de Sandro Lopes, Direção de arte Cris Pereira, Criação e direção musical de Augusto Bapt e produção de Vilma Neres.
12
Festival Ori 06:00
EP12 - Luthuly

Luthuly

O cantor e compositor Luthuli Ayodele, cria da Rocinha no Rio de Janeiro, vive nessa conexão entre a favela e o asfalto. Ele fala para o festival ORI de sua trajetória na música e suas influências.
11
Festival Ori 21:14
EP11 - Black Market

Black Market

Paulo Rogério cofundador da aceleradora Vale do Dendê fala do black market e do black money, e como isso vem sendo cada vez mais concretizado ao longo da história desde o período da escravidão onde surgiram as primeiras ideias de cooperação nessse sentido de criar um mercado consumidor de produtos e serviços da comunidade negra.

Marielle Vive Manifesto

Mariele Vive, conta um pouco da história dessa grande guerreira, que morreu defendendo as causas das mulheres, principalmente as mulheres negras de periferia, militou também nas causas LGBTQIA+ e também lutou junto as revidincações da comunidade negra.
9

Rhumor Yasmin Fiorelo

O ator, cantor e humorista Serjão Loroza apresenta a performance da humorista Yas Fiorelo no festival ORI, Ela apresenta uma performance muito engraçada onde ela representa ora uma candidata a uma vaga de emprego e ora a avaliadora desta mesma candidata. Ela aborda com muito humor diversar questões implicadas nessa dinâmica.
8

Rhumor Tamires Borsam

O ator, cantor e humorista Serjão Loroza apresenta a performance da humorista Thamirys Borsan no festival ORI. Nascida e criada na localidade da Pedra do Sapo, que fica no Complexo do Alemão, na zona Norte da cidade do Rio,Em 2019, Thamirys Borsan começou sua carreira com vídeos bem humorados de relatos do cotidiano de uma jovem na sociedade e sem se prender apenas aos estereótipos de uma mulher negra da favela, abordando variados assuntos, apresentando-os por uma nova perspectiva.
7
Festival Ori 05:29
EP7 - Rhumor Leo Santos

Rhumor Leo Santos

O ator, cantor e humorista Serjão Loroza apresenta a performance do humorista Leo Santos no festival ORI, com a sua personagem mãe Rita, que foi criada com o objetivo de que através do humor vencer o preconceito contra as religiões de matrizes afro.

Animação a Hora do Blec

Diversão e educação andam de mãos dadas! todas as animações têm seus temas inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU. Estes são os temas humanitários que devem servir como prioridade em todos os países até 2030! É sustentabilidade e alegria em forma de música!

Making of Filhas de Zambi

Making of da gravação da música Filhas de Zambi de Altay Veloso, com as entrevistas de altay e das cantoras que participaram do clipe da música gravado em estúdio.
4
Festival Ori 05:34
EP4 - Entrevista AISHA

Entrevista AISHA

A modelo, atriz, DJ e diretora Aisha Mbikila conta um pouco de sua história e sua forte ligação com sua ancestralidade africana, já marcada pelo seu nome.
3
Festival Ori 07:38
EP3 - Ras Adaulto

Ras Adaulto

O ativista e filmmaker Ras Adauto fala de alguns de seus projetos com filmes, mídias e audio visual, nas escolas e centros culturais de Berlim na Alemanha.

CULTNE - Lazzo Matumbi - Festival Ori

O cantor e compositor Lazzo Matumbi fala do conceito musical de sua música, que recebe influência de suas bases no samba, e ainda diversar outras influências como o reagge, maracatu, ijexá e rítmos do condomblé.

Entrevista Nelson Maca

O poeta Nelso Maca fala sobre o seu livro Relatos da Guerra preta ou Bahia baixa estação. Onde existe diversos relatos sobre o entendimento literal das guerras pretas em busca da libertação em qualquer país. Mais a narrativa versa sobre a guerra preta do cotidiano de homens e mulheres.

Blocos Afros Ilê Aiyê e Olodum

Vovô do Ilê Presidente e fundador do Bloco Afro Ilê Aiyê e João Jorge Presidente e fundador do Bloco Olodum falam sobre a criação dos blocos que se tornaram uma referência para música e cultura afro inicialmente na Bahia e depois em todo Brasil.

Gabriel Moura fala do 20 de novembro

O músico e compositor Gabriel Moura fala sobre o dia 20 de novembro, O Dia da Consciência Negra.
18
Festival Ori 06;23
EP18 - Quilombo PCD

Quilombo PCD

Entenda o que é o Quilombo PCD e qual a sua luta. Compreenda que a luta é ainda mais desigual para os negros com algum tipo de deficiência.

Subida Serra da Barriga

Carlos Moura Criador e primeiro presidente da Fundação Palmares, o historiador Zezito Araújo, o ativista e fundador do MNU Raimundo Bujão, a Doutora em Filosofia Helena Theodoro falam sobre a Serra da Barriga.
16
Festival Ori 09:26
EP16 - Fundação Palmares

Fundação Palmares

Carlos Moura Criador e primeiro presidente da Fundação Palmares, o historiador Zezito Araújo, o ativista e fundador do MNU Raimundo Bujão, a militante histórica do movimento negro Abgail Páscoa falam sobre a fundação Palamares, e o 20 de novembro.
15

Quilombo de palmares

A Doutora em Filosofia Helena Theodoro, o historiador e professor da UFRJ Flávio Gomes, e o professor e Presidente do IBD Hélio Santos falam sobre o Quilombo de Palmares para o Festival ORI.

A marcha das mulheres negras no Rio de Janeiro

Forte presença feminina nas Marcha das Mulheres Negras em 30 de julho de 2017 na orla de Copacabana na cidade do Rio de Janeiro. Lá estiveram milhares de mulheres lutando pelo bem viver.

O rhumor de Rhudson Victor

O encontro dos humoristas Serjão Loroza e Rhudson Victor dialogando com muito humor as questões da comunidade negra.

Isabel Filardis entrevista Sil Bahia - Festival Ori

A apresentador a do Festival Ori, Isabel Filardis entrevista a consultora de D&I, pesquisadora, mentora e curadora e codiretora executiva na Olabi, Silvana Bahia.

Festival Ori - Altay Veloso _ Filhas de Zambi

O cantor e compositor Altay Veloso que compôs com o parceiro Paulo Cesar Feital a Música Filhas de Zambi participou ao vivo do Festival Ori. Em parceria com Open Society Foundations, Ford Foundation e Olabi, Cultne apresentou o Festival Ori: uma programação online envolvendo tecnologia, inovação e cultura negra no dia 20 de novembro de 2020.

Memorial Ori - Airá O crespo

O grafiteiro Airá O Crepo imortalizou no Memorial Ori, um painel que tem como objetivo fortalecer a memória de personalidades negras no Rio de Janeiro.

O 20 novembro de Zumbi dos Palmares - Festival Ori

20 novembro de Zumbi dos Palmares - Trecho da programação do Festival Ori veiculado nas redes sociais em 20 de novembro de 2020

Luiz Gama, a voz da liberdade

A historiadora Ana Flavia Pinto e o ator Deo Garcez desenvolveram um pensamento sobre o advogado abolicionista Luiz Gama para Festival Ori, realizado em 20 de novemmbro de 2020.
7
Festival Ori 03:42
EP7 - Teaser Pós Evento

Teaser Pós Evento

Em parceria com Open Society Foundations, Ford Foundation e Olabi, Cultne realizou em 20 de novembro de 2020 o Festival Ori: uma programação online envolvendo tecnologia, inovação e cultura negra.

Entrevista Silvana Bahia

Entrevista de Silvana Bahia a Isabel Filardis durante o Festival Ori no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Em parceria com Open Society Foundations, Ford Foundation e Olabi, Cultne apresentou o Festival Ori: uma programação online envolvendo tecnologia, inovação e cultura negra no dia 20 de novembro de 2020.

A importância do dia 20 novembro

Militantes negros históricos de várias partes do Brasil falam sobre a importância e construção do dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra.

A importância de Luiz Gama

A importância de Luiz Gama, que foi poeta, jornalista e advogado, e responsável pela libertação de muitos escravizados, antes de a escravidão ser abolida no Brasil. O ator Deo Garcez, que interpreta Luiz gama no teatro e a Profa. Dra. Ana Flávia Magalhães Pinto falam sobre a importância desse grande abolicionista.

Marchas Negras de Ontem e Hoje

Registro das marchas nos anos de 1988 e 2020. Presença da luta negra nas ruas. No ano de 1988 o movimento negro saiu a s ruas contra a discriminação racial e o racismo. Em 2020, juventude negra cumpriu o seu papel no movimento Vidas Negras Importam.

20 de Novembro - Festival Ori

O historiador Flavio Gomes apresenta um panorama sobre a importância do 20 de novembro- Dia da Consciência Negra. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. O Quilombo de Palmares situava-se na Serra da Barriga, na antiga Capitania de Pernambuco.
1
Festival Ori 01:16
EP1 - Chamada Festival Ori

Chamada Festival Ori

Festival Ori, uma super live com mais de 6 horas de duração que celebrou o 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra no ano de 2020. Com apresentação de Lica Oliveira, Rafael Mike, Carlos Alberto Medeiros e Aza Njeri, a programação é recheada com quadros de humor, slam de poesias, entrevistas em estúdio, correspondentes internacionais, economia, moda, beleza e música, contemplando a diversidade e a riqueza cultural da população negra no Brasil.
19
5
Cultne na TV 27:56
EP5 - Programa Rute Sales
10
Movimento Negro Contem... 03:41
EP10 - Tributo a Martin Luther King
19
Movimento Negro Contem... 02:46
EP19 - Movimento Negro 1983 - Jurema Batista
18
Movimento Negro Contem... 03:25
EP18 - Movimento Negro 1983 - Marcos Romão
9
Movimento Negro Contem... 09:14
EP9 - Rubem Confete - Zumbi 2010
8
Movimento Negro Contem... 03:36
EP8 - Revista Acervo - Arquivo Nacional
3
Nossas Histórias 39:03
EP3 - Historiador Amilcar Pereira
20
Shows e eventos 08:59
EP20 - Vissungo - SOS Racismo
12
3
No balanço do Reggae 06:40
EP3 - Tributo à Bob Marley
18
Sala de Aula 07:57
EP18 - André Rebouças
18
Charme Anos 80 14:06
EP18 - III Festa Charme
11
Encontrão Enraizados 04:00
EP11 - Enraizados - Os Híbridos Glocais
11
Salve a Malandragem 09:09
EP11 - Amigos do Zé
9
Cultne Quarentena 1:28:58
EP9 - Negritude - EP 01
4
Live Eventos 08:33:38
EP4 - Live - Festival Ori