Nossas Histórias 00:17:29
EP11 - André Lemos

André Lemos

No espisódio de hoje recebemos o licenciado em história (UFRRJ), especialista em história da África e do Negro no Brasil (UCAM), mestre em ensino de história (UFRRJ) e professor de história da SEEDUC-RJ, André Lemos. Ele apresenta sua pesquisa que tem como tema: "Por um letramento Histórico e Racial" A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne

Rita de Cássia Ribeiro da Silva

No espisódio de hoje recebemos a Mestre em História Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Professora de História da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica (FAPERJ), Rita de Cássia Ribeiro da Silva. Ela apresenta sua pesquisa que tem como tema: "Na rota das remoções: gente negra e conjuntos habitacionais em Brás de Pina." A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne
Nossas Histórias 00:30:50
EP9 - Leonardo Angelo da Silva

Leonardo Angelo da Silva

No espisódio de hoje recebemos o Doutor em História Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro , Leonardo Ângelo da Silva. Ele apresenta sua pesquisa que tem como tema: "Chá de revelação da raça: Clube Palmares e a agência negra em Volta Redonda" A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne
Nossas Histórias 00:20:49
EP8 - Ieda Palheta Moraes

Ieda Palheta Moraes

No espisódio de hoje recebemos o Professora de História e Estudos Amazônicos da SEDUC-PA, Mestra em Ensino de História (PROFHISTÓRIA - UFPA/Campus Ananindeua) e Integrante do GT de Gênero da ANPUH-Pará, Ieda Palheta Moraes. Ela apresenta sua pesquisa que tem como tema: "Representação e Empoderamento de Mulheres Negras no Ensino de História" A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne
Nossas Histórias 00:18:57
EP7 - Liana Amorim

Liana Amorim

No espisódio de hoje recebemos a Mestra em História Social pela UFMA e Licenciada em História pela UEMA, Liana Amorim. Ela apresenta sua pesquisa que tem como tema: "Vidas indígenas no Maranhão: entre projetos de autonomia e destruição." A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne
Nossas Histórias 00:25:45
EP6 - José Maria Vieira de Andrade

José Maria Vieira de Andrade

No espisódio de hoje recebemos o Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará e Professor da Universidade Federal do Piauí, José Maria Vieira de Andrade. Ele apresenta sua pesquisa que tem como tema: "Clóvis Moura: escrita intelectual negra no Mundo Atlântico." A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne
Nossas Histórias 00:45:40
EP5 - Ana Carolina da Silva Borges

Ana Carolina da Silva Borges

Hoje recebemos a Doutora em História Cultural pela UNICAMP e Professora efetiva na UFMT, Ana Carolina da Silva Borges. Ela apresenta sua pesquisa que tem como tema: “Trabalho forçado e sociabilidades negras e indígenas no Pantanal (1889-1930)”. A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:38:39
EP4 - Janailson Macêdo Luiz

Janailson Macêdo Luiz

No espisódio de hoje recebemos o Doutor em História Social pela USP; e Professor da UNIFESSPA, Janailson Macêdo Luiz. Ele apresenta sua pesquisa que tem como tema: "Racismo religioso, repressão e as memórias da Guerrilha do Araguaia". A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:14:10
EP3 - Caroline Barroso

Caroline Barroso

No episódio de hoje, recebi a Mestra em Ensino de História pela UFPA e a Professora de História na SEDUC-PA, Caroline Barroso. Ela apresenta sua pesquisa que tem como tema “Raça, gênero e classe: o que o livro didático não conta das nossas histórias?”. A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:10:51
EP2 - Ingrid Aquino

Ingrid Aquino

Hoje recebemos a Doutoranda em História Social pela UFRRJ, Ingrid Aquino. Ela apresenta sua pesquisa que tem como tema “Pretas em movimento: estratégias e transgressões na Imprensa Negra paulista (1920-1940)”. A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:22:20
EP1 - Caio Arrabal Fernandez Jabbour

Caio Arrabal Fernandez Jabbour

Hoje recebemos o Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, Caio Arrabal Fernandez Jabbour. Ele apresenta sua pesquisa que tem como tema: "Como se faz um Ex-Negro? Birracialidade na obra de James Weldon Johnson". A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne
Nossas Histórias 00:21:15
EP20 - Igor Antonio Santiago

Igor Antonio Santiago

Hoje recebi o Mestre em História Social pela UFBA, Bacharel e Licenciado em História pela UFBA e Funcionário Público do Governo do Estado da Bahia, Igor Antonio Santiago Soares. Ele apresenta sua pesquisa que tem como tema: "Comércio da sorte e do azar? Jogo do bicho e o pós-abolição no Brasil". A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:38:06
EP19 - Maria Telvira da Conceição

Maria Telvira da Conceição

Hoje na coluna Nossas Histórias recebemos a Pós-Doutora em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), Maria Telvira da Conceição. Ela apresenta sua contribuição que tem como tema: "A cor da devoção: o legado do povo negro no Cariri cearense." A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:43:04
EP18 - Lissa dos Passos e Silva

Lissa dos Passos e Silva

Hoje recebemos a doutoranda em história social pela UFF - Universidade Federal Fluminense, Lissa dos Passos e Silva. Ela apresenta sua pesquisa tem como tema “O humor brasileiro é racista?”. A coluna Nossas Histórias é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledes e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:27:21
EP17 - Guilherme Botelho

Guilherme Botelho

Quem participará do primeiro espisódio do ano da Coluna Nossas Histórias é o Historiador Guilherme Botelho, Bacharel em História pela PUC-SP e Mestre em Estudos Culturais Brasileiros pelo IEB-USP ele apresenta sua pesquisa que tem como tema "Música Preta Brasileira: um conceito histórico e/ou rótulo musical?". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceria com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:16:28
EP16 - Harmie Alexandre Silva

Harmie Alexandre Silva

O Historiador Harmie Alexandre Silva é Graduando em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e faz parte do Gayfez, grupo de estudo e pesquisa em história, gênero e sexualidade. Sua pesquisa tem como tema: "Onde estão os corpos trans na historiografia brasileira?". A coluna "Nossas Histórias" é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros, em parceria com o Portal Geledés e a Cultne TV.
Nossas Histórias 00:18:34
EP15 - Guilherme Oliveira Lemoso

Guilherme Oliveira Lemoso

O Historiador Guilherme Oliveira Lemoso é Doutor em História pela UnB e Docente no Instituto Federal de Brasília. Sua pesquisa tem como tema: "Expedito e Gildemar: os Dois Candangos e as memórias do pós-abolição em Brasília".
Nossas Histórias 00:09:45
EP14 - Gabrielle Nascimento

Gabrielle Nascimento

A Historiadora Gabrielle Nascimento é Doutoranda em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em História – UNICAMP e Educadora do Museu Afro Brasil. Sua pesquisa tem como tema: "A coleção africana do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro".
Nossas Histórias 00:16:55
EP13 - Jacques Ferreira Pinto

Jacques Ferreira Pinto

O Historiador Jacques Ferreira Pinto é Doutorando em História das Ciências e da Saúde pelo PPGHCS-COC/FIOCRUZ, Mestre em História Social pelo PPGHIS-UFRJ e Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico pelo Colégio Pedro II. Sua pesquisa tem como tema: "Saúde, escravidão e busca por liberdade no Brasil no século XIX". A coluna "Nossas Histórias" é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros, em parceria com o Portal Geledés e a Cultne TV.
Nossas Histórias 00:12:18
EP12 - Vandelir Camilo

Vandelir Camilo

Historiador Vandelir Camilo é Doutorando em Memória Social pela UNIRIO. Sua pesquisa tem como tema “Dr. José Mauricio Nunes Garcia: um médico negro no Império (1808 - 1884)”. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:12:05
EP11 - Karine Teixeira Damasceno

Karine Teixeira Damasceno

Historiadora Karine Teixeira Damasceno é Pós-Doutoranda em História Social pela PUC Rio. Sua pesquisa tem como tema “Donas de si: mulheres negras contra o patriarcalismo na Bahia (1876-1883)”. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:29:27
EP10 - Raimunda Conceição Sodré

Raimunda Conceição Sodré

Historiadora Raimunda Conceição Sodré é Doutoranda em História Social pela UFPA. Sua pesquisa tem como tema “Festa de Quilombo: devoção e luta por direitos na Comunidade de Narcisa”. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:15:47
EP9 - Amailton Magno Azevedo

Amailton Magno Azevedo

Historiador Amailton Magno Azevedo é Doutor em História pela PUC-SP. Sua pesquisa tem como tema “Autorias negras: porque estudá-las”. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:27:56
EP8 - Antonio Bispo

Antonio Bispo

Historiador Antonio Ramos Bispo Neto é Mestre em História e Doutoando pela UFRJ. Sua pesquisa tem como tema “Cotidiano, ofícios e lutas negras no Rio de Janeiro do Oitocentos”.
Nossas Histórias 00:33:47
EP7 - Marcelo Assunção

Marcelo Assunção

Historiador Marcelo Assunção é Doutor em História. Sua pesquisa tem como tema “Ignorância Branca: de quem são as mãos que escrevem os cânones brasileiros?”. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:38:04
EP6 - Lucilene Reginaldo

Lucilene Reginaldo

Historiadora Lucilene Reginaldo é Doutora em História e Professora do Departamento de História – IFCH/UNICAMP. Sua pesquisa tem como tema “Tem Informação! Estudantes Negros na Universidade de Coimbra”.
Nossas Histórias 00:35:09
EP5 - Roseli dos Santos

Roseli dos Santos

Historiadora Roseli dos Santos é Doutora em História. Sua pesquisa tem como tema “Candendê: terras de cativeiro e de sonhos de liberdade”. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:31:30
EP4 - Marcelo José Domingos

Marcelo José Domingos

Historiador Marcelo José Domingos é Doutorando em História. Sua pesquisa tem como tema “O que aconteceu em Argel? Exilados, Panteras Negras e a CIA nos anos 1970”.
Nossas Histórias 00:14:17
EP3 - Álvaro Pereira dos Santos

Álvaro Pereira dos Santos

Historiador Álvaro Pereira do Nascimento é Doutor em História. Sua pesquisa tem como tema “Empreendedor? O preto Francisco Madeira "desenrola, bate e joga de ladinho”.
Nossas Histórias 00:35:44
EP2 - Dandara Matos

Dandara Matos

Historiadora Dandara Matos é Doutoranda em História. Sua pesquisa tem como tema “A voz de um governo: o Revolução no pós-independência de São Tomé e Príncipe”. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 18:02:00
EP1 - Andre Santos Luigi

Andre Santos Luigi

Historiador Andre Santos Luigi é Doutorando em História. Sua pesquisa tem como tema “Trajetórias e Territórios Negros na Vila de Itu (1770-1840)”. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:16:43
EP20 - Gabriel dos Santos Rocha

Gabriel dos Santos Rocha

Historiador Gabriel dos Santos Rocha é Doutorando em História Econômica. Sua pesquisa tem como tema “Clóvis Moura: Um intelectual e seu tempo”. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:18:46
EP19 - Simone de Assis

Simone de Assis

Historiadora Simone de Assis é Mestra em História Social. Sua pesquisa tem como tema “O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:23:13
EP18 - Carlos Augusto Braga

Carlos Augusto Braga

O historiador Carlos Augusto Braga é Doutorando em História. Sua pesquisa tem como tema “Fumageiras e a manufatura da história: lutas de operárias negras na Bahia”.
Nossas Histórias 00:25:53
EP17 - Iraneide Soares da Silva

Iraneide Soares da Silva

A historiadora Iraneide Soares da Silva é Doutora em História Social. Sua pesquisa tem como tema “Catharina Mina: Uma liberta africana em São Luís no Século XIX".
Nossas Histórias 00:20:48
EP16 - Ana Célia Barbosa Guedes

Ana Célia Barbosa Guedes

A historiadora Ana Célia Barbosa Guedes é Doutoranda em História Social. Sua pesquisa tem como tema “Mulheres e parteiras: saberes e cuidados num quilombo da Amazônia".
Nossas Histórias 00:18:24
EP15 - Suelen Girotte do Padro

Suelen Girotte do Padro

Historiadora Suelen Girotte do Prado @historiadorasuelen.girotte é Mestra em História Social e Coordenadora do Centro de Documentação e Memória Institucional, Geledés. Sua pesquisa tem como tema “Conexões Geledés: o que aprendemos com organizações de mulheres negras?". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:28:55
EP14 - Claudia Daiane Garcia Molet

Claudia Daiane Garcia Molet

Historiadora Claudia Daiane Garcia Molet @daianemolet é Doutora em História pela UFRGS e técnica administrativa na UFPel. Sua pesquisa tem como tema “Gerações de mulheres quilombolas no litoral negro do Rio Grande do Sul". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:29:15
EP13 - Janete Santos Ribeiro

Janete Santos Ribeiro

Historiadora Janete Santos Ribeiro, Mestre em Educação (UFF), bacharel e licenciada em História (UFF), professora da Rede FAETEC(RJ), membra do NEAB Sankofa da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Sua pesquisa tem como tema “Narrativas na encruza: uma professora e o devir de salas de aula aquilombadas". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:26:03
EP12 - Fernanda Oliveira

Fernanda Oliveira

Historiadora Fernanda Oliveira, Doutora em História pela Universidade Federla do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua pesquisa tem como tema “Lavadeiras e Normalistas nos clubes negros em uma região de fronteira". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Andre Luiz de Souza Filgueiras

Historiador André Luiz de Souza Filgueira, Bacharel e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Doutor em Literatura pela Universidade de Brasilia (UnB). Sua pesquisa tem como tema “O corpo-navalha de Jorge Laffond e um ativismo pilintra preto-gay". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:21:02
EP10 - Jucimar Cerqueira

Jucimar Cerqueira

Historiador Jucimar Cerqueira dos Santos, Doutorando em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua pesquisa tem como tema “Pretos e pobres longe das escolas: Um projeto político de retenção social". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:49:28
EP9 - Roberta Tavares

Roberta Tavares

Historiadora Roberta Tavares, Mestranda em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Sua pesquisa tem como tema “Nas margens da liberdade: Lutas negras e igarapés e rio amazônicos". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:51:26
EP8 - Diana Santos Souza

Diana Santos Souza

Historiadora Diana Souza, Mestra em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua pesquisa tem como tema “Antes da Abolição: Trabalhadorxs Negrxs, Direitos e Lutas por Liberdade em Salvador". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:34:12
EP7 - Aderivado Ramos de Santana

Aderivado Ramos de Santana

Historiador Aderivado Ramos de Santana, Doutor em História pela Universidade Sorbonne. Sua pesquisa tem como tema “Informantes africanos: O que disseram escravizados e libertos sobre o interior da África Ocidental (século XIX)". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:21:48
EP6 - Ramon Feliphe Souza

Ramon Feliphe Souza

Historiador Ramon Feliphe Souza, Doutorando em História da Saúde e das Ciências (FIOCRUZ). Sua pesquisa tem como tema “Racismo ambiental: entre epidemias passadas, contemporâneas e futuras". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:12:44
EP5 - Gustavo Bronze

Gustavo Bronze

Historiador Gustavo Bronze, Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Professora do Ensino Público. Sua pesquisa tem como tema “Monarquia e República na “ginga” de um abolicionista e sua Guarda Negra".
Nossas Histórias 00:12:27
EP4 - Fabiana Schleumer

Fabiana Schleumer

Historiadora Fabiana Schleumer, Doutora em História pela USP e Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Unifesp. Sua pesquisa tem como tema “Francisco Rodrigues: um feiticeiro na mira da Inquisição - Angola, sec. XVIII".
Nossas Histórias 00:06:57
EP3 - Priscila Nunes Pereira

Priscila Nunes Pereira

Historiadora Priscila Nunes Pereira, Professora na rede municipal de educação de Guaíba -RS e Doutoranda em Educação PPGEDU/UFRGS. Sua pesquisa tem como tema “Tem preta no sul... mulheres negras construindo pedagogias de existência ".

Benedito Emílio da Silva Ribeiro

Historiador Benedito Emílio da Silva Ribeiro, Mestrando em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Sua pesquisa tem como tema “A mestiçagem não explica tudo! Existências e Conexões Afroindígenas no Brasil".

Historiadora Patrícia Alves-Melo

Historiadora Patrícia Alves-Melo, Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pesquisadora do CNPq e Graduada em História. Sua pesquisa tem como tema “Artemia e Maria Felipa: mulheres que enfrentaram o poder colonial na Amazônia".
Nossas Histórias 00:11:26
EP20 - Daniel Xavier da Fonseca

Daniel Xavier da Fonseca

Historiador Daniel Xavier da Fonseca, Mestrando em História pela UFPA - Universidade Federal do Pará e Graduada em História. Sua pesquisa tem como tema ““Brincadeira na ramada e no terreiro: relações afroindígenas no Pará".
Nossas Histórias 00:21:09
EP19 - Silvane Silva

Silvane Silva

Historiadora Silvane Silva, Doutora em História pela PUC SP e Graduada em História. Sua pesquisa tem como tema “Quilombolas e o Direito à Proteção: Quem cuida das mulheres que lutam?".
Nossas Histórias 16:51
EP18 - Mayara Santos

Mayara Santos

Historiadora Mayara Santos, Doutoranda em História pela UNICAMP e Graduada em História. Sua pesquisa tem como tema “As trajetórias das primeiras médicas negras da Faculdade de Medicina da Bahia".
Nossas Histórias 42:41
EP17 - Raiza Canuta da Hora

Raiza Canuta da Hora

Historiadora Raiza Canuta da Hora, Doutoranda em História pela PPGH-UFBA e Graduada em História. Sua pesquisa tem como tema “Protagonismos de Mães B Negras: alforrias e relações de gênero no Brasil escravista".
Nossas Histórias 24:51
EP16 - Renata Melo

Renata Melo

Historiadora Renata Melo, Doutora em História pela UNB e Graduada em História. Sua pesquisa tem como tema “Representação de Mulheres Negras no Cinema e na Literatura Brasileira".
Nossas Histórias 17:01
EP15 - Tayane Rodrigues

Tayane Rodrigues

Historiadora Tayane Rodrigues, Mestranda em História pela PGHIS-UFSJ e Graduada em História. Sua pesquisa tem como tema “Benzadeiras, afeto, memória, tradição e fé em Minas Geraes". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 18:42
EP14 - Alessandra Tavares

Alessandra Tavares

Historiadora Alessandra Tavares, Doutora em História pela UFRRJ e Graduada em História. Sua pesquisa tem como tema “Mano Eloy: Trabalhador, macumbeiro, Sambista Pioneiro das escolas de samba cariocas". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:08:44
EP13 - Sivaldo Reis Santos

Sivaldo Reis Santos

Historiador Sivaldo Reis Santos, Mestre em História pela UFBA e Graduado em História. Sua pesquisa tem como tema “Maxwell Alakija: militância antirracista africana na Bahia do pós-abolição". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 00:10:29
EP12 - Vitor Gurgel

Vitor Gurgel

Historiador Vitor Gurgel, Mestre em História pela UFRRJ e Graduado em História. Sua pesquisa tem como tema “Príncipe Nar tureza e as artes de liberdade no Rio de Janeiro do século XIX". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 19:50
EP11 - Juliana Pereira

Juliana Pereira

Juliana Pereira, Doutor em História pela UFF e Graduado em História.
Nossas Histórias 20:21
EP10 - Felipe Alvarenga

Felipe Alvarenga

Felipe Alvarenga, Doutorando em História pela UFF e Graduado em História.
Nossas Histórias 23:58
EP9 - Jorge Maia

Jorge Maia

Jorge Maia, Doutorando em História pela UFRJ e Graduado em História.
Nossas Histórias 17:32
EP8 - Thompson Climaco

Thompson Climaco

Historiador Thompson Climaco, Mestrando em História pela UFRJ e Graduado em História.

Marcus Vinicius de Oliveira

Historiador Marcus Vinicius de Oliveira, Doutorando em História pela UFF e Graduado em História.

Patricia Teixeira da Silva

Historiadora Patricia Teixeira Alves, Doutoranda em História pela UNIRIO, Mestra em História – UNICAMP, Graduada e Especialista em História – UNEB.
Nossas Histórias 46:00
EP5 - Roberto dos Santos

Roberto dos Santos

Historiador Roberto dos Santos, Historiador, Doutor em Educação pela Universidade Luterana do Brasil – Rio Grande do Sul (ULBRA/RS).

Programa Noemi dos Santos Silva

Historiadora Noemi dos Santos Silva, Doutoranda em História pela Uneb – Universidade de Campinas - Unicamp. Sua pesquisa tem como tema "Educação: direito negado, razão de lutas negras no século XIX".
Nossas Histórias 39:03
EP3 - Amilcar Pereira

Amilcar Pereira

Historiador Amilcar Pereira, Doutoranda em História pela UFF – Universidade Federal Fluminense e Pós-doutor pela Columbia University. Sua pesquisa tem como tema “Movimento negro brasileiro e circulação de referenciais para a luta antirracista".

Luana Vanessa Costa Soares

Historiadora Luana Vanessa Costa Soares, Graduada em História e Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Uneb – Universidade do Estado da Bahia. Sua pesquisa tem como tema "Dona Analia - uma curadora contra a repressão do Estado Novo".

Antonio Carlos Higino da Silva

Historiador Antonio Carlos Higino da Silva, Pós-doutorando em História Comparada pela UFC – Universidade Federal do Ceará. Sua pesquisa tem como tema “André Rebouças e a reforma dos portos brasileiros (1866-1878)".

Cleudiza Fernandes de Souza

Historiadora Cleudiza Fernandes de Souza, Doutoranda em História pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua pesquisa tem como tema “Nas tramas da lei: Agência negra e trajetórias da luta no pós-abolição".
Nossas Histórias 19:11
EP19 - Renata Ribeiro Francisco

Renata Ribeiro Francisco

Historiadora Renata Ribeiro Francisco, Pós-doutoranda em História pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Sua pesquisa tem como tema “Uma história escondida: maçons negros no Brasil do século XIX".
Nossas Histórias 30:51
EP18 - Claudielle Pavão

Claudielle Pavão

Historiadora Claudielle Pavão, Doutoranda em História pela UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sua pesquisa tem como tema “Fora do compasso: estereótipos sobre as passistas na imprensa do Rio de Janeiro nos anos 1980".
Nossas Histórias 35:50
EP17 - Ynaê Lopes de Souza

Ynaê Lopes de Souza

Historiadora Ynaê Lopes de Souza, Doutora em História pela USP – Universidade de São Paulo. Sua pesquisa tem como tema “Um Rio Negro. Escravidão e Liberdade no Rio de Janeiro do século XIX".
Nossas Histórias 27:39
EP16 - Marize Conceição

Marize Conceição

Historiadora Marize Conceição, Doutoranda em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHS_FFP/UERJ). Sua pesquisa tem como tema “O racismo na política externa do governo militar". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Maria Claudia Cardoso Ferreira

Historiadora Maria Claudia Cardoso Ferreira, Doutora em História pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Sua pesquisa tem como tema “Movimentos negros,, educação patrimonial e o direito à cidade". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 12:24
EP14 - Bruno Pinheiro

Bruno Pinheiro

Historiador Bruno Pinheiro, Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua pesquisa tem como tema “Mãe Preta”: modernismo brasileiro e cultura antirracista. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 11:08
EP13 - Taina Silva Santos

Taina Silva Santos

Historiadora Taina Silva Santos, Mestranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua pesquisa tem como tema "Mercados de exclusão - racismo e sexismo em propagandas de alimento infantil no século XIX". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 51:08
EP12 - Monica Lima

Monica Lima

Historiadora Monica Lima e Souza, Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua pesquisa tem como tema "Retorno libertos para a África". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 21:26
EP11 - Carlos da Silva Junior

Carlos da Silva Junior

Historiador Carlos da Silva Junior, doutorando em História pela University of Hull, Reino Unido. Sua pesquisa tem como tema "Monumentos e as memórias da escravidão no Brasil contemporâneo". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Francisco Phelipe Cunha Paz

Historiador Francisco Phelipe Cunha Paz, graduando em História, Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. Sua pesquisa tem como tema "A trajetória e a obra do artista Sebastião Mendes de Sousa". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 09:18
EP9 - Rosana Falcão Lessa

Rosana Falcão Lessa

Historiadora Rosana Falcão Lessa doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em seu doutorado sua pesquisa tem como tema "Fumageiras do Recôncavo Baiano: Sujeitos Fundamentais para a Compreensão da Liberdade". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 26:39
EP8 - Mariléa de Almeida

Mariléa de Almeida

Historiadora Mariléa de Almeida doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em seu doutorado sua pesquisa tem como tema "Devir quilomba e a feminização do conceito de quilombo no Brasil". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 22:52
EP7 - Valdenia Menegon

Valdenia Menegon

A historiadora Valdenia Menegon, doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), apresenta comentários sobre o artigo "Mulheres Negras e as Eleições de 2020". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 29:14
EP6 - Luara Santos da Silva

Luara Santos da Silva

A historiadora Luara Santos da Silva é professora de história da rede pública de ensino no Rio de Janeiro. Ela é mestra em relações étnico raciais, com a pesquisa etimologias preto Emetério José dos Santos e as questões raciais do seu tempo 1888 à 1920. Ela é também doutoranda em história social, com a pesquisa sobre as trajetórias de professoras negras nesse mesmo período.
Nossas Histórias 17:18
EP5 - José Gomes Junior

José Gomes Junior

O historiador José Gomes Junior, mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta comentários sobre o artigo "40 anos do Adé Dudu: a história do Grupo de Negros Homossexuais" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 18:49
EP4 - Mairton Celestino

Mairton Celestino

O historiador Mairton Celestino, doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresenta comentários sobre o artigo "Esperança Garcia e os usos do passado e presente: identidade, história pública e o direito a memória" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 19:24
EP3 - Jonatas Ribeiro

Jonatas Ribeiro

O historiador Jonatas Ribeiro, doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresenta comentários sobre o artigo "Espaço de Liberdade e Autonomias: Os Clubes Negros de Minas Geraes" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 26:10
EP2 - Janira Sodré Miranda

Janira Sodré Miranda

A historiadora Janira Sodré Miranda, doutoranda em História pela Universidade de Brasilia (UnB), apresenta comentários sobre o artigo "Leodegária de Jesus: intelectual, negra mulher poeta em Goiás no pós-abolição" no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 22:11
EP1 - Heloisa Rosa Costa Lima

Heloisa Rosa Costa Lima

A historiadora Heloisa Rosa Costa Lima, mestranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresenta comentários sobre o artigo "Os Pretos do Rosário de São Paulo: Um novo olhar sobre a cidade” no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
Nossas Histórias 14:06
EP20 - Clecia Maria Miranda

Clecia Maria Miranda

A historiadora Clecia Maria Miranda, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), apresenta comentários sobre o artigo "Aguinaldo Camargo e suas multifaces de um ativista". A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Ana Flávia Magalhães Pinto

A historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, doutora em História pela Unicamp e atualmente Professora Adjunta do Departamento de História da UnB, apresenta comentários sobre o artigo " Cidadania e Gente Negra no Brasil – uma incompatibilidade construída", publicado na coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Ana Paula de Oliveira Cruz

A historiadora Ana Paula Oliveira Lima, mestranda em História pela Universidade de Brasília (UnB), apresenta comentários sobre o artigo "José do Patrocínio Marques Tocantis e Abolição em Goiás", publicado na coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés.
Nossas Histórias 00:20:25
EP17 - Itan Cruz

Itan Cruz

O historiador Itan Cruz, doutorando em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresenta comentários sobre o artigo "A Baronesa "Morena" da Abolição: Amanda Paranaguá Dória, Mãe dos Analfabetos", publicado na coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés.
Nossas Histórias 14:54
EP16 - Alanna Perônio

Alanna Perônio

Alanna Perônio, apresenta comentários sobre o artigo ""Quem conta um conto, aumenta um ponto: a trajetória da luxuosa senhora baiana, Rita Gomes da Silva".
Nossas Histórias 24:00
EP15 - Marcos Santos

Marcos Santos

Marcos Santos, apresenta comentários sobre o artigo "Ceilândia - Distrito Federa l - Território Negro na Contra-mão de Brasília"
Nossas Histórias 00:38:55
EP14 - Mariana Vieira de Carvalho

Mariana Vieira de Carvalho

A historiadora Marina Vieira de Carvalho, apresenta suas reflexões a partir do tema "Musas Negras: Raça, gênero e classe na vida e obra de Gilka da Costa Machado". A pesquisadora revela, por exemplo, que Gilka Costa "de(s)coloniza a imaginação erótica, identificando e valorizando outras musas inspiradoras da sociedade brasileira."
Nossas Histórias 00:20:41
EP13 - Jéssica Cristina Rosa

Jéssica Cristina Rosa

"Imprensa e Cidadania em São Tomé e Príncipe entre 1911 e 1925" é o tema apresentado pela historiadora Jéssica Cristina Rosa. O destaque no cenário é a defesa de uma colonização que garantisse educação a todos, que não segregasse negros e brancos, e garantisse a possibilidade de liberdade.
Nossas Histórias 00:19:23
EP12 - Maria Emília Vasconcelos

Maria Emília Vasconcelos

A historiadora Maria Emília Vasconcelos, apresenta os dilemas que mulheres, mães ex-escravisadas percorreram para exercer a maternidade de forma mais plena em Recife no pós-abolição no final do século XIX. Ela fala sobre o tema, "Uma mãe obstinada: maternidade negra no pós-abolição (Recife, 1890)"
Nossas Histórias 21:23
EP11 - Stephane Ramos da Costa

Stephane Ramos da Costa

A historiadora Stephane Ramos da Costa fala sobre "O patrício Jose Cláudio do Nascimento e as experiências de educação popular". A autora apresenta uma personalidade ainda pouco conhecida entre os/as pesquisadores/as que investem na história do pós-emancipação e da educação brasileira.

Leonardo Ângelo da Silva

Leonardo Ângelo da Silva, historiador, apresenta seu estudo "Uma cidade e um complexo industrial sob o mito da democracia racial". O cenário é a região do Vale do Paraíba, Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, que inicialmente vivia da produção de café e se industrializa.
Nossas Histórias 16:29
EP9 - Rafael Rosa da Rocha

Rafael Rosa da Rocha

O historiador Rafael Rosa da Rocha traz sua análise sobre o "Judiciário brasileiro em preto e branco: os casos de Juvêncio Serafim e Eduardo Silva no Rio de Janeiro do início do século XX". Rafael explicita que o tratamento desigual no âmbito das instituições sempre prejudicou a população negra.

Ivangilda Bispo dos Santos

Ivangilda Bispo dos Santos, historiadora, fala sobre "As reações ao mito de democracia racial no contexto moçambicano em meados do século XX". A autora destaca que o mito persiste na atualidade para garantir a manutenção das hierarquias sociais e raciais
Nossas Histórias 21:12
EP7 - Bethania Pereira

Bethania Pereira

A historiadora Bethania Pereira traz o tema"O pioneirismo haitiano nas lutas pela liberdade no Atlântico", com destaque para a forma como, apesar do isolamento político e econômico imposto pelas potências ao Haiti, o projeto do país, era mais ambicioso do que se concebia.
Nossas Histórias 26:21
EP6 - Igor Alencar

Igor Alencar

Igor Fernandes de Alencar, historiador, fala sobre as "Estratégias Coletivas de Liberdade em Goiás do século XIX". O destaque é para as cartas de alforria, dentre a diversidade de dinâmicas, exemplificando as várias estratégias de liberdade desempenhadas pelos escravizados.

Fabiano Moreira dos Santos

O historiador Fabiano Moreira dos Santos trata do tema “A Mobilização dos Professores Negros na Primeira República na Cidade de Salvador". Dados, fatos, fotos, discursos e textos ilustram a presença negra na luta por melhores condições de trabalho no início do séc. XX, em Salvador/BA.
Nossas Histórias 14:15
EP4 - Flaviane Nascimento

Flaviane Nascimento

Flaviane Nascimento, historiadora, fala sobre “O trânsito para a liberdade e precarização do trabalho livre no final do século XIX". Ela retrata o desmonte gradual do escravismo, a expectativa de controle e disciplina das trabalhadoras e trabalhadores egressos da escravidão, percalços e avanços.
Nossas Histórias 23:24
EP3 - Elson Rabelo

Elson Rabelo

O historiador Elson Rabelo comenta o tema “Experiências da negritude na fotografia baiana no final do século XX". Um dos destaques do autor é o processo em que "surgiu com maior ênfase um olhar dos negros na fotografia."
Nossas Histórias 20:42
EP2 - Iracélli Alves

Iracélli Alves

"Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano" é o tema da historiadora Iracelli da Cruz Alves. Ela questiona: "E o que isso tem a ver com as fragilidades da democracia no Brasil?"
Nossas Histórias 25:25
EP1 - Samuel Rocha Ferreira

Samuel Rocha Ferreira

O historiador Samuel Rocha Ferreira comenta seu estudo “Branqueamento, indígenas e o tráfico de escravos" e ressalta que a "a história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista."
Nossas Histórias 09:26
EP17 - Retrospectiva 2020

Retrospectiva 2020

A coluna “Nossas Histórias” fechou 2020 com dezesseis títulos publicados nos formatos de artigos e vídeos sobre a vida da gente negra no Brasil e no mundo, por meio da escrita e das vozes de historiadoras negras e historiadores negros de diversas regiões brasileiras.
Nossas Histórias 02:31
EP16 - Edinélia Maria Oliveira

Edinélia Maria Oliveira

A historiadora Edinélia Maria Oliveira fala sobre o tema “Memórias e resistências em vozes negras no Recôncavo Baiano", com destaque para o apagamento das referências ao passado escravagista da região e dos vínculos dos antepassados dos entrevistados com o cativeiro.
Nossas Histórias 29:17
EP15 - João Paulo Lopes

João Paulo Lopes

O historiador João Paulo Lopes traz sua análise “Uma história negra com certeza: A escrita da história nos jornais negros paulistanos". Ele destaca as ações de contra-narrativa em espaços de comunicação que, por meio de pessoas negras, escrevem outras histórias.
Nossas Histórias 19:28
EP14 - William Lucindo

William Lucindo

O historiador William Lucindo comenta o tema "Respeitabilidade também é de luta: uma história da Sociedade Beneficente 13 de maio de Piracicaba". O autor mostra como associações dessa natureza buscavam apresentar imagem positiva, alcançar a respeitabilidade.
Nossas Histórias 24:34
EP13 - Tatiane Reis

Tatiane Reis

“Protagonismo Feminino: Noções de desenvolvimento e economia solidária na África" é tema da historiadora Tatiane Reis. Para ela, há baixa repercussão de articulações políticas africanas locais/internacionais que fogem do estereótipo de corrupção, violência e manutenção da miséria.

Vitor Hugo Monteiro Franco

Vitor Hugo Monteiro Franco fala do tema “Escravos da Religião: Como era ser escravizado pela Igreja Católica no séculoo XIX". O historiador nos leva a entender o cenário que combinava religião cristã, violência e escravidão.

Gabrielle Oliveira de Abreu

O tema de análise da historiadora Gabrielle Oliveira de Abreu é “Negro tem que ir pro pau: heranças da ditadura no genocídio do povo negro no Brasil hoje". Ela destaca como a narrativa de cunho racista se apresenta no cenário do regime ditatorial entre 1964 e 1985.
Nossas Histórias 17:13
EP10 - Danilo Luiz Marques

Danilo Luiz Marques

“Quilombo: A Arte da Memória Negra sobre Palmares” é o tema do historiador Danilo Luiz Marques. Ele defende a importância das memórias sobre as experiências quilombolas serem constantes durante e após o período da escravidão.
Nossas Histórias 21:22
EP9 - Ana Paula Cruz

Ana Paula Cruz

Ana Paula Cruz, historiadora, comenta seu artigo “Eu nasci e me criei aqui: o processo de reconhecimento do território quilombola do Vale do Iguape". Para ela, as comunidades quilombolas permanecem, resistem e representam.
Nossas Histórias 16:19
EP8 - Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira

O historiador Guilherme Oliveira questiona "Por que é errado dizer que 'os negros escravizaram os negros'". A análise traz reflexões e dados sobre argumentação que o especialista rebate a partir de seus estudos.
Nossas Histórias 27:42
EP7 - Angélica Ferrarez

Angélica Ferrarez

"A mulata trágica: repensando a categoria mulata no Brasil," é o tema da historiadora Angélica Ferrarez. Sua pesquisa é atravessada pelas questões de gênero feminino nos estudos sobre história e cultura africana e afro brasileira.

Idalina Maria A. de Freitas

Idalina M. Almeida de Freitas, historiadora, apresenta "Sentidos da 'verdadeira liberdade': A Escola Agrícola da Bahia e os destinos da população negra livre do Recôncavo". São Francisco do Conde (BA), no séc. XIX, é o cenário.
Nossas Histórias 17:34
EP5 - Júlio César Rosa

Júlio César Rosa

O historiador Júlio César da Rosa comenta seu estudo "Pretos e Mulatos em Clubes Sociais Negros num Pedacinho da Europa no Brasil", sobre espaços de trocas sócio-culturais em Santa Catarina, no séc. XX.
Nossas Histórias 45:49
EP4 - Valéria Costa

Valéria Costa

Valéria Costa relata meios e estratégias de emancipação entre mulheres negras no estudo que tem como título “Para os alfinetes de Francisca!: laços de solidariedade entre africanas e crioulas no Recife escravista".

Aline Najara da S. Gonçalves

Aline Najara da Silva Gonçalves, historiadora, comenta sobre “O medo do Ventre Livre: O que fazer com os negros?”. Cenário que inclui a posição do Imperador Dom Pedro II e perspectivas sociais.

Lucimar Felisberto dos Santos

A historiadora Lucimar Felisberto dos Santos apresenta sua visão sobre “Mulheres de luta: as mães de ingênuos por força da Lei do Ventre Livre” e relações com “Fundo de Emancipação de Escravos”, no séc. XIX.
Nossas Histórias 23:46
EP1 - Lucas Campos

Lucas Campos

O historiador Lucas Campos fala da “A Sociedade Protetora dos Desvalidos e a Resistência Negra no Brasil”, ressaltando sua importância como espaço de agência coletiva desde o século XIX até hoje.