Transatlanticidade - Malick ZANE - Versão Português

O professor Malick Kane do Senegal esteve no Brasil em setembro de 2017, ministrando as palestras sobre Transatlanticidade: sobre o African Burial Ground New York e o projeto do Memorial de Gorée no Senegal, percorreu os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador e Rio Grande do Sul. Malick é deputy–commissioner para o Projeto Memorial de Goree, gravou uma entrevista para a CULTNE.

Aula Pública na Puc-Rio: Reflexões Artístico-Filósoficas sobre a humanidade

Aula pública no curso Teorias da Literatura e da Cultura do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade PUC-RJ ministrado pela professora Ana Kiffer. Palestrante convidada: Aza Njeri (Viviane Moraes) é doutora em Literaturas Africanas, pós-doutora em Filosofia Africana, pesquisadora de África e Afrodiáspora no que tange cultura, história, literatura, filosofia, teatro, artes e mulherismo africana. É youtuber e mãe.

Universidade do Sul do Rio de Janeiro - Brasil

Delegação da Southern University e do A&M College vêm ao Brasil com o objetivo de estabelecer convênios de intercâmbio com instituições brasileiras. A delegação foi recebida por professores, funcionários e alunos de diferentes universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, em março de 2017.

Seminário Reparação da Escravidão e os Ancestrais de Santa

Cultne registrou o evento em 20 de setembro de 2018 no Arquivo Nacional no Rio de janeiro.

Adoção Interracial - Instituto Hoju

Cultne com imagens e edição de Filó Filho registrou em 11 de julho de 2019 no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, a palestra "Adoção e Questão Racial" realizada pelo Instituto Hoju, um dos mantenedores da IES Univerkikazi African Yenye™, credenciada junto ao MEC (IES 23916).

Seminário Ações Afirmativas e Precarização das Universidades Públicas

No dia 21 de março de 2017, dia internacional contra a discriminação racial, o Instituto de História da UFRJ convidou para a Aula Magna do primeiro semestre de 2017, o escritor, cantor e compositor Martinho da Vila. Em debate, o racismo no país e o papel das universidades no combate à discriminação. No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército.

Movimento de Mulheres Negras Da América Afrolatina - Curso 1

Movimento de Mulheres Negras na América Afrolatina: Olhares sobre o Peru, Uruguai e Argentina. Este minicurso, de trinta horas, pretendeu trazer a público, uma parte importante dos resultados da pesquisa da Profa. Dra. Joselina da Silva e das vozes das ativistas destes países, durante o seu pós doutorado (agosto 2018 /julho 2019), no âmbito do departamento de Ciências Sociais da Pontificia Universidad Catolica del Peru, intitulado intersecccionalidade entre gênero e raça: O movimento de mulheres negras na América Afro Latina ( Peru, Uruguai e Argentina). Joselina da Silva possui doutorado (2005) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ).

Marcelo Paixão - PUC Rio - Coletivo Nuvem Negra

O Coletivo Nuvem Negra da PUC-Rio junto a Disciplina de Relações Raciais em Perspectiva Diaspórica da PUC-Rio, recebeu em 13 de junho de 2017 o Prof. Dr. Marcelo Paixão da Universidade de Austin no Texas, que palestrou sobre o pensamento social brasileiro, questões raciais e desigualdades raciais no Brasil.

Malick ZANE - Década Afrodescendente - Portuguese version

O professor Malick Kane do Senegal esteve no Brasil em setembro de 2017, ministrando as palestras sobre Transatlanticidade: sobre o African Burial Ground New York e o projeto do Mémorial de Gorée no Senegal, ele percorreu o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador e Rio Grande do Sul. Malick é deputy–commissioner para o Projeto Memorial de Goreé, na oportunidade ele gravou uma entrevista para a CULTNE com imagens e edição de Alexandre Dias e Filó Filho.

Malick Zane - "Transatlanticit" - English and French Version

Professor Malick Kane of Senegal was in Brazil in September 2017, lecturing on Transatlanticity: on the African Burial Ground New York and the project of the Mémorial de Gorée in Senegal. He traveled through Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador and Rio Grande do Sul. Malick is deputy-commissioner for the Goree Memorial Project. In the opportunity he recorded an interview for CULTNE with images and editing by Alexandre Dias and Filó Filho. Archive footage recorded in Senegal - Africa in 1987 by Ras Adauto and Filó Filho for the Cultne collection.

Malick KANE - "Afrodescendant Decade" - English version

Professor Malick Kane of Senegal was in Brazil in September 2017, lecturing on Transatlanticity: on the African Burial Ground New York and the project of the Mémorial de Gorée in Senegal. He traveled through Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador and Rio Grande do Sul. Malick is deputy-commissioner for the Goree Memorial Project. In the opportunity he recorded an interview for CULTNE with images and editing by Alexandre Dias and Filó Filho.

Lei 10639 - Prof. Dra. Monica Lima e Souza

Com imagens e edição de Filó Filho e Delanir Cerqueira o acervo Cultne registrou no último dia 29 de abril de 2013 a palestra da Prof. Dra. Monica Lima e Souza, coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos (LeÁfrica) que se propõe a constituir-se num espaço acadêmico, situado no Departamento de História do IFCS-UFRJ, dedicado ao ensino, pesquisa e atividades de extensão sobre temas relacionados às sociedades africanas, em sua história e nas diversas expressões de sua cultura. Pretende, ainda, contribuir para as discussões sobre as formas como esses mesmos temas vem sendo pensados nas universidades e instituições acadêmicas dessa área no Brasil, a partir de diferentes campos de estudo.

LEAFRO/UFRRJ - Ahyas de Assis

Dr. Keith Jennings ministrou palestra na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no dia 11 agosto de 2015 a convite do LEAFRO na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ na baixada fluminense.

LEAFRO/UFRRJ - Othair de Oliveira

Keith Jennings ministrou palestra na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no dia 11 agosto de 2015 a convite do LEAFRO na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ na baixada fluminense.

Keith Jennings no Brazil - LEAFRO/UFRRJ (Português)

Dr. Keith Jennings spoke at Federal Rural University of Rio de Janeiro, on August 11, 2015 at the invitation of african-Brazilian / LEAFRO Studies Laboratory from Rural Federal University of Rio de Janeiro/UFRRJ, in Rio de Janeiro - Brazil.

Keith Jennings in Brazil - UFRRJ University

Dr. Keith Jennings gave a lecture at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, on August 11, 2015 at the invitation of african-Brazilian / LEAFRO Studies Laboratory is justified by the need to produce, promote and support the production and dissemination of new knowledge in the areas of african-Brazilian studies and education in multicultural perspective, accompanying both initial teacher training, and ongoing - in the Baixada Fluminense, as advocated by Law 10639/03.

Keith Jennings in Brazil - LEAFRO/UFRRJ

Dr. Keith Jennings spoke at Federal Rural University of Rio de Janeiro, on August 11, 2015 at the invitation of african-Brazilian / LEAFRO Studies Laboratory from Rural Federal University of Rio de Janeiro/UFRRJ, in Rio de Janeiro - Brazil.
Sala de Aula 06:15
EP1 - Kabengele Munanga

Kabengele Munanga

Cultne com imagens e edição e entrevistas com Carlos Medeiros, Mario Elena e Filó Filho registraram o Seminário “Negra presença: arte, política, estética e curadoria” no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em 16 de agosto de 2019 onde foi realizada a Exposição "Abdias Nascimento: um espírito libertador". A exposição conta com 36 obras criadas nas décadas de 1960 a 1990, dedicada a produção artística de Abdias Nascimento (1914-2011), pintor, poeta, dramaturgo e um dos maiores ativistas dos direitos da população negra brasileira.

Juliana Barroso - VI Fórum Criminal Racismo é Crime!

Com imagens e edição de Xandão e Filó Filho, Cultne esteve presente na solenidade de abertura do VI Fórum Criminal Racismo é Crime! O Centro de Pesquisas Criminológicas do Rio de Janeiro - CEPERJ, a Comissão da Igualdade Racial - CIR OAB/RJ, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro - COMDEDINE- RIO, a Academia de Polícia Civil Sílvio Terra- ACADEPOL e o Instituto Palmares de Direitos Humanos - IPDH, realizaram o VI Fórum Criminal Racismo é Crime! Aplicabilidade da Lei Penal & Responsabilidade Civil, no período de 25 a 27 de outubro de 2011, na Academia de Polícia Civil Sílvio Terra - ACADEPOL, na oportunidade o CULTNE ouviu a subsecretária de Ensino e Programas de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

História da Africa - Instituto de História - UFRJ

Com imagens e edição de Filó Filho e Delanir Cerqueira o acervo Cultne registrou no último dia 29 de abril de 2013 a palestra da Prof. Dra. Monica Lima e Souza, coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos (LeÁfrica) que se propõe a constituir-se num espaço acadêmico, situado no Departamento de História do IFCS-UFRJ, dedicado ao ensino, pesquisa e atividades de extensão sobre temas relacionados às sociedades africanas, em sua história e nas diversas expressões de sua cultura. Pretende, ainda, contribuir para as discussões sobre as formas como esses mesmos temas vem sendo pensados nas universidades e instituições acadêmicas dessa área no Brasil, a partir de diferentes campos de estudo.
Sala de Aula 07:57
EP18 - André Rebouças

André Rebouças

O Clube de Engenharia prestou homenagem ao engenheiro negro André Rebouças em 1988, no ano do Centenário da Abolição da Escravatura. Na oportunidade o Correios e Telégrafos lançou a nova marca postal brasileira, com o álbum contendo selos referentes a André Rebouças. André Pinto Rebouças foi um engenheiro, inventor e abolicionista brasileiro Filho de Antônio Pereira Rebouças (1798-1880) e de Carolina Pinto Rebouças. Advogado, deputado e conselheiro de D. Pedro II (1840-1889), seu pai era filho de uma escrava alforriada e de um alfaiate português. Seus irmãos Antônio Pereira Rebouças Filho e José Rebouças também eram engenheiros.

LEAFRO/UFRRJ - Geraldo Bastos

Dr. Keith Jennings ministrou palestra na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no dia 11 agosto de 2015 a convite do LEAFRO na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ na baixada fluminense.

Comunicação e Racismo - Prof. Dr. Muniz Sodré

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho em 27 de abril de 2018 a fala do Prof. Dr. Muniz Sodré, abordando o tema "Comunicação e Racismo" . Muniz Sodré de Araújo Cabral é jornalista, sociólogo, tradutor brasileiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação.

COPENE SUDESTE - Mãe Beata de Iemanjá

De 6 a 8 de agosto de 2015, foi realizado o I Congresso Brasileiro de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste - COPENE SUDESTE, com sede na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na cidade do Nova Iguaçu - RJ, com o tema geral “Os NEABs no cenário educacional contemporâneo: relações e interseções identitárias”, debaterá as responsabilidades políticas e científicas que devem assumir os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Grupos correlatos nos processos de formação de pesquisadoras(es) negras(os) e de professoras(es), de produção/difusão de conhecimentos, conteúdos, métodos e tecnologias para educação das relações étnico-raciais, bem como articulações, estratégias e de projetos para o fortalecimento desses coletivos de pesquisa e extensão no interior das instituições que pertencem e na sociedade. O objetivo geral foi promover reflexões críticas sobre a produção acadêmica e os desafios dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Grupos Correlatos.

Deri Santana - Conexão Baixada Paris

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e Delanir Cerqueira em 05 de maio de 2013 a palestra sobre a História da África que teve a participação de Deri Santana, recém chegado de Paris, onde esta cursando doutorado de História na Universidade Paris V, Sorbonne. Ele chega ao Brasil para completar sua pesquisa de doutorado em Pernambuco. Ex-professor na Universidade de Rennes na França, foi ex-aluno do PVNC - Pré-Vestibular pra Negros e Carentes em Paciência, ele que nasceu em Duque de Caxias na baixada fluminense.

Adriana Belém - VI Fórum Racismo é Crime!

Solenidade de abertura do VI Fórum Criminal Racismo é Crime! Cultne registrou a entrevista da delegada titular Adriana Belém da 42a. DP - Recreio. O Centro de Pesquisas Criminológicas do Rio de Janeiro - CEPERJ, a Comissão da Igualdade Racial - CIR OAB/RJ, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro - COMDEDINE- RIO, a Academia de Polícia Civil Sílvio Terra- ACADEPOL e o Instituto Palmares de Direitos Humanos - IPDH, realizaram o VI Fórum Criminal Racismo é Crime! Aplicabilidade da Lei Penal & Responsabilidade Civil, no período de 25 a 27 de outubro de 2011, na Academia de Polícia Civil Sílvio Terra -- ACADEPOL.

Seminário Memórias e Heranças - Lelia Gonzalez - UERJ

"Seminário Memórias e Heranças" sobre a militante histórica Lelia Gonzalez realizado na UERJ. O curso aspectos culturais, históricos, religiosos e sociais do negro na áfrica e diáspora, passando pela escravidão e movimentos de contestação no Brasil, até a historia do movimento negro brasileiro, incluso aí os quilombolas, e os indicadores sociais da população negra no Brasil. (Créditos do vídeo: Prof. João Batista Costa Filho)

A História do Movimento Negro - Mestre Yedo Ferreira

O video apresenta a palestra do Mestre Yedo Ferreira, militante antigo da questão negra em nosso país a mais de meio século. O tema de sua aula foi a "A História do Movimento Negro". Evento da COINTER - UERJ (Coordenadoria de Interação Comunitária) através do trabalho de João Costa Batista que dirigiu em 2004, o III Curso de Atualização em Historia Negra na UERJ. João Batista, é antigo militante na construção de uma ponte entre a universidade e os temas da luta anti-racismo. O curso foi organizado em cinco módulos temáticos abrangendo aspectos culturais, históricos, religiosos e sociais do negro na áfrica e diáspora, passando pela escravidão e movimentos de contestação no Brasil, até a historia do movimento negro brasileiro, incluso aí os quilombolas, e os indicadores sociais da população negra no Brasil. Os módulos foram: Diáspora; Resistência, Cultura e Cidadania.

Curso de História Negra - UERJ - Prof. Jose Flavio Pessoa

O video apresenta a palestra do Prof. Dr. José Flavio Pessoa de Barros do IFCH - Programa de Estudos da Religião/UERJ, que abordou o tema "O Imaginário e o Quotidiano das Religiões Afro Brasileiras". Evento da COINTER - UERJ (Coordenadoria de Interação Comunitária) através do trabalho de João Costa Batista que dirigiu em 2004, o III Curso de Atualização em Historia Negra na UERJ.

Curso de História Negra - UERJ - Prof. José Flavio

O video apresenta um trecho da palestra do Prof. Dr. José Flavio Pessoa de Barros do IFCH - Programa de Estudos da Religião/UERJ, que abordou o tema "O Imaginário e o Quotidiano das Religiões Afro Brasileiras". Video produzido pelo COINTER - UERJ (Coordenadoria de Integração Comunitária) através do trabalho de João Costa Batista que dirigiu em 2004, o III Curso de Atualização em Historia Negra na UERJ.

Protagonismo da Mulher Negra - Palestra IFSC/UFRJ

Seminário Raça, Gênero e Democracia - EM PERSPECTIVAS COMPARADAS - Diálogos Brasil e EUA realizado em 10 de agosto de 2015 pelo IFSC - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com coordenação do Prof. Dr. Flavio Gomes e o Doutorando Gerson Theodoro (Togo Ioruba). Na oportunidade o seminário recebeu a palestrante Rosália Lemos que ministrou a palestra sobre o "Protagonismo da mulher negra" dentro do painel "Universidade, Cidadania e Memória Social: legislação, políticas públicas e intelectuais negros".

Justiça Global - Tese de Doutorado Dr. Wilson Prudente - Parte 2

Defesa da tese de doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais, pela IUPERJ/UCAM de Wilson Roberto Prudente em agosto de 2015 na cidade do Rio de Janeiro. Participaram da banca examinadora o Prof. Dr. Marcelo James V. Coutinho (Orientador); a Profa. Dra. Maria Helena Barros de Oliveira (ENSP); o Prof. Dr. Carlos André Macêdo Cavalcanti (UFPB); o Prof. Dr. Geraldo Tadeu Moreira Monteiro (IUPERJ); e o Prof. Dr. Aurélio Wander Chaves Bastos (IUPERJ). Wilson Roberto Prudente, nasceu em 1957. No ano de 1987 formou-se em Estudos Sociais pela FFP – UERJ. Buscando qualificar-se ainda mais concluiu no ano de 1994, a faculdade de Direito. Na Universidade Federal Fluminense. Em 2002 conquistou o titulo de Mestre em Ciência Jurídica e Social também pela UFF. Tornou-se procurador do Trabalho , vindo a falecer em outubro de 2017.

Justiça Global - Tese de Doutorado Dr. Wilson Prudente - parte 1

Defesa da tese de doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais, pela IUPERJ/UCAM de Wilson Roberto Prudente em 19 de agosto de 2015 na cidade do Rio de Janeiro. Cultne registrou o evento com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre "Xandão" Dias. Participaram da banca examinadora o Prof. Dr. Marcelo James V. Coutinho (Orientador); a Profa. Dra. Maria Helena Barros de Oliveira (ENSP); o Prof. Dr. Carlos André Macêdo Cavalcanti (UFPB); o Prof. Dr. Geraldo Tadeu Moreira Monteiro (IUPERJ); e o Prof. Dr. Aurélio Wander Chaves Bastos (IUPERJ).

Curso de Extensão UFRJ - Pós Abolição no Brasil - Associativismo Negro

Como se organizaram e atuaram os negros no Brasil após a Abolição da Escravatura? Quais os principais obstáculos que encontraram e os meios que usaram para superá-los? Pode-se falar de uma continuidade da luta negra durante o século XX? Essas e outras questões foram debatidas no curso Pós-Abolição no Brasil: O Associativismo Negro, ministrado pela dupla de professores doutores Flávio dos Santos Gomes e Petrônio Domingues, do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. A realização do curso, com esses professores e os alunos que vocês estão vendo, mostra que alguma coisa está mudando na universidade brasileira...

Aula Magna com Martinho da Vila - IFCS/UFRJ

No dia 21 de março de 2017, dia internacional contra a discriminação racial, o Instituto de História da UFRJ convidou para a Aula Magna do primeiro semestre de 2017, o escritor, cantor e compositor Martinho da Vila, que erecebeu da UFRJ o título de Doutor Honoris Causa. Em debate, o racismo no país e o papel das universidades no combate à discriminação. Em sua aula, Martinho falou sobre o massacre de Shaperville ocorrido em 21 de março de 1960, quando 69 negros foram metralhados pela polícia da África do Sul, na época do apartheid. Atualmente, a data é a definida pela ONU como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Exatos 57 anos depois, na UFRJ, ele falou sobre a importância de lutar contra o racismo todos os dias.

"O que Não Cabe em 500 Anos: Outra História dos Povos Africanos"

A atividade "O que Não Cabe em 500 Anos: Outra História dos Povos Africanos", é uma aula-exposição ao ar livre no Cais do Valongo, zona portuária do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros e pelo Partiu! – Plano de Arte e Intervenção Urbana, e fez parte da Virada Sustentável 2019 e do Circuito Urbano 2019. A atividade teve como ponto de partida a Linha do Tempo dos Povos Africanos, pesquisa desenvolvida pelo IPEAFRO que remonta o quebra-cabeça da história autêntica da África, dos africanos e seus descendentes em todos os continentes, desde o berço da humanidade até os dias atuais.

"O que Não Cabe em 500 Anos: Outra História dos Povos Africanos" - Aula Pública 02

A atividade "O que Não Cabe em 500 Anos: Outra História dos Povos Africanos", é uma aula-exposição ao ar livre no Cais do Valongo, zona portuária do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros e pelo Partiu! – Plano de Arte e Intervenção Urbana, e fez parte da Virada Sustentável 2019 e do Circuito Urbano 2019. A atividade teve como ponto de partida a Linha do Tempo dos Povos Africanos, pesquisa desenvolvida pelo IPEAFRO que remonta o quebra-cabeça da história autêntica da África, dos africanos e seus descendentes em todos os continentes, desde o berço da humanidade até os dias atuais.

O que Não Cabe em 500 Anos: Outra História dos Povos Africanos - Aula Pública 01

A atividade "O que Não Cabe em 500 Anos: Outra História dos Povos Africanos", é uma aula-exposição ao ar livre no Cais do Valongo, zona portuária do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros e pelo Partiu! – Plano de Arte e Intervenção Urbana, e fez parte da Virada Sustentável 2019 e do Circuito Urbano 2019. A atividade teve como ponto de partida a Linha do Tempo dos Povos Africanos, pesquisa desenvolvida pelo IPEAFRO que remonta o quebra-cabeça da história autêntica da África, dos africanos e seus descendentes em todos os continentes, desde o berço da humanidade até os dias atuais.
Movimento Negro Contem... 07:35
EP12 - Tributo a Sebastiana Arruda
Movimento Negro Contem... 03:41
EP10 - Tributo a Martin Luther King
Movimento Negro Contem... 03:25
EP18 - Movimento Negro 1983 - Marcos Romão
Movimento Negro Contem... 03:36
EP8 - Revista Acervo - Arquivo Nacional
Movimento Negro Contem... 02:30
EP4 - Batepapo cultural
Movimento Negro Contem... 14:09
EP2 - Paulo Paim - Cidadão Carioca
Movimento Negro Contem... 05:06
EP1 - Parabéns Renascença Clube - 66 anos
Movimento Negro Contem... 05:44
EP18 - Nigerian Connection - 3/3
Movimento Negro Contem... 04:54
EP17 - Nigerian Connection - 2/3
Movimento Negro Contem... 03:30
EP16 - Nigerian Connection - 1/3
Movimento Negro Contem... 09:07
EP1 - Marcos Romão - Movimento Negro
Movimento Negro Contem... 09:30
EP20 - MAGRÁCIA - PARTE 2
Movimento Negro Contem... 08:44
EP19 - MAGRÁCIA - PARTE 1
Movimento Negro Contem... 01:35
EP14 - Luiz Carlos Gá - 20 de Novembro
Histórias do Pós-Abolição 07:33
EP6 - Membros do GEPA UFSM - Rio Grande do Sul
Eventos e Manifestações 09:49
EP7 - Desmond Tutu no Rio
Cultne Quarentena 1:02:33
EP3 - Violência Urbana