A Pensadora É… Sueli Carneiro!
Vida, obra e pensamento de Sueli Carneiro, filósofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Sueli Carneiro é fundadora e atual diretora do Geledés — Instituto da Mulher Negra e considerada uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil.
O Papel da População Negra nas Eleições dos Eua
O PAPEL DA POPULAÇÃO NEGRA NAS ELEIÇÕES DOS EUA
DALILA FERNANDES DE NEGREIROS: Doutoranda em Estudos Africanos e da Diáspora Africana pela Universidade do Wisconsin em Milwaukee - EUA. Geógrafa, Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Servidora pública federal desde 2008, atuou Secretaria de Promoção de Igualdade Racial de 2012 a 2015. Ativista do Nosso Coletivo Negro do Distrito Federal desde 2009.
GLADYS MITCHELL-WALTHOUR: Professora de Políticas Públicas e Economia Política no Departamento de Estudos da Diáspora Africana na Universidade de Wisconsin-Milwaukee. É cientista política com especialização em comportamento político afro-brasileiro, identidade racial negra, discriminação, ação afirmativa e Bolsa Família. É co-coordenadora da Rede dos EUA para a Democracia no Brasil. Publicou o livro “The Politics of Blackness: Racial Identity and Political Behavior in Contemporary Brazil, 2018. Possui PhD pela University of Chicago e mestrado em Políticas Públicas pela University of Michigan-Ann Arbor.
KIM BUTLER: Professora de História no Departamento de Estudos Afro na universidade estadual Rutgers, nos Estados Unidos. Escreveu seu primeiro livro, Freedoms Given, Freedoms Won (Liberdades Dadas, Liberdades Conquistadas), sobre o pós-abolição em Salvador e São Paulo. Em 2020 lançou seu primeiro livro em Português, em co-autoria com Petrônio Domingues,‘Diásporas Imaginadas – Atlântico Negro e Histórias Afro-brasileiras’. É diretora de uma nova disciplina de pós-graduação em estudos afros.
VILMA REIS: Vilma Reis, Socióloga, Feminista, Ativista do Movimento de Mulheres Negras do Brasil, Mestra em Ciências Sociais, doutoranda em Estudos Africanos no PosAfro-UFBA, defensora de Direitos Humanos e co-fundadora da Mahin Organização de Mulheres Negras. É pesquisadora associada ao ICEAFRO – Instituto Ceafro, foi ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia (2015 a 2019) e presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas no Brasil (2018 a 2019).
Mediação: Silvany Euclênio
Moderação do chat: Bárbara Porfírio
Afrocentricidade, Uma Abordagem Epistemológica Inovadora - Coleção Sankofa V. 4
AFROCENTRICIDADE, UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA INOVADORA - Coleção Sankofa v. 4
Colunista Convidada:
ELISA LARKIN NASCIMENTO: doutora em psicologia, mestre em direito e em ciências sociais. Preside o IPEAFRO, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. Coordena o tratamento técnico e a difusão do acervo de Abdias Nascimento, sob a guarda do IPEAFRO. Organizadora do livro e da coleção Sankofa.
KATIUSCIA RIBEIRO: filósofa e professora. Mestra Doutoranda em filosofia africana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora Geral do laboratório Geru Maa de Africologia e estudos Ameríndios UFRJ.
RENATO NOGUERA: Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Filosofia da UFRRJ, coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias.
Intervenção Poética:
MILSOUL SANTOS: Escritor, coordena os setores de dinâmica cultural e atendimento a pesquisa no IPEAFRO
Anemia Falciforme, O Que Mais Precisamos Fazer...
Colunista:
Dra. REGINA NOGUEIRA (Kota Mulanji)
Filha de Maria Agostinha e Francisco Goulart, e da Mametu Ndandalakata, autoridade tradicional do povo Bantu na diáspora. É médica pediatra intensivista, Coordenadora Nacional do FONSANPOTMA, doutoranda em Biomedicina.
Dra. BERENICE ASSUMPÇÃO KIKUCHI
Doutora em saúde e desenvolvimento- área de concentração políticas públicas.
Presidente da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo.
ANDERSON PRESTES
Pessoa com anemia falciforme, administrador e vice-presidente da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo - AAFESP.
Mediação: Silvany Euclênio
Moderação do chat: Carolina Hofs
Já Falei 10.639 Vezes Que Racismo é Crime! Lições para Além da Sala de Aula, para a Vida...
JÁ FALEI 10.639 VEZES QUE RACISMO É CRIME!
LIÇÕES PARA ALÉM DA SALA DE AULA, PARA A VIDA...
"Experiências exitosas da luta contra o racismo promovidas por professoras(es) numa perspectiva da construção das relações etnicorraciais"
Viradão Cultural Suburbano. Vozes Negras. Poesia Preta
Colunista:
VILMA PIEDADE:
Graduada em Português e Pós-graduada em Ciência da Literatura. É autora do conceito e do livro "Dororidade", colunista do Coletivo Pretaria e integrante do Coletivo Pretas Baobá. @dororidade
Convidada (o)s:
CLAUDIA VITALINO
Historiadora de formação, pesquisadora, integrante fundadora das Panapanas. Ativista do movimento negro e Pesquisadora do coletivo de Historiadores. Conselheira do MUHCAB. presidente da UNEGRO RJ e da executiva Nacional. @vocalpanapanas
UMBERTO ALVES
Produtor do Viradão Cultural Suburbano. Cineasta, ativista do Movimento Negro, portelense, lateral esquerda brabo e outras coisas mais. @viradaosuburbano
NILZE BENEDICTO
Cantora, compositora, professora e trovadora, já marca presença nos saraus e nos encontros artísticos e shows de Niterói e adjacências. Sua brasilidade aguçada de quem sofreu, mas encontrou na ancestralidade e no percurso social dos oprimidos a força para criar e entoar seus cantos, sua cultura, sua raça. @nilzebenedicto, @nilzebenedicto.oficial, nilze.lenebenedicto
SOL DE PAULA
psicóloga por formação, escritora e poeta por inspiração. Autora do livro de poesias Sol em Pequenas Doses. Coautora de Antologias Poéticas em gêneros literários diversificados, atua como Membro Correspondente da Academia de Letras do Brasil/Suíça e do Coletivo Afeto Poético. Ativista cultural, espalha o pólen da poesia por todos os lugares que tenham pessoas interessadas em ressignificar seus lugares de fala. @soldepaula.oficial, @coletivoafetopoetico
Performance Musical: MC Ainá Osunkunbi
Mediação: Silvany Euclênio
Moderação do chat: Cristiana Luiz
Samba de Roda do Recôncavo Baiano
Todas as elaborações advindas da cultura negra são muito mais que um ritmo, dança, canto ou música. Constituem-se um complexo território/ser onde todos os caminhos da vida são construídas e difundidas. Assim é com o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, patrimônio negro brasileiro que influência a “cultura nacional”. Pretendemos debater um pouco das histórias do Samba de Roda, e principalmente, as opiniões de seus detentores.
Histórias Que a Estória Não Conta...
HISTÓRIAS QUE A ESTÓRIA NÃO CONTA...
Colunista:
BABA PAULO IFATIDE
Escritor, fundador do Centro Cultural Orunmila e do Afoxe Omo Orunmila.
Convidadas:
DONÉ ELEONORA - Casa: Ilê Axé Omo Oya Bagan Odé Ibô – SP.
Produtora cultural e gestora do Ponto de Cultura Caminhos, Presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial do município de Hortolândia e Chef de Cozinha do Espaço gourmet Flor do Dendê. @doneeleonoraoya @eleonoraaparecidaalves.alves.
IYA VENINA D´OGUM (Venina Carneiro)
Casa: Ilê Axé Alagbede Olodumare - MA
Integra o Centro Cultural Alagbede, a Coordenação Estadual da Rede Religião e Saúde -RENAFRO, o Fórum Mulheres de Axé e a Acbantu.
IYA VERA SOARES
Casa: Centro Memorial de Matriz Africana 13 de Agosto - Tradição do Batuque - RS.
Fundadora do FORMA /RS (Fórum Estadual de Religião de Matriz Africana). Coordenadora Nacional de Políticas para Mulheres do FONSANPOTMA. Coordenadora Executiva do Fonsanpotma-RS. Conselheira Executiva do CONSEA-RS.
Mediação: Silvany Euclênio
Moderação do Chat: Carolina Hofs
Juventude Negra, Existências e (re)existências
JUVENTUDE NEGRA, EXISTÊNCIAS E (RE)EXISTÊNCIAS
FLORA LUENA @florarodrigues00
Integra a Rede de mulheres negras de Pernambuco, ( ANJF) articulação nacional de negras jovens feministas,POETISA Marginal, desenvolvo conteúdo para plataforma do YouTube e Instagram trazendo vivências e enfrentamento ao racismo fluido do nosso dia a dia.
JOÃO MÁRIO MACHADO @SambaRural
Caipira de aba reta, paulista nato, é Zabumbeiro, articulador e defensor dos grupos tradicionais de Samba de Bumbo de SP. Formado pelo Instituto Teatro Brincante como educador, é integrante dos grupos de Samba de Bumbo de Santana de Parnaíba: Grito da Noite, do Grupo 13 de Maio – Samba do Cururuquara e do grupo Samba de Roda de Pirapora desde 2010. Luta pela proteção e manutenção destas manifestações, através da apresentações culturais, promoção de oficinas, realização de palestras e desenvolvimento de projetos.
LUANE FRÓIS DA SILVA @luane.frois
Professora de Filosofia da Educação Básica em Monte Alegre - Pará. Membra do Núcleo de Pesquisa NPDAFRO/UFOPA. Feminista Negra e Ativista do Movimento das Mulheres Negras de Santarém. Professora colaboradora do Cursinho de Redação para estudantes Indígenas e Quilombolas da UFOPA (Projeto Baobá). Integrante do Grupo de Pesquisa AFROLIQ/UFOPA. Idealizadora dos Projetos: Café Filosófico, Filosofia do Turbante e Escola, Terreiro e Quilombo: por uma Filosofia Afrocentrada à luz da Lei 10.639.
Mediação: Silvany Euclênio
Juventude Negra e as Eleições 2020
As eleições municipais ocorrem no próximo dia 15 de novembro de 2020 e de quebra o resultado das urnas vai interferir diretamente na vida da população negra. O Poder Legislativo é fundamental para combater o racismo, promover a inclusão racial, respeito, qualidade de vida, cidadania, direitos humanos, civis e sociais da população negra. Ninguém tem dúvida quanto à necessidade de ampliar a presença negra nestas eleições com candidaturas qualificadas e comprometidas com uma agenda negra que represente as reais demandas do nosso povo. Nessa pegada, vamos discutir essa agenda, estratégias de articulação e organização de diferentes grupos que tem muito a contribuir neste processo eleitoral. Vamos conversar com jovens negras e negros que estão scolocando suas candidaturas para o Legislativo, nas diversas regiões do país. Se liga nesse debate!!!
Resistir na Rua e na Sala de Aula Pedagogias Negras
RESISTIR NA RUA E NA SALA DE AULA PEDAGOGIAS NEGRAS
Colunista:
IÊDA LEAL
Pedagoga, especializada em Métodos e Técnicas de Ensino. É Ativista do Movimento Negro e do Movimento Sindical. Secretária de Combate ao Racismo da CNTE, Coordenadora do Centro de Referência Lélia Gonzalez e do Movimento Negro Unificado.
Convidadas:
DANIELA GONÇALVES JOAQUIM
Graduada em Letras (Línguas Portuguesa e suas literaturas) pela PUC Minas. Professora de Língua Portuguesa na rede estadual de MG e na Prefeitura de São Joaquim de Bicas. Diretora do Sind-UTE MG. Militante do Movimento Negro, integrante da Associação Cultural Afro Brasileira Betim Cor BraZil e do Coletivo da Igualdade Racial Carolina Maria de Jesus.
MADU COSTA
Professora, pedagoga, arte-educadora, cordelista e escritora. É autora de 10 livros de literatura infanto-juvenil, sendo 2 internacionais/Moçambique), e de 7 livros de Literatura de Cordel. Escreve no Jornais Nossa História e Arena de Belo Horizonte/MG. Publica artigos e contos em revistas de educação e cultura. É membro do Coletivo Iabás - Narradoras de histórias das Orixás femininas.
WANDA ARAÚJO (Iya Wanda D’Omolu)
Yalorixá, zeladora do Ylê Asè Egi Omin. Mulher negra, ativista na luta antirracista, educadora e jornalista, desde os anos 1980, trabalha em escolas comunitárias e grupos afro culturais. Coordenou e colaborou em diversos projetos educacionais para crianças e adolescentes em situação de rua. Coordena o Centro Cultural de Tradições Afro Brasileiras Ylê Asè Egi Omim - espaço que conjuga espiritualidade, projetos artísticos e culturais, ações políticas descoloniais, programas educativos e socioambientais.
Mediação: Silvany Euclênio
Moderação do chat: Pedro Neto (inatobi)
Saúde da População Negra – Avanços e Desafios
Colunista:
Dra. REGINA NOGUEIRA (Kota Mulanji): Filha de D. Maria Agostinha e Francisco Goulart, e da Mametu Ndandalakata. É autoridade tradicional do povo Bantu na diáspora, médica pediatra intensivista, Coordenadora Nacional do FONSANPOTMA e doutoranda em Biomedicina.
Convidadas:
Dra. MARIA INEZ SILVA BARBOSA: Doutora em Saúde Pública/USP; Professora Aposentada do ISC/UFMT. Experiências em gestão de políticas de promoção da igualdade racial, gênero e saúde, em órgãos governamentais e agências das Nações Unidas (ONU Mulheres e OPAS).
Dra. MÔNICA AURÉLIABONFIM DOS SANTOS: Médica com atuação em Neonatologia na rede estadual de saúde, membro do Comitê Regional de Vigilância e Mortalidade Materna , Infantil e Fetal do DRS-1 como representante dos municípios da Rota dos Bandeirantes. Membro do Grupo Técnico do Núcleo de Prevenção á Violência e Promoção à Saúde , do Conselho Mulher, Conselho Promoção Igualdade Racial de Osasco.
Performance Musical:
DANUZA NOVAES: Multiartista independente formada em publicidade, cantora, atriz, poeta, percussionista, gestora cultural e contadora de histórias. Ativista dos movimentos negros, transita em diversos grupos realizando ações com foco na luta antirracista. Em breve lançará seu primeiro álbum de música infantil com foco em sua história e ancestralidade.
Mediação: Silvany Euclênio
Mulherismo Africana e o Resgate do Povo Preto no Mundo - Parte 2
"MULHERISMO AFRICANA E O RESGATE DO POVO PRETO NO MUNDO - Parte 2"
"Mulherismo africana e literatura infantil", com Nini Kemba Nayo
"Mulherismo africana nas comunidades tradicionais de Guiné-Bissau", com Lilian Katchaki
Corpos Negros Tombados, Além das Estatísticas…
CORPOS NEGROS TOMBADOS, ALÉM DAS ESTATÍSTICAS…
Convidada (o)s:
GISELLE FLORENTINO: Economista e Coordenadora da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial. Instagram e Twitter: @giflorentino, Facebook: Giselle Florentino
HAMILTON BORGES: idealizou e integra a organização política “Reaja ou será morta, Reaja ou será morto” e atua na Escola Pan-africanista Winnie Mandela. Coordena o Projeto Cultura Intramuros na Penitenciária Lemos Brito. Publicou, pela Editora Reaja, em 2017, “Teoria Geral do Fracasso”, livro de poemas e em 2018; “Salvador, cidade túmulo”, livro de contos, que foi traduzido e lançado na Califórnia e em Washington nos Estados Unidos da América; em 2019 o romance O livro preto de Ariel.
Performances poéticas e musicais:
MALU VIANA – Rapper, Radialista, Educadora Social, Produtora Cultural e Bacharelanda em Serviço Social. Ativista do Movimento Hip Hop e do MNU. É Membro da Rede Nacional Reconexão Periferias e do Fórum de Enfrentamento e Combate ao Extermínio e o Genocídio da Juventude - Regional Sul (PR/SC/RS). @malu01_viana
YOGI Nkrumah - morador de Lauro de Freitas região metropolitana de Salvador, MC do grupo Fúria Consciente, Arte educador, membro da Posse de Conscientização e Expressão, membro da Campanha Reaja, MNU, membro do Comitê de Consciência para Presos (Pucc). @yoginkrumah_oficial, @furiaconscienteoficial, @yoginkrumahoficial, @Yoginkrumah
Mediação: Silvany Euclênio
Moderação do Chat: Cristiana Luiz
Cultura Negra e Seus Patrimônios: Ofício das Baianas de Acarajé e Roda de Capoeira
O acarajé e a capoeira são amplamente conhecidos e popularizados no Brasil, no mundo como expressões da matriz africana. Foram – ainda são - compreendidos de maneira reducionista. O acarajé como uma receita culinária e a capoeira como dança/luta. Entendemos que ambos são muito mais, pois preservam e difundem diversos princípios civilizatórios de matriz africana. A partir das histórias destas lideranças e de suas organizações pretendemos debater os vários prismas destes patrimônios negros.
Estética e Arte Africanas e Afro-brasileiras
ESTÉTICA E ARTE AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS
Colunista
WANDERSON FLOR (Tata Nkosi Namba)
Tata ria Nkisi da Nzo ria Ndandalunda. Filósofo. Professor de Filosofia e Bioética da Universidade de Brasília.
Convidada (o):
NAIARA PAULA
Escritora e filósofa da arte africana. Pesquisadora no LLPEFIL - UERJ e Geru Maã - UERJ. Mestre em Crítica e história da arte e doutoranda em Filosofia pela UERJ.
NELSON FERNANDO INOCÊNCIO DA SILVA
Professor do Departamento de Artes Visuais, vinculado ao Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, ligado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, também da UnB.
Mediação: Silvany Euclênio
Mulheres Negras de Todo o Mundo
MULHERES NEGRAS DE TODO O MUNDO
CONVIDADAS:
ANGELLA GRAÇA: Licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Tem nacionalidade Cabo-verdiana e Portuguesa, e vive em Portugal. É Presidente da Direcção do Instituto da Mulher Negra em Portugal - INMUNE e exerce funções como Técnica Superior no Alto Comissariado para as Migrações, IP. @INMUNE.PORTUGAL
NILMA BENTES: Engenheira agrônoma, escritora e ativista pelos direitos da mulheres e dos negros. Uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA). Propositora e uma das idealizadoras da Marcha das Mulheres Negras (DF, 2015). Co-criadora da Rede Fulanas NAB - Negras Amazônia Brasileira.
www.cedenpa.org.br, Facebook: @cedenpa.cedenpa, Instagram: @cedenpa.cedenpa, Twitter: @cedenpa
SOLEDAD VELÁZQUEZ: Artista plástica, ativista política. É coordenadora da área de genero do Noviembre Negro. Sua formação artística começou em 1998 na Escola de Belas Artes Atilio Terragni com especialidade em desenho e pintura. Seu trabalho faz parte do acervo do Museu Provincial de Belas Artes Emilio Pettoruti. Atualmente estuda artes plásticas com orientação em gravura e arte impressa na Faculdade de Belas Artes UNLP. Trabalha com ilustração e tatuagem.
www.instagram.com/la_negra_chimba
UDÉ FATI: Diretora da Voz di Paz. Formada em economia pela Universidade de Quebec em Montréal. Ativista social em questões ligadas a gênero e participação social da mulher, construção e consolidação da Paz e a participação cidadã na governação. @Ude.Fati
Para aderir ao grupo no WhatsApp da Udé Fati: https://chat.whatsapp.com/HEIYKwbyqO4...
Performance Musical: ANA BENEDITA @ANABENEDITABENEDITA
Mediação: Silvany Euclênio
Moderação do chat: Cristiana Luiz
Interseccionalidade: Aquilombando Direitos da População Negra
NTERSECCIONALIDADE: AQUILOMBANDO DIREITOS DA POPULAÇÃO NEGRA
Colunista:
VILMA PIEDADE @dororidade
Graduada em Português e Pós-graduada em Ciência da Literatura. É autora do conceito e do livro "Dororidade", colunista do Coletivo Pretaria e integrante do Coletivo Pretas Baobá.
Convidada(o)s:
HUMBERTO ADAMI: Advogado e Mestre em Direito. Preside a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão negra (CFOAB) e a Comissão Estadual OAB-RJ. É Conselheiro seccional OAB –RJ, Presidente da CIR IAB - Comissão da Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros. É representante CFOAB na Conatrae.
MARIÂNGELA DE CASTRO: Advogada Sistêmica, colunista no Portal Cidade 24h, Palestrante e Empreendedora, idealizadora do coletivo Dororidade Jurídica.
PAMELLA OLIVEIRA: Advogada e cofundadora do Coletivo Pretas Ruas - Ocupando Espaços além das Ruas. Empreendedora Social, Pós graduanda em Direito Processual Público. Criadora de conteúdo, mobilizadora e articuladora de redes.
VALÉRIA LIMA: Tradutora, pesquisadora e poeta. Mestranda no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na UFRJ. Participou da tradução do livro de poemas “Entre nós mesmas”, de Audre Lorde.
@tradutoranegra, @valzinha1975, @tradutoranegra
Performance Musical: MC Aina Osunkunbi
Guerreiras de Natureza. Mulher Negra, Religiosidade e Ambiente - Coleção Sankofa, V. 3
GUERREIRAS DE NATUREZA. MULHER NEGRA, RELIGIOSIDADE E AMBIENTE - Coleção Sankofa, v. 3
Colunista convidada:
ELISA LARKIN NASCIMENTO: doutora em psicologia e mestre em direito e em ciências sociais. Preside o IPEAFRO, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. Coordena o tratamento técnico e a difusão do acervo de Abdias Nascimento, sob a guarda do IPEAFRO. Organizadora do livro e da coleção Sankofa.
Demais convidadas:
LÚCIA XAVIER - assistente social, cofundadora e coordenadora de CRIOLA, organização de mulheres negras com sede no Rio de Janeiro. Integra o Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030, implementado pela ONU Mulheres-Brasil.
GISELLE DOS ANJOS SANTOS - atua no CEERT. É bacharel em História (PUC-SP), mestra em Estudos de Gênero e Teoria Feminista (UFBA), doutorando em História Social (USP). É autora do livro “Somos todas rainhas” (2012), sobre a história das mulheres negras no Brasil, e co-autora do livro “Mulheres afrodescendentes na América Latina e no Caribe: Dívidas de igualdade” (2018).
HELENA THEODORO - bacharel em direito,Pedagoga,
Mestre em Educação, Doutora em Filosofia, Pós doutora em História Comparada. Autora de vários livros sendo o último Martinho da Vila reflexos no espelho.Atualmente sou presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Elas e coordenadora do grupo de pesquisa de carnaval LUPA do IFCS/UFRJ.
Homenagem a
MARIA DE LOURDES SIQUEIRA - nascida no Quilombo dos Matões dos Moreira, em Codó, Maranhão, é doutora em antropologia pela École des Hautes Études em Paris, França. Professora aposentada da UFBA, diretora do Ilê Aiyê, conselheira do Centro de Cultura Negra do Maranhão e ex-integrante do Conselho Nacional da Igualdade Racial. Autora de vários livros.
Mediação: Silvany Euclênio
Moderação do Chat: Pedro Neto (Inatobi)
Saúde Mental, Uma Questão de Equilíbrio Com a Ancestralidade
SAÚDE MENTAL UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO COM A ANCESTRALIDADE
Colunista
DRA. REGINA NOGUEIRA (Kota Mulanji): Filha de D. Maria Agostinha e Francisco Goulart, e da Mametu Ndandalakata. É autoridade tradicional do povo Bantu na diáspora, médica pediatra intensivista, Coordenadora Nacional do FONSANPOTMA e doutoranda em Biomedicina.
Convidados
MATHEUS ASMASSALLAN: Psicólogo (UESPI); Especialista em Direitos Humanos (FAR); Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano (UnB); e Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento (UFBA). Integrante do Observatório da Vida Estudantil - UFBA e de Racialidade e Interseccionalidade - ORI/UFBA. Psicólogo Escolar do IDP e Professor Voluntário do IHAC/UFBA.
ABRAHÃO DE OLIVEIRA SANTOS: Muzenza no Lumyjacare, psicólogo, professor do Instituto de Psicologia da UFF. Coordenador do Kitembo - Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira. Coordenador do GT - Psicologia e relações raciais da ANPEPP. Membro da ANPSINEP-RJ. Publicou Candomblé, Psicologia de Terreiro e Construção de Rede, O Enegrecimento da Psicologia: Indicações para a Formação Profissional, e Saúde Mental da População Negra: Uma Perspectiva não Institucional. Tem se dedicado à elaboração de uma psicologia afropindorâmica.
MUTÁ SANCHEZ
Psicanalista especialista em acompanhamento de pacientes que usam psicofármacos e / ou com tentativas de diminuição de dores excessivas/suicídio; também em questões de gênero, racismo e diversidade. Mestrado inconcluso em Psicologia (UCB-BSB). É tata Kamukengue na Nzo Jimona dia Nzambi. Tem participado de discussões sobre abordagens terapêuticas focadas em parâmetros e culturas não colonizantes e decolonizantes. É terapeuta comunitário junto à Nzo Jimona Dia Nzambi.
Performance Musical
KAREN ALVES – Viola e Voz.
Mediação: Silvany Euclênio
Moderação do chat: Carolina Hofs