Toda África em mim - Grupo Afront

A letra de “Toda África em mim” é um convite para viajar, junto com o autor, Renato Ferreira, pelos sons, toques e sonoridades de nomes de cidades, locais, países, do continente africano, com um toque brasileiro de sabor e História. No clipe, o figurino é de Ione Carmo, da Abebé Moda Afro-brasileira, a direção musical é de Celso Santana, a equipe artística inclui as vozes de Adriana de Morais, AceSoul, Alberto Rodrigues Jansem Rodrigues, Ana Luiza Clevelares, Glaziele Reis, Lorena Vieira e Rony Lemos.

Santa Rita Pretos Novos - Linha 3 - VLT Carioca

Cultne registrou em 11 de dezembro de 2018, a viagem-teste na linha 3 do sistema, oficializando os nomes das novas paradas do VLT Carioca, entre os convidados os membros da Comissão Pequena África. Os testes na linha 3 do VLT ganharam um novo significado na noite desta segunda-feira (10), quando foram oficializados os nomes das novas paradas do percurso, que além das referências geográficas terão homenagens à cultura africana em seus nomes.

Cais do Valongo e Museu dos Pretos Novos - Guia turístico - Dandara Batista

Programa "Guia Turístico" veiculado pela TV Alerj, com apresentação da jornalista Dandara Batista. Na pauta o Cais do Valongo e Museu dos Pretos Novos, com participaçoes da historiadora Prof. Dra. Mônica Lima, Merced Guimarães, a presidenta do Instituto Pretos Novos (IPN), e o o historiador Claudio Honorato, coordenador do núcleo de pesquisa do IPN. O acervo Cultne cedeu algumas imagens para o documentário, solifdificando sua parceira com a TV Alerj na visibilização da cultura negra em nosso país.

A memória da Pequena África

O pesquisador Rubens Confete conta a história e as memórias da região portuária do centro do Rio de Janeiro, chamada de pequena áfrica.
8
Pequena África 10:07
EP8 - Cais do Valongo

Cais do Valongo

Em 2011, durante as escavações realizadas como parte das obras de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, foram descobertos os dois ancoradouros - Valongo e Imperatriz -, um sobre o outro, e, junto a eles, uma grande quantidade de amuletos e objetos de culto originários do Congo, de Angola e Moçambique. O IPHAN e a prefeitura do Rio de Janeiro elaboraram um dossiê para a candidatura do sítio arqueológico do cais ao título de Patrimônio da Humanidade da Unesco. O sítio foi declarado patrimônio da humanidade na 41ª sessão do comitê da Unesco, em 2017.

Seminario Mauá 360º - Cais do Valongo - Museu do Amanhã

Cultne esteve presente no Museu do Amanhã que realizou a primeira edição do Vivências do Tempo que abre com o tema Matriz Africana em suas mais diferentes dimensões, incluindo rodas de conversa, manifestações artísticas, eventos ao ar livre, ações educativas, gastronomia e debates, numa ampla programação, o evento aconteceu em 27 de julho de 2017.

Festejos de São Jorge no Sitio Arqueológico Cais do Valongo

Em 23 de abril de 2016 aconteceu os festejos de São Jorge no Quilombo Pedra do Sal, Instituto Pretos Novos e na Igreja São Francisco da Prainha. A atividade proposta é parte integrante do projeto SAL do SAMBA -Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô criado em 2000 e tem como objetivos a titulação do território quilombola Pedra do Sal, sua valorização cultural e o turismo de memoria, seu desenvolvimento ambiental e econômico.

III Lavagem do Cais do Valongo - 2014

III Lavagem do Cais do Valongo sob o comando da advogada e Yalorixá Mãe Edelzuita do Oxoguian - Iyalorixá do Candomblé, originária do terreiro da Mãe Menininha do Gantois, em Salvador. Com trajes de festa, flores, atabaques, tambores e agogôs, mães de santo e representantes do candomblé realizaram no dia 5 de julho de 2014 o ritual da lavagem simbólica do Cais do Valongo, na zona portuária da capital fluminense, onde desembarcaram mais de meio milhão de africanos escravizados, em meados do século 19. (xirê)

Cortejo Afro Herança Africana 2014

Circuito Herança Africana- Intervenções urbanas a caminho do Porto/2014, um projeto idealizado por Zózimo Bulbul para reverenciar nossos ancestrais que desembarcaram no Cais do Valongo no Rio de Janeiro.

Afoxé Filhos de Gandhi no Cais do Valongo - RJ

Cultne registrou a saudação as matrizes de raízes africanas do Afoxé Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro no Cais do Valongo - porto de entrada do maior contingente de negros escravizados que chegaram no país na época da escravatura.
2
Pequena África 1;17
EP2 - Conectando territórios

Conectando territórios

Neste tour virtual, Via plataforma Zoom, você passeia virtualmente pela região portuária do Rio de Janeiro, conhecida como Pequena África e nos conectarmos com o legado deixado pelos africanos na formação da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil. Do século XVIII até os dias atuais, você entrará nas transformações históricas, culturais e sociais da cidade.

Programa Luiz Eduardo Negrogun

Programa Cultne na TV apresentado por Neide Diniz, exibido em 16 de março de 2019 na TV Alerj tendo como convidado o presidente do CEDINE - Conselho de Defesa dos Direitos do Negro - RJ e membro da Comissão da Pequena África, Luiz Eduardo Negrogun.
8
Cultne em Resenha 29:14
EP8 - Programa Sheila Walker
13
No balanço do Reggae 03:01
EP13 - Central Africana - 1987
7
Gastronomia Afro-Brasi... 08:00
EP7 - Bar D'Africa
6
Gastronomia Afro-Brasi... 01:10
EP6 - Bar D'Africa - O point africano do Rio