Nei Lopes Lançamento Livro Rio Negro 50

O lançamento e o bate-papo rolou com roda de samba com Nei Lopes, Ruy Castro, Pedro Amorim, Marquinho China, Tiago Prata, Anderson Balbueno e Paulino Dias sobre o lançamento do Livro “Rio Negro 50” de Nei Lopes. Nas páginas de Rio negro, 50, a história do Rio de Janeiro da década de 1950 é contada por personagens negros e mulatos. O livro completa uma trilogia da qual fazem parte Mandingas da “mulata velha” na cidade nova (Língua Geral) e A lua triste descamba, romances protagonizados por personagens negros que participam da história do Rio.

Lançamento do Livro do Ilê Axé Opô Afonjá

Em 30 de abril, o Renascença Clube, através do Departamento Cultural e Artístico, abriu as portas para o lançamento do livro “Ile Asé Opo Afonjá: da Pedra do Sal até Coelho da Rocha”, de Ed Machado.

Lançamento Livro Famílias Negras Centenárias

Famílias negras centenárias existem e este trabalho etnográfico prova isto! O livro é o resultado de tese de doutorado do autor, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 2015. O estudo foi realizado basicamente na cidade de Rio Claro / RJ, ao longo de quase uma década junto à família materna do autor.
12
Lançamento de Livro 05:29
EP12 - Lançamento Livro Enraizados

Lançamento Livro Enraizados

Cultne registrou a festa de lançamento do livro " Enraizados - Os Híbridos Glocais" que conta a história do Movimento Enraizados. Dias após chegar de sua turnê pela França, o rapper Dudu de Morro Agudo foi convidado pela Heloisa Buarque de Holanda a escrever um livro que conte a história do Movimento Enraizados. Dudu aceitou o desafio e então começou o processo de criação de sua primeira obra literária.

Laçamento Livro " Histórias de Leves Enganos e Parecenças" - Conceição Evaristo

Lançamento do livro " " no dia 23 de junho de 2016 no centro do Rio com imagens e edição de Alexandre Dias, Victor Dias e Filó Filho para o Acervo Cultne.

Lançamento do Livro "Rapistórias"

O autor Edson de Souza iniciou a escrita deste livro há quase cinco anos atrás, e tinha como ideia gerar uma história que pudesse alcançar à todos independentemente de suas idades. A escrita de Rapistórias não é para crianças, adolescentes ou adultos... é para todas as idades, comunica com todas as gerações!

Guia das Feijoadas das Escolas de Samba RJ

Cultne com imagens e reportagens de Filó Filho e Pedro Oliveira registraram no último dia 24 de janeiro de 2013, na Livraria Argumento, o lançamento do "Guia de Feijoadas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro", uma espécie de "mapa da mina" que revela segredos e sabores das feijoadas servidas nas quadras das Escolas de Samba da cidade carioca, de autoria de Augusto Carazza e Regina Sá.

Exposição Black Rio 1976 - Lapa RJ

1976 - MOVIMENTO BLACK RIO 40 ANOS Exposição e livro resgatam o importante movimento social e musical que teve seu auge no Rio de Janeiro nos anos 1970

Expo Africa-Brasil - Lançamento Livro

Cultne com imagens e edição de Filó Filho registrou a exposição e o lançamento do livro que homenageou a arte e a cultura afro-brasileira. Abdias Nascimento, figura central da Exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas" pode ser visto na Mostra que reúne trabalhos de Abdias Nascimento e de mais quatro artistas brasileiros, entre eles o nosso entrevistado, o design gráfico carioca Luis Carlos Gä. Em homenagem a memória de Abdias do Nascimento, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (Ipeafro), em parceria com o Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, realizou a exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas". A mostra fez uma abordagem áudio visual da história, tradição e simbologia das civilizações africanas e suas contribuições para o legado cultural brasileiro. Trabalhos de artistas que promovem a valorização da cultura afrobrasileira foram selecionados para compor o acervo da exposição. Integram a mostra: José Heitor da Silva (escultura em madeira), Sebastião Januário (pintura), Luiz Carlos Gá (design gráfico) e Maurício Pestana (cartuns e cartazes). A atriz Iléa Ferraz comparece com o prêmio que ela criou e que foi outorgado a Abdias Nascimento, em 2007. A exposição integra uma ação contínua no campo da educação promovida pelo Ipeafro, e apresenta o acervo de peças criadas pelo Instituto, como a Linha do Tempo dos Povos Africanos, onde está ilustrada como os africanos produziram cultura e conhecimento durante milênios em liberdade e soberania. E também o trabalho das instituições criadas por Abdias -- o Teatro Experimental do Negro, em 1944; Museu de Arte Negra, em 1950 e o próprio Ipeafro criado, em 1981. A Exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas" que homenagea à memória de Abdias Nascimento pode ser vista no Centro Cultural da Justiça Federal no centro do Rio de Janeiro no período de 08 de outubro a 04 de dezembro de 2011 (fonte: Denise Porfírio - Revista Africas)

Dj Bon Ecko lançando livro na Rio DJ Meet

Cultne registrou com imagens de Mario Elena e edição de Filó Filho o lançamento do livro “DJs, quem são vocês?” de autoria do DJ Bon.Ecko no Dia Mundial do DJ na estreia do Rio DJ Meet! O Rio DJ Meet iniciou suas atividades em evento gratuito com palestras e lançamento do livro no Memorial Municipal Getúlio Vargas. Acompanhando as comemorações pelo Dia Mundial do DJ, dia 09 de março, o movimento cultural Rio DJ Meet abriu seus trabalhos levando conteúdo gratuito em 3 palestras voltadas a esses profissionais.
5
Lançamento de Livro 09:01
EP5 - Lançamento Livro Jurema Batista

Lançamento Livro Jurema Batista

Cultne registrou em 21 de outubro de 2011 o lançamento do livro biográfico de Jurema Batista "Sem passar pela vida em branco" no Museu da República no Catete. O evento contou com a presença de políticos, personalidades e amigos da autora.

Martin Luther King - Lançamento de Livro

Lançamento do Livro da autobiografia de Martin Luther King, com tradução de Carlos Alberto Medeiros na Livraria Saraiva no dia 14 de novembro de 2014. Cultne registrou o evento com imagens e edição de Filó Filho.

Lançamento livro FELA - Esta Vida Puta

Cultne registrou um lançamento especial no último dia 10 de junho de 2011, na livraria KITABU - a única livraria de literatura negra do Rio de janeiro, que recebeu o professor e pesquisador cubano Carlos Moore para o lançamento do seu livro "FELA - Esta Vida Puta". O livro é a primeira tradução para o português da biografia oficial do nigeriano Fela Kuti, com quem o autor conviveu pessoalmente, tornando-se seu amigo até a morte do cantor nigeriano (em agosto de 1997, em consequência da Aids).

Lançamento Livro Fela - Elisa Larkin

Cultne entrevistou a Prof. Dra. Elisa Larkin do IPEAFRO, presente no último dia 10 de junho de 2011, na livraria KITABU - a única livraria de literatura negra do Rio de Janeiro, que recebeu o professor e pesquisador cubano Carlos Moore para o lançamento do seu livro "FELA - Esta Vida Puta". O livro é a primeira tradução para o português da biografia oficial do nigeriano Fela Kuti, com quem o autor conviveu pessoalmente, tornando-se seu amigo até a morte do cantor nigeriano (em agosto de 1997, em consequência da Aids).
1

Livro Fela Esta Vida Puta - Semog

Em 10 de junho de 2011,o poeta e escritor Elé Semog falou ao Cultne na livraria KITABU - a única livraria de literatura negra do Rio de Janeiro, onde foi lançado o livro "FELA -- Esta Vida Puta". O livro é a primeira tradução para o português da biografia oficial do nigeriano Fela Kuti, escrito pelo Professor Carlo Moore.
13
Cultne na TV 27:45
EP13 - Programa Tom Farias
7
Roda de Samba 04:21
EP7 - Nei Lopes - Guiomar
3
Roda de Samba 09:39
EP3 - Inho & Grupo Benguelê
11
10
Roda de Samba 13:17
EP10 - Eu sou Andreia Caffé
3
Santoz Cocktails &... 07:28
EP3 - How to make strained Caipirinha
18
Festival Ori 06:19
EP18 - AWURE AWURE
19
Espetáculos de Teatro 14:29
EP19 - Lima Barreto ao Terceiro Dia
11
Encontrão Enraizados 04:00
EP11 - Enraizados - Os Híbridos Glocais
9
Cultne Quarentena 1:28:58
EP9 - Negritude - EP 01
7