O Afro Urbano de Dayse Nascimento e Bamba Moleque

Cultne resgatou a performance dos anos 80 do musical dramático ''Afro Urbano" com a bailarina e coreógrafa Dayse Nascimento e ao grupo Bamba Moleque composto pelos músicos Antonio Krisnas, Luisão, Almir Boreo e Paulo Raymundo. Direção musical de Antonio Krisnas. Roteiro, textos e coreografia e direção de Dayse Nascimento. Imagens de Sebastião Claudio da Silva e Cor da Pele. Edição Ras Adauto para Enugbarijô Comunicações. Músicas de Alceu Valença, Villas Lobo, Carl Off, Antonio Krisnas e João Bosco.

Kora no Ballet do Senegal no Rio - 1990

Em fevereiro de 1990, o Rio de Janeiro foi palco da apresentação do Ballet do Senegal no Rio de Janeiro. Na oportunidade uma performance do instrumento "Kora", a harpa africana. A solenidade fez parte das comemorações do Memorial Goreé Alamadies, localizado na Ilha de Goreé, local de saida dos escravos paras Américas na costa do Senegal.

Bow't Trail no Brasil - Rhodnie Désir

O Rio de Janeiro, recebeu Rhodnie Désir, coreógrafa que se apresentou no Cais do Valongo, - local de chegada dos escravos que aportaram no Brasil -, ao lado de músicos brasileiros. Em visita ao Renascença Clube participou de uma roda de conversa com os jovens dançarinos do Movimento 2.0.5 e gravu entrevista para o Acervo Cultne.

Bow't Trail in Brazil - Rhodnie Désir- English Version

A coreógrafa Rhodnie Désir visitou o Rio de Janeiro (Brasil) e se apresentou no Píer do Valongo ao lado de músicos brasileiros. (Cais do Valongo: ponto de chegada dos escravos que chegaram ao Brasil). Em visita ao Clube Renascença participou numa roda de conversa com os jovens bailarinos do Movimento 2.0.5 e gravou entrevista para a Colecção Cultne.
20

Caxambu do Salgueiro

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho a apresentação do Caxambu do Salgueiro na I Feira de Gastronomia e Arte realizado no Renascença Clube no último dia 29 de setembro de 2013.durante a primeira edição da I Feira Afro-Brasileira de Gastronomia e Arte, que teve como tema de estreia "gastronomia, cultura e arte". O evento promovido pela Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), teve entrada gratuita com muitas atividades culturais e gastronômicas.

Ballet do Senegal no Rio - 1990

Em fevereiro de 1990, o Rio de Janeiro foi palco da apresentação do Ballet do Senegal no Rio de Janeiro. A solenidade fez parte das comemorações do Memorial Goreé Alamadies, localizado na Ilha de Goreé, local de saída dos escravos paras Américas na costa do Senegal.

Samba de Roda - Grupo Saphi

O Grupo de Dança Saphi, dirigido por Raída Galvão, apresenta o samba de roda uma manifestação afro-brasileira.

Gafieira - Grupo Saphi

O Grupo de Dança Saphi, dirigido por Raída Galvão apresenta a gafieira, uma manifestação afro-brasileira.

Candomblé - Grupo Saphi

Grupo de dança SAPHI da coreógrafa e professora Railda Galvão. Camdomblé - dança da tradição afro-brasileira.
15

Balaio - Grupo Saphi

O Grupo de Dança Saphi, dirigido por Raída Galvão apresenta o balaio, uma manifestação afro-brasileira.

Dança Gumboot - X Feira Preta

O Gumboot nasceu como uma forma de comunicação entre os sul-africanos que trabalhavam nas minas de ouro na África do Sul. No Brasil, o grupo de Gumboot Dance no Brasil é praticado por pessoas com diversos perfis profissionais e físicos. Atualmente são 14 bailarinos mergulhados há três anos na pesquisa difundida por Rubens Oliveira, que ao longo deste período, tem conduzido a metodologia com seu trabalho independente. Especialista em dança Sul Africana: Gumboot Dance, no qual aprendeu a técnica com o professor de cultura sul africana Derik Mlamboo e o grupo africano Kholwa Brothers . Teve como principais mestres Ivaldo Bertazzo (BRA), Lourenço Homem (BRA-GER), Kanchan Maradan (IND), Inês Bogéa (BRA), Susana Mafra (BRA), Irineu Nogueira (BRA).
13

Jongo - Grupo Saphi

O Grupo de Dança Saphi, dirigido por Raída Galvão apresenta o jongo, uma manifestação afro-brasileira.
12

Lundu - Grupo Saphi

O Grupo de Dança Saphi, dirigido por Raída Galvão, apresenta o lundu uma manifestação afro-brasileira.

Dança Senegal - Pt 2

Cobertura da Cor da Pele na festa africana realizada na Ilha de Gorée no Senegal em 1986 durante as comemorações do Memorial Gorré-Almadies na Ilha de Goreé, entreposto de escravos localizado a frente de Dakar. Local de onde sairam a maioria dos escravos para o nosso continente.

Dança Senegal - Pt 1

Cobertura da Cor da Pele na festa africana realizada na Ilha de Gorée no Senegal em 1986 durante as comemorações do Memorial Gorré-Almadies na Ilha de Goreé, entreposto de escravos localizado a frente de Dakar. Local de onde sairam a maioria dos escravos para o nosso continente.
9
Dança Afro 04:06
EP9 - É D'Oxum - Jupi

É D'Oxum - Jupi

O Cultne registrou o som e dança da ancestralidade negra na Pedra do Sal. A banda cantou "É D'Oxum" e Jupi bailou para Oxum. Mágico!!! Na oportunidade foi entregue o Terceiro Balaio das Yabás, organizado pela Ékèdi Maria Moura. O evento contou com o apoio da Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal -- ARQPEDRA; do Conselho dos Direitos do Negro - Cedine; do Afoxé Filhos de Ghandy; e dos adeptos do Terreiro Angola Ilê Inzo Tumbenganga, de Itaboraí-RJ.

Dança Afro - Rita e Gina

As bailarinas Rita Monteiro e Gina Macieira deram um show durante a festa da Beleza Negra do Bloco Afro Agbara Dudu, na quadra da Imperatriz Leopoldinense. A dupla de bailarinas afro, Rita Monteiro e Gina Macieira foi formada no Bloco Afro Abara Dudu, onde apresentaram por em vários eventos, na sua grande maioria comunitários.

Jongo & Samba de Roda - Samba do Chapéu

Cultne registrou no último dia 31 de março de 2012 no Centro Cultural Cordão da Bola Preta, o Samba do Chapéu celebra em seu encontro mensal as principais raízes musicais e culturais como o samba, jongo, maculelê, samba de roda e a capoeira . Neste evento comemorou 3 anos de existência com a participação especial do músico, compositor e cantor Marcelinho Moreira, ,forró do Filhos do Nordeste, Grupo Abadá capoeira e o grupo Reconca Rio.

Abarajé - Fundação Palmares

A Abarajé participou da abertura da festa de celebração dos 22 anos da Fundação Palmares no Rio de Janeiro, surgiu para transmitir os conhecimentos da cultura afro-brasileira através da criação de oficinas de culinária e artesanato tradicional.
5
Dança Afro 05:16
EP5 - Carlos Mutala

Carlos Mutala

A LUB TV registrou a performance do coreógrafo Carlos Mutala em 28 de novembro de 2009, no Teatro Raul Cortez, durante o 6° Festival de Teatro de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A performance de Carlos Mutala antecedeu a apresentação da Ópera Rap da Malandragem do rapper P,10 (Pevirguladez), artista que une malandragem, literatura, teatro, dança e hip hop em seu trabalho.

Feira Preta 2011 - Dança Afro

O acervo Cultne participou da X FEIRA PRETA na cidade de São Paulo, com uma câmera na mão e idéias na cabeça, Filó Filho e Pedro Oliveira registraram uma série de vídeos que apresentamos como parte da Retrospectiva do acervo Cultne em 2011. A Feira Preta fomenta uma cadeia produtiva que insere o negro em seus diversos elos, como produtor e consumidor. Neste contexto também surge o programa de qualificação, com o intuito de fomentar negócios de empreendedore, micro-empresários e artesãos, promovendo a inclusão da população negra no ciclo econômico e no mercado de trabalho. A Feira atinge este impacto na medida em que reafirma a identidade dos negros em forma de valorização.

Feira Preta 2007 - Afoxé

A LUB TV registrou o som e a confecção dos instrumentos africanos na Feira Preta na sua sexta edição em 2007, vimos também a força do Samba Rock na comunidade negra paulista presente na Feira Preta. Encontro de cultura, cidadania, educação e economia solidária, a Feira Preta reúne inúmeros representantes da cultura afro-brasileira e dezenas de empreendedores de diversas regiões do Brasil. A oportunidade de agrupar tantos participantes em um único espaço, apresentando cada trabalho de uma forma ampla, e alimentar a troca de experiências, o intercâmbio e as discussões conceituais, agrega muito ao processo de construção coletiva que promove a igualdade racial.

Feira Preta 2007 - Tambores

A LUB TV registrou o som e a confecção dos instrumentos africanos na Feira Preta na sua sexta edição em 2007, vimos também a força do Samba Rock na comunidade negra paulista presente na Feira Preta. Encontro de cultura, cidadania, educação e economia solidária, a Feira Preta reúne inúmeros representantes da cultura afro-brasileira e dezenas de empreendedores de diversas regiões do Brasil. A oportunidade de agrupar tantos participantes em um único espaço, apresentando cada trabalho de uma forma ampla, e alimentar a troca de experiências, o intercâmbio e as discussões conceituais, agrega muito ao processo de construção coletiva que promove a igualdade racial.
1
Dança Afro 02:27
EP1 - LUB e Afro Reggae

LUB e Afro Reggae

Liga Urbana de Basquete - LUB e AfroReggae na comunidade de Vigário Geral
5
13
Movimento Negro Contem... 02:02
EP13 - Prof. José Flavio Pessoa
1
Movimento Negro Contem... 05:06
EP1 - Parabéns Renascença Clube - 66 anos
16
Roda de Samba 02:09
EP16 - Pedra do Sal - RJ
3
Cultne cinema 04:47
EP3 - Negritude em Cena
2
Eventos e Manifestações 03:30
EP2 - Performance "Bombril" - Museu do Amanhã
20
Eventos e Manifestações 17:01
EP20 - Parque Madureira - Oxum Rio Ijexá 2014
3
Nossas Histórias 23:24
EP3 - Historiador Elson Rabelo
20
Shows e eventos 07:47
EP20 - Obina Shock "Ao Vivo"
10
Quintal de Madureira 03:06
EP10 - Andreia Caffe no Awurê
6
Música Hip Hop 01:11
EP6 - O Hip Hop do menor
1
Dona Ivone Lara 03:15
EP1 - Dona Ivone Lara - Pt1