Por uma nova epistemologia: a vez dos "povos sem voz" - Prof. Dr. José Jorge Siqueira

Cultne registrou com imagens de Alexandre Dias e edição de Filó Filho a apresentação [Por uma nova epistemologia: a vez dos "povos sem voz" do Prof. Dr. Jose Jorge Siqueira para a a XXIII International Conference on Multidisciplinary Studies: "Resilience for Survival". Cambridge University, 30-31 July 2020. no UK.

Nigerian Connection - 3/3

Encontro no restaurante Sol e Mar em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, entre a movimento negro e o embaixador nigeriano no Brasil Patrick Dele Cole com vistas a conexão Brasil-Nigéria.

Nigerian Connection - 2/3

Encontro no restaurante Sol e Mar em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, entre a movimento negro e o embaixador nigeriano no Brasil Patrick Dele Cole com vistas a conexão Brasil-Nigér

Nigerian Connection - 1/3

Encontro no restaurante Sol e Mar em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, entre a movimento negro e o embaixador nigeriano no Brasil Patrick Dele Cole com vistas a conexão Brasil-Nigéria.
3
Cultne cinema 04:47
EP3 - Negritude em Cena

Negritude em Cena

Este videoclipe montado nos anos 80, reúne imagens com negros representados em todo o universo, nas suas mais variadas vertentes. É o negro em Movimento. É o movimento da Negritude. Em cena.

Mixer Negro - 40 Anos de Luta

Documentário produzido para o 20 de novembro de 2012, sobre o Movimento negro a partir dos anos 80 com imagens das produtoras Enugbarijô de Vik Boirkbeck e Ras Adauto e Filó Filho e Carlos Medeiros para a C- Cor da Pele - Produção e Video.

Liamb Black Samba Nzambi

É um clipe de imagens e sons que mostra a presença negra maçiça no Rio de Janeiro sobretudo nas ruas, nas passeatas, nas manifestações religiosas diversas, cantando, se manifestando, muitas vezes desamparada, mas sempre presente, sempre forte e vibrante. Essa coletânea de imagens e sons foi captada pelas câmeras de Vik e Adauto em várias espaços e durante vários anos.
20
Cultne cinema 04:47
EP20 - Beleza Negra Anos 80

Beleza Negra Anos 80

O videoclipe montado nos anos 80, reúne imagens com negros representados em todo o universo, nas suas mais variadas vertentes. É o negro em Movimento.. É o movimento da Beleza Negra Anos 80 ao som do samba-funk "Deixa Quieto" de Marcos Kinder.

"Lei dentro, Lei fora" Pt 2

"Em 1985, no Rio de Janeiro, por iniciativa da deputada Lúcia Arruda (Partido dos Trabalhadores), a Assembléia Legislativa aprovou a lei 832/85 que obrigava a rede pública de saúde do estado a prestar atendimento à mulheres nos casos de aborto permitidos pelo Código Penal (estupro e risco de vida da gestante). A lei teve curta vigência. D. Eugênio, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro pressionou o governador Leonel Brizola que imediatamente, propôs à Assembléia a revogação da lei que acabara de sancionar, enquanto o secretário da Saúde revogava a Resolução regulamentadora. O cardeal Dom Eugênio Sales conseguiu sua revogação. Conforme descreve Linhares (1992-120): "A cúpula da Igreja Católica, no Rio de Janeiro, deflagrou intensa campanha contra tal lei. Distribuiu nas paróquias, para ser lida em todas as missas de domingo que antecederam à votação do pedido de revogação da lei, uma carta onde repudia a norma legal afirmando que obrigava os serviços médicos a praticarem o crime de aborto. A mesma campanha foi levada a efeito nas estações de rádio".(Aborto: um tema em discussão na Igreja Católica de Maria José Fontelas Rosado Nunes e Regina Soares Jurkewicz - 18/02/2008)

"Lei dentro, Lei fora" Pt 1

Em 1985, a união de esforços de Vik Birbeck, Solange Dachach e o gabinete de Lúcia Arruda, ná época deputada estadual peloem quase sua totalidade. PT realizaram este vídeo que o Cultne recuperou parte das imagens desgastadas pelo tempo. Como deputada feminista, Lúcia Arruda tentou regulamentar a legislação já que embora existisse o aborto legal em casos de estupro ou mal formação de feto, nunca acontecia na prática porquê as autoridades sempre ficava enrolando. O video retrata todas as contradições evidentes, principalmente dentro da Assembléia em um ambiente pesado, onde a deputada Lúcia Arruda, grávida, era uma única voz no meio de uma casa legislativa quase exclusivemente masculina - a agressividade, inclusive física, desse bando de homens dizendo-se zelar pela vida. Do outro lado, a cúpula, também masculina, da igreja católica, contrastando com as manifestações das mulheres e as estatísticas devastadores de números de abortos praticados e mortes de mulheres.

A verdadeira história do samba

Título: A Verdadeira História do Samba Documentário lançado em 1987 - 58 min Direção: Janine Houard Produção: Huber Niogret e Teresa Brandão Costa Assistente de Produção: Jorge Dias Imagens: Guy Gourley e Antonio Carlos Seabra Montagem: Alberto Yaccelini Lançamento: 1987 - 58 min Feeling Productions – T F 1 – PI Production

"Menino de 47 - A resistência do samba"

História do G.R.E.S. Império Serrano, apresentando sua fundação, a interação dos seus integrantes com o samba, e a influência nacionalista da escola.

CULTNE CINEMA - Vik Birkbeck no Flash 1989

Cultne acervo resgata um registro histórico em 1989, quando Vik Birkbeck foi entrevistada pelo jornalista Amaury Junior no programa Flash com Amaury Jr pela rede Bandeirantes, abordando o lançamento do seu documentário "As Divas Negras do Cinema Brasileiro". o documentário foi produzido pela Enugbarijô Comunicações do Rio de Janeiro visando uma ampla articulação nacional, por meio da gravação e da exibição dos acontecimentos ligados às minorias sociais tais como as mulheres, o indígena e, sobretudo, o negro.

VII Encontro de Cinema Negro - Cheik Oumar Sissoko

Cultne com imagens de Alexandre Xandão, edição de Filó Filho e entrevista de Janaina Oliveira em parceria com ao FICINE registraram a entrevista de Cheik Oumar Sissoko durante o VII Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul em março de 2014 no Rio de Janeiro.

VII Encontro de Cinema Negro - Apolline Traoré

Cultne com imagens de Alexandre Xandão, edição de Filó Filho e entrevista de Janaina Oliveira em parceria com ao FICINE registraram a entrevista de Apolline Traoré durante o VII Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul em março de 2014 no Rio de Janeiro.

Victor Ribeiro - Alô Alô Mundo

Cultne com imagens e edição de Filó Filho esteve presente no último dia 11/01/2017 registrando a participação do cineasta Victor Ribeiro na mostra "alô alô mundo! cinemas de invenção na geração 68” na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. O ciclo foi apresentado em três cidades espanholas (Madri, Barcelona e Valencia) em 2015. Durante 12 dias, foi exibida uma seleção de materiais filmográficos de cineastas brasileiros e espanhóis que, condicionados pela censura, inventaram novas formas de fazer cinema através de uma dimensão crítica e livre, onde a experiência do fato experimental é levada até as últimas consequências.
11

Tributo a Waldir Onofre

O ator, roteirista, diretor, cineasta Waldir Onofre nos deixou aos 80 anos e sua história foi de um menino apaixonado pela sétima arte, que mais tarde estudaria cinema por correspondência e dividiria seu tempo entre ser técnico em eletrônica, ator e professor de teatro.

CULTNE CINEMA - Rosal da Liberdade

Redenção, Ceará, foi a primeira cidade do Brasil a libertar seus cativos e a Fazenda Livramento, palco dos maus tratos aos escravos, ainda hoje preserva a antiga senzala e um museu que guarda um pouco da história de uma sociedade escravocrata e hostil. Desde o século XVII as terras de Redenção foram beneficiadas com o plantio da cana de açúcar, e a partir do século XIX, seus engenhos tiveram como mão de obra, os escravos africanos. Em 1883 os abolicionistas Liberato Barroso, José do Patrocínio, João Cordeiro, Justiniano de Serpa, entre outros, assistiram a alforria de 116 escravos do lugarejo, 5 anos antes da Lei Áurea, que pôs fim a escravidão no Brasil. Rosal da Liberdade trás relatos sobre as hostilidades dos donos de fazenda contra homens, mulheres e crianças negras submetidas a tratamento humilhante nas senzalas. Historiadores analisam as circunstâncias e as conveniências que marcaram a abolição da escravatura no Ceará. "Rosal da Liberdade" registra ainda a última entrevista de Abdias Nascimento, o maior ativista pelos direitos humanos da população afro-brasileira. O Documentário “Rosal da Liberdade” de autoria da jornalista Marilena Lima foi premiado pelo VIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo 2010/2011.

Visões do Morro - Ontem & Hoje

CULTNE re-editou o vídeo produzido pala LUB - Liga Urbana de Basquete em 2007 na comunidade da rua Quiririm em Vila Valqueire. O projeto Visões do Morro com imagens e edição de Filó Filho documentaram em 2007 um momento especial na comunidade da rua Quiririm na Praça Seca, Jacarepaguá. O projeto Visões do Morro idealizado pelo fotógrafo Carlos Junior reuniu cerca de 20 crianças aos finais de semana para aprender a arte de fotografar.

CULTNE CINEMA - Lelette Couto - Festival Alô Alô Mundo

Cultne com imagens e edição de Filó Filho esteve presente no último dia 11/01/2017 registrando a participação da arte educadora e cineasta Lelette Couto na mostra "alô alô mundo! cinemas de invenção na geração 68” na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. O ciclo foi apresentado em três cidades espanholas (Madri, Barcelona e Valencia) em 2015. Durante 12 dias, foi exibida uma seleção de materiais filmográficos de cineastas brasileiros e espanhóis que, condicionados pela censura, inventaram novas formas de fazer cinema através de uma dimensão crítica e livre, onde a experiência do fato experimental é levada até as últimas consequências.

Lançamento do Diversidade e Gênero e Raça no Mercado Audiovisual

Cultne com imagens e edição de Filó Filho registrou em 25 de janeiro de 2018 a apresentação do estudo sobre diversidade de gênero e raça no mercado audiovisual na sala de cinema do Cine Odeon, no centro do Rio de Janeiro. Apresentado pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE, o levantamento, intitulado “Diversidade de gênero e raça nos lançamentos brasileiros de 2016”, dá continuidade à análise de dados sobre a participação feminina que a Superintendência de Análise de Mercado vem produzindo desde 2014. Trata-se do primeiro estudo que apresenta recortes de cor e raça a ser realizado pela ANCINE. A publicação promete ser anual e o balanço de 2017 será divulgado em junho deste ano no Observatório do Cinema e Audiovisual (OCA).

KALI SANA JIHAD (trecho)

Kali Sana Jihad é um video de 17 min em celebração à rebeldia com imagens próprias e de várias fontes incluindo o Gentileza andando pelas ruas do Rio, o Glauber filmando e o Lampião. Ganhou prêmio no Festival de Santo André com produção de Adauto e Vik da Enugbarijô Comunicações. - 1985
6
Cultne cinema 00:16
EP6 - Vinheta TV Globo

Vinheta TV Globo

Cinema Odeon Petrobrás apresenta a mostra de curtas do acervo Cultne e exibe o longa metragem Wattstax, filme que embalou a geração que viveu a essência do Movimento Black Rio. PROJEÇÕES, SHOWS E CONHECIMENTO Venha celebrar este importante marco da cultura brasileira, através da exibição de nossos vídeos, documentários e da performance de artistas da música negra nacional! Garanta seu lugar e sua pipoca, a entrada é franca!
5
Cultne cinema 10:06
EP5 - James Brown, o Filme

James Brown, o Filme

Cultne e Movimento & Mídia registraram com Filó Filho e Adriana Baptista a exibição do filme "Get on Up" sobre a vida de James Brown no último dia 01 de outubro no Cinema Roxy, em Copacabana. A exibição do filme fez parte da programação do Festival do Rio de Cinema.

Jamaica, o paraíso do Reggae

Documentário Jamaica, o paraíso do Reggae. Exibido como especial de final de ano na Rede Bandeirantes em 1992 - Produção Daron Cine Vídeo. A Jamaica é um dos países da América Central e a terceira maior ilha do Caribe com aproximadamente 10 mil quilômetros quadrados. Repleta de montanhas, rios, cachoeiras e praias de areia branca, fica fácil entender porque a ilha investe tanto em turismo. Kingston, a capital da Jamaica, fica localizada no sopé das Blue Moutains (Montanhas Azuis), com vista para o sétimo maior porto natural do mundo. A vibrante capital jamaicana é a maior cidade de língua inglesa ao sul de Miami, com uma população de cerca de 570 mil habitantes. Centro do governo e do comércio do país, Kingston é também o coração cultural da Jamaica, com uma grande variedade de atrações históricas e culturais. A capital turística do país é Montego Bay, localizada na costa noroeste da ilha. Mo-Bay, como é chamada pelos habitantes, é a segunda cidade mais populosa do país. Conhecida como o “resort por excelência”, a cidade oferece mais quartos do que qualquer outra parte da ilha. Há hospedagem para todos os tipos de turistas: hotéis cinco estrelas com planos tarifários de modelo europeu (excluídas as refeições); hotéis localizados em grandes propriedades com sofisticadas instalações para convenções; disputados resorts com serviços all-inclusive; pequenas e intimistas pousadas; pensões; e até algumas das mais luxuosas residências do Caribe. Grande parte dessas propriedades oferece ainda uma ampla gama de atividades no local. A Jamaica é conhecida por sua grande variedade de espécies de aves, tanto nativas, quanto migratórias. O beija-flor de bico-vermelho é considerado o pássaro símbolo da Jamaica e é ali apelidado de "Doctor Bird". Sua cauda serviu de inspiração para o logotipo da companhia aérea nacional, a Air Jamaica. O idioma local é o inglês, vestígio da colonização britânica, além disso, muitos jamaicanos falam um dialeto originado da mistura de palavras vindas do Oeste da África. Assim como o idioma, os carros também são guiados com volantes do lado direito, mais uma influência de seus colonizadores. A população da Jamaica é constituída em sua maioria pela raça negra, no entanto, existem misturas que incluem chineses, indianos, árabes e europeus, devido os diversos povos que migraram para o país na época da colonização. A religião é um elemento muito importante na estrutura social da ilha. É possível ver diversas igrejas lado a lado em uma única avenida. A grande maioria dos jamaicanos é de cristãos, mas existem comunidades de judeus, hindus e muçulmanos. A Igreja da Jamaica (ex-Igreja da Inglaterra), os metodistas, os batistas e os presbiterianos são destaques. Os católicos têm uma voz importante na sociedade e um grande número de adeptos. Os recentes pregadores americanos também têm grande número de seguidores. Existem ainda comunidades de quakers, adventistas do sétimo dia, cristãos cientistas e muitas outras. O rastafarianismo conta também com um grande número de seguidores e com o respeito geral. (Tammy Freitas)

Íntegra do Diagnóstico sobre Diversidade e Gênero e Raça no Mercado Audiovisual

Cultne com imagens e edição de Filó Filho registrou em 25 de janeiro de 2018 a apresentação do estudo sobre diversidade de gênero e raça no mercado audiovisual na sala de cinema do Cine Odeon, no centro do Rio de Janeiro. Cultne disponibilizou o relatório na forma de vídeo para sua maior comodidade. Apresentado pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE, o levantamento, intitulado “Diversidade de gênero e raça nos lançamentos brasileiros de 2016”, dá continuidade à análise de dados sobre a participação feminina que a Superintendência de Análise de Mercado vem produzindo desde 2014. Trata-se do primeiro estudo que apresenta recortes de cor e raça a ser realizado pela ANCINE. A publicação promete ser anual e o balanço de 2017 será divulgado em junho deste ano no Observatório do Cinema e Audiovisual (OCA).

Fronteiras de Sangue - 1987

O documentário lançado em 1987 investiga a problemática política da África Austral, minada pelo sistema de apartheid, praticado na África do Sul. Faz denúncia da política de desestabilização que o sistema de apartheid promoveu contra os estados independentes da zona, exportando as suas contradições internas e internacionalizando o conflito.

Fronteiras de Sangue - Mario Borgneth

Entrevista com o diretor Mario Borgneth no lançamento do seu filme Fronteiras de Sangue realizado pelo IPCN - Instituto de Pesquisa das Culturas Negras no Cinema Ricamar em Copacabana. Um filme-documentário, com cerca de 1H30M, sobre o esforço pela paz na África Austral, dirigido por Mario Borgneth, da Kanemo Production and Comunication Ltd e realizado entre 1985 e 1986.

Fronteiras de Sangue - Jorge Candido

Entrevista com Jorge Cândido no lançamento do filme Fronteiras de Sangue realizado pelo IPCN - Instituto de Pesquisa das Culturas Negras no Cinema Ricamar em Copacabana. Um filme-documentário, com cerca de 1H30M, sobre o esforço pela paz na África Austral, dirigido por Mario Borgneth, da Kanemo Production and Comunication Ltd e realizado entre 1985 e 1986.

Fronteiras de Sangue - Grande Otelo

Entrevista com o ator Grande Otelo no lançamento do filme Fronteiras de Sangue realizado pelo IPCN - Instituto de Pesquisa das Culturas Negras no Cinema Ricamar em Copacabana. Um filme-documentário, com cerca de 1H30M, sobre o esforço pela paz na África Austral, dirigido por Mario Borgneth, da Kanemo Production and Comunication Ltd e realizado entre 1985 e 1986.

Fronteiras de Sangue - Benedita da Silva

Entrevista com a deputada Benedita da Silva no lançamento do filme Fronteiras de Sangue realizado pelo IPCN - Instituto de Pesquisa das Culturas Negras no Cinema Ricamar em Copacabana. Um filme-documentário, com cerca de 1H30M, sobre o esforço pela paz na África Austral, dirigido por Mario Borgneth, da Kanemo Production and Comunication Ltd e realizado entre 1985 e 1986.

Fronteiras de Sangue - Abigail Páscoa

Entrevista com Abigail Páscoa, ex-presidente do IPCN - Instituto de Pesquisa das Culturas Negras no lançamento do filme Fronteiras de Sangue realizado pelo IPCN no Cinema Ricamar em Copacabana. Um filme-documentário, com cerca de 1H30M, sobre o esforço pela paz na África Austral, dirigido por Mario Borgneth, da Kanemo Production and Comunication Ltd e realizado entre 1985 e 1986.

Filme Documentário Filhos de Gandhy - Parte 5

Filme Documentário "A Bahia do Afoxé Filhos de Gandhy" concepção e direção geral Lino de Almeida. Afoxé Filhos de Ghandi reúne mais de dez mil integrantes e tornou-se o mais popular e respeitado de todos os grupos de preservação e divulgação da cultura afro-brasileira na Bahia.

Filme Documentário Filhos de Gandhy - Parte 4

Filme Documentário "A Bahia do Afoxé Filhos de Gandhy" concepção e direção geral Lino de Almeida. Afoxé Filhos de Ghandy reúne mais de dez mil integrantes e tornou-se o mais popular e respeitado de todos os grupos de preservação e divulgação da cultura afro-brasileira na Bahia.

Filme Documentário Filhos de Gandhy - Parte 3

Filme Documentário "A Bahia do Afoxé Filhos de Gandhy" concepção e direção geral Lino de Almeida. Afoxé Filhos de Ghandi reúne mais de dez mil integrantes e tornou-se o mais popular e respeitado de todos os grupos de preservação e divulgação da cultura afro-brasileira na Bahia.

Filme Documentário Filhos de Gandhy - Parte 2

Filme Documentário "A Bahia do Afoxé Filhos de Gandhy" concepção e direção geral Lino de Almeida. Afoxé Filhos de Ghandi reúne mais de dez mil integrantes e tornou-se o mais popular e respeitado de todos os grupos de preservação e divulgação da cultura afro-brasileira na Bahia.

Filme Documentário Filhos de Gandhy - Parte 1

Filme Documentário "A Bahia do Afoxé Filhos de Gandhy" concepção e direção geral Lino de Almeida. Afoxé Filhos de Ghandi reúne mais de dez mil integrantes e tornou-se o mais popular e respeitado de todos os grupos de preservação e divulgação da cultura afro-brasileira na Bahia.

Filme "Sambizanga" - 1972 - Sarah Maldoror

Sambizanga, filme da cineasta Sarah Maldoror produzido em 1972, inspirado na novela de Luandino (A Vida Verdadeira de Domingos Xavier). A história é a de Maria, habitante de um musseque de Luanda, o Sambizanga. Durante os dias que se seguem ao levantamento nacionalista de 1961, Maria percorre as cadeias da cidade como que em peregrinação. Ela procura por Xavier, o seu homem, sem saber que ele já tinha sido torturado e morto.

EU TENHO CORAGEM - PARTE 3

Filme de Enugbarijô Comunicações de Vik Birkbeck e Ras Adauto gravado na década de 80.

EU TENHO CORAGEM - PARTE 2

Filme de Enugbarijô Comunicações de Vik Birkbeck e Ras Adauto gravado na década de 80.

EU TENHO CORAGEM - PARTE 1

Filme de Enugbarijô Comunicações de Vik Birkbeck e Ras Adauto gravado na década de 80.

Eu tenho coragem - 1987 - Pt 2

Curta produzido pela Enugbarijó Comunicações de Vik Birkbeck e Ras Adauto em 1987. A luta das populações na reforma agrária. Participação de Eliana Potiguara

Eu tenho coragem - 1987 - Pt 1

Curta produzido pela Enugbarijó Comunicações de Vik Birkbeck e Ras Adauto em 1987. A luta das populações na reforma agrária. Participação de Eliana Potiguara.

Documentário Olodum - Parte 5

O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.

Documentário Olodum - Parte 4

O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.

Documentário Olodum - Parte 3

O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.

Documentário Olodum Parte 2

O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.

Documentário Olodum - Parte 1

O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.

As Divas Negras no Cinema

Zezé Motta, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zenaide Zen e Adele Fátima, além da ativista Lélia González, são as estrelas do documentário “As Divas Negras do Cinema Brasileiro”. O filme traz entrevistas e performances com essas atrizes negras fundamentais para o mundo cênico brasileiro.

Cruz e Souza - Poeta do Desterro - filme

Drama biográfico sobre o poeta João da Cruz e Sousa, simbolista brasileiro. Descendente de escravos, Cruz e Sousa recebeu a melhor educação possível e decide mudar-se para o Rio de Janeiro em busca de reconhecimento para sua obra. O filme aborda, em segundo plano, a questão do racismo no Brasil.

Cinema Negro - Revista Cinema Brasileiro

Revista do Cinema Brasileiro - Cinema Negro. Programa faz um passeio pela cultura afro-brasileira e traz entrevistas com Zózimo Bulbul e Filó Filho.

CULTNE CINEMA - Centro Afrocarioca de Cinema - Ciclo de Debates

Cultne registrou em 2015 o Ciclo de Debates que antecedeu o VIII Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, realizado pelo Centro Afro Carioca de Cinema que tem por finalidade a promoção da cultura afro brasileira e de seus artistas, além de elaborar projetos e ações que visem a realização permanente de atividades culturais. Seu foco é a valorização da produção cinematográfica brasileira, africana e caribenha como um ato social de transmissão de sabedoria, formação técnica e artística, profissionalização e a inclusão no mercado de trabalho.
15

Artista Mirim do Olodum

Um trecho do Documentário sobre o Olodum. Ras Adauto entrevista um líder mirim da banda mirim do Olodum no Pelourinho, em Salvador.
14
Cultne cinema 06:51
EP14 - Aquário - Parte 2

Aquário - Parte 2

Filme de Enugbarijô Comunicações de Vik Birkbeck e Ras Adauto gravado na década de 80.
13
Cultne cinema 09:11
EP13 - Aquário - Parte 1

Aquário - Parte 1

Filme de Enugbarijô Comunicações de Vik Birkbeck e Ras Adauto gravado na década de 80.

CULTNE CINEMA - APAN protocola na ANCINE

Cultne registrou em 4 de setembro de 2018, membros da APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro protocolando o documento na Ancine, no Rio de Janeiro. Fundada em 20016, a APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro tem por finalidade promover pluralidade no audiovisual, buscando representatividade e efetividade na atuação de negras e negros do setor. Visa permitir a negras e negros o acesso aos bens culturais por meio das ferramentas audiovisuais, em todos os elos da cadeia produtiva – concepção, produção, distribuição e exibição - a partir de uma perspectiva inclusiva, com atenção especial ao recorte racial e de gênero, sendo eles os pilares estruturantes de sua formação, constituição e política.

CULTNE CINEMA - AfroCarioca de Cinema - Filme Boa Aparência

Filme "Boa Aparência" produzido pelos alunos do Ponto de Cultura que participaram entre os dias 01 e 21 de agosto de 2014, com base n projeto Revisitando Zózimo Bulbul - Memória Preta para as Novas Gerações, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O Centro Afro Carioca de Cinema tem por finalidade a promoção da cultura afro brasileira e de seus artistas, além de elaborar projetos e ações que visem a realização permanente de atividades culturais. Seu foco é a valorização da produção cinematográfica brasileira, africana e caribenha como um ato social de transmissão de sabedoria, formação técnica e artística, profissionalização e a inclusão no mercado de trabalho.

CULTNE CINEMA - AfroCarioca de Cinema - Filme Acalanto

Filme "Acalanto" produzido pelos alunos do Ponto de Cultura que participaram entre os dias 01 e 21 de agosto de 2014, com base n projeto Revisitando Zózimo Bulbul - Memória Preta para as Novas Gerações, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Afro Memória - parte 02

Documentário sobre os 20 anos do movimento negro carioca feito a partir dos arquivos do Enúgbarijo Comunicações e CP - Cor da Pele Produções com entrevistas de Abdias do Nascimento e Yedo Ferreira e participação da Zézé Motta.

Afro Memória - parte 01

Documentário sobre os 20 anos do movimento negro carioca feito a partir dos arquivos do Enúgbarijo Comunicações e CP - Cor da Pele Produções com entrevistas de Abdias do Nascimento e Yedo Ferreira e participação da Zézé Motta. Abdias dos Nascimento, o grande Griot brasileiro fala da trajetória da luta negra no Brasil. Abdias do Nascimento (Franca SP 1914). Ator, diretor e dramaturgo. Militante da luta contra a discriminação racial e pela valorização da cultura negra. É responsável pela criação do Teatro Experimental do Negro, que atua no Rio de Janeiro entre 1944 e 1968 e é a primeira companhia a promover a inclusão do artista afro-descendente no panorama teatral brasileiro.

CULTNE CINEMA - A Cor do Trabalho - Estado da Bahia

A história, formação e desenvolvimento dos empreendedores negros, assim como sua contribuição para o mundo do trabalho na Bahia, são as linhas mestras do documentário ‘A Cor do Trabalho’, uma realização da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com o cineasta baiano Antonio Olavo.

CULTNE CINEMA - A Bahia do Afoxé Filhos e Gandhy

Cultne apresenta a obra lançada em 2005, o DVD "A Bahia do Afoxé Filhos de Gandhy" pelo diretor Lino de Almeida que sempre esteve engajado, desde adolescente já na luta pelas ideias em que acreditava. Na década de 70, era pioneiro na militância do movimento negro baiano e, nessa época, já defendia o sistema de cotas, tanto nas universidades quanto no mercado de trabalho. Ele também foi responsável pela organização do primeiro ato de afirmação do dia 20 de novembro, como dia da consciência negra, que posteriormente se tornaria feriado no Rio de Janeiro.

"Paulo da Portela: O teu nome não caiu no esquecimento"

Documentário realizado em 2001 comemoração ao centenário de nascimento do legendário Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela. Todos os direitos da obra preservados pelo Acervo Cultne.

"Marielle presente! Eu sou porque nós somos." CineDoc 2019

As mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes completam um ano no dia 14 de março de 2019 e uma série de manifestações acontecem no Brasil e no mundo. Cultne apresenta sua obra audiovisual homenageando Marielle Franco e o seu legado. Com a direção de Filó Filho e Pedro Oliveira, o filme "Marielle Presente - Eu sou porque nós somos" traça um olhar sobre a militância negra feminina que abraçou o legado de Marielle em mais uma forma de luta. Muitas Marielles nasceram após a sua morte, transformando em realidade o respeito aos direitos humanos e abrindo novos caminhos para o combate as desigualdades em nosso país.

CULTNE CINEMA - "A Luta Sagrada" , o filme

Cultne em parceria com a UNEGRO e a Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte - SETRE do estado da Bahia, sob o comando da então Secretária Olivia Santana produziram o filme "Luta Sagrada" com direção de Filó Filho. O filme foi rodado em 2017 e 2018 nas cidades de Salvador, Santo Amaro e Cachoeira, com vistas a Luta Contra a Intolerância Religiosa no Estado da Bahia.

MANIFESTAÇÕES NEGRAS - ONTEM E HOJE (1988 - 2020)

Paralelo da violência policial junto a ativistas em 1988 e 2020. Façam sua reflexão. A Marcha do Movimento Negro aconteceu em 20 de Novembro de 1988 na centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto da Candelária ao Monumento Zumbi dos Palmares. Em 2020, jovens ativistas em meio a pandemia do Covid-19, marcharam da Candelária em direção ao Monumento Zumbi dos Palmares sob a escolta pesada da Polícia Militar.

Fronteiras de Sangue - Januario Garcia

Entrevista com Januário Garcia no lançamento do filme Fronteiras de Sangue realizado pelo IPCN - Instituto de Pesquisa das Culturas Negras no Cinema Ricamar em Copacabana. Um filme-documentário, com cerca de 1H30M, sobre o esforço pela paz na África Austral, dirigido por Mario Borgneth, da Kanemo Production and Comunication Ltd e realizado entre 1985 e 1986.
17
1
Movimento Negro Contem... 09:07
EP1 - Marcos Romão - Movimento Negro
8
Movimento Negro Contem... 21:30
EP8 - I Encontro de Associados do IPCN - 1987
12
Abdias do Nascimento 01:42
EP12 - Prêmio Abdias - Internet
19
Cultne em Resenha 34:31
EP19 - Programa Thata Alves
18
Cultne em Resenha 36:43
EP18 - Programa Deise Benedito
2
Bate papo de samba 22:47
EP2 - Asas que visto - José Jorge